Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: flávio online 08 Setembro 2013 às 18:28:23

Título: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: flávio online 08 Setembro 2013 às 18:28:23
A Ebel sempre foi uma marca "ame ou odeie", até mesmo por seguir fielmente seu lema de serem os "arquitetos do tempo", projetando relógios de "design", mas com qualidade superior. No retorno da relojoaria mecânica, a marca saiu na frente com seus clássicos calibre 137, descendentes diretos dos Lemania e, pasmem, também utilizados com o mesmo acabamento, embora feitos por essa última marca, na Breguet (nos modelos Aeronavale e Transatlantique).

A preocupação da Ebel com o design de seus relógios também pode ser considerado seu calcanhar de Aquiles, pois fazia anos que ela não emplacava algum modelo icônico (se é que emplacou alguma vez). Sim, talvez o 1911 tivesse se tornado um modelo icônico se a marca não o tivesse mudado sucessivas vezes durante os anos.

Há alguns anos comprei um E Type Chrono, muito mais pelo movimento do que pelo design do relógio (foi caro na época, 4200 reais!). A revisão do relógio foi analisada a exaustão em um post, aqui:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5765.0

Confesso que quando a Ulysse Nardin adquiriu os direitos de fabricação do 137, não dei muita bola. Li rapidamente as notícias na internet e não percebi que não era algo compartilhado, mas venda total dos direitos. Eles simplesmente não o fabricariam mais!

Notícia aqui:

http://www.watchtime.com/wristwatch-industry-news/ulysse-nardin-acquires-ebels-chronograph-caliber-137/

Passei a perceber nas redes sociais este ano que a Ebel só divulgava relógios femininos e a quartzo. Masculinos? Dois ou três na linha...

Resumo da ópera: implodiram a Ebel, transformando-a numa "fabriqueta" tabajara, como se a marca não tivesse mais de 100 anos de história por trás!

Tudo bem que a marca deve ter passado por dificuldades, mas julgo um absurdo terem chegado a tal ponto! Há duas semanas, a fábrica de bicicletas artesanais Serotta (quem é do meio sabe) rendeu-se ao sinal dos tempos e anunciou que fecharia suas portas. Uma pena, a Serotta era uma instituição no ciclismo!

A Ebel também! Para quem passou pela fábrica (não pequena, diga-se) em La Chaux de Fonds há alguns anos, é para chorar vê-los seguir esse caminho.

Uma pena, sério.

Flávio
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Adriano online 08 Setembro 2013 às 20:56:18
Triste. Vide Movado: em 2008 em Baselworld vi Museum em ouro branco com turbilhão e complicações. Hoje os Museum são de plástico.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Alberto Ferreira online 08 Setembro 2013 às 21:47:31
Triste mesmo.

O Flávio tem razão e falar em "ostracismo", mas ele "pegou leve"...

Eu diria, em mau português, que foi é para o "brejo" mesmo.  >:(

Realmente uma pena
Para mim, a questão nem é tanto que ocorram tais "falências" das empresas, por vários motivos, eu até posso aceitar o fato...

Mas, para ser franco, o que me "agride" mesmo é a forma como tem ocorrido, nestes e em outros casos.
:(

Alberto
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: flávio online 08 Setembro 2013 às 22:30:25
Pode ser que com essa visão de relógios apenas femininos e poucos masculinos e mais simples eles se recuperem, mas o estrago está feito. Por falar em Movado, quando a Ebel foi vendida pelo LVMH, quem comprou foi a Movado, cujo passado glorioso desapareceu por completo...

Flávio
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: MRL online 09 Setembro 2013 às 09:38:44
Talvez como negócio a linha da Movado seja até bem lucrativa.

Estive no Caribe no Carnaval e para a Patroa não invocar com a minha compra de um relógio ;D falei para ela comprar um badulaque.

Ela pegou um Movado de quartzo com uns brilhantes, que custou após os descontos US$ 1.800.

Fiquei pensando se a Movado não teria margem maior que a boa Marca Suíça visto que é um produto com zero de inovação e tecnologia mas ainda consegue cobrar um preço elevado pelo que vende...
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Alberto Ferreira online 09 Setembro 2013 às 10:17:49
Citação de: MRL online 09 Setembro 2013 às 09:38:44
...

Fiquei pensando se a Movado não teria margem maior que a boa Marca Suíça visto que é um produto com zero de inovação e tecnologia mas ainda consegue cobrar um preço elevado pelo que vende...


Sim,...
Infelizmente, para os mais "tradicionalistas" (termo não pejorativo, apenas, por assim dizer, talvez um "estilo" ou uma "concepção"...  ::) ), eu creio que é disto mesmo que nós estamos falando.

Claro que há público e muito provavelmente (bom) lucro.

Então,...
Para os ditos "tradicionalistas", como alguns de nós que aqui estamos nos manifestando, talvez só haja mesmo uma coisa a fazer.
Nada!  :(

Alberto
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Dicbetts online 09 Setembro 2013 às 12:09:29
O que me incomoda, no caso da Movado e da Ebel, é que a família que assumiu a marca simplesmente deu um chute na tradição.

Me desapontei porque, quando se fala de Movado, lembro logo do Super Sub-Sea (calibre 146HP). O que a marca é hoje depõe contra sua própria tradição - exceto entre aqueles que sabem separar o ouro do cascalho, que são a imensa minoria e não têm força para mudar uma história que vem sendo empurrada ladeira abaixo.
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: EngenheiroVIX online 09 Setembro 2013 às 13:48:12
Vale a pena citar a Cyma também.


Abs...
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: igorschutz online 09 Setembro 2013 às 13:57:36
Citação de: EngenheiroVIX online 09 Setembro 2013 às 13:48:12
Vale a pena citar a Cyma também.

Bem lembrado! A Cyma-Tavannes já foi a maior fábrica de relógios da suíça, hoje está na mãos dos chineses e não tem nada diferenciado em seu portfólio...
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Rafaexp online 10 Setembro 2013 às 08:56:28
Triste história.... na verdade o canibalismo empresarial é cruel....

de qualquer forma, lembrei da Minerva e a Monblanc... foi a mesma história tb??? ou não??? versão oficial versus realidade, tem alguma diferença que vocês saibam???

Abraço

Rafa
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Dicbetts online 10 Setembro 2013 às 11:29:56
Citação de: Rafaexp online 10 Setembro 2013 às 08:56:28
Triste história.... na verdade o canibalismo empresarial é cruel....

de qualquer forma, lembrei da Minerva e a Monblanc... foi a mesma história tb??? ou não??? versão oficial versus realidade, tem alguma diferença que vocês saibam???

Abraço

Rafa

Rafael,

Acho que a diferença aqui é que a Montblanc englobou a Minerva, sepultou a marca, mas não as oficinas. Quero dizer que a Minerva continua existindo (de certa forma), só que com o nome da Montblanc.

Não é o caso do Movado Group. Trata-se de uma marca que rompeu totalmente com a tradição da marca, fabricando atualmente produtos semi-descartáveis. Hoje, a Movado não desenvolve um único calibre; tornou-se mera "engarrafadora".

Já a Montblanc ao menos deu sequência a alguns calibres da Minerva. E aproveita sua expertise para desenvolver outros tantos.

Abração,
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Adriano online 10 Setembro 2013 às 11:34:06
Exato. É muito diferente. Aliás, muitos lamentam, como nosso patrão Flávio, que a Minerva não tenha sido mantida como "brand".

Abraços!

Adriano
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: flávio online 10 Setembro 2013 às 12:05:21
A Minerva, antes da Montblanc adquiri-la, vinha mal das pernas há anos. Num prédio enorme onde caberiam, talvez, umas 60 pessoas trabalhando, havia 7, salvo engano.

Eu tenho minhas dúvidas se a Montblanc aproveitou o "expertise" da Minerva. Na verdade, compraram-na apenas para dar "legitimidade" ao que pretendiam fazer, uma fábrica de relógios de alto nível, e ponto final.

Como já disse aqui, acho os relógios Montblanc Minerva belíssimos! Vou além: não possuem preços extorsivos pelo que oferecem e são muito, mas muito legais, incomuns e ao mesmo tempo clássico.

Mas, como o Adriano ressaltou, o nome MONTBLANC me remete a canetas, não relógios. É claro que com um nome desses e uma rede de vendas enorme, deram a volta por cima. Mas o nome, pelo menos para mim, tem significado.

Como já disse aqui, houve uma época que competi no ciclismo e pela Gary Fisher, a empresa que "criou" o Mountain Bike (o cara que criou). As bikes da Fisher, mesmo quando já feitas pela Trek (a partir de 1994), tinham uma singularidade tremenda. Eram Fishers porra, uma instituição dentro do ciclismo! Para terem uma noção, atualmente ainda uso uma Fisher 2006, em estado de zero, pois sou cuidadoso. Pessoas já me pararam na rua para conversar sobre a bike, que não tem nada demais, é uma Fisher, apenas isso. Vocês acham que isso aconteceria com uma Specialized? Não... Não aconteceria.

Então, em 2010 a Trek decidiu acabar com a marca Fisher e englobá-la na linha deles. Hoje, você pega uma Trek, escrito Trek no quadro (e com aquele estilo Trek de ser, entenda-se, sisudo) e há um pequeno adesivo: Gary Fisher Collection. No fundo, a bike é a mesma de antes mas... Mas não é. Eu não compraria só por isso.

Com a Montblanc é a mesma coisa. Se a Montblanc tivesse mantido o nome MINERVA como principal e, sei lá, até mesmo colocado um by Montblanc, até encararia. Mas Montblanc, minerva collection, passo. Meu santo não bate com isso e Freud talvez explique.


Flávio
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: MRL online 10 Setembro 2013 às 12:32:40
A Montblanc ganhou muito o meu respeito com a evolução dos seus relógios.

Eu acho a série Nicolas Rieussec maravilhosa e o novo Rising Hours sensacional.

É realmente triste o desaparecimento da marca da Minerva, mas vejo todo este processo de turnaround do negócio de relógios Montblanc como um movimento da Richemont para fortalecer seu posicionamento nas marcas de "médio porte" de luxo. Digo isso porque estão subindo os preços de Panerai e IWC aproximando-os de JLC e deixam a Montblanc subir e disputar neste segmento de até 10 mil dólares, aonde a proposta de valor da Montblanc é muito boa. E me parece um movimento de marcas que está sendo muito bem feito.
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Dicbetts online 10 Setembro 2013 às 12:47:20
Citação de: flavio online 10 Setembro 2013 às 12:05:21
A Minerva, antes da Montblanc adquiri-la, vinha mal das pernas há anos. Num prédio enorme onde caberiam, talvez, umas 60 pessoas trabalhando, havia 7, salvo engano.

Eu tenho minhas dúvidas se a Montblanc aproveitou o "expertise" da Minerva. Na verdade, compraram-na apenas para dar "legitimidade" ao que pretendiam fazer, uma fábrica de relógios de alto nível, e ponto final.

Como já disse aqui, acho os relógios Montblanc Minerva belíssimos! Vou além: não possuem preços extorsivos pelo que oferecem e são muito, mas muito legais, incomuns e ao mesmo tempo clássico.

Mas, como o Adriano ressaltou, o nome MONTBLANC me remete a canetas, não relógios. É claro que com um nome desses e uma rede de vendas enorme, deram a volta por cima. Mas o nome, pelo menos para mim, tem significado.

Como já disse aqui, houve uma época que competi no ciclismo e pela Gary Fisher, a empresa que "criou" o Mountain Bike (o cara que criou). As bikes da Fisher, mesmo quando já feitas pela Trek (a partir de 1994), tinham uma singularidade tremenda. Eram Fishers porra, uma instituição dentro do ciclismo! Para terem uma noção, atualmente ainda uso uma Fisher 2006, em estado de zero, pois sou cuidadoso. Pessoas já me pararam na rua para conversar sobre a bike, que não tem nada demais, é uma Fisher, apenas isso. Vocês acham que isso aconteceria com uma Specialized? Não... Não aconteceria.

Então, em 2010 a Trek decidiu acabar com a marca Fisher e englobá-la na linha deles. Hoje, você pega uma Trek, escrito Trek no quadro (e com aquele estilo Trek de ser, entenda-se, sisudo) e há um pequeno adesivo: Gary Fisher Collection. No fundo, a bike é a mesma de antes mas... Mas não é. Eu não compraria só por isso.

Com a Montblanc é a mesma coisa. Se a Montblanc tivesse mantido o nome MINERVA como principal e, sei lá, até mesmo colocado um by Montblanc, até encararia. Mas Montblanc, minerva collection, passo. Meu santo não bate com isso e Freud talvez explique.


Flávio

Respeito sua posição, mas penso de maneira distinta.

No universo dos negócios, os caras fazem canibalismo com base em certos parâmetros - e nem todos dão certo, registre-se. A Minerva estava à beira da extinção, desacreditada, esquecida; calculo que poucos (como nós) a saudariam se ressuscitasse. Uma pesquisa qualificada deve ter confirmado tal impressão.

Então, fez o quê a Montblanc? Engoliu a Minerva, agregando-a a um nome forte, pujante, ainda que de canetas. E partiu para a nova seara. Sai-se bem, por enquanto. Tudo, claro, sustentado por um marketing agressivo, que a favorece na consolidação no universo dos relógios.

(Basta ver que em revistas de moda e de artigos de luxo, a Montblanc é uma das principais anunciantes. Aposta, certamente, que a qualidade das canetas alavanca os relógios. E atira nas duas das principais vertentes de exibição de status, atualmente: relógios e canetas. Está aí a Pulso para confirmar.)

Talvez um "Minerva by Montblanc" fosse a solução que queremos, mas nosso carinho pela marca e pela tradição não faz parte da equação. Talvez também desse certo - não há como prever.

E se amanhã a JLC lançasse uma linha de canetas? Ou a Rolex, de utensílios de viagem? Pela força das marcas, creio que teriam grandes chances de virarem sucesso.

Dic.
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: vinniearques online 10 Setembro 2013 às 13:17:21
Dicbetts, tenho um exemplo vivo dentro de casa, meu pai adora os relogios Montblanc exatamente por ser....... Montblanc, uma marca de luxo, independente de qual é o carro forte dela, pra ele pouco importa, ele é um consumidor padrão do mercado, não liga se é marca de caneta ou de Relogios, luxo é luxo e Montblanc é luxo pra quem não é ligado como nós!

Ah.. Pra arrematar de vez a visão do meu pai, entre as canetas dele, tem uma em especial que adora, uma Rolex toda dourada, e ele gosta porque é Rolex........

Vai entender!


Mais se quer saber as vezes vendo a curtição que ele tem em comprar um relogio porque é bonito ou de luxo ou seja lá porque ele gostou do relogio, fico pensando se ele está de tudo errado....
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Dicbetts online 10 Setembro 2013 às 14:01:44
Citação de: Vinnie online 10 Setembro 2013 às 13:17:21
Dicbetts, tenho um exemplo vivo dentro de casa, meu pai adora os relogios Montblanc exatamente por ser....... Montblanc, uma marca de luxo, independente de qual é o carro forte dela, pra ele pouco importa, ele é um consumidor padrão do mercado, não liga se é marca de caneta ou de Relogios, luxo é luxo e Montblanc é luxo pra quem não é ligado como nós!

Ah.. Pra arrematar de vez a visão do meu pai, entre as canetas dele, tem uma em especial que adora, uma Rolex toda dourada, e ele gosta porque é Rolex........

Vai entender!


Mais se quer saber as vezes vendo a curtição que ele tem em comprar um relogio porque é bonito ou de luxo ou seja lá porque ele gostou do relogio, fico pensando se ele está de tudo errado....

Vinnie,

Caneta Rolex pra mim é novidade. Mais uma que aprendi.

Seu pai pensa como 99,9% das pessoas. E ele está certíssimo, embora nós, aqui, não estejamos errados.

Fazendo filosofia barata (mas verdadeira), são "visões diferentes do mundo".

A Montblanc tem um nome estabelecido no mercado de luxo, tal como a Chanel, a Cartier, a Bulgari, a LV, a Hermés...

O que ele deseja, a Montblanc entrega. É o que conta.

Ele fica feliz e você igualmente satisfeito em ver a alegria dele.

Todos ganham.

Abração,
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: vinniearques online 10 Setembro 2013 às 14:10:04
Citação de: Dicbetts online 10 Setembro 2013 às 14:01:44
Citação de: Vinnie online 10 Setembro 2013 às 13:17:21
Dicbetts, tenho um exemplo vivo dentro de casa, meu pai adora os relogios Montblanc exatamente por ser....... Montblanc, uma marca de luxo, independente de qual é o carro forte dela, pra ele pouco importa, ele é um consumidor padrão do mercado, não liga se é marca de caneta ou de Relogios, luxo é luxo e Montblanc é luxo pra quem não é ligado como nós!

Ah.. Pra arrematar de vez a visão do meu pai, entre as canetas dele, tem uma em especial que adora, uma Rolex toda dourada, e ele gosta porque é Rolex........

Vai entender!


Mais se quer saber as vezes vendo a curtição que ele tem em comprar um relogio porque é bonito ou de luxo ou seja lá porque ele gostou do relogio, fico pensando se ele está de tudo errado....

Vinnie,

Caneta Rolex pra mim é novidade. Mais uma que aprendi.

Seu pai pensa como 99,9% das pessoas. E ele está certíssimo, embora nós, aqui, não estejamos errados.

Fazendo filosofia barata (mas verdadeira), são "visões diferentes do mundo".

A Montblanc tem um nome estabelecido no mercado de luxo, tal como a Chanel, a Cartier, a Bulgari, a LV, a Hermés...

O que ele deseja, a Montblanc entrega. É o que conta.

Ele fica feliz e você igualmente satisfeito em ver a alegria dele.

Todos ganham.

Abração,

Muito bem colocado, e só pra mostrar já que não conhecia a caneta, é exatamente igual a essa ( foto da internet)

(http://www.luxurytyme.com/collectables/penbox4oq8.jpg)
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Alberto Ferreira online 10 Setembro 2013 às 14:13:48
Break! Break!
;)

Bem,...
O exemplo da caneta "Rolex"...

Nós temos que diferenciar duas coisas, quando uma marca engloba, assimila (ou "engolfa"  :-[) outra...

E os produtos promocionais como, por exemplo, os "brindes" (presentes para clientes) de determinada marca.

Eu creio, até contestação pelos que melhor conhecem os "meandros" da marca, que o caso da caneta Rolex deva ser este último.

Alberto
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Dicbetts online 10 Setembro 2013 às 14:17:45
Citação de: Alberto Ferreira online 10 Setembro 2013 às 14:13:48
Break! Break!
;)

Bem,...
O exemplo da caneta "Rolex"...

Nós temos que diferenciar duas coisas, quando uma marca engloba, assimila (ou "engolfa"  :-[) outra...

E os produtos promocionais como, por exemplo, os "brindes" (presentes para clientes) de determinada marca.

Eu creio, até contestação pelos que melhor conhecem os "meandros" da marca, que o caso da caneta Rolex deva ser este último.

Alberto


Se a canetinha for brinde, faz jus à Rolex.
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: vinniearques online 10 Setembro 2013 às 14:21:07
Citação de: Dicbetts online 10 Setembro 2013 às 14:17:45
Citação de: Alberto Ferreira online 10 Setembro 2013 às 14:13:48
Break! Break!
;)

Bem,...
O exemplo da caneta "Rolex"...

Nós temos que diferenciar duas coisas, quando uma marca engloba, assimila (ou "engolfa"  :-[) outra...

E os produtos promocionais como, por exemplo, os "brindes" (presentes para clientes) de determinada marca.

Eu creio, até contestação pelos que melhor conhecem os "meandros" da marca, que o caso da caneta Rolex deva ser este último.

Alberto


Se a canetinha for brinde, faz jus à Rolex.

Sim é brinde.

Só citei lá em cima como curiosidade de como pensa meu pai e para dar exemplo de como a marca as vezes pro consumidor médio vende independente do produto! já houve diversas propostas para comprar essa caneta de amigos do meu pai!
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: flávio online 10 Setembro 2013 às 14:21:44
Dicbetts, na verdade nossos pontos de vista são coincidentes em absolutamente tudo. Como ressaltei, foi uma grande jogada a Montblanc adquirir a Minerva e lhe dar legimiidade para algo que nunca teve, a frabricação de relógios. Também é certo que oferecem um produto fantástico, belíssimo e por um preço razoavelmente justo (tecnicamente falando, os acho superiores à IWC que, para dizer a verdade, está overpriced demais de uns tempos para cá).

Como ressaltei, dando como exemplo meu gosto por bicicletas, eu não compraria, disse eu, por questões exclusivamente pessoais. Uma Trek Fisher de hoje é sem por nem tirar as Fisher Trek de ontem (muito embora com um visual mais comportado, algo que a Fisher procurava evitar). O produto é o mesmo! No entanto, o NOME do produto, só isso, não me agrada, porque a Montblanc, conquanto marca inserida no mercado de luxo, nunca havia sido marca de relógio. Compraram a Minerva, como disse, para lhes dar legitimidade e VENDERAM ao potencial consumidor de produtos deles (e a linha Minverva tem outro público, convenhamos) a imagem que haviam comprado uma fábrica tradicional que hoje lhes dá suporte de "expertise", quando na verdade a Minverva nem funcionários tinha mais.

Mas concordo com tudo o que disse. Nossa única divergência é no campo subjetivo, eu não compraria um produto deles porque, para mim, falta- lhe "alma", se é que me fiz entender.


Flávio
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: ogum777 online 10 Setembro 2013 às 16:21:01
bom, não entendo tanto de expertise de relógios, mas algo de bicicletas sim.

é fato que hoje marca é uma coisa bem diferente do produto..

há centenas de anos, LV era marca dum seleiro, luis vuitton, que fazia coisas de qualdiade e foi fornecedor da alta classe europeia. criou a marca LV só pra diferenciar seus produtos dos falsificados.

e hoje? luis vuitton é marca até de relógios. como o negócio de um seleiro evoluiu nesse sentido?

siplesmente descolando a marca...

marca é simplesmente uma marca. e  em cima dela é feito o tal trabalho de "agregamento de valor" que faz a pessoa sentir algo estranho por aquele objeto que carrega aquela marca.

junte esse trabalho a essa desgraceira que é a terceirização, e temos algumas distorções...

um exemplo que o flávio vai gostar.

no dia a dia tenho usado uma basso. sim, tem sido minha bike de transporte pela cidade. acho que sou o único paulsitano que usa um quadro basso de titânio.

basso é um tradicional fabricante italiano de bicicletas.

quando comprei o quadro, coprei baratinho: quadro pra rodas 650c, caindo em desuso. e sendo um quadro "italiano" e já vindo comum movimento central campagnolo instalado, teria a medida com movimento central com a hoje execrada "rosca italiana", que diinui drasticamente a oferta me movimentos centrais, peça onde vão encaixadas as pedivelas.

por esses dois detalhes esse quadro chegou baratinho nas minhas mãos.

mas o ogro aqui pesquisou.

quem disse que esse quadro italiano era mesmo italiano? quem disse que algum dia a basso teve gente soldando titânio, que exige uma solda toda especial?

a basso, como todo mundo de marcas de prestígio dos anos 90 queofereceu bicicletas de titânio, comprava sob encomenda da americana litespeed, então nas mãos do mago david lynskey.

e americanos produzem quadros com rosca inglesa, medida universal que permite que achemos peças em qualquer esquina... e pra bom pesquisador, aro 65c é só 12mm mais alto que 26", 6mm no freio, e bastou usar ferraduras ligeiramente mais longas pra usar o universal aro 26, com pneus fios, nessa bicicleta.

assim, eu ando numa basso que foi soldada pelo mago david lynskey.... e como é aro 26, e usa freios parecidos com os de uma caloi 10, dá pra meter amarrada no poste, ainda mais que usar trocadores de marchas de alavanquinhas no guidão.

pois é flávio, pouca gente percebe que meus thumshifters são de alavancas ultegra montadas em paul thumbies, pois os confunde com peças de bicicletas de supermercado... e acham que o quadro é de alumínio.

a bike é ótima. mas não chama atenção. não tem uma marca que seja "bling bling" pra quem tá na rua.

hoje, quando uma empresa compra outra, pode estar comprando a marca, ou a expertize, o know-how (sunrace comprou sturmey-archer, sram comprou sachs, pra citar dois exemplos do mundo das bicicletas).

e quem vende, pq vende? manter tradição só pq é tradiçao?

é fato que se herdam ações, mas não se herda capacidade de gerenciamento. e daí antigas histórias domundo da produção industrial vãodpras cucuias.

de outro lado, como já foi bem discutido em outro post, outras marcas valorizaram de uma forma mais rápida que a evolução dos seus produtos. pq hoje umrolex sub é vendido por mais que um omega po? é melhor?

lembremos que o mundo comercial vive do lucro. simples assim. dá lucro? mantem. não dá? vende, quebra, retalha.

e assim algumas coisas virarão mera curiosidade histórica....


Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: igorschutz online 10 Setembro 2013 às 16:28:14
Citação de: ogum777 online 10 Setembro 2013 às 16:21:01
há centenas de anos, LV era marca dum seleiro, (...)

Só uma ligeira correção, que não altera em nada o raciocínio da mensagem: LV começou como maleiro. Seleiro era a Hermès (que, inclusive, até hoje fabrica selas).
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Dicbetts online 10 Setembro 2013 às 18:22:58
Citação de: flavio online 10 Setembro 2013 às 14:21:44
Dicbetts, na verdade nossos pontos de vista são coincidentes em absolutamente tudo. Como ressaltei, foi uma grande jogada a Montblanc adquirir a Minerva e lhe dar legimiidade para algo que nunca teve, a frabricação de relógios. Também é certo que oferecem um produto fantástico, belíssimo e por um preço razoavelmente justo (tecnicamente falando, os acho superiores à IWC que, para dizer a verdade, está overpriced demais de uns tempos para cá).

Como ressaltei, dando como exemplo meu gosto por bicicletas, eu não compraria, disse eu, por questões exclusivamente pessoais. Uma Trek Fisher de hoje é sem por nem tirar as Fisher Trek de ontem (muito embora com um visual mais comportado, algo que a Fisher procurava evitar). O produto é o mesmo! No entanto, o NOME do produto, só isso, não me agrada, porque a Montblanc, conquanto marca inserida no mercado de luxo, nunca havia sido marca de relógio. Compraram a Minerva, como disse, para lhes dar legitimidade e VENDERAM ao potencial consumidor de produtos deles (e a linha Minverva tem outro público, convenhamos) a imagem que haviam comprado uma fábrica tradicional que hoje lhes dá suporte de "expertise", quando na verdade a Minverva nem funcionários tinha mais.

Mas concordo com tudo o que disse. Nossa única divergência é no campo subjetivo, eu não compraria um produto deles porque, para mim, falta- lhe "alma", se é que me fiz entender.


Flávio

Flavio,

Agora compreendo-o melhor. Achei sua argumentação mais clara desta vez.

Concordo ainda quando emparelha a Montblanc com a IWC - que não apenas considero "overpriced", mas sobretudo "overrated".

E vejo pontos positivos na aquisição da Minerva pela Montblanc.

Acho mesmo que se a ideia inicial era obter legitimidade, agregando uma marca tradicional e com história a uma "newcomer", a Montblanc foi além. Mostrou - e isso num setor industrial árido, complexo, competitivo e cuja ponta é de consumidores exigentíssimos - que não chegara para experimentar a temperatura do ambiente.

Resumindo: não era uma visitante, que, caso não obtivesse os resultados esperados, agradeceria a acolhida, passaria o cadeado na porta e iria embora, voltando ao mundo da canetas.

A Montblanc tem minha aprovação por entender que criou a tal "alma" a que você se refere. A Minerva serviu de alicerce (ou, atribuindo-lhe responsabilidade menor, de trampolim) para outros avanços - pelo menos é o que tenho lido por aí.

Trata-se do extremo oposto da Movado/Ebel, tubaínas de qualidade duvidosa e que representam tudo o que NÃO desejamos num relógio.

Dic
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Alberto Ferreira online 10 Setembro 2013 às 19:28:22
Pois é, meus amigos...
Muito interessante, o tópico, e principalmente os "debates" a que ele levou, especificamente falando do caso da Montblanc.

Sim, a meu ver, é especialmente interessante que nós notemos como alguns argumentos ou, melhor dizendo, ponderações, podem trazer "embutidos" algumas linhas de pensamento que se o debate não for como aqui foi tratado, em alto nível, podem conter algumas "armadilhas".

Coisas do tipo, "eu gosto", "eu respeito", ou o inverso disso, "eu detesto", "eu não respeito", "eu tô fora".
Podendo eventualmente até chegar em tantas opiniões radicais e "questões fechadas" que nós vemos sendo "acirradas" por aí, em outras plagas, diga-se.  8)

Eu, psicólogo que não sou...  ;)  :D, acho que todos nós podemos ter um pouco disso tudo.  ::)
E usarmos, de antemão, os nossos "carimbos" do "eu gosto" ou do "eu não gosto".
Eu os tenho. E se "bobear", uso...  :-[
:D


Por exemplo... (e aqui é apenas uma outra despretensiosa reflexão)...
Se eu gosto, e se eu respeito a marca dos "coroados", eu tendo a achar, talvez com mais força que outros, que a marca é insuperável no campo dos relógios. Certo! E poucos discutem isso.
Que ela têm a cara deste mundo da horologia e que por conta disso poderia (ou poderá) até fazer canetas com a sua marca, mesmo que não sejam para brindes.

Por outro lado, se eu gosto e se eu respeito a marca das canetas "estreladas", eu posso tender a achar que ela tem legitimidade para entrar com sua marca icônica em um mercado, que queiramos ou não, também fica ali bem à mão dos amantes...
...ou melhor, nos seus pulsos.

Moral da minha história, e opinião pessoal, o caso da Montblanc é mesmo muito diferente.
E eu aceito, na boa.  8)


Ah!
E naquela questão dos brindes, de empresas que usam produtos de outras marcas também prestigiosas, respeitadas e ambicionadas...
Bem,...  Eu lembro de uma coisa que aconteceu comigo.

Certa vez eu ganhei uma caneta Montblanc, de "brinde", da Air France.
Com um pequeno detalhe, a discreta inscrição e o logo da companhia aérea, vinham impressos na lateral da caneta e eram feitos para serem facilmente removidos.
Uma vez recebido o "mimo" era só passar algo levemente sobre eles que eles simplesmente saíam sem deixar marcas.

Mas a lembrança e a imagem (de alta qualidade) do presente fica com o cliente.

Alberto
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Rafaexp online 11 Setembro 2013 às 23:19:08
Eitcha!! Deu pano pra manga a história da Montblanc....

E pelo menos pra mim foi uma aula!! E o Alberto fechou com chave de ouro em seu último post!!

E aProveitando o tópico, e o embalo, seguindo o raciocínio de que o que aconteceu com a Ebel foi diferente do que aconteceu com a Minerva, teria alguma outra empresa que passou pelo mesmo processo da Minerva/Montblanc??

E baseado nisso tudo, eu concordo, que pro NOSSO gosto a idéiabdo montblanc by Minerva seria Perfeito.....maaaassss ::) ::) ::)
Hehehe

Abraço a todos!

Rafa
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: igorschutz online 12 Setembro 2013 às 07:24:59
Citação de: Rafaexp online 11 Setembro 2013 às 23:19:08
(...), teria alguma outra empresa que passou pelo mesmo processo da Minerva/Montblanc??

De certa forma, teve a Hublot com a BNB. Digo "de certa forma", pois a Hublot não comprou o nome "BNB", que vale nada, mas comprou a capacidade fabril, que lhe permitiu ter movimentos complicados "in house" da noite para o dia.

Também "de certa forma", temos a Lemania virando Manufacture Breguet e a F. Piguet indo para a Blancpain. Todas as quatro empresas já eram do SG, então não foi uma aquisição, e sim um remanejamento, que visou dar a legitimidade do "in house" para ambas as marcas do portfólio de alta relojoaria do Grupo.

Além dessas, mas na mesma linha, tem o Grupo Bulgari adquirindo a Daniel Roth e a Gérald Genta, que passaram a fabricar os mesmos exatos modelos que vinham fabricando, mas com a marca Bulgari estampada no relógio (se você forem na boutique Bulgari do Shopping JK Iguatemi verão na vitrine legítimos DR e GG "by Bulgari").
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Davi-RJ online 14 Setembro 2013 às 14:32:01
Vi agora na Boutique da Omega no Shopping Leblon que eles estão comercializando carteiras, cintos e outros badulaques:

http://www.omegawatches.com/accessories/fine-leather (http://www.omegawatches.com/accessories/fine-leather)

E nesse caso, quando uma marca desde o sempre associada com relógios, começa a diversificar? Particularmente, não gostei. Nem da iniciativa, nem dos produtos em si.

Será o começo do fim?

(http://forums.watchuseek.com/attachments/f20/1080094d1368224491-latest-addition-my-belt-collection-omega-leather-belt-dsc_3986-2.jpg)

(http://forums.watchuseek.com/attachments/f20/1080092d1368224469-latest-addition-my-belt-collection-omega-leather-belt-dsc_3981-2.jpg)
Fonte das fotos:http://forums.watchuseek.com/f20/latest-addition-my-belt-collection-omega-leather-belt-860414.html


Um abraço,
Davi
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Adriano online 14 Setembro 2013 às 16:26:07
Não vejo qualquer motivo para a diversificação ter qualquer ligação com o fim de uma marca. Não tem nem essa de "o futuro dirá": é óbvio que uma marca como a Omega jamais vai perder o foco dos relógio. Até porque a linha de acessórios (ou badulaques) da Omega é um coadjuvante de vendas, dá para se dizer que os consumidores desses produtos, praticamente são todos consumidores dos relógios. É diferente um pouco do que ocorre com a Montblanc, que tem uma linha de acessórios (excelente por sinal) mas que corre paralela com as canetas. Nem todo consumidor de canetas MB consome qualquer um de seus outros produtos e acredito que há ainda mais consumidores de acessórios MB que nunca pegaram uma MB tinteiro na mão. E mesmo assim, essa diversificação da MB só aumentou o sucesso da marca.

Aliás, a mancada aí é a boutique não ter incluso (pelo menos até agora) o perfume Aqua Terra, pois acho que faria sucesso.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Davi-RJ online 14 Setembro 2013 às 16:54:01
Adriano,

Espero mesmo que a Omega não perca o foco. Mas meu medo é que ela se torne a "Harley-Davidson" dos relógios. Explico: uma marca que ficou famosa com um produto e agora licencia sua imagem para bolas de cachorro e roupas de bebê.

http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Infant-Baby-Booties/dp/B00D6K9EQM/ref=sr_1_6?s=baby-products&ie=UTF8&qid=1379187977&sr=1-6&keywords=harley+davidson (http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Infant-Baby-Booties/dp/B00D6K9EQM/ref=sr_1_6?s=baby-products&ie=UTF8&qid=1379187977&sr=1-6&keywords=harley+davidson)

http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Barbed-Wire-Latex/dp/B00EZ7VUQW/ref=sr_1_40?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1379188088&sr=1-40&keywords=harley+davidson (http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Barbed-Wire-Latex/dp/B00EZ7VUQW/ref=sr_1_40?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1379188088&sr=1-40&keywords=harley+davidson)

Sei lá, se eu estivesse no mercado para comprar uma chopper, isso me tiraria um pouco o tesão da marca.

Um abraço,
Davi
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Rafaexp online 15 Setembro 2013 às 09:47:04
 :D :D :D é concordo com o adriano, e tb não acredito que a Omega algum dia vá perder o foco...mas enfim...

eeeeee $$$$$$$.....sempre ele.... hehehe  ::) ::) ::) ::) ::)

Abraço  a todos

Rafa
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: vinniearques online 15 Setembro 2013 às 10:28:04
Citação de: Davi-RJ online 14 Setembro 2013 às 16:54:01
Adriano,

Espero mesmo que a Omega não perca o foco. Mas meu medo é que ela se torne a "Harley-Davidson" dos relógios. Explico: uma marca que ficou famosa com um produto e agora licencia sua imagem para bolas de cachorro e roupas de bebê.

http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Infant-Baby-Booties/dp/B00D6K9EQM/ref=sr_1_6?s=baby-products&ie=UTF8&qid=1379187977&sr=1-6&keywords=harley+davidson (http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Infant-Baby-Booties/dp/B00D6K9EQM/ref=sr_1_6?s=baby-products&ie=UTF8&qid=1379187977&sr=1-6&keywords=harley+davidson)

http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Barbed-Wire-Latex/dp/B00EZ7VUQW/ref=sr_1_40?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1379188088&sr=1-40&keywords=harley+davidson (http://www.amazon.com/Harley-Davidson-Barbed-Wire-Latex/dp/B00EZ7VUQW/ref=sr_1_40?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1379188088&sr=1-40&keywords=harley+davidson)

Sei lá, se eu estivesse no mercado para comprar uma chopper, isso me tiraria um pouco o tesão da marca.

Um abraço,
Davi

Sabe o que é pior, tenho um exemplo aqui no escritorio, o cara comprou um Harley, até ai legal, ai começou a comprar coisas da Harley, um tempo depois ele virou praticamente uma Harley, ele usa relogio da Harley, camiseta, jaqueta, corrente com pingente, um anel, capinha do celular, carteira, chaveiros, parece que estou exagerando mais é de fato verdade! E detalhe, ele usa tudo isso que falei ao mesmo tempo.

Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Adriano online 16 Setembro 2013 às 01:15:07
Ok, HD pode ser um péssimo exemplo de diversificação, mas não me parece significar o fim da marca.

Além disso, HD não é marca de luxo, e é uma marca americana. Não dá para comparar com filosofia de uma marca suíça de relojoaria, que fatalmente é do ramo de luxo. Os sentimentos e emoções que a marca HD vende é totalmente diferente das que a Omega vende.

Se HD é um exemplo ruim (não sei se é), vejamos quantos outros exemplos bons de diversificação. E uma coisa é você diversificar dentro do seu público. Tipo a MB. Teria a MB o mesmo sucesso e abrangência se continuasse só nas canetas? E a Hermés se continuasse só fazendo sela de cavalo? E tantos outros exemplos.

Agora, o que acho um puta tiro no pé é diversificar para diferentes públicos. Tipo Armani. O cara que consome terno Armani está numa categoria social, cultural e tudo mais que fica anos luz do cara que consome o relógio Armani. Não tem cabimento você meter o nome da sua marca num puta terno italiano e num relógio chinês que custa US$ 10,00 para fabricar e vender para um público que não pode comprar um par de meias da Armani.

Quer ver outro exemplo que acho tosco? Os relógios Ferrari. Aqueles de acessórios mesmo, e não os GP, Panerai ou Hublot. Nada a
ver. Não reflete a qualidade da marca, é muito chinfrim. É a mesma coisa: não é pro cara que consome Ferrari. Isso acho tosco.

Se é para diversificar, mantenha o nível dos produtos. Faça como a MB e tantas outras. Uma carteira ou cinto, ou até um porta moeda da MB acompanha a qualidade das canetas. É pro mesmo público. Aliás, eu tenho caneta MB mas não tenho bala para consumir seus acessórios.

Então o que não pode é a Omega licenciar sua marca para colocar em "chinela" Havaiana, isqueiro Bic, e etc.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: EngenheiroVIX online 16 Setembro 2013 às 10:06:06
Concordo Adriano.


Abs...
Título: Re: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Lança online 16 Setembro 2013 às 21:18:31
Excelente Adriano, e quanto a HD, sim aquilo é uma merda, pura fama.
Título: Re: Mais uma marca que vai para o ostracismo: EBEL
Enviado por: Richard online 17 Setembro 2013 às 00:01:45
Mas Adriano pelo que me parece, acho que isso não vai acontecer, a última vez que passei na boutique, eu vi alguns acessórios e me pareceu, vou colocar em maiúsculo porque não tem 100% de certeza.......ME PARECEU ter boa qualidade e um posicionamento de preço correto para um acessório de uma marca de luxo, por exemplo, uma pulseira laranja que faz todo o sentido por causa do P.O. laranja e tal, com um valor acima das pulseiras normais com um acabamento bom, mas pela metade do preço de uma pulseira masculina da louis vuitton que por sinal são parecidas.

O que me parece é que eles talvez estejam seguindo o modelo MB de vender acessórios de qualidade, apenas uma coisa, em comparação de materiais acredito ser parecido a omega com MB, mas em estilo, acho os artigos da MB BEEEEM mais estilosos, mas ai é questão de estilo.

Por exemplo o anel da omega eu achei legal d+  mas as abotuaduras, huuum ai não curti.

Abraços