Menu principal

Ajuda com modelo e aquisição de peças

Iniciado por ROGÉRIO_DY, 18 Agosto 2013 às 16:30:29

tópico anterior - próximo tópico

ROGÉRIO_DY

Estou precisando da ajuda dos amigos, ganhei um relógio de parede eletromecânico Dimep, confesso que quando o vi pela primeira vez torci o nariz por ele ser eletrônico, tenho mais afinidade com os mecânicos.  Depois de pesquisar sobre esse mecanismo fiquei muito empolgado com o mesmo e comecei a restauração.
Em pesquisa aqui no fórum achei um poste do amigo Volante do mesmo relógio no qual ele também estava com o mesmo problema, entrei em contato com ele por mensagem privada ele disse que na época passaram o esquema elétrico para ele e ate cederão as peças, mais ele não tem mais o esquema.
Segue fotos do mesmo:

Esta bem destruído pela ferrugem.

O problema é o seguinte testei as bobinas e não tem continuidade, tem outras duas peças que não sei o nome e muito menos a especificações (transistor ou capacitor) não sei.

São essas:

Aqui as bobinas:

Onde consigo essas peças? Qual o nome e especificação?

Desde de já agradeço a atenção e conto com a colaboração.

Rogério

Alberto Ferreira

Estes Dimep (controladores) são muito interessantes.

Eu já tive "ganas" de comprar um, nos site de leilões on line... E tal,...

Eu diria o seguinte...
A julgar pelas fotos, o seu pode ter (ou estar com) problemas (razoavelmente) sérios, em especial pela oxidação dos componentes mais críticos.

Mas,...
Não desista, pesquise, procure alguma(s) "sucatas", a única fonte de peças para eles...  :(

E esteja sempre preparado para encontrar "dificuldades"...
Mas note que eu não disse "impossibilidades".  ;)

Se encarado desta maneira, esta pode ser uma das "graças" (a curtição) da coisa.

Mas vá com calma. E "pé na real".

Alberto

ROGÉRIO_DY

Obrigado pelas palavras Alberto.

Realmente esse mecanismo é muito interessante, devido a isso que estou me esforçando para dar vida pra ele novamente.
Realmente os componentes  estão todos oxidados, estou polindo peça por peça, com muita calma.

Rapais vc acabou de falar uma coisa que não gostei de saber, que só encontro essas peças em sucatas.

Isso não é impossível não, é delicioso. rsssssssssss

ROGÉRIO_DY

As coisas já começaram a clarear abaixo é um transistor b 22(três pernas) e capacitor de 10, agora onde encontrar?

Alberto Ferreira

Bom,...
Um simples palpite, no sentido de tentar ajudar, pois eu nunca procurei por estes componentes (originais, peças da Dimep, mesmo que usadas).

O capacitor, conhecendo o valor, em microfarads (μF) e tal..., (ele me parece ser do tipo que chamavam de "eletrolítico") eu creio que ainda dê para encontrar.
Tente procurar nos sites (ML inclusive) onde há oferta de componentes  eletrônicos antigos (procure em peças para "rádios", som antigo e afins).

O transistor...
E temo que você tenha que obter dados sobre o seu tipo (especificação, se PNP, NPN, etc) para talvez tentar uma substituição por um moderno.

Boa sorte!

Alberto

Jmm

Sugiro que procure uma oficina de eletroeletrônicos.
Normalmente quem trabalha com conserto de equipamentos eletrônicos tem uma sucata de componentes.
O capacitor não é problema, já o transistor é um pouco mais difícil encontrar.
Esse transistor, B22, é de germânio e transistores de germânio, por serem pouco utilizados atualmente, não são fáceis de encontrar em sites comerciais (principalmente no Brasil), certamente encontrará em sucatas um equivalente.

Por MP envio o link de um site que comercializa componentes eletrônicos para equipamentos antigos.

Uma dica: procure informações em sites de radioamadorismo. Radioamadores podem indicar onde conseguir componentes antigos.

Abraço!
Jmm

rpaoliello

Caro Rogério;

Como estou pelo cel não consigo ver imagens.

Não acho nada difícil achar estas peças. Iria postar exatamente o que o Alberto disse.

Identifique corretamente as peças. Os transistores e capacitores são fáceis. Talvez eu tenha. 

O capacitor está em curto? Ou está vazando?

Já a bobina é mais complicado. Mas veja antes como chegou a conclusão que estes componentes estão danificados.

Um abraço.

Renato

ROGÉRIO_DY

Pessoal primeiramente obrigado pelos conselhos.

O Jmm me passou o site de uma loja que trabalha com material elétrico antigo, mandei um e-mail para eles e estou esperando a resposta. Entrei em contato com algumas fornituras e eles não tem esse material.

Renato quando peguei o relógio e testei os componentes não tinha continuidade em nada, pois estava muito oxidado. A bobina também não tem continuidade e esta com alguns fios quebrados. O capacitor não esta vazando não.

Tem algum macete para testar o transistor e capacitor com multímetro digital?

O amigo Jmm me deu a ideia de enrolar a bobina em ultimo caso. (É claro ele vai ter que me ajudar e vou ter que pesquisar muito).

Depois posto algumas fotos das peças, já foram limpas e estão brilhando.

Jmm

Olá meu caro!     
Veja no link Newton Braga: Testando componentes um descritivo resumido de como testar componentes eletrônicos.

É necessário certificar-se de que os componentes estão danificados.

Se conseguir o esquema elétrico tornará o trabalho bem mais fácil.
Ao meu ver a maior dificuldade é substituir o transistor por outro de germânio. Por isso é melhor testar conforme as recomendações do link acima. Se realmente estiver danificado poderá tentar a substituição por um transistor de silício e ver se funciona. Se não funcionar então terá que partir para a busca de um de germânio. Trasistor de silício é de uso comum, fácil de encontrar.

Outra coisa: é necessário certificar-se de que não há outra inscrição no "transistor" antes ou depois de B22, se tiver alguma inscrição antes, este componente pode ser um diodo regulador de tensão e não um transistor.
Mas pela foto acredito ser mesmo um transistor de germânio. Neste link: http://www.weisd.com/store2/NTE102A.pdf é possível ver o datasheet de um transistor equivalente.

Abraço!

Marcos David

Olá Caro Rogério,

Esse capacitor parece ser apolar e é facilmente encontrado em eletrônicas ou mesmo em lojas que montam som de carro. Pois são usados para fazer filtro passa-banda em falantes e twetters.

Esse transistor B22 é de germânio mesmo, como o Jmm falou.
Andei dando uma olhada na equivalência, principalmente com transistores PNP de silício.
O problema é que os valores de tensão Coletor/Base e Emissor/Base, pelo menos nos que eu pesquisei estavam abaixo do seu B22.

A boa notícia é que há outros transistores de germânio como o 2N4248, esses vi pelo datasheet que equivalem com o seu.

De qualquer forma eu tentaria o BD338. Ele não é de germânio mas, pela aparente não-criticidade, excede os valores tanto de tensão quanto de frequencia, sem falar que ele pode ser achado em qualquer budega. Tomando cuidado com a identificação dos terminais, já que o encapsulamento (formato do componente e pinagem) é diferente em ambos.

Abraços.
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

ROGÉRIO_DY

Amigos, como esse tópico estava aberto resolvi postar aqui um antes e depois do relógio acima com algumas duvidas esclarecidas e problemas revolvidos.

A intenção é ajudar outros que por ventura tenha o mesmo problema.

Se for o caso os moderadores podem modificar o nome do tópico.

Vamos la:

Uma das duvidas era sobre os componentes elétricos, esse relógio trabalha com duas bobinas que no meu caso estavam danificadas. Ambas foram enroladas por um senhor que trabalha com esse fim.
Fotos das bobinas como estavam

Como ficou.

Outra duvida era sobre o capacitor. Ele usa um eletrolítico de 10uF 58V. O meu esta bom.

O problema maior é achar o transistor que no caso é um de germânio B22 PNP, como já sitado pelos amigos.
O meu esta com defeito, pois como comprei um outro relógio também eletromecânico da marca Astro, veio com um transistor igual. Esse relógio Astro comprei com defeito, mais para minha sorte o problema era o pendulo que estava travado. Segue  fotos dele.

O mecanismo é quase o mesmo a unica coisa que muda é as bobinas que ficam nas laterais, enquanto o outro ficam presa no pendulo.

Continuando, peguei o transistor do relógio Astro e coloquei no Dimep, funcionou, agora preciso arrumar um outro para os dois relógios funcionar, rsssssss

O amigo Jmm, me deu varias dicas para usar o transistor de sílico, tentei com o BD135, BD137, DB139 e BD 140. Não deu certo.

Segue o esquema elétrico para auxiliar outros membros no futuro.

Parte elétrica ok, agora vamos para o relógio.

Como podem reparar na foto abaixo o pendulo estava solto.

Essa parte que tem duas pazinhas, foi refeita.

Os parafusos que seguram as bobinas, quebraram na retirada. Como na foto.

Foram refuradas

Feito rosca nova com macho.

A caixa é o que estava pior.

Caixa lixada e passado um fundo para tratar a ferrugem.

Maciada.

Fundo preparador.

Caixa pronta.

Relógio pronto.

Bem pessoal é isso, a intenção é compartilhar o meu passatempo com vcs.

Agradeço em especial ao amigo Jmm que não médio esforços para me auxiliar na parte elétrica.

Abraços

Rogério

rodrigo_tuim

Show de bola. Parabéns pelo detalhamento do processo. Ficou bem legal e instrutivo.

Filipeandrade

Que viagem horológica!

Achei muito legal! O cuidado e o bom serviço!

A cor e os detalhes fizeram uma arte modernista!  ;)

Ps: Achei ótimo o mostrador preservado!

Abraços!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Cigano

Que fantástico, parabéns pela restauração deste belo relógio!!
Ficou lindo !!

Abraços,
Cigano!

ROGÉRIO_DY

Obrigado Rodrigo.

Eu normalmente gosto de preservar os mostradores caro Filipe, pois os mesmos clem de mostras as horas guardam uma historia por trás.

Valeu Cigano pelas palavras amigas.

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

ROGÉRIO_DY

Jmm

Muito legal Rogério!
Valeu o trabalho.

Agora só falta encontrar um transistor para o outro relógio.

Abraço!
Boa sorte na busca!

Marcos David

Ótima restauração.

Quem gosta de trabalhos manuais vibra quando vê...

Abraços.
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

ROGÉRIO_DY

É  Jmm ta difícil de achar esse bichinho, mais não é impossível. rssssssssssssssss

O pior é que agora tem um funcionando e o outro parou. kakakakkaakkak

O Marcos obrigado pelas palavras, não é nada profissional mais a gente vai aprendendo com o tempo.