Menu principal

Omega Dynamic vintage, duvidas sobre polimento original e formatos de caixa!

Iniciado por vinniearques, 25 Junho 2013 às 14:44:22

tópico anterior - próximo tópico

vinniearques

Boa tarde colegas do FRM, sempre admirei muitos os Omegas Dynamic's da primeira versão só que vejo muito polimento diferente nele, até o formato da caixa parece diferente em alguns modelos e gostaria de saber como é o polimento certo dele e se existe mais de um modelo de caixa!

O que mais me deparo são, polimentos foscos na parte de cima da caixa e os "cantos"da caixa mais retos e outros modelos com a caixa mais arredondada com a parte frontal da caixa brilhante!

vou colocar exemplos porque fica dificil de explicar:

exemplo de dynamic fosco e cantos mais angulados:

Os Dynamics com caixa mais arredondada e brilhante:

Sera que me fiz entender? os Cantos arredondados são provenientes de mau polimento? ou já eram assim?

abraços!

Carbonieri

Vinnie me parecem ser caixas diferentes (as primeiras com quinas secas e as ultimas arredondadas), ou o polidor andou bebendo muito  8) abraço.
sic transit gloria mundi

vinniearques

Citação de: Carbonieri online 25 Junho 2013 às 15:03:41
Vinnie me parecem ser caixas diferentes (as primeiras com quinas secas e as ultimas arredondadas), ou o polidor andou bebendo muito  8) abraço.

então é essa mesmo minha duvida se ve muito dos dois modelos, mais não achei nada dizendo que existe os dois modelos, normalmente em propagandas de época aparece só o primeiro tipo!

Carbonieri

minha resposta foi so por observaçao (achismo) nao sei se esta correto o que disse Vinni.....bele.... :D
sic transit gloria mundi

Filipeandrade

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

automatic for the people

Citação de: Filipeandrade online 25 Junho 2013 às 15:18:30
São muito bonitos!

Muito mesmo! E nessa onda de reviver peças antigas, gostaria de ver a Omega relançando este modelo!

vinniearques

Acho que descobri a resposta num Pdf sobre Dynamic's famoso na net

segue trecho:

There are two distinct case styles for the Omega Dynamic 1 collection. The first and most collectible style encased movements 552, 565, 601, 613 and 752.
The upper case finish in these models is that of a "radial adoucissage", a quite deeply grained sunburst finish that radiates from an imaginary centre point. The case edges are very sharply defined with the case sides having a vertically applied deep grained, or adoucissage, finish.

n collecting first generation Dynamics, it is important to source examples with cases that retain their original finish, because a large part of both the charm and collectibility of these watches is connected to original finish and sharpness of line.

Examples where the case finish has been obliterated and the edges rounded through wear or polishing must be heavily discounted, or perhaps avoided, by the astute collector.

The second generation of Dynamic 1 cases were powered by calibres 1481, 1012 and 1022. As shown below right, the case was still of the elliptical shape, but highly polished. The chasing for the crown was not as severe and the case lacked the sharp demarcation lines of the original series. They have their own charm and quite a following.

ABraços!

Adriano

Existem sim diferentes caixas desses modelos. Os de corda manual, calibres 6xx, normalmente tem as caixas mais altas, mais angulosas e mais ovaladas (são mais largas nas 3 e 9 horas), e sempre escovadas. São as caixas 135.033 e 136.033. Já os automáticos calibres 5xx e 75x tem tanto as caixas angulosas e escovadas, mas pouco mais baixas e menos ovaladas, que as dos calibres 6xx. São as ref. 165.039 e 166.039, e 166.079 do calibre 752.

Correção: tem uma caixa, de um modelo com números romanos que é polida sim. É a ref. 166.175 e são calibre 1012.

AGORA, entre as fotos há um arredondado e polido, mas que é feminino. Esse sim, tem, originalmente, com caixa escovada e com caixa polida. É a mesma ref. 566.015, e usa calibre 681. Os com mostrador de Dynamic são escovados, mas os com mostrador De Ville, com números romanos, por exemplo, são polidos.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Mestre Adriano obrigado pela ajuda!

mais pelo que pude observar do artigo eles dizem que a segunda leva ou geração de Dynamics vinham totalmente polidos:

The second generation of Dynamic 1 cases were powered by calibres 1481, 1012 and 1022. As shown below right, the case was still of the elliptical shape, but highly polished. The chasing for the crown was not as severe and the case lacked the sharp demarcation lines of the original series. They have their own charm and quite a following.

as informações são daqui:

http://omega-constellation-collectors.blogspot.com.br/2009/10/omega-geneve-dynamic-i-best-seller-of.html?m=1

Adriano

Sim, corrigi minha mensagem anterior.

Mas a foto que você postou polido, é feminino e não é um desses.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Citação de: Adriano online 25 Junho 2013 às 17:04:34
Sim, corrigi minha mensagem anterior.

Mas a foto que você postou polido, é feminino e não é um desses.

Abraços!

Adriano

Desculpa Mestre não tinha visto a mensagem modificada!

realmente uma das fotos ta errada!

abração e muito obrigado!

gabriel

Adriano,

Esse polimento dos primeiros Dynamic, meio radial, é o "escovado"?
Acho esse muito bonito

Abs, gabo  :)

Alberto Ferreira

Taí...  ::)
Eu gostaria de levantar uma questão.

Nós podemos chamar aquele acabamento de "escovado"? Que nestes Dynamic´s tem um certo padrão "radial".
Ou seria mais correto chamar de "usinado" (algo como um "rasqueteado" feito com máquinas)?

Sem fugir do tema, mas ampliando a questão, há casos assim (uma espécie de micro usinagem) como notóriamente na caixa do chamado Seiko "Helmet"...

Foto da NET.

Quem passar a unha na superfície talvez entenda mais facilmente a diferença entre isto que eu estou tentando diferenciar, o que é o tal "rasqueteado" (micro usinado) e o que é o "escovado".

Alberto