A capacidade de "arranque" é uma característica que muda de calibre para calibre pois depende da geometria do escapamento. Conheço alguns calibres que inclusive receberam modificações ao longo de sua história para melhorar a capacidade de arranque (e um possível impacto na reserva de marcha ou comportamento de torque no final da corda).
Dito isso, comparar a capacidade de arranque de um relógio com a de outro relógio de calibre diferente pode ser impreciso e levar a uma conclusão errada de que o arranque está difícil, quando ele pode estar normal. Então o primeiro ponto seria saber se realmente o arranque está difícil mesmo.
E a partir daí, pode ser "n" coisas, sendo as mais prováveis exatamente o que o Flávio falou. Em relógios modernos, contudo, é raro o "beat error" estar desajustado, com o porta-piton fora do lugar, ou sair do lugar sozinho, o que provoca o efeito citado pelo Flávio. Isso só ocorre se levar uma baita porrada. Por, sem avaliar mais nada, e sem mais informações, eu aposto mais em lubrificação deficiente do que nisso.
Abs.,
Adriano