Quedas: qual a pior situação

  • 17 Respostas
  • 3911 Visualizações
Quedas: qual a pior situação
« Online: 19 Julho 2013 às 09:28:38 »
Pois é, qual a pior situação:
- mostrador para cima ou para baixo;
- de lado (9 ou 3 horas);
- altura: de um criado mudo (60 cm);
- do próprio pulso (1,5 metros).
- e o piso (carpete de madeira, piso frio).
Abs

João
João

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #1 Online: 19 Julho 2013 às 09:32:07 »
Diria que a queda, em si, já é a pior situação...  ;)
Rafael.

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #2 Online: 19 Julho 2013 às 09:55:24 »
Este tópico será inconclusivo.

Pelo simples motivo que a queda do relógio não é um evento programado, você não escolhe quando, muito menos como o seu relógio vai cair. É sempre sem querer.

Outra coisa, mesmo que concluíssemos que existe um jeito pior de cair, na posição da coroa, de certa altura, etc., poderia haver um caso de um relógio que caiu desse jeito e ficou integro, e outro relógio que caiu da "melhor maneira possível" e parou de funcionar.

Abraço! ;)

Edit: tinha colocado "pior" ao invés de "melhor". :-X
« Última modificação: 19 Julho 2013 às 10:19:53 por ThiagoDF »
Membro do RedBarBrazil

*

vinniearques

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #3 Online: 19 Julho 2013 às 09:58:42 »
Tem que perguntar num forum  de fisica hehehehe!


*

Chimeri

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #4 Online: 19 Julho 2013 às 10:03:41 »
Concordo com o Thiago.
Quando acontece alguma queda, sempre há de se considerar o imponderável ......
E esse .... foge de qualquer análise prévia.

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #5 Online: 19 Julho 2013 às 11:50:56 »
OK.
Então o fator predominante é sorte.
João
João

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #6 Online: 19 Julho 2013 às 12:27:46 »
Se alguém disser que consegue prever como as forças de dissipam dentro do relógio num impacto, estará certamente mentindo.

A analogia que sempre faço é com acidentes de carro: é uma física tão complexa e dinâmica, que faz com que pessoas possam morrer num acidente a 40 km/h e outras saiam vivas e andando de acidentes a mais de 250 km/h. Tem gente que morre num escorregão de banheiro, e gente que sai andando de um avião que se esborrachou no solo.

Agora tem coisas que são óbvias, e aí física elementar, e vale para tudo: se a altura for maior, a velocidade será maior e obviamente o impacto será mais forte. Logo, cair de um criado mudo exercerá menos força do que cair do 42º andar de um prédio. E a superfície de impacto, idem: depende da capacidade de absorção dessa superfície. Cair sobre um edredon macio é uma coisa, cair sobre um chão de granito é outra.

Uma das poucas coisas mais certas é que impactos sobre a coroa e pulsadores costumam ser os mais nocivos, pois são as únicas peças externas que tem ligação direta com a máquina. Impactos em outros lugares têm maior chance de terem a força dissipada antes de chegar na máquina. Já nessas peças, é o oposto: a força do impacto é canalizada para a máquina.

Qualquer coisa além disso, é puro achismo. Por isso, o mais seguro é evitar isso ao máximo.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 19 Julho 2013 às 14:39:46 por Adriano »

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #7 Online: 19 Julho 2013 às 13:41:17 »
E se na hora da queda ... eu conseguir dar um chutãozinho (de leve) no relógio? alterando sua trajetória de queda...

uma força y em angulo de 90º perpendicular à força "g" gravitacional (na verdade a tentatuiva é colocar o pé no local onde o relógio cairá para amortecer a queda).

  ;D ;D sempre faço isso quando algum cai  ;D ;D ;D

Por isso que meus relógios são do estilo bruto (Divers). A ultima queda de um Ecozilla arrancou o sinteko novo do piso da casa e a patroa passou um pito.


Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #8 Online: 19 Julho 2013 às 14:21:21 »
E se na hora da queda ... eu conseguir dar um chutãozinho (de leve) no relógio? alterando sua trajetória de queda...

uma força y em angulo de 90º perpendicular à força "g" gravitacional (na verdade a tentatuiva é colocar o pé no local onde o relógio cairá para amortecer a queda).

  ;D ;D sempre faço isso quando algum cai  ;D ;D ;D

Por isso que meus relógios são do estilo bruto (Divers). A ultima queda de um Ecozilla arrancou o sinteko novo do piso da casa e a patroa passou um pito.



 ;D ;D ;D

Boa tática, já salvei garrafas e copos assim!!  ;D ;D

E aconteceu alguma coisa com o Ecozilla após a queda??

Abs
Rafael.

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #9 Online: 19 Julho 2013 às 14:27:07 »
esse tópico lembrou os que o nossa caro colega jokr fazia sem pé nem cabeça!!!  ;D ;D ;D ;D

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #10 Online: 19 Julho 2013 às 14:55:16 »
impactos sobre a coroa e pulsadores costumam ser os mais nocivos, pois são as únicas peças externas que tem ligação direta com a máquina.

Pensava neste ponto que mestre Adriano ressaltou e já tive uma experiencia assim com um quartz que guardava com a coroa puxada para desligar o movimento. Ele caiu, como só murphy poderia supor, de uma boa altura e com a coroa chapando no granito. Entrou tudo rasgando no movimento, PT.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #11 Online: 19 Julho 2013 às 15:42:43 »
Citar
...E aconteceu alguma coisa com o Ecozilla após a queda??

Desta ocasião não.



Mas ele tem marcas no bezel pois deu uma raladinha "de leve" no asfalto em uma queda de moto na BR 101. Nesta ocasião quebrei 5 costelas, mas o relógio sobreviveu também. E levei outro pito da patroa. ;D

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #12 Online: 19 Julho 2013 às 18:59:27 »
E se na hora da queda ... eu conseguir dar um chutãozinho (de leve) no relógio? alterando sua trajetória de queda...

uma força y em angulo de 90º perpendicular à força "g" gravitacional (na verdade a tentatuiva é colocar o pé no local onde o relógio cairá para amortecer a queda).

  ;D ;D sempre faço isso quando algum cai  ;D ;D ;D

Por isso que meus relógios são do estilo bruto (Divers). A ultima queda de um Ecozilla arrancou o sinteko novo do piso da casa e a patroa passou um pito.



Quando o meu ecozilla cai, eu tiro é o pé...há martelos mais leves... :P ;D ;D ;D
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline F355

  • ****
  • 274
    • Ver perfil
Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #13 Online: 19 Julho 2013 às 21:11:16 »
esse tópico lembrou os que o nossa caro colega jokr fazia sem pé nem cabeça!!!  ;D ;D ;D ;D

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

*

Alberto Ferreira

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #14 Online: 20 Julho 2013 às 16:51:17 »
 ;D ;D ;D

Sem dúvidas, uma questão de pura sorte e talvez, como disseram, de (bons) reflexos...  ::)
 ;)


Mas eu estou na mesma linha do amigo Correia, e não abro...  ;)

Se o martelo (ou "tijolo") é pesado...
O melhor tentar salvar o "dedão"... A primeira "prioridade", digamos...  8)

Quanto mais não seja para poder levar o "objeto cadente" para uma (inexorável) revisão, caminhando (com os dois pés)...
 ;D

Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #15 Online: 20 Julho 2013 às 16:53:08 »
;D ;D ;D

Sem dúvidas, uma questão de pura sorte e talvez, como disseram, de (bons) reflexos...  ::)
 ;)


Mas eu estou na mesma linha do amigo Correia, e não abro...  ;)

Se o martelo (ou "tijolo") é pesado...
O melhor tentar salvar o "dedão"... A primeira "prioridade", digamos...  8)

Quanto mais não seja para poder levar o "objeto cadente" para uma (inexorável) revisão, caminhando (com os dois pés)...
 ;D

Alberto


PS:
Bem,...
Mas,...    Cada pé, ou cada cabeça,...

...uma sentença. Né não?
 ;)  :D

*

jungman

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #16 Online: 20 Julho 2013 às 20:21:06 »
A pior queda é aquela que voce vai com ele no pulso; seja do bidê ou do 42° andar.

"Vão-se os aneis ficam os dedos." É a melhor opção.

Mas qualquer queda em se tratando de relogios, é uma lástima.


Um abraço à todos.


Flavio

*

Alberto Ferreira

Re: Quedas: qual a pior situação
« Resposta #17 Online: 21 Julho 2013 às 01:12:32 »
Pois é,...
E há quedas e quedas...   ::)

Mas,...
Tem algumas que são mesmo "au grand complet".   ;)


Fonte da foto: NET

Agora imaginem um cronógrafo ali no punho...

Alberto
 ;D