Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch

  • 40 Respostas
  • 16258 Visualizações
*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil


Isto não pretende ser um review, mesmo porque o Omega Speedmaster Professional permanece praticamente o mesmo a 50 anos, sua história e suas características, seus prós e contras (?) já estão exaltados e detalhadamente explorados em muitos lugares.

O amigo TiagoDF pediu pra contar a história da compra do meu Speed Pro, e achei legal contar, nao só a compra em si, mas a minha preparação, a pesquisa e a motivação, que pode ser interessante para outros foristas. A compra e preparação da compra de um relogio também é parte divertida do processo.

Todas as opiniões são pessoais, e cada um deve buscar, é claro, o modelo que mais lhe agrada.


A escolha do modelo.

Eu queria um Speedmaster Professional, mas existem vários modelos. Queria que fosse o mais próximo possível do modelo usado pela NASA. Com alguma pesquisa, descobri o “meu numero”, o modelo 3570.50, que tem o cristal de hesalite  e o case back de metal. 
O modelo 3572.50 mantém o cristal de hesalite e tem case back de cristal, mas esta fora de linha, é mais caro, mais dificil de conseguir, e perde um tanto da originalidade do modelo. E o 3592.50, com cristal e case back de safira... bom, além de mais caro também... bem... não é visualmente, modelo que foi ao espaço. 

Resultado: eu buscaria um 3570.50, era o relógio original (dentro das minhas perspectivas) e com o melhor custo/beneficio.




Novo x Usado x Vintage

Essa é uma questão bastante interessante de se analisar. Vai de encontro ao seu gosto, seu bolso e também sua paciência.
Em questão de valores do 3570.50, defini médias de mercado depois de muita pesquisa (valores aproximados, em junho de 2013):

  • Novo no Brasil: R$12.000 em AD (com possibilidade de parcelamento ou desconto)
  • Novo no Exterior:  USD 4.500 é o valor de tabela (AD)
  • Novo no Exterior:  USD 3.500 é o menor valor no grey market americano.
  • Usado no Exterior: USD 2300 a USD2700 em vendedores reconhecidos no Ebay
  • Usado no Brasil: entre R$ 5.500 a R$ 7.500, em vários estados de conservação e idades.

Resultado: Optei por buscar um usado, no Brasil ou exterior. Depois de analisar varios vintages, decidi que queria um usado o mais novo posivel, porque: [1]  o relogio nao perde valor, voce vai pagar praticamente a mesma coisa por um relogio com 5, 10, 20, 30 ou 40 anos.  [2] a pulseira dos mais modernos é bem mais robusta e eu nao pagaria mais por isso, [3] o mais importante, o apelo dos velhinhos da era espacial nao me seduziu, alem do que [4] os calibres do Speedy Pro (321, 861 ou 1861) para meu atual estagio de colecionador, nao faz real diferença.
Os modelos mais novos tambem me dariam três outras chances adicionais [1] o relogio tem um lumen ainda funcional e [2] nao ter sido revisado/polido e [3] pegaria um modelos com 50m de estanqueidade (os mais antigos sao 30m).




Disponibildiade:

  • Novo no Brasil: a Omega abriu 02 AD recentemente, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro, basta ir e comprar
  • Usados no exterior: o mais interessante em termos de preço e confiabilidade são dois vendedores japoneses especializados em Omega, que vendem apenas modelos praticamente novos e com documentacao. Um vendedor do mesmo padrao, de Los Angeles tambem foi monitorado durante todo o processo, mas seus leilões acabavam sempre levemente mais caros. Para comprar um usado no exterior, o mais seguro é você ter um endereço nos USA e buscar em uma viagem, pois a alfândega brasileira pode taxar sua compra e você pagará então o preço de um novo em AD no Brasil (a alfândega considera para aplicação do imposto, o valor do modelo NOVO!)
  • Usados no Brasil: Durante a minha procura (menos de um ano) encontrei muitos relógios vintage (mercado livre e amigos vendendo), principalmente fim da decada de 60 e inicio de 70, mas praticamente nenhum dos modelos mais novos (alguns que apareceram tinham o quase o mesmo preço dos novos, quase sempre sem garantia e documentação).

Resultado: acionei os amigos, coloquei engines de monitoramento em sites de leilão, e como plano B, acertei  com primo que mora nos USA para mandar pra casa dele (mas compraria só quando tivesse uma viagem marcada e não tivesse comprado no Brasil)




Aparece uma pequena chance

Email de site de leilão, anúncio da minha cidade (primeira vez em 01 ano). Um vendedor novo no site, vendendo por um preço muito interessante, mas com apenas estas duas fotos:





Dizia o vendedor apenas isso: “Cronógrafo comprado em 22.03.2006 na Italia. Funciona perfeitamente, original em cada parte, único dono. Diâmetro da caixa: 42 mm. pulseira de Aco mod 849 (prod. depois do 2002). MOVIMENTO Calibre:Omega 1861 Famoso movimento de corda manual cronógrafo que foi usado na Lua. Acabamento a ródio. Reserva de marcha: 48 horas”

Era o relogio que eu queria! Era ele, mas as condições (vendedor novo, fotos ruins, sem caixa ou documentação e aparentemente bastante usado) me fizeram ter pouca esperanca.
Fui pesquisar mais, analisar as fotos, ler reviews. Descobri que, ao contrario dos Rolex por exemplo, os Omega não perdem muito valor por não possuírem documentos (que é são bastante simples) nem caixa (que deteriora bastante com o tempo). Aprendi: nao pague mais que 10% do valor do relógio por estes itens.

Pesquisei e o Tiu Google me falou que o vendedor era um artista plastico de origem italiana que morava em Porto Alegre, entrei em contato dizendo que tinha interesse mas que precisava ver o relógio.

Marcamos de agendar um dia para eu ver o relógio num shopping center da cidade. E eu continuava bastante desanimado. No minimo teria que ver quanto custaria para mandar revisar e fazer um polimento geral. Duas semanas se passaram.
Então nesta sexta-feira, horário do almoço, num shopping perto de você, lá estava eu, sem relógio, no shopping. Aparece um loiro de boné, na faixa do quarenta, carregando uma mala, usando um crono quartz marca alguma coisa, olhando desconfiado para todos os lados. Cadê o senhor artista plástico elegante e idoso que eu esperava?? Ferrou.....

Pra comprar um relógio usado, você primeiro precisa comprar o vendedor. Enquanto eu almoçava, comecei o interrogatório. Um artista italiano, que conheceu uma gaúcha veio à 4 anos morar no Brasil. Precisava de dinheiro para construir, vendendo seu relógio que pouco tinha coragem de usar nesta selva. Mas apaixonado, que disse um dia iria comprar outro. Tirou do bolso com cuidado um saquinho de veludo e revela seu interior.

Lindo! Lindo! Deixa eu pegar!! Cristal com o logo Omega, fui buscar sinais de violação, nada. Conferir número de série, batia com o ano. Analisei o estado geral, estava perfeito, tirando uma certa sujidade, e pequenos arranhões normais do uso, mas que nao iriam exigir um polimento imediato. Pulseira com todos os elos, uau!
Pedi 10% de desconto, ganhei e fomos ao banco. Trato feito!


Limpeza

Pesquisei em vários lugares como limpar um relógio que não foi feito para mergulho, apesar dos 50m de resistência à água. Receita normal e simples:

Retirei a pulseira (estava imunda) e coloquei  de molho em água quente e detergente de cozinha. 

O relógio, lavei também com detergente, água quente e uma escovinha suave. Uma pasta de dente no hesalite tirou as marquinhas imperceptíveis e voilá, um Speedy praticamente novo.








Aproveitando que estava sem a pulseira, levei-o para passear pela primeira vez com uma nato bege.
Abraços
Renato155









Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #1 Online: 30 Junho 2013 às 22:38:55 »
Boa noite,

Parabens pela aquisição! Mentalização concretizada!

Abraço

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #2 Online: 30 Junho 2013 às 22:59:02 »
Poxa Renato, muito legal seu texto, quase tão legal quanto o relógio! ;)

Meus parabéns mesmo pelo Speed Pro e obrigado por compartilhar uma história tão legal e bem escrita.

Abraço!
Membro do RedBarBrazil

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #3 Online: 30 Junho 2013 às 23:21:25 »
            Renato parabéns pela aquisição e pela forma que ela aconteceu.

                               Abs
                     

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #4 Online: 30 Junho 2013 às 23:42:48 »
Renato, se eu já não gostasse (e muito!) do Moon, começaria a gostar agora!

Parabéns! Você não comprou só um relógio, comprou um ícone!

Curta-o com muita saúde!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

DonPepe

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #5 Online: 30 Junho 2013 às 23:43:03 »
Show de bola! Que bom que deu certo! Parabéns!

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #6 Online: 30 Junho 2013 às 23:49:20 »
É tão bom quando os fatos superam as expectativas.
Boa sorte com o relógio! :)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #7 Online: 01 Julho 2013 às 00:35:04 »
Parabéns pela crônica! Excelente exemplar.

E ta aí: nunca pensei em usar o Moon com NATO areia ou khaki... essas fotos ficaram tão bonitas que deu vontade de experimentar!

Ah, só um detalhe que nunca custa lembrar: o 861 nunca foi usado na Lua, menos ainda o 1861.

Abraços!

Adriano

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #8 Online: 01 Julho 2013 às 01:08:46 »
Poxa Renato, muito legal seu texto, quase tão legal quanto o relógio! ;)

Meus parabéns mesmo pelo Speed Pro e obrigado por compartilhar uma história tão legal e bem escrita.

Abraço!

Faço minhas as palavras do Thiago. Muito legal ver qual foi o modelo escolhido, porque, como foi a busca e, principalmente, como ela acabou se concretizando.

Abraços.

*

vinniearques

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #9 Online: 01 Julho 2013 às 06:49:44 »
Adorei o relogio e a historia!

Parabens!

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #10 Online: 01 Julho 2013 às 07:26:10 »
Depois de uma jornada dessas aproveite bem a conquista!

Parabéns!

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #11 Online: 01 Julho 2013 às 09:15:18 »
Belo relato!!!  :D
Que inspire outras pessoas à comprarem um Moon também!  ;)

Parabéns pelo relógio!!  ;)

Abs!
Rafael.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #12 Online: 01 Julho 2013 às 09:41:11 »
Bem legal! Quando fui comprar meu Moon fiquei uns 3 meses na busca. :)
"All your base are belong to us"

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #13 Online: 01 Julho 2013 às 09:51:06 »
Parabéns pela aquisição!  ;)
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #14 Online: 01 Julho 2013 às 10:06:09 »
Parabéns!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #15 Online: 01 Julho 2013 às 10:20:24 »
Belíssimo relógio. Parabéns pela aquisição e pela história.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #16 Online: 01 Julho 2013 às 11:07:19 »
Parabéns!

abs

AFTP

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #17 Online: 01 Julho 2013 às 11:29:40 »
Renato, muito legal o texto.
O relógio é sem comentários.
Show de bola!
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline rguga

  • *
  • 23
    • Ver perfil
Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #18 Online: 01 Julho 2013 às 11:35:34 »
Muito bom ler histórias como essa.
O relógio é sem comentários, parabéns pela aquisição , Renato. E obrigado por compartilhar conosco
Abraço

Re: Crônicas de uma compra - Omega Speedmaster Professional - The Moon watch
« Resposta #19 Online: 01 Julho 2013 às 13:29:35 »
Bacana a odisseia, será que vc não conseguiria estojo e papeis junto a Omega na Suiça? valeria a pena tentar.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.