Menu principal

Speedmaster-caixa feita por quem?

Iniciado por pontual, 07 Agosto 2013 às 18:36:04

tópico anterior - próximo tópico

pontual

Todos aqui conhecem o Speedmaster., um legítimo SWISS MADE. Mecanismo Lemania(Breguet) ou in house, ou modificado. Mas, feito na  Suíça. Mas, quem faz as caixas, do Moon ou do novo Speed com movimento 9300?  Alguém sabe? Antecipadamente agradeço os esclarecimentos. Um abraço a todos. Pontual.

Adriano

A caixa do Moon já foi fabricada por um monte de fabricantes diferentes ao longo dos anos, mas maioria era da Huguenin Freres (HF)

As modernas (acho que desde a década de 1990) de Moon só conheço as da Ruedin. Já dos Speedy 9300 não sei se são da Ruedin ou da Simon et Membrez.

Abraços!

Adriano

Adriano

Adendo: esqueci das caixas marcadas com o "LL" que vêm acho da década de 1980 até 2000 ou quase até... Não lembro quem é LL...

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Adriano,
Eu creio que LL é Louis Lang.

Abraços!
Alberto

Adriano

Exato!  :D

Obrigado Alberto!

Ah, e se eu não estiver ficando louco ou fazendo confusão, já vi caixa de Speedmaster feita pela Gay Frères, mas não lembro se era um Professional ou não.

O Gravina deve saber isso de cabeça!

Abraços!

Adriano

Gravina

Citação de: Adriano online 09 Agosto 2013 às 21:52:53
Ah, e se eu não estiver ficando louco ou fazendo confusão, já vi caixa de Speedmaster feita pela Gay Frères, mas não lembro se era um Professional ou não.
O Gravina deve saber isso de cabeça!

Oi Adriano,
Desconheço quanto alguma desta fabricado pela GF, mas o amigo bem sabe que nesta coisa de antigos não podemos afirmar algo do tipo:  "Nunca vi, portanto, não existe", até aparecer o primeiro original ;)

O Omega  Speedmaster surge em 1957 como fruto da ideia de Pierre Moinat então chefe do departamento de criação da Omega, e a realização da caixa foi fruto de uma equipe de três pessoas : Claude Baillod, designer da Omega ,e estilista da Huguenin foi quem desenhou o projeto; Georges Hartmann confeccionou o protótipo, e finalmente Désiré Faivre, realizou a execução.

A construção da primeira caixa (CK 2915), e seguintes (CK 2998, ST 105.002-62, ST 105.003), como não poderia ser diferente, são confeccionadas pela empresa de Le Locle, a Huguenin Frères.

Em 1965, e exclusivamente neste ano, para a  referência ST 105.003-65 surge uma marca de fabricante que ainda é um mistério, mas que tudo leva a crer que seja a Unilux (pesquisa em andamento)

Com o passar dos anos,  a HF foi absorvida pela Central Boites de Bienne que era, digamos, do Grupo Omega, e em 1966 o Speedmaster surge com a inscrição "CB" nas suas tampas.

Estranho é constatar que após 1966, retorna a velha marca HF, e esta permanece por anos, pelo menos até o final de 1976.

Naqueles Speedmaster's onde o seu número de série nos remete ao ano de 1981, encontramos a marca CRS (Charles Renée Spielmann), e esta vai até o final de 1985.

Após esta data encontramos ainda o fabricante Bielna (Bienne) com a inscrição "KB", e a Donzé Baume (Le Breuleux) com a inscrição ADB (Aquela que tem um Pinheiro), e mais a Louis Lang (Porrentruy) com a inscrilão "LL", e Georges Ruedin (Bassecourt) com a marca GRSA

Esta é uma lista parcial, e limitada no que diz respeito aos anos de fabricação.

Dos contemporâneos não sei dizer, uma vez que o meu interesse neste modelo de cronógrafo é limitado aos mais antigos, portanto, dos atuais nada sei.

Agradecimentos a Ginobi O&P

Abraços

Gravina

Adriano

O que mais dizer? Obrigado pela aula, Gravina!

Sim as modernas dos Pro continuam sendo da Ruedin, assim como as de outros Speedy menos complexos. Porém justamente a do 9300, por ser mais complexa (estruturalmente, por causa daquele vidrão traseiro), pode ser que seja da Simon & Membrez, que é quem faz as caixas mais top do Swatch Group.

Abraços!

Adriano