Salve! Eis que um dia decidi pegar um velho fundo de Speedmaster sem utilidade, cortar e meter um vidro de safira. Sem muita certeza do resultado, e até mesmo da possibilidade de se fazer isso, depois de várias medições da tampa de fundo, fiquei muito surpreso com o resultado!
As preocupações eram:
- haver "parede" suficiente para fazer o rebaixo de encaixe do vidro;
- não ficar com diâmetro pequeno demais, embora fosse a opção mais fácil de fazer
- não ficar com diâmetro grande demais, que atingisse a parte do "tronco de cone" da tampa e baixasse sua altura, sob o risco do vidro pegar na máquina.
Quem não arrisca não petisca!
Mas o mestre "Chicão" fez a coisa parecer fácil e fez o trabalho com perfeição incrível. O custo final do trabalho foi uma parcela de um fundo transparente novo, original da Omega.
E para não dizer que o encaixe é perfeito, necessita de um pequeno espaçador para que a máquina não fique com jogo. Isso já era esperado, pois a tampa transparente original da Omega possui estrutura para prender o aro da máquina, coisa que é feita pela calota antimagnética nos modelos de fundo sólido, já que esses modelos não usam brida de fixação.
As fotos estão bem feias pois tirei de noite, debaixo da luminária. Mas coloquei o fundo no Speedy Pro (861 vermelha), no Replika 1957 (861 amarela) e no Broad Arrow (3303). Ficou muito bacana. Depois postarei fotos melhores.
(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/Imagem5087.jpg)
(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/Imagem5089.jpg)
(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/Imagem5091.jpg)
Abraços!
Adriano
Show Adriano!!! :-*
Parabéns pelo trabalho... ;)
Um lugar que vende o display pronto, mas muito caro...
http://thomaspreik.de/usa.htm
Sobre o espaçador:
http://www.ifa.hawaii.edu/~ger/Articles/sm1/speedy_custom.html
Adriano,
O serviço ficou 10!
Máquinas espetaculares!
Gostaria de fazer algo assim com meu Cartier Tank Basculante, lembra que comentei?
Um abraço,
Igor
Salve!
Parabéns, Adriano!
E grato por compartilhar.
Eu desconfio que apesar das "incertezas", você deva ter estudado bastante o assunto, antes.
Mas, acima de tudo, o prazer do "fazer-você-mesmo" também conta, não?
:) :D
Um grande abraço!
Alberto
8)
Parabéns Adriano! Ficou legal mesmo!!
Essas máquinas são lindas e ficar obsvervando as pequenas engrenagens trabalhando é quase uma terapia!! ;)
Abs
Marcelo
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!
Parabéns Adriano pelo resultado perfeito!
Gostaria de saber se isso afeta a estanqueidade do relógio e como é que o vidro foi "colado" ao aro do fundo?
Abraço,
Robson Xavier.
Putz, ficou muito bom!
Serviço nota 1000!
Abraços,
Jose A.
Adriano, caso seja possível, poderia explicar como é feito o corte e como é preso o "vidro". Se é necessário algum "encaixe" entre as duas peças, algum anel de vedação e etc.
Oi Adriano, meus parabéns! Ficou ótimo!
;) ;) ;)
Conheço o "Chicão" (se for o mesmo que fez alguns serviços p/ mim, é claro) ... ele é nota 10!
PARABÉNS AOS 2!
Abraços!
ACPavanato
Parabéns amigo Adriano.
Belíssimo trabalho.
É um gozo observar esse movimento!
;)
Abraço,
Correia
Wow...só faltou o "First Watch..."
Parabéns.
Beleza Adriano. O garoto de ouro do fórum. ;D
Citação de: Correia online 03 Junho 2009 às 20:17:47
É um gozo observar esse movimento!
Óia... o Correia gostou mesmo... ;D
Abraço,
Igor
Ficou muito bom !
Wadley
Citação de: broker online 03 Junho 2009 às 18:14:01
Adriano, caso seja possível, poderia explicar como é feito o corte e como é preso o "vidro". Se é necessário algum "encaixe" entre as duas peças, algum anel de vedação e etc.
Olá para todos.
Pois é, tenho as mesmas dúvidas do colega.
Quanto à peripécia, ficou muito bom mesmo, máquinas tão bonitas não podem ficar escondidas. Parabéns plelo resultado :D :D ;).
Até mais.
César.
Citação de: broker online 03 Junho 2009 às 18:14:01
Adriano, caso seja possível, poderia explicar como é feito o corte e como é preso o "vidro". Se é necessário algum "encaixe" entre as duas peças, algum anel de vedação e etc.
Oi Fernando! Basta que o corte tenha um batente, onde o vidro será apoiado. É um corte com perfil "L", digamos assim. Da mesma maneira que é feito na caixa do relógio. O ideal é que o batente tenha profundidade maior que 1,5mm para que possa acomodar uma junta de vedação. O batente tem pouco menos de 1mm de largura. Pois dessa maneira o encaixe é mais durável e mais seguro em termos de vedação, permitindo usar um vidro mais grosso, de 1mm por exemplo. Porém, neste caso específico, não havia espessura suficiente na parte cônica da tampa para permitir um batente profundo e com largura suficiente. Logo, o "L" foi feito com menos de 1mm de profundidade para permitir que sua base tivesse largura suficiente. E a solução foi usar um vidro colado, ao invés da junta. Usei um vidro bem fino, de 0,8mm e mesmo assim ficou um pouco saliente. O corte foi feito para acomodar um vidro 300 (30mm de diâmetro).
Havia uma segunda opção, mas muito complicada, de soldar um aro especificamente para comportar um vidro mais grosso, com junta e etc. Creio que isso seria inviável em todos os sentidos. Por isso fizemos o que era possível.
Abraços!
Adriano
Adriano,
Nossa! Ficou show de bola!
Parabéns!
Grande abraço!
Fabiano
Poxa Adriano!!!! :D
Ficou muito legal mesmo!!! Parabéns!!!! :)
Adriano,
Ficou demais ! Lindo mesmo !
Parabéns !
Abs
Daniel
Perfeito !!!
nota 1000 !
abraços,
wilson
Exumando mais um tópico... ;D
Pergunta a todos, claro, mas "especialmente" direcionada ao Adriano: chegou a ver na WatchTime algum Speedmaster com os caseback transparentes do Thomas Preik, mencionadas pela Fernando (FALCO) logo no comecinho do tópico (http://www.customwatchconcepts.com/)?
Se viu, o que achou da construção deles em relação a estes que vc "coordenou" a fabricaçao e as pecas originais da Omega?
Abraço
Flávio.
Nunca vi Flávio, não saberia dizer.
Abraços!
Adriano
Show de bola, lindo. Só uma dúvida, como ficou a questão da estanqueidade?
Adriano - oimpossivel,possível. So você mesmo! Meu abraço, Veiga.
Citação de: Lupferreira online 10 Janeiro 2014 às 07:22:00
Show de bola, lindo. Só uma dúvida, como ficou a questão da estanqueidade?
Passaram no teste de 50 metros, ou seja, não mudou nada para o Pro e o Replica, mas não acho que seria bom considerar os 100 metros do Broad Arrow pois não foi usada junta de vedação, mas sim, foi colado.
Abraços!
Adriano
Amigo Adriano,
Eu gostaria de "customizar" meu Omega Speedmaster Professional Moonphase trocando a tampa sólida pela transparente original. Já vi esta modificação para este modelo na internet. Eu queria saber se, neste caso (sólida pela transparente original), haveria necessidade de alguma adaptação. Pelo que eu entendi na leitura do tópico escrito por vc, a substituição seria simples, ou seja, permuta entre as tampas e só. E a vedação nesta opção? Teoricamente a mesma?
Abs!
Honestamente não sei responder com certeza. Pois não é um Pro normal, é um Moonphase. No Pro normal, basta tirar a tampa original sólida e botar a original com safira. Ponto final. Em qualquer um que não seja o Pro, ou que não seja a mesma caixa dele, não garanto. Pois o Moonphase não é a mesma caixa, a máquina é mais alta, e não sei se a máquina se assenta contra o fundo do mesmo modo que a do Pro. Pois o Pro não usa bridas de fixação: é a calota antimagnética que, quando a tampa é reosqueada, aperta-se contra o aro espaçador da máquina e a mantém no lugar. O que a tampa transparente faz é fazer as vezes da calota, possuindo um "ombro" que se apoia no aro espaçador para manter a máquina firme mesmo se a calota. Se o caro espaçador for diferente e se ele se assentar numa altura diferente da do Pro, pode não dar certo. Se a máquina se assentar mais abaixo, a tampa não vai fechar, e se for mais acima, a máquina vai ficar jogando.
É o tipo de adaptação que só tem um jeito de saber: experimentando.
Abraço!
Adriano
Mestre Adriano,
Se eu não me engano, meu moonphase tem essa calota magnética... e as dimensões da tampa sólida, visualmente, parecem ser as mesmas (Speedy Pro x Speedy Moonphase). Não sei se são fatos relevantes para concluir algo a respeito.
Bom... muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos... acho que o meu caminho agora é tentar entrar em contato com aqueles que já fizeram essa customização no moonphase para elucidar o mistério...
Comprar a tampa "às cegas" não dá... rsrs.
Abs!
Por fora é tudo idêntico, mas o batente interno da caixa e/ou do aro espaçador podem ser diferentes, ou seja, o que pode ser diferente é justamente a parte que a gente não vê e é justamente o que pode definir se a adaptação dá certo ou não.
Abraço!
Adriano
Vindo do Adriano eu não esperaria menos, show de bola!
[[]]'s