Menu principal

Preconceito contra algumas marcas.

Iniciado por O Cara, 03 Maio 2009 às 01:30:14

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Tenho visto algumas marcas copiarem o design de outras mais abastadas como a Rolex e me surgiu uma dúvida:
Seria cópia, réplica, falsificação o ato de copiar o design, porém estampando a marca própria?

Uns dizem que sim, outros dizem que não.

O fato é que noto que quando é uma marca mais "nobre" a maioria considera que a cópia do design não é considerado falsificação, agora se é uma marca menos abastada, uma chinesa por exemplo (que já tem fama de falsificadora), já metem mais o malho, dizendo que é uma falsificação, mesmo tendo marca própria.

Veja bem, já li muitas pessoas defendendo mesmo as marcas menos abastadas, mesmo sendo chinesas, inclusive falando bem delas que são bem construídas etc. mas já vi muita gente falando mal.

Vou colocar abaixo alguns exemplos:
Rolex Daytona (o rei das falsificações)

Alpha Daytona (uns dizem que é tão falso quanto um que estampa a marca rolex)

Invicta Speedway (esse pelo fato de ser Invicta já não acham que seja cópia)

Outro exemplo:
Rolex Explorer II (o original)

Alpha Explorer (seria considerado uma falsificação? Uns dizem que sim, outros dizem que não)

Modelo da Invicta (só porque é invicta não é falsificação? Se o Alpha for considerado cópia, esse também deveria ser)

E o rei da cópia do design:
Rolex Submariner

Esse aí tem aos montes, o Skydiver, tem Seikos, Citizens, várias marcas adotaram esse layout para seus relógios Dives, se fosse assim, todos seriam cópias hein. Vou citar só um exemplo, justamente o modelo da Invicta.

E aí, o que vocês acham?
Um abraço
Fábio

Jose Luis

Uma coisa é falsificação, outra completamente diferente é copiar o desenho de um modelo.
Se o desenho não é "registrado" o que acredito que seja o caso não existe crime algum.  Tanto a Alpha, Invicta assim como diversas outras marcas, inclusive a Technos (que tem modelos com o mesmo desenho do Planet Ocean) "estampam" a própria marca no mostrador, ninguém compra Alpha pensando que é Rolex.

Eu por exemplo tenho um "Marcello C"  e um Technos que claramente são baseados no desenho da Rolex:

Marcello C

Technos

E o que disser desses dois:

Ou desse Seiko lado a lado com um Seamaster:
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

FALCO

Na minha opnião cópia de desenho utilizando marca própria é tão cópia/falso/réplica quanto aqueles que estampam as marcas dos originais.

Agora opnião é uma coisa pessoal e pouco (nada) vale nesta hora, o que vale é a lei, e aí tudo se complica muito, principalmente porque cada país tem sua lei e trata a propriedade intelectual de sua forma.

Veja a curiosa resposta da omega dada à respeito da reedição do "ploprof"

"Dear Madam,

Thank you very much for your message, which was transferred to our department. We appreciate that you would like to offer the brand new OMEGA SEAMASTER PLOPROF 1200M to your husband and we are certain that it would be a perfect choice.

However, as you certainly know, the original watch was launched as the OMEGA Seamaster 600, so-called 'PloProf', in the early 70's and became an iconic watch both for professional and leisure-time divers. It was produced in a few different versions until 1976. You'll find more details on the original watch in the attached catalogue page copies from OMEGAMANIA, an auction which was held by Antiquorum two years ago.

The new OMEGA SEAMASTER PLOPROF 1200M was created in the spirit of its original; however, we used 21st century technology and integrated our proprietary Co-Axial movement technology which is unique to OMEGA. The watch is water resistant to 1200m/4000ft and comes with an updated design. You'll find more details on this watch in the press section of our website: www.omegawatches.com/baselworld2009/ploprof. Once this timepiece is available on the market, we will of course include it in the product section too.

Regarding the Ocean7 replica of our OMEGA Seamaster 600 'PloProf', we can only confirm that this product exists on the American market, but that it has nothing to do with our company or any Swatch Group watch brand. Since the original watch was produced more than 25 years ago, its design is no longer protected. Accordingly, we are not in a position to take legal action against this company. On the other hand, we are proud to know that one of our most famous products has inspired such a copy (imitation is the sincerest form of flattery).

If you spend a bit of time at different watch blogs, and especially at diver blogs, you will quickly learn that for a serious diver, this Ocean7 replica can never replace the original. The new OMEGA SEAMASTER PLOPROF 1200M plays in a completely different league and we are confident that your husband would highly value this authentic, unique timepiece which blends classic OMEGA design with state-of-the-industry technology.

Yours sincerely,

Claude Guelbert
SPECIAL PROJECT MANAGER

Ω OMEGA SA
RUE STÄMPFLI 96
2500 BIENNE 4
SWITZERLAND"

Este é o ocean 7:

Ou seja, a própria omega se vê incapaz de defender legalmente seu desenho uma vez que, passados 25 anos, este não é mais protegido. Provavelmente este caso é no mercado norte americano, talvez em outro local a resposta seria diferente.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

igorschutz

Eu penso o contrário: não estando o desenho sob proteção legal e usando outra marca no mostrador, tá limpo!

Inclusive estou pensando em comprar um Alpha como o abaixo:

No mais, gostei da resposta da Omega. Quem a escreveu estava muito bem preparado. Fugiu completamente das respostas-padrões que costumamos receber por e-mail, que evitam abordar diretamente este tipo de assunto.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Enéias

Penso assim: marcas que se servem de desenhos não registrados estão dentro da Lei e não vejo qualquer questão aí. Quanto às marcas falsificadas: eu evito usar CANETAS e RELÓGIOS mont blanc em eventos como audiências e afins. Nunca se sabe quando é verdadeiro ou falso e eu me sentiria mal se pensassem que estou usando uma falsificação. Prefiro usar uma parker 51 e um relógio mecânico convencional...

heaven7

Acho curioso termos chego ao ponto onde pessoas deixam de usar peças originais, temendo que outros pensem que elas estão usando réplicas.

Enéias

Citação de: heaven7 online 03 Maio 2009 às 21:50:16
Acho curioso termos chego ao ponto onde pessoas deixam de usar peças originais, temendo que outros pensem que elas estão usando réplicas.

Pois é: imaginem, diante do juiz, um advogado usando falsificação ou alguém pensando que ele usa... Muitas vezes precisamos evitar "as aparências do mal"... :D

O Cara

Legalmente, copiar o desenho/layout não pode ser considerado falsificação, salvo se existir algum tipo de Patente ou lei de layout que proteja isso.

Agora será que não é imoral usar um relógio que é cópia escarrada de um Rolex ou Omega?

Por outro lado será que a própria Rolex já não copiou layout de outro fabricante?
Um abraço
Fábio

Enéias

Citação de: O Cara online 03 Maio 2009 às 22:21:42
Legalmente, copiar o desenho/layout não pode ser considerado falsificação, salvo se existir algum tipo de Patente ou lei de layout que proteja isso.

Agora será que não é imoral usar um relógio que é cópia escarrada de um Rolex ou Omega?

Por outro lado será que a própria Rolex já não copiou layout de outro fabricante?

Questão moral? Aí a coisa muda, mas há um detalhe: conforme o caso, quem copiou quem? Precisamos ir bem para o passado que nos reserva cada surpresa...

Abrantes

O que vcs acham da máquina que equipa os Invictas?? É boa?

betampex

Eu por exemplo tenho uma opiniao formada, o relogio nao sendo uma falsificação ou replica eu acho que nao tem problema nenhum a Invicta ou Alpha e outras marcas copiarem, desde que as copias nao estejam protegidas por lei e as marcas famosas permitirem que se copiem que mal há?

Eu por exemplo tinha um preconceito contra a Alpha mas fui mudando de ideia após ver varios colegas de outro forum (americano) usando e todos falam muito bem da Alpha e eu por exemplo que tenho um sonho de consumo em possuir um Rolex Daytona vintage Paul Newman mas nao posso comprar por razoes que este relogio é muito caro para o meu padrao de vida mas ainda chego la e por enquanto eu iria usando este modelo da Alpha que é uma copia justamente desse modelo da Rolex que sonho e vou comprar o Alpha inclusive ainda neste mes e postar as fotos do bicho.

Comparem os dois relogios mas existem diferenças bem sutis muito pequenas entre ambos

Rolex Daytona - Paul Newman - vintage  :o :o :o - este é lindo eihn gente?

Alpha Daytona - Paul Newman - bonito  ;D

abracos a todos

Paulo

igorschutz

Paulo,

Eu só ouço elogios sobre este Alpha. Se tiver oportunidade, e considerando-se o preço, acho que vale muito a compra. Eu mesmo só não compro um porque já tenho um Natan Replica, e ficaria com dois relógios iguais.

Mas recomendo a compra de uma pulseira também, pois a que vem nesse Alpha dizem que não vale nem o plástico que a embrulha...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

betampex

Citação de: igorschutz online 19 Julho 2009 às 21:57:00
Paulo,

Eu só ouço elogios sobre este Alpha. Se tiver oportunidade, e considerando-se o preço, acho que vale muito a compra. Eu mesmo só não compro um porque já tenho um Natan Replica, e ficaria com dois relógios iguais.

Mas recomendo a compra de uma pulseira também, pois a que vem nesse Alpha dizem que não vale nem o plástico que a embrulha...

Um abraço,

Igor

Oi Igor aqui nós estamos 100% sintonizados  ;D ;D ;D e o preco desse modelo é 125.00 dolares e com relaçao a pulseira ja ouvi dizer que o bom seria colocar uma outra de melhor qualidade e teve um outro colega que colocou uma de couro e o resultado ficou muito bonito, e eu acho que ja vou compra-lo amanha mesmo.  8)

abracos

Paulo

O Cara

Paulo, eu levantei essa questão justamente porque amo o Rolex Explorer II.
Entretanto não disponho de grana para comprá-lo hoje, pensei em adquirir o Alpha mas fiquei com medo de parecer um idiota.
Um abraço
Fábio

betampex

Citação de: O Cara online 19 Julho 2009 às 23:00:02
Paulo, eu levantei essa questão justamente porque amo o Rolex Explorer II.
Entretanto não disponho de grana para comprá-lo hoje, pensei em adquirir o Alpha mas fiquei com medo de parecer um idiota.

Fabio compre sem ter medo na consciencia, eu era preconceituoso com marcas que copiam mas revi que tudo realmente nao passava de puro preconceito sem fundamento, eu conheco muitos colegas que tem em sua coleção Rolex, Omegas, Breitling e varios Alpha por sinal, e todos elogiam e nao vi ninguem ate agora reclamar e pela quantidade de colegas que compram o Alpha eu fui notando que o reloginho é bom mesmo e pretendo ate comprar 2 modelos diferentes e vou comecar pelo modelo que citei, pois eu sou como voce, ja que nao podemos ter por enquanto os Rolexes da vida, entao vamos de Alpha  ;D ;D ;D

vá em frente compre um que eu tambem acho que nao vou me arrepender e nem voce  8) 8) 8)

abracos

Paulo

Jose Luis

Tenho um Alpha "Explorer"  e eu recomendo, é um relógio bem "honesto".
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

O Cara

Eu to muito propenso a comrprá-lo sim, gosto muito de 4 modelos da Rolex e 3 deles sei que a Alpha tem iguais, são o Explorer II, o GMT II e o Yatchmaster. O quarto é o Submariner, esse aí tem várias marcas com layout igual, penso num Seiko ou Citizen.

Mas ainda não é a hora de comprar nada, to com outras prioridades na frente, to pensando no RM2, os Alphas terão que esperar.

Os Invicta se fossem mais em conta também seriam opção, pois já vi o "Explorer II" e o "Submariner", mas esses são mais caros que os Alpha.
Um abraço
Fábio

JuniorRJ

Existem peculiaridades nessa questão. Eu por exemplo, quando comprei meu primeiro Orient "Sub", já conhecia o relógio e mais ainda,tinha referências positivas sobre a marca(dentro da devida faixa de custo-benefício) e sobre os modelos, pois tive um Orient pepsi 200M (que sempre funcionou muito bem) e alguns amigos já tinham o Orient Sub preto e todos funcionavam bem.. portanto apesar dele ser bonito por copiar o Rolex, em nenhum momento tive a pretensão de comprar para causar "boa impressão" por isso... estava comprando mesmo um Orient.
Fizemos até uma pequena busca aqui no RJ, onde encontrei um último destes com fundo pérola... e consegui então montar essa dupla(peço licença ao autor da foto): Detalhe: Novo numa loja de Niterói custou R$199,00 e ainda entregaram no Centro...

Concluindo, acho que como no exemplo dos amigos que deram referências boas sobre esse bonito Alpha Paul Newman, os relógios de marcas registradas que usam design de outros caros e famosos devem ser comprados com os mesmos critérios usados para compra de qualquer relógio(na verdade qualquer produto),ou seja,se forem boas opções de custo benefício. Os modelos originais das grandes marcas terão além do valor comercial, o status e a satisfação de se usar algo de qualidade e tradição... já os "inspirados" nestes caros terão que ser baratos e bons o suficiente para valerem a pena...o que acho ser o caso destes Orient "Sub"...

O Cara

Junior,
concordo com você, eu não quero colocar um Alpha no pulso achando que estou com um Rolex, apenas acho muito bonitos esses modelos que citei e como não posso hoje comprar o Rolex, compraria o Alpha para satisfazer o desejo.

O submariner é consagrado já gosto muito desse layout.
Esse Orient é lindão também, se essa loja ainda tiver algum preto por esse preço me passe o endereço e telefone dela por MP por favor que vou fazer uma visitinha à Niterói City.

Eu estive na feirinha da Pça XV há alguns sábados atrás (quando conheci o Zé) e tinha um usado à venda, mas não consegui acertar um preço satisfatório com o vendedor, então desisti. Tinha um outro que o Zé até comentou que ele sabia onde tinha novo, zero bala pelo mesmo preço, mas esse o layout não me agradou.

É isso, estou optando pelos Alpha sim, por causa de preço, mas não por pretensão de achar que estou tirando onda, apenas porque gosto dos modelos mesmo.
Um abraço
Fábio

Guilherme

Citação de: Abrantes online 19 Julho 2009 às 12:54:24
O que vcs acham da máquina que equipa os Invictas?? É boa?

Olá Abrantes.

Eu comprei um esses dias e que me deixou muito satisfeito (recomendo aos colegas). E não são caros. O meu usa Myota, mas tem com movimento ETA e Sellita (este último nos mais recentes), obviamente mais caros.

Depois eu posto fotos.

Abraço,
Guilherme.