VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui

  • 2409 Respostas
  • 571374 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #80 Online: 28 Junho 2016 às 22:06:08 »


Lembro desse  comentário tb, fiquei curioso sobre essa história, sera que alguém sabe maiores detalhes?

Sobre as caixas BETA nacionais...
Houve este "papo" tempos atrás, que eu replico aí abaixo...

Citação de: igorschutz em 17 Abril 2009 às 16:35:02

    Aqui pro Brasil mesmo vinham Omegas só com máquina e mostrador. A caixa era da marca 'Beta', nacional.

    Agora, em relação as caixas de ouro, era muito comum o relógio só receber a caixa no país em que seria comercializado.
    Em Portugal, por exemplo, a legislação exige (exigia?) que só podem ser vendidas como ouro peças de 19 kt ou mais, ou seja, um relógio de 18 kt não passaria por ouro em Portugal, daí as caixas eram fabricadas localmente neste quilate.
    Tem também os Omega com caixa de ouro argentina, que dizem ter caixas mais bem feitas que as suíças...
    Tem caixas francesas também!

    Certeza que o Gravina sabe falar melhor disso do que eu.

    Um abraço,

    Igor

    P.S.: Pandolfi, espetacular este seu Elgin!




Oi Igor,

É isso aí!
Na verdade, por força de lei, relógios dos anos 70............acho que em 1973, tinham que ter algum índice de nacionalização para receber o sêlo verde.............Zona Franca criada, teoricamente, os relógios teriam que serem montados aqui.....mão-de-obra nacional.
Surge a BETA, que não só fezcaixas de ouro, como algumas de aço também.................inclusive de Speedmaster com calibre 1045 (Penso que já vinham montados de lá..........não sei, não fotografei, mas conheço alguns relojoeiros que trabalharam na ZFM nesta época...........Fonatenelle da Omega (chefe), e o próprio Sr. Hilário que está hoje com o Paulinho e Celsinho..........este último trabalhou anos na BETA, e foi chefe dos relojoeiros em uma época que a Swath Group (Omega, Longines, etc) estava localizada no bairro de Pinheiros...
Com relação às caixas de ouro, era realmente uma prática comum a confecção destas em uma firma especializada paralela..................Comprava-se os relógios de aço da Suíça, ou mesmo de plaquet (estes mais caros, mas o mostrador e ponteiros, por vezes, acompanhavam o tom da coisa), e não raramente, estas caixas eram bem mais elaboradas e reforçadas do que aquelas de origem helvética ;D
O colecionador não vê com bons olhos este tipo de caixa (não assinada), mas na época o consumidor (primeiro proprietário), queria mesmo é que o relógio fosse de ouro, pouco lá se importando com a caixa..........ele não ia abrir mesmo!!!........assim presumo!

Abração

Gravina

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #81 Online: 28 Junho 2016 às 23:37:03 »
Parece fino? É?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Sim é, mas nas bordas... engana bem.

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #82 Online: 29 Junho 2016 às 07:23:41 »
Belo trabalho de busca, Alberto. Sua gentileza é mesmo ímpar. Obrigado.
Ademais, a pena aqui é o quanto o fórum se ressente da falta do Gravina, Mestre que é, com sua dedicação, humildade e ensinamentos; e mesmo do Igor, lá com as idiossincrasias dele mas com um conhecimento insuperável.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk


Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #83 Online: 29 Junho 2016 às 07:27:05 »
Hoje, o xodó, 6309 de 1981. Amo de paixão.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk


Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #84 Online: 29 Junho 2016 às 08:09:12 »
Excelentes postagens e peças!!!  :o :o :o

Bom reler transcrições das postagens do Gravina! Também sou um dos que as lia até antes de entrar no fórum. Valeu Alberto!

Quanto ao Meneghetti, é realmente uma sumidade no ensino à distância...  :D

Depois postarei o Seiko 6319 que ainda está esperando a conclusão da restauração (a segunda da minha carreira  ::) ;D). Tenho um acrílico novo que o amigo ROGÉRIO_DY me enviou a uns dois anos e até agora não conclui o bixinho :/

Estou também com um 7002 que acabei de ganhar. A coroa está travada.  ???

Abraços.
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #85 Online: 29 Junho 2016 às 09:29:01 »
Alberto obrigado pela pesquisa sobre a Beta.
abraço
sic transit gloria mundi

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #86 Online: 29 Junho 2016 às 09:39:18 »


Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk


*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #87 Online: 29 Junho 2016 às 09:40:22 »
Fiz uma traquinagens com esse jovem senhor japonês.
Sds,

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk


*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #88 Online: 29 Junho 2016 às 10:10:53 »
Bons dias!

Para a turma que preza o idioma do William,... 
...que pode até ser o bom e velho Shakespeare...  ;)  :D
E que talvez até acredite que citar "in English" dá mais peso à mensagem...  ::)

Aí vai uma brincadeira, sem alvo fixo, portanto bem genérica.  ok? ;)

Mark,
Eu acho até legal fazer um "NO LOGO"...
Aliás eu tenho um "projeto", que está parcialmente executado e que acabou ficando guardado em uma gaveta, que pretende ser assim, sem nome(s)...

Nem no mostrado e nem na tampa traseira. Tudo "liso".  8)

Eu pretendo retomá-lo, mas a seu tempo...
Por enquanto eu perdi um pouco esse tal "embalo", o das "fuçadas" (de manutenção) e também dos "mod´s" descompromissados...  :(

Abraços a todos!
Alberto

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #89 Online: 29 Junho 2016 às 10:56:50 »
Minha primeira contribuição é um Suíço sem nome gosto muito dele!
Um presente de um grande amigo aqui da Suíça, musico como eu que nao esta mais entre nos!
Este parece ter sido do pai dele!
Estava parado e eu consegui um balaço para ele e agora uso sempre que posso!

Sem título by Carlos Ventura, no Flickr

Sem título by Carlos Ventura, no Flickr
C. Ventura

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #90 Online: 29 Junho 2016 às 12:46:22 »
Senhores,

Nossa, eu tive uns dias corridos e acabei ficando fora do ar. Quando voltei fiquei abismado com a quantidade de posts, a qualidade dos relógios mostrados e, o melhor, as histórias e ideias que permearam os posts. Nem me atrevo a citar nomes e relógios para parabenizar para evitar cometer gafes, mas todos que participam deste tópico estão de parabéns. É muito legal ver este povo que curte uma "ferrugem horológica", suas histórias e o contexto nos quais foram criados.

A minha contribuição de hoje é sobre uma memória afetiva que tenho. Desde criança associo os Orient aos trabalhadores da construção civil. Estes relógios não estão mais comigo, mas tive a felicidade de curtir e saber que hoje estão em ótimas mãos.


Orient King Diver
by Marco Y, on Flickr


Orient King Diver
by Marco Y, on Flickr

Abraços
 
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #91 Online: 29 Junho 2016 às 18:01:12 »
Que imagens maravilhosa caro Carretera, as peças então... Nem se fala. Parabéns pas peças, vi peças do mesmo modelo mas pouco as surradas por R$1k...

Enviado de meu GT-I9305 usando Tapatalk
Abraços,
Cigano!

*

Offline Mateustosatti

  • **
  • 96
  • Instagram: RetratosBaianos
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #92 Online: 29 Junho 2016 às 21:49:43 »
Boa noite a todos,

Não posto muita coisa, mas literalmente vejo/leio todos os posts novos no fórum.

Achei esse tópico bem legal já que os vintages me fascinam, principalmente pensando nas histórias que cada um guarda em seus riscos..

Bom, o relógio de bolso que posto é um Cyma que pertenceu ao meu bisavô. Esse relógio o acompanhou enquanto foi prisioneiro na Segunda Guerra em Adis Abeba, capital da Etiópia e na Eritreia, no Nordeste Africano. Ele ficou preso durante 10 anos por ser soldado de Mussolini (não havia alternativa) e escapou por pouco de ser morto. Durante esses anos, um gato selvagem e esse Cyma foram seus fiéis companheiros.

Entre outros objetos, tenho seu "dog tag" (Intacto! Difícil de acreditar), canivete e crucifixo feitos por ele próprio e cartas que foram trocadas com a família, de Varese, Itália.

Enfim, hoje o Cyma está guardado de maneira especial e possui enorme valor sentimental.

PS.: o relógio tem no mínimo 80 anos, nunca foi revisado, e funciona perfeitamente!


Abraços e desculpem-me caso tenha fugido um pouco do tema!

Mateus Tosatti.





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Instagram: RetratosBaianos

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #93 Online: 29 Junho 2016 às 22:19:58 »
Caramba Mateus, foi a melhor história envolvendo relógio vintage que li no tópico, sem contar a beleza deste guerreiro Cyma. Essa tem um valor impagável! Parabéns!!

Enviado de meu GT-I9305 usando Tapatalk

Abraços,
Cigano!

*

Offline Mateustosatti

  • **
  • 96
  • Instagram: RetratosBaianos
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #94 Online: 29 Junho 2016 às 22:24:41 »
Caramba Mateus, foi a melhor história envolvendo relógio vintage que li no tópico, sem contar a beleza deste guerreiro Cyma. Essa tem um valor impagável! Parabéns!!

Enviado de meu GT-I9305 usando Tapatalk

Muito obrigado, Cigano! De fato esse tem um valor impagável e é um guerreiro com seus 80 e poucos anos.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Instagram: RetratosBaianos

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #95 Online: 29 Junho 2016 às 23:00:52 »
Boa noite!
Grato por compartilhar conosco o relógio e a história do seu bisavô.

Coisas que o dinheiro não compra...
E isto é parte importante do espírito aqui deste tópico.

Parabéns!
Alberto

*

Offline Mateustosatti

  • **
  • 96
  • Instagram: RetratosBaianos
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #96 Online: 30 Junho 2016 às 00:11:31 »
Boa noite!
Grato por compartilhar conosco o relógio e a história do seu bisavô.

Coisas que o dinheiro não compra...
E isto é parte importante do espírito aqui deste tópico.

Parabéns!
Alberto

Alberto, muito obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Instagram: RetratosBaianos

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #97 Online: 30 Junho 2016 às 01:08:36 »
Cigano,

Obrigado pelo comentário sobre os Orient que postei. Hoje eles estão com uma pessoa muito especial do FRM.

Mateus,

Seu post reforçou o espírito deste tópico, onde valorizamos as histórias e as lembranças que os relógios postados tem associados. A história entre seu bisavô e este CYMA é fascinante e o fato dele funcionar perfeitamente é muito bacana.

Obrigado por compartilhar sua história.

Abraços!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #98 Online: 30 Junho 2016 às 07:39:18 »
Parabéns Mateus!

Por manter viva a memória do seu bisavô e compartilhar conosco.  :D

O que tem preço com dinheiro se compra, já o que tem valor sentimental é imensurável.

Abraços.
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #99 Online: 30 Junho 2016 às 08:34:14 »
Mateus, parabens pelo relógio e principalmente pela história, valeu abraço.
sic transit gloria mundi