Menu principal

Relojoaria para amadores (pequenos consertos).

Iniciado por O Cara, 14 Abril 2010 às 18:29:51

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Citação de: shun online 20 Abril 2010 às 18:31:07
Pelo visto só eu e você, Fábio, estamos CHEIOS de dúvidas! kkkkkk  ;D

Mais uma aqui: Como eu removo o movimento do relógio que tem aqueles "grampos" que seguram o movimento? tenho que entortar eles??

Abraços!

Acho que esses são o tal grampo que você se refere ??

Esse é um movimento de um Rotary 1960´s
Eu tbm tenho duvidas !!
Abraços,
Cigano!

O Cara

Mais uma aqui: Como eu removo o movimento do relógio que tem aqueles "grampos" que seguram o movimento? tenho que entortar eles??

Abraços!

Pois é, parece que sim.
Nesse caso dos grampos, se não houver outro jeito seria entortando mesmo (no caso desentortanto porque entortado eles já estão).
Com cuidado para não quebrar, pois depois terá que recolocá-los no lugar (entortá-los novamente)
Um abraço
Fábio

Cigano

Mais um postizinho.... ;D

Olhem só esse um antes e depois da caixa de uim Rolex Explorer II Ref 16570. Adoro ver isso !! ::) ::)

Antes:

Como está ficando:

Quase pronto:

E pronto:

Agora como se chegou até esse resultado??
Bom algumas imagens dizem mais do que 1000 palavras, não é ?? Então vai !! ;D

Lixa P220  ;D

Lixando na mão mesmo  ;D

Agora uma lixa 800 ;D

Agora uma lixa 1600 ;D

Para finalizar á máquina ;D

Legal, não ??
Abraços,
Cigano!

FALCO

Citação de: Cigano online 21 Abril 2010 às 02:05:36...
E pronto:

...Legal, não ??

Legal é, sem dúvida, mas sobre o trabalho apresentado, importante lembrar que o fácil de restaurar uma caixa é polir... esta lateral espelhada é a parte fácil ao se trazer uma caixa à seu estado original, já manter os cantos e arestas, o acabamento acetinado respeitando a orientação original e etc. é o que pega...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Eu concordo com o que nos disse o Fernando.

E como o tema é focado nos "amadores", eu aproveito para fazer um lembrete extra.

Nunca tentem polir (especialmente com politriz de bancada) um relógio montado.
A caixa deve ser sempre totalmente desmontada.

Alguns dos principais motivos.
- O relógio pode simplesmente ser "tomado" da mão e voar. Este é o pior.
- O aquecimento, logicamente se não houver a devida prática, ou se houver "afoiteza" na operação.
- A possibilidade de penetração de resíduos em locais indevidos e difíceis, bezeis, a região entre a caixa e o "vidro", etc.

Abraços!
Alberto

O Cara

Tirando a máquina politriz, que nem todo mundo tem em casa, o restante pode perfeitamente ser feito em casa sem problema algum.

Eu to com um relógio aqui que é todo arredondado, acho muito mais difícil tentar um "faça você mesmo", pois acertar as curvas é complicado.
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 21 Abril 2010 às 14:52:20
Tirando a máquina politriz, que nem todo mundo tem em casa, o restante pode perfeitamente ser feito em casa sem problema algum.
...

Salve!

Sim.
Uma politriz de bancada é realmente uma ferramenta profissional, portanto, fora do "escopo" deste tópico.

Mas,...
Suponhamos que alguém pense...

Aha!
Eu então vou usar aquela minha furadeira, juntamente com aquele kit de discos de polimento que veio nela, fixar a dita cuja em uma bancada (com aquele outro kit) e sair polindo, numa boa.

Tudo bem, amigos.
Até que daria...  ::)

Desde que a furadeira esteja em perfeitas condições, leia-se, sem "jogos" ou folgas no (rolamento do) mandril.
Caso contrário, a chance de um conseguir um bom polimento é zero.

Um abraço a todos,
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 21 Abril 2010 às 14:52:20
...
Eu to com um relógio aqui que é todo arredondado, acho muito mais difícil tentar um "faça você mesmo", pois acertar as curvas é complicado.

Sim.
É bem "complicado".

Tem até (relojoeiro) profissional que declina ("corre" :D) da coisa.

No polimento espelhado de superfícies não planas, qualquer defeito (mudança de curvatura) é imediatamente visível.
Por isso, alguns "proficionais" (com "c" mesmo), sem nem consultar o dono, optam por um acabamento "fosco", onde os defeitos não são visíveis, mas a "originalidade" vai para o brejo...  :P

Abraços!
Alberto

Jefferson

Citação de: Cigano online 21 Abril 2010 às 01:48:40

Abraços!

Esse é um movimento de um Rotary 1960´s
Eu tbm tenho duvidas !!

Olá pessoal,

Vou tentar contribuir. Acredito que não seja necessário entortar estas saliências do espaçador.

Fiz duas fotos do meu Stewag, para mostrar que o espaçador sai completamente da caixa. Só então é possível retirar o movimento.

Foto 1: Espaçador no lugar.

Foto 2: Espaçador retirado.

Se eu entendi corretamente o mecanismo, estas saliências servem para serem pressionadas pela tampa, quando rosqueada, empurrando todo o conjunto do espaçador, para manter o movimento firme dentro da caixa.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Salve!

Exatamente, amigo Jefferson.

Exatamente.

Abraços!
Alberto

shun

O meu caso parece ser um pouco diferente, não aparenta ser um 'espaçador' ou 'segurador de mostrador' ou congêneres.

E ai, como fica a minha situação?  :-\

um abraço!

Alberto Ferreira

Salve!

Shun,
Estes parafusos e lingüetas prendem o movimento...

Solte-os, usando uma chave de fendas.

Depois, libere e remova a tige.
Aqui...

Abraços,
Alberto

Cigano

Esse modo de segurar o movimeto do Rado do Shun que leva um ETA "não sei qual" é que nem do meu Technos, eu já troquei e retirei o movimento dele já várias vezes para fazer uns reparos no mostrador, e é preso do mesmo modo dentro da caixa.
Para tirar a tige, eu puxo ela primeiro como se fosse ajustar as horas e com um palito pressiono o botãozinho e puxo a corôa e pronto saiu a tige, e para repor ela eu coloco ela bem devagar girando lentamente até que sente um tack, ai eu pressiono com palito novamente e enpurro tudo a tige para dentro!!
Abraços,
Cigano!

O Cara

Uma foto do luminoso que falei alguns posts atras:

Será que uma limpeza resolve?
Se mandar fazer num relojoeiro será que sai muito caro?
Um abraço
Fábio

Cigano

Olha um relógios desse mecere ter uma renovação no luminoso, até porque não está envelhecido por igual !!

Tente uma limpeza, se não agradar mande refazer !! Agora não me pergunte como seria feita essa limpeza !! ;D ;D

Lindo Tag !!
Abraços,
Cigano!

shun

Citação de: Cigano online 21 Abril 2010 às 23:27:16
Esse modo de segurar o movimeto do Rado do Shun que leva um ETA "não sei qual" é que nem do meu Technos...

Fala Cigano, o ETA é um 2787 ( ou 2878 nao lembro bem )

Abraços!

dei uma olhada aqui no ranfft e é um 2878

Cigano

Citação de: shun online 22 Abril 2010 às 18:33:07
Citação de: Cigano online 21 Abril 2010 às 23:27:16
Esse modo de segurar o movimeto do Rado do Shun que leva um ETA "não sei qual" é que nem do meu Technos...

Fala Cigano, o ETA é um 2787 ( ou 2878 nao lembro bem )

Abraços!

dei uma olhada aqui no ranfft e é um 2878

Valeu, o do meu relógio é 2789, esses ETA´s é de uma precisão impressionante, apesar de eu não ligar muito para isso mais comparei com um Casio que tenho e o bixinho é véio mais trabalha bem !!
Abraços,
Cigano!

O Cara

Cigano, a idéia de mandar limpar ao invés de refazer é justamente para manter a cor original.

Se mandar refazer a cor pode destoar da original, mas em todo o caso, se a limpeza não ficar boa terei que refazer mesmo (ou trocar tudo, mostrador e ponteiros, mas é muito difícil achá-los para este modelo, acha muito para os mais novos e populares).
Um abraço
Fábio

shun

Existe alguma técnica específica para colocar as pontes encaixadas certinhas nos buraquinhos dos rubis nas engrenagens? Ou é pura tentativa e erro? tem uma ponte que segura todas as engrenagens, e está um desafio fora do normal encaixar aquelas coisinhas nos buraquinhos!  :-\

Abraços!

Cigano

Citação de: O Cara online 23 Abril 2010 às 02:08:02
Cigano, a idéia de mandar limpar ao invés de refazer é justamente para manter a cor original.

Se mandar refazer a cor pode destoar da original, mas em todo o caso, se a limpeza não ficar boa terei que refazer mesmo (ou trocar tudo, mostrador e ponteiros, mas é muito difícil achá-los para este modelo, acha muito para os mais novos e populares).

Sim claro deixar tudo na originalidade, mais se não tiver outro geito ne tem sque refazer !!

O relógio já é bonito, depois da geral então  ::) ::)!!
Abraços,
Cigano!