E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?

  • 16 Respostas
  • 4097 Visualizações
E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Online: 26 Julho 2013 às 17:22:42 »
Amigos Mecânicos

Todos sabemos que as chamadas marcas de "boutique", em tese oferecem um bom custo beneficio: relógios robustos, geralmente grandes, movimentos suíços e/ou japoneses, design bacana, ou releituras interessantes de clássicos, etc....por um preço competitivo.
E já ocupam a algum tempo lugar de destaque em fórum e blogs internacionais, muitas na frente de muitas marcas clássicas e tradicionais...e certamente algumas já possuem uma fatia de mercado muito interessante.

O negocio é que nos últimos anos fomos invadidos por uma variedade de marcas tremenda, muitas destas com o consumidor criticando muita coisa: de qualidade da peça até o pós venda. Dito isso, de tantas, será que alguma começa a se mover por algo mais consistente? Tanto do ponto de vista qualidade/ técnico/produtivo, até a distribuição? Uma marca que percebo um pouco isso (em fotos e alguns relatos), e que parece que caminha para algo diferente é a Deep Blue, mas esta é uma entre 'trocentas' outras.

E vocês o que acham? Já dá para começar a fazer uma "pirâmide" das marcas boutique?
abs

AFTP

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #1 Online: 26 Julho 2013 às 20:27:34 »
Não sei montar uma pirâmide, mas ainda acho que a maioria tem qualidade sofrível. Não é chute: já tive em mãos, inclusive desmontados, alguns dos que são conhecidos como os melhores, e alguns decepcionam, pois pegam justamente naquilo separa os bons relógios do resto: os detalhes.

Agora, um que realmente merece destaque e me surpreendeu positivamente em todos os exemplares que vi, em todos os quesitos, são os Helson.

Juro que se eu tivesse bala, teria uma coleção deles.

Abraços!

Adriano

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #2 Online: 26 Julho 2013 às 21:13:33 »
Aftp, como sabes, tenho o artego 300m e gosto muito ;)

Nunca abri ele para ver os detalhes, mas não tenho nada a reclamar!

Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #3 Online: 27 Julho 2013 às 01:06:42 »
Caro Shun

Este só posso falar bem, inclusive o fantástico pós venda, mas não ando ouvindo mais nada deles? Inclusive toda a coleção no site  ta "sold out"...

Abs

AFTP

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #4 Online: 27 Julho 2013 às 09:51:56 »
Dos relógios de boutique, tive dois Deep Blue, e tenho um Helson.

O Helson é fantástico, lindo o relógio, e o Peter Helson é o cara. Atendimento excepcional, lembro de ter começado a falar com ele uns 8 meses atrás, o relógio que eu queria não tava em estoque, fui pagando parcelado, um pouco por mês. Conclui o pagamento no mês que ele recebeu os relógios. Mandou por fedex e em 3 dias recebi o relógio.

Já os Deep Blue, um era do jfestrelabr, foi se num rolo. O outro eu comprei no ML, este o furo da caixa para colocar a pulseira estava descentralizado, o Wilson se lembra deste episódio, não dava para usar o relógio com o bracelete, ele não encaixava, somente nato e borracha. O atendimento dos caras é péssimo, tentei por duas vezes conversar com eles sobre novas aquisições mas eram bem secos, respostas monossilábicas. Desses com certeza não terei mais.

Essas são as minhas experiências


Abraços

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #5 Online: 27 Julho 2013 às 10:04:46 »
Tenho muita vontade de ver ao vivo um Helson, mas nunca topei com nenhum.

O que vocês acham do Stowa?
"All your base are belong to us"

Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #6 Online: 27 Julho 2013 às 11:25:14 »
Caro Schutz e demais

Creio que os Stowas são outra liga, nunca tive um em mãos, mas aí estamos falando em muita tradição horologica. E também queria ver um Helson "ao vivo"!

Abs

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #7 Online: 27 Julho 2013 às 11:30:06 »
Eu achei que o Stowa era no mesmo esquema, imaginava que utilizavam um nome já com um histórico, mas que a operação atual era bem recente.
"All your base are belong to us"

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #8 Online: 27 Julho 2013 às 11:31:32 »
Amigos, desculpem a ignorância, quando entrei no tópico, pensei que relógios de boutiques seriam aqueles de marcas de luxo ou pseudo-luxo, porém sem tradição horológica, como Tommy, Hugo Boss, Ralph Lauren (que até ja me informaram aqui no FRM que os relógios são bons e usam movimentos top), etc...

Deep Blue, Helson, etc., são relógios de boutique porque só vendem no site próprio deles na net?

Não estou discutindo a terminologia, fique claro, é só para entender. ;)

Abraço a todos! :)

PS: quanto ao assunto do tópico em si, nunca vi nenhum modelo dos dois ao vivo mas, por fotos, os Helson parecem ser mais bem acabados do que os Deep Blue.
Membro do RedBarBrazil

Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #9 Online: 27 Julho 2013 às 17:04:48 »
Caro Thiago

Tb não acho legal esta terminologia, pois ela induz a este estilo de marcas que tu citou...creio q não existe um critério, mas vários para definirmos os boutiques:
- independentes
- baixa produção
- venda direta
- apelo ao design, quase sempre no estilo diver
- quase todas as marcas, tem no mínimo um "homage" na coleção
- origens nacionais diversas, menos Suíça
Entre outras coisas...

Abs



*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #10 Online: 27 Julho 2013 às 17:10:19 »
Muito obrigado AFTP, ficou bem claro agora. 8)

Grande abraço! ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #11 Online: 27 Julho 2013 às 18:22:55 »
 ;D


Então baseado nessa definição os Christopher Ward´s são de boutique, certo??

O Sifion tem alguns deles, e pode falar melhor!!! me parecem excelentes relógios, inclusive tenho namorado alguns modelos!!

Abraçooo

Rafa

Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #12 Online: 27 Julho 2013 às 20:41:53 »
Rafa

Acho que há similaridades, só que esta marca no inicio montava seus relógios na China, e agora estao em outro patamar: são feitos na Suíça mesmo, inclusive no mostrador aparece agora o "swiss made", ou seja agregou valor ao negocio. E mesmo que seu produto mais reconhecido seja o Trident, um diver, os caras tem uma linha mais eclética do que as tradicionais boutique, inclusive  já começou a oferecer movimentos certificados em alguns modelos da sua coleção. Esta me lembra, por perfil a Steinhart.

Abs

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #13 Online: 27 Julho 2013 às 23:34:25 »
O Auto  está correto, no início a CW montava provavelmente na china com movimentos suíços, usando o "swiss mvmt" no mostrador. Depois de agosto de 2008 todos os relógios começaram a ser fabricados na suíça, sendo então "swiss made".

Eu gosto da CW pelo grande custo benefício que eu consegui nela, ambos em modelos que eu acho muito bonitos. A marca ainda possui modelos com cara de Homage como a linha C9 (cara dos IWC portuguese). Eu acho que o Trident deu sorte e conseguiu ser diferenciado mesmo buscando o design em peças icônicas. Você sabe claramente de onde vem o desenho, mas ele não parece exatamente com nenhum dos 2.Aos poucos eles vão atualizando as linhas e buscando um desenho próprio...

Agora porque marca de boutique não pode ser suíça? Não concordo. Marca de boutique pode ser de qualquer país.
A steinhart é uma marca que já vai fazer 10 anos agora em 2014 e tem vários modelos bem legais.

Qual seria o limite de produção para considerar uma marca como boutique ou não? Suspeito que a Steinhart ja tenha produção suficiente para não ser considerada como boutique...

Abraços.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #14 Online: 28 Julho 2013 às 00:07:22 »
Caro Shun

Este só posso falar bem, inclusive o fantástico pós venda, mas não ando ouvindo mais nada deles? Inclusive toda a coleção no site  ta "sold out"...

Abs

AFTP

Sim.. eles sumiram mesmo!

Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #15 Online: 28 Julho 2013 às 00:51:18 »
Sifon

Acredito q a Steinhart realmente tá indo para outro patamar de operação, inclusive li algo sobre desenvolverem um movimento próprio...os caras produzem muito, mas pelo que leio, não atendem a demanda atual, poucos são os relógios deles atualmente disponíveis no site. Quase todos em backorder. Creio q as boutiques suíças não prosperam em numeros altos pela questão financeira mesmo, pois fazer o relógio lá entra na "lei" do Swiss made, elevando os custos de produção, enquanto a maioria das boutiques busca materiais e mão de obra barata no "mundo".

Abs

Re: E as "Boutiques"? Já dá para separar o joio do trigo?
« Resposta #16 Online: 29 Julho 2013 às 12:24:27 »
Bom dia

Adoro os Divers, e como preferencia pessoal gosto dos Helson e Deep Blue, tenho 2 de cada, kkkk e vou ser sincero, sou apaixonado pelas duas marcas, mais se tiver que escolher dou preferencia a Helson, são ótimos relógios, sobre pós vendas, não posso falar , pois nunca comprei pelo site deles, mais sempre li, que o pessoal foi muito bem atendido pelos responsáveis, das duas marcas, se foce pra comprar algum relógio destas marcas daria preferencia pelo Helson, por achar que o custo beneficio é bem mais em conta que os deeps, acho que os deeps novos, não são tão bonitos, e estão usando maquina que eu não pagaria pelo preço que eles pedem, ja os Helsons eles usam maquinas Miyota 9015 (que são muito boas) e Eta 2824-2 (que acho muitos, muito boas!!!)

essa é minha opinião

Abs
Tiago