Sistema Cilindro

  • 6 Respostas
  • 2126 Visualizações
Sistema Cilindro
« Online: 07 Julho 2013 às 15:28:35 »
Olá amigos, sempre vejo falar nos relogios de bolso á cilindro, venho perguntar ao mais entendidos, como funcionava esse sistema?

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Sistema Cilindro
« Resposta #1 Online: 07 Julho 2013 às 17:50:08 »
Boa tarde LUCAOG10 !

no escapamento cilindro não havia âncora,
o balanço funcionava diretamente com a roda de escape,

veja o texto do Chefe,  Flávio Maia de 2007 :

http://www.relogiosmecanicos.com.br/detencao.html



abraços,

wilson

*

Alberto Ferreira

Re: Sistema Cilindro
« Resposta #2 Online: 07 Julho 2013 às 17:50:39 »
Como vai, Lucas?
Eu creio que muitos podem ter esta mesma dúvida...  ::)

Então, vejam esta postagem do Flávio sobre o assunto, que eu acredito poderá ajudar.

Estou no trampo, numa correria, mas acho que dá para desenvolver rapidamente o tema, para que entendam. O escapamento completo é sempre composto de um órgão regulador e um de contagem de tempo. O primeiro escapamento foi o de vareta. Nele havia atrito, contato constante entre órgão regulador e o contador, etc. A busca dos relojoeiros sempre foi "destacar" o máximo de tempo possível o órgão regulador - no caso do relógio o balanço, no de pêndulo, o próprio - do de contagem de tempo, por razões óbvias. E, depois, diminuir o atrito em todo sistema. O melhor lugar para se aprender isso é vendo a evolução no site do Volker Vyscocil, na parte escapamentos:

http://www.clockwatch.de/index.html?html/tec/hem/zyl.htm


No final das contas, para relógios compactos, o ápice foi atingido com os escapamentos de detenção (ou gatilho, ou cronômetro), ainda no século XVIII (fins). A imagem mostra tudo: na maior parte do giro, o balanço está "destacado" do órgão de contagem de tempo, o contato só ocorre uma vez a cada oscilação e, mesmo assim, de forma muito tênue. Ademais, o impulso é dado de forma tangencial.

A busca é sempre a mesma: maior separação do funcionamento do orgão regulador e um impulso que não atrapalhe o órgão regulador. Isso, na minha opinião, PARA RELÓGIOS COMPACTOS, foi alcançado há séculos nos cronômetros. O resto é resto, variações do mesmo tema para melhor utilização em um relógio compacto.

Nos relógios de pêndulo, o ápice foi a separação completa do órgão regulador (pêndulo) do de contagem de tempo, a ponto de ficarem em dispositivos separados, como explicado pelo Igor no texto sobre os relógios Shortt.


Flávio

E nela há uma boa ilustração, basta "clicar" sobre o link no corpo da mensagem.

Alberto


PS:
Ooops!
Eu postei praticamente ao mesmo tempo que a resposta do amigo Wilson (um abração, hein!   8)), e sem tê-la visto... Claro!  ;)
Mas eu creio que a mensagem do Flávio "complementa" bem, pois há uma boa animação no link citado por mim aí acima.
 8)
« Última modificação: 07 Julho 2013 às 17:59:32 por Alberto Ferreira »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Sistema Cilindro
« Resposta #3 Online: 07 Julho 2013 às 18:10:09 »
Os colegas já garimparam as respostas. Aconselho a ver o vídeo indicado acima. É fácil perceber que o contato direto da roda de escape com o cilindro gera um atrito tremendo e, pior, com resultados para evitar isso (lubrificando) duvidosos. Quem fez fama com o escapamento cilindro, que na versão dele era bem preciso, foi Breguet. Mas ele fazia seus cilindros em rubis. Na época, a técnica era difícil ao extremo e, claro, não existiam ainda rubis sintéticos.


Flávio

Re: Sistema Cilindro
« Resposta #4 Online: 07 Julho 2013 às 19:27:23 »
Obrigado caros amigos

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Sistema Cilindro
« Resposta #5 Online: 07 Julho 2013 às 21:03:46 »
Sob muitos pontos de vista o escapamento de cilindro é, digamos, bem criticado. Mas para a finalidade que se propunha, ou seja, uma evolução e miniaturização do verge. É o que tinha, para o momento.

Mas mesmo quando muito bem elaborado, com rubis e tals, ainda tem o problema de ser muito pouco destacado. Perde feio para um escapamento de âncora mesmo dos mais primitivos.

Abraços!

Adriano

*

Offline M_R_V

  • ***
  • 102
  • Mauro R. V.
    • Ver perfil
Re: Sistema Cilindro
« Resposta #6 Online: 08 Julho 2013 às 08:42:03 »
Interessante. Já tinha lido esse texto do Flavio e sabia das limitações do escape de cilindro.
No entanto meu relojoeiro adora esse sistema de escape - ele acha que podia ter sido melhor que o de ancora. Porque ele acha isso não sei..

Diz ele que vai me arrumar um relogio nesse sistema. Espero que consiga. Gostaria de ter um exemplar desses no ajuntamento.  :)