Menu principal

Rotor pode ser considerado uma complicação

Iniciado por Lourival, 28 Abril 2009 às 10:21:15

tópico anterior - próximo tópico

Desotti

Caros, creio que no exemplo abaixo o rotor, sem dúvida alguma, assume a posição de complicação:

Frederic Jouvenot Automatic Chronograph Evolution

Nesse caso, o movimento teve o rotor montado no mostrador do relógio, solução no mínimo intrigante. :)

Abraços!

Marcelo.

O Cara

Olha, não tenho conhecimento suficiente para postar algum comentário sobre o que poderia ser considerado ou não complicação em um relógio.

Mas minha opinião, vai com respeito às opiniões dadas, alguns acham uma coisa, outros acham outra etc.
Não existe uma norma que rege essas complicações e fale exatamente o que pode e o que não pode ser considerado uma complicação (independete do que um ou outro ache)?
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve!

Bom,...
Na verdade, o termo "complicação", aqui aplicado aos movimentos, não tem todo este caráter de "normalização", de "padronização", etc.

Trata-se mais de uma forma (tradicional) usada há muito tempo pelos próprios produtores, e conhecedores, para fazer referência a uma "característica" (ou conjunto delas) dos movimentos.

Eu diria que é algo mais no sentido de diferenciá-los. Quase como um adjetivo.

Pelo menos sempre foi assim que eu encarei a coisa.

Alguém tem outra opinião?

Abraços!

igorschutz

Fábio,

Não existe uma normal que diz o que é complicação, assim como também não existe uma norma que defina "in house".
Vai de cada um (ou então vai de cada departamento de marketing) escolher o que é e o que não é.

Resumindo o que o Alberto diz aí acima, você pode chamar de complicação qualquer mecanismo que foge do comum, como que um adjetivo.

Um abraço,

Igor

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Lourival

Bom dia a todos,
estava dando uma olhada no site "http://www.worldtempus.com" na parte "Encyclopedia" opção "The Dictionary of Watch making" e vi lá a definição de complicação (neste link: http://www.worldtempus.com/en/encyclopedia/the-dictionary-of-watch-making/complications/) que copio abaixo:

Complications
Additional functions added to a basic calibre: chronograph, striking mechanism, alarm, perpetual calendar, tourbillon, etc.

A complicated watch, or complication, is a timepiece which provides information other than simply keeping time. Chronograph watches, watches with striking mechanisms, repeaters, grandes sonneries, perpetual calendars, are all complications.

Esta definição é a mais "radical" de todas, ou seja, tudo o que não é ponteiros de hora, de minuto, de segundo e o tal "Keyless Works" é complicação!
Parece que esse troço de complicação vai de cada um mesmo. É naturalmente complicado ;D ;D ;D

Lourival

Definição acima igual a do site Haute Horlogerie neste link "http://www.hautehorlogerie.org/en/encyclopaedia/glossary/complication.html"

Complication
(In French: complications)

Any function other than the indication of hours, minutes and seconds, regardless of whether the mechanism is hand-wound or self-winding, mechanical or electronic, and of movement height. The tourbillon and the self-winding system are considered to be complications even though they do not fall within the generic definition.