Menu principal

Minha nova peripécia: fundo transparente nos Speedy's...

Iniciado por Adriano, 03 Junho 2009 às 14:11:26

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Salve! Eis que um dia decidi pegar um velho fundo de Speedmaster sem utilidade, cortar e meter um vidro de safira. Sem muita certeza do resultado, e até mesmo da possibilidade de se fazer isso, depois de várias medições da tampa de fundo, fiquei muito surpreso com o resultado!

As preocupações eram:

- haver "parede" suficiente para fazer o rebaixo de encaixe do vidro;
- não ficar com diâmetro pequeno demais, embora fosse a opção mais fácil de fazer
- não ficar com diâmetro grande demais, que atingisse a parte do "tronco de cone" da tampa e baixasse sua altura, sob o risco do vidro pegar na máquina.

Quem não arrisca não petisca!

Mas o mestre "Chicão" fez a coisa parecer fácil e fez o trabalho com perfeição incrível. O custo final do trabalho foi uma parcela de um fundo transparente novo, original da Omega.

E para não dizer que o encaixe é perfeito, necessita de um pequeno espaçador para que a máquina não fique com jogo. Isso já era esperado, pois a tampa transparente original da Omega possui estrutura para prender o aro da máquina, coisa que é feita pela calota antimagnética nos modelos de fundo sólido, já que esses modelos não usam brida de fixação.

As fotos estão bem feias pois tirei de noite, debaixo da luminária. Mas coloquei o fundo no Speedy Pro (861 vermelha), no Replika 1957 (861 amarela) e no Broad Arrow (3303). Ficou muito bacana. Depois postarei fotos melhores.

Abraços!

Adriano

rlessa

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

igorschutz

Adriano,

O serviço ficou 10!
Máquinas espetaculares!

Gostaria de fazer algo assim com meu Cartier Tank Basculante, lembra que comentei?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Parabéns, Adriano!
E grato por compartilhar.

Eu desconfio que apesar das "incertezas", você deva ter estudado bastante o assunto, antes.

Mas, acima de tudo, o prazer do "fazer-você-mesmo" também conta, não?
:)  :D

Um grande abraço!
Alberto
8)

Marcelo Costa

Parabéns Adriano! Ficou legal mesmo!!

Essas máquinas são lindas e ficar obsvervando as pequenas engrenagens trabalhando é quase uma terapia!!  ;)

Abs

Marcelo

Robson xavier

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

Parabéns Adriano pelo resultado perfeito!

Gostaria de saber se isso afeta a estanqueidade do relógio e como é que o vidro foi "colado" ao aro do fundo?

Abraço,

Robson Xavier.

zE_

Putz, ficou muito bom!

Serviço nota 1000!

Abraços,
Jose A.

FALCO

Adriano, caso seja possível, poderia explicar como é feito o corte e como é preso o "vidro". Se é necessário algum "encaixe" entre as duas peças, algum anel de vedação e etc.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

ACPavanato

Oi Adriano, meus parabéns! Ficou ótimo!

;)  ;)  ;)

Conheço o "Chicão" (se for o mesmo que fez alguns serviços p/ mim, é claro) ... ele é nota 10!

PARABÉNS AOS 2!

Abraços!

ACPavanato

Correia

Parabéns amigo Adriano.
Belíssimo trabalho.
É um gozo observar esse movimento!
;)

Abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Byron

" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Enéias

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Wadley

Wadley

César-HT

Citação de: broker online 03 Junho 2009 às 18:14:01
Adriano, caso seja possível, poderia explicar como é feito o corte e como é preso o "vidro". Se é necessário algum "encaixe" entre as duas peças, algum anel de vedação e etc.

Olá para todos.

Pois é, tenho as mesmas dúvidas do colega.

Quanto à peripécia, ficou muito bom mesmo, máquinas tão bonitas não podem ficar escondidas. Parabéns plelo resultado :D :D ;).

Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Adriano

Citação de: broker online 03 Junho 2009 às 18:14:01

Oi Fernando! Basta que o corte tenha um batente, onde o vidro será apoiado. É um corte com perfil "L", digamos assim. Da mesma maneira que é feito na caixa do relógio. O ideal é que o batente tenha profundidade maior que 1,5mm para que possa acomodar uma junta de vedação. O batente tem pouco menos de 1mm de largura. Pois dessa maneira o encaixe é mais durável e mais seguro em termos de vedação, permitindo usar um vidro mais grosso, de 1mm por exemplo. Porém, neste caso específico, não havia espessura suficiente na parte cônica da tampa para permitir um batente profundo e com largura suficiente. Logo, o "L" foi feito com menos de 1mm de profundidade para permitir que sua base tivesse largura suficiente. E a solução foi usar um vidro colado, ao invés da junta. Usei um vidro bem fino, de 0,8mm e mesmo assim ficou um pouco saliente. O corte foi feito para acomodar um vidro 300 (30mm de diâmetro).

Havia uma segunda opção, mas muito complicada, de soldar um aro especificamente para comportar um vidro mais grosso, com junta e etc. Creio que isso seria inviável em todos os sentidos. Por isso fizemos o que era possível.

Abraços!

Adriano

fabs77

Adriano,

Nossa! Ficou show de bola!
Parabéns!

Grande abraço!

Fabiano
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

mestreaudi

Poxa Adriano!!!!  :D

Ficou muito legal mesmo!!! Parabéns!!!!  :)
Rafael.

Daniel Eira

Adriano,

Ficou demais ! Lindo mesmo !
Parabéns !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy