Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Silasbh online 27 Junho 2019 às 16:01:03

Título: Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Silasbh online 27 Junho 2019 às 16:01:03
Possuo um Carrera Day Date que apesar de revisado recentemente e funcionar perfeitamente (5 seg atraso dia), demora muito a startar , mesmo dando corda, é preciso balançar para iniciar o movimento, depois corre tudo normal.  Geralmente ocorre se deixo uma semana sem uso.


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Koopa online 27 Junho 2019 às 16:32:29
E quais são as suas dúvidas? ::)
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Silasbh online 27 Junho 2019 às 16:56:46
Quando ele fica em desuso, mesmo dando corda, ele não inicia mecanismo, é preciso chaqualhar o relógio, aí sim o ponteiro de segundos inicia


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Silasbh online 27 Junho 2019 às 16:59:01
A dúvida é que outros relógios que tenho não tem esta resistência para iniciar, o simples fato de manusea-lo  já inicia e nem preciso dar corda.


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: flávio online 27 Junho 2019 às 21:32:26
O escapamento de âncora é auto startavel, para usar seu termo, ao contrário de, por exemplo, o de detenção. Se, porém, a âncora não está centralizada com o balanço, a tendência é ele não começar com simples corda. Essa é a questão de ajuste fundamental. Mas até mesmo óleo antigo causa falha nisso...

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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Adriano online 28 Junho 2019 às 09:11:17
A capacidade de "arranque" é uma característica que muda de calibre para calibre pois depende da geometria do escapamento. Conheço alguns calibres que inclusive receberam modificações ao longo de sua história para melhorar a capacidade de arranque (e um possível impacto na reserva de marcha ou comportamento de torque no final da corda).

Dito isso, comparar a capacidade de arranque de um relógio com a de outro relógio de calibre diferente pode ser impreciso e levar a uma conclusão errada de que o arranque está difícil, quando ele pode estar normal. Então o primeiro ponto seria saber se realmente o arranque está difícil mesmo.

E a partir daí, pode ser "n" coisas, sendo as mais prováveis exatamente o que o Flávio falou. Em relógios modernos, contudo, é raro o "beat error" estar desajustado, com o porta-piton fora do lugar, ou sair do lugar sozinho, o que provoca o efeito citado pelo Flávio. Isso só ocorre se levar uma baita porrada. Por, sem avaliar mais nada, e sem mais informações, eu aposto mais em lubrificação deficiente do que nisso.

Abs.,

Adriano

Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Adriano online 28 Junho 2019 às 09:13:14
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: ejr888 online 28 Junho 2019 às 11:07:29
Iti malia....

Melhor não ler,
tipo que nem fabricar mortadela.
Vc nunca mais come depois.
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Silasbh online 28 Junho 2019 às 13:06:50
Muitíssimo obrigado


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Silasbh online 28 Junho 2019 às 13:09:31
Pelos relatos acima observei que a reversa de marcha está menor que descrito pelo fabricante


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: flávio online 28 Junho 2019 às 15:11:34
Não foi citada reserva de marcha nos comentários. A o que se refere?
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Silasbh online 28 Junho 2019 às 15:29:01
É um possível impacto na reserva de marchs


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: AlexandreMed online 28 Junho 2019 às 15:29:28
Citação de: flávio online 28 Junho 2019 às 15:11:34
Não foi citada reserva de marcha nos comentários. A o que se refere?
Ele deve estar dizendo que além do arranque não estar bom a reserva está pequena, ou seja, revisão eh o melhor remédio pra este relógio..
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: AlexandreMed online 28 Junho 2019 às 15:30:45
Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 09:13:14
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano
O arranque a q vc refere Adriano eh o dependente da corda, do automático, ou de ambos pq vem do mesmo lugar?
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Adriano online 28 Junho 2019 às 15:48:07
Citação de: dr.alexneuro online 28 Junho 2019 às 15:30:45
O arranque a q vc refere Adriano eh o dependente da corda, do automático, ou de ambos pq vem do mesmo lugar?

É o quanto de tensão de corda o relógio precisa para conseguir começar a funcionar sem nenhuma outra influência externa, como um "chacoalhão". Seja carregado pela coroa ou pelo automático, não importa, a força vem do mesmo lugar.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Devenalme Sousa online 28 Junho 2019 às 16:02:50
Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 09:13:14
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano


Sempre aprendendo aqui... Eu ñ sabia que o escapamento comum era mais eficiente - na questão do "arranque" - do que o co-axial.

Então, qual a vantagem do co-axial, Adriano?
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Adriano online 28 Junho 2019 às 16:22:24
Citação de: Devenalme Sousa online 28 Junho 2019 às 16:02:50

Sempre aprendendo aqui... Eu ñ sabia que o escapamento comum era mais eficiente - na questão do "arranque" - do que o co-axial.

Então, qual a vantagem do co-axial, Adriano?

Não é exatamente uma questão de eficiência. É apenas uma característica. Um arranque mais difícil não faz de um escapamento pior ou menos eficiente.

As vantagens do co-axial dariam um livro, mas muito resumidamente, a maneira como ele promove impulso é menos - ou nada, em teoria - dependente de atrito, o que faz com que a eficiência desse impulso independa da lubrificação ou sua condição. A princípio, inclusive, ele não necessitaria de lubrificação nos dentes. Segundo, ele é um escapamento mais destacado, ou seja, tem menos contato (em graus de giro) com o balanço e por isso é mais eficiente, tem menos desperdício de energia e perturba menos as oscilações do balanço.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: AlexandreMed online 28 Junho 2019 às 19:04:51
Tem texto bom do IGOR (eu acho) sobre o coaxial e as tentativas do Daniels em emplacar antes de o fazer com a omega.. vale a pena!!
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Devenalme Sousa online 28 Junho 2019 às 19:09:11
Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 16:22:24
Não é exatamente uma questão de eficiência. É apenas uma característica. Um arranque mais difícil não faz de um escapamento pior ou menos eficiente.

As vantagens do co-axial dariam um livro, mas muito resumidamente, a maneira como ele promove impulso é menos - ou nada, em teoria - dependente de atrito, o que faz com que a eficiência desse impulso independa da lubrificação ou sua condição. A princípio, inclusive, ele não necessitaria de lubrificação nos dentes. Segundo, ele é um escapamento mais destacado, ou seja, tem menos contato (em graus de giro) com o balanço e por isso é mais eficiente, tem menos desperdício de energia e perturba menos as oscilações do balanço.

Abs.,

Adriano

Entendi. Obrigado!

Vou procurar, Alex. Valeu!
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: AlexandreMed online 28 Junho 2019 às 19:11:07
Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 15:48:07
É o quanto de tensão de corda o relógio precisa para conseguir começar a funcionar sem nenhuma outra influência externa, como um "chacoalhão". Seja carregado pela coroa ou pelo automático, não importa, a força vem do mesmo lugar.

Abs.,

Adriano
Perfeito Adriano, como imaginei, vindo do mesmo lugar, a tensão pra iniciar depende de cada projeto.. mas eu imaginava q este arranque deveria sempre ser averiguado com corda pela coroa, pra diferenciar de problemas exclusivamente no automático.. não sei se expliquei.. até pq nem sei se entendi,rsrs
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Adriano online 28 Junho 2019 às 19:16:48
Citação de: dr.alexneuro online 28 Junho 2019 às 19:11:07
Perfeito Adriano, como imaginei, vindo do mesmo lugar, a tensão pra iniciar depende de cada projeto.. mas eu imaginava q este arranque deveria sempre ser averiguado com corda pela coroa, pra diferenciar de problemas exclusivamente no automático.. não sei se expliquei.. até pq nem sei se entendi,rsrs

Sim, o arranque é averiguado dando-se corda pela coroa. Não há outro meio de fazê-lo. Nem faz sentido fazer tentando-se carregar o automático, pois você teria que movimentar o relógio, logo falsificando o resultado, ao ajudar o arranque com o movimento. Além de não ter motivo para esperar horas para dar a mesma quantidade de corda que se dá em segundos, pela coroa.

O arranque é irrelevante para diagnósticos do sistema do automático. O diagnóstico no sistema do automático é feito com o cicloteste, deixando o relógio movimentar por um número padrão de tempo, e verificando posteriormente sua reserva de marcha.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: AlexandreMed online 28 Junho 2019 às 19:32:31
Perfeito adriano.. obrigado
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: AlexandreMed online 28 Junho 2019 às 19:55:10
Texto q comentei:
http://igorschutz.blogspot.com/2009/01/george-daniels-mbe.html?m=1
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Silasbh online 28 Junho 2019 às 20:53:33
Obrigado a todos e caro Flávio o relógio acabou de retornar de uma revisão, por isso a dúvida, pois excetuando o arranque, o funcionamento esta perfeito, com 5 segundos atraso dia


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: eflach10 online 29 Junho 2019 às 13:01:35
Essas aulas são muito legais. Obrigado Flávio e Adriano!


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: dmfelipe online 30 Junho 2019 às 10:42:01
Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 16:22:24
Não é exatamente uma questão de eficiência. É apenas uma característica. Um arranque mais difícil não faz de um escapamento pior ou menos eficiente.

As vantagens do co-axial dariam um livro, mas muito resumidamente, a maneira como ele promove impulso é menos - ou nada, em teoria - dependente de atrito, o que faz com que a eficiência desse impulso independa da lubrificação ou sua condição. A princípio, inclusive, ele não necessitaria de lubrificação nos dentes. Segundo, ele é um escapamento mais destacado, ou seja, tem menos contato (em graus de giro) com o balanço e por isso é mais eficiente, tem menos desperdício de energia e perturba menos as oscilações do balanço.

Abs.,

Adriano

Somente a Omega usa o Co-Axial?


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Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: igorschutz online 30 Junho 2019 às 11:14:37
O relojoeiro independente Roger W. Smith, que foi aprendiz do George Daniels, inventor do co-axial, também usa, mas a produção dele é reduzidíssima.
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: flávio online 01 Julho 2019 às 14:45:34
Vou resumir a principal diferença do escapamento Coaxial em duas imagens que, acredito, todos irão entender;

Esse primeiro filme mostra o funcionamento de um escapamento de âncora tradicional. O balanço está girando e, claro, perdendo energia a cada vai e vem, que deve ser "restaurada" de alguma forma. Como é feito isso? Todo o trem de rodagem está sob a tensão de uma corda enrolada que, se não fosse o escapamento o travando, se desenrolaria em segundos. O escapamento, pois, trava, mas também libera de tempos em tempos, a rodagem do relógio. E o movimento das engrenagens é transferido em algo "visual" para nós, os ponteiros, de modo que possamos ver as horas. Um relógio mecânico, pois, nada mais é do que um conjunto de engrenagens mantido sob a tensão de uma mola, que é liberada de tempos em tempos, possibilitando algo "pregado" numa das engrenagens, ponteiro, a visualização de algo tangível, as horas. A precisão com a qual essa liberação do trem de engrenagens ocorre é o que define, ou primordialmente define, como devem ter percebido, a precisão da marcação das horas. Mas, como eu disse no começo, para o balanço continuar girando, ele deve receber a energia da mola de alguma maneira. Como é feito isso. Prestem muita, mas muita, mas muita atenção no vídeo, a partir dos 48 segundos. A ação da roda de escape à esquerda no vídeo, que é mantida sob tensão junto com todo o conjunto de engrenagens, "raspa" a levee. E ao fazer isso, COM ATRITO (lembrem-se como impulsionávamos um jogador de botão com a palheta para lança lo adiante...), o balanço, à direita (mas não mostrado, só seu pivô), continua se mexendo. Essas superfícies precisam de lubrificação e, pela própria natureza do ato, RASPAR, com o tempo ficam secas e o relógio começa a marcar o tempo com erro.



https://www.youtube.com/watch?v=Wmk2mA6dg3o&t=36s

Sigamos, então, ao vídeo 2, um escapamento Coaxial. Os princípios são exatamente os mesmos acima, muito embora o desenho do escapamento, justamente por uma questão de projeto, seja diferente. Mas vale tudo o que falei acima, menos... Prestem atenção a partir dos 57 segundos, na lupa que aparece à direita, mostrando o impulso dado pela roda de escape ao balanço, através das levees. Notaram que não há deslizamento do dente da engrenagem sobre o plano das levees? O que ocorre é um "peteleco". O impulso, pois, é dado em menor tempo, de forma tangencial e sem necessidade de lubrificação. A Omega utiliza graxa na superfície, mas não para lubrificar a "raspagem" de uma superfície sobre a outra, mas para amortecer o impacto do peteleco que ocorre. A precisão teórica nesse sistema e durabilidade são maiores.


https://www.youtube.com/watch?v=3mJDk4e_AbU


Sacaram?



Flávio
Título: Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
Enviado por: Devenalme Sousa online 01 Julho 2019 às 15:57:06
Perfeito, Flávio! Com o auxílio dos vídeos, ficou muito clara a diferença entre o escapamento suíço comum e o sistema co-axial.

Obrigado!