Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera

  • 28 Respostas
  • 5597 Visualizações
Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Online: 27 Junho 2019 às 16:01:03 »
Possuo um Carrera Day Date que apesar de revisado recentemente e funcionar perfeitamente (5 seg atraso dia), demora muito a startar , mesmo dando corda, é preciso balançar para iniciar o movimento, depois corre tudo normal.  Geralmente ocorre se deixo uma semana sem uso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #1 Online: 27 Junho 2019 às 16:32:29 »
E quais são as suas dúvidas? ::)

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #2 Online: 27 Junho 2019 às 16:56:46 »
Quando ele fica em desuso, mesmo dando corda, ele não inicia mecanismo, é preciso chaqualhar o relógio, aí sim o ponteiro de segundos inicia


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #3 Online: 27 Junho 2019 às 16:59:01 »
A dúvida é que outros relógios que tenho não tem esta resistência para iniciar, o simples fato de manusea-lo  já inicia e nem preciso dar corda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #4 Online: 27 Junho 2019 às 21:32:26 »
O escapamento de âncora é auto startavel, para usar seu termo, ao contrário de, por exemplo, o de detenção. Se, porém, a âncora não está centralizada com o balanço, a tendência é ele não começar com simples corda. Essa é a questão de ajuste fundamental. Mas até mesmo óleo antigo causa falha nisso...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #5 Online: 28 Junho 2019 às 09:11:17 »
A capacidade de "arranque" é uma característica que muda de calibre para calibre pois depende da geometria do escapamento. Conheço alguns calibres que inclusive receberam modificações ao longo de sua história para melhorar a capacidade de arranque (e um possível impacto na reserva de marcha ou comportamento de torque no final da corda).

Dito isso, comparar a capacidade de arranque de um relógio com a de outro relógio de calibre diferente pode ser impreciso e levar a uma conclusão errada de que o arranque está difícil, quando ele pode estar normal. Então o primeiro ponto seria saber se realmente o arranque está difícil mesmo.

E a partir daí, pode ser "n" coisas, sendo as mais prováveis exatamente o que o Flávio falou. Em relógios modernos, contudo, é raro o "beat error" estar desajustado, com o porta-piton fora do lugar, ou sair do lugar sozinho, o que provoca o efeito citado pelo Flávio. Isso só ocorre se levar uma baita porrada. Por, sem avaliar mais nada, e sem mais informações, eu aposto mais em lubrificação deficiente do que nisso.

Abs.,

Adriano


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #6 Online: 28 Junho 2019 às 09:13:14 »
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #7 Online: 28 Junho 2019 às 11:07:29 »
Iti malia....

Melhor não ler,
tipo que nem fabricar mortadela.
Vc nunca mais come depois.

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #8 Online: 28 Junho 2019 às 13:06:50 »
Muitíssimo obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #9 Online: 28 Junho 2019 às 13:09:31 »
Pelos relatos acima observei que a reversa de marcha está menor que descrito pelo fabricante


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #10 Online: 28 Junho 2019 às 15:11:34 »
Não foi citada reserva de marcha nos comentários. A o que se refere?

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #11 Online: 28 Junho 2019 às 15:29:01 »
É um possível impacto na reserva de marchs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #12 Online: 28 Junho 2019 às 15:29:28 »
Não foi citada reserva de marcha nos comentários. A o que se refere?
Ele deve estar dizendo que além do arranque não estar bom a reserva está pequena, ou seja, revisão eh o melhor remédio pra este relógio..

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #13 Online: 28 Junho 2019 às 15:30:45 »
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano
O arranque a q vc refere Adriano eh o dependente da corda, do automático, ou de ambos pq vem do mesmo lugar?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #14 Online: 28 Junho 2019 às 15:48:07 »
O arranque a q vc refere Adriano eh o dependente da corda, do automático, ou de ambos pq vem do mesmo lugar?

É o quanto de tensão de corda o relógio precisa para conseguir começar a funcionar sem nenhuma outra influência externa, como um "chacoalhão". Seja carregado pela coroa ou pelo automático, não importa, a força vem do mesmo lugar.

Abs.,

Adriano

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #15 Online: 28 Junho 2019 às 16:02:50 »
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano


Sempre aprendendo aqui... Eu ñ sabia que o escapamento comum era mais eficiente - na questão do "arranque" - do que o co-axial.

Então, qual a vantagem do co-axial, Adriano?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #16 Online: 28 Junho 2019 às 16:22:24 »

Sempre aprendendo aqui... Eu ñ sabia que o escapamento comum era mais eficiente - na questão do "arranque" - do que o co-axial.

Então, qual a vantagem do co-axial, Adriano?

Não é exatamente uma questão de eficiência. É apenas uma característica. Um arranque mais difícil não faz de um escapamento pior ou menos eficiente.

As vantagens do co-axial dariam um livro, mas muito resumidamente, a maneira como ele promove impulso é menos - ou nada, em teoria - dependente de atrito, o que faz com que a eficiência desse impulso independa da lubrificação ou sua condição. A princípio, inclusive, ele não necessitaria de lubrificação nos dentes. Segundo, ele é um escapamento mais destacado, ou seja, tem menos contato (em graus de giro) com o balanço e por isso é mais eficiente, tem menos desperdício de energia e perturba menos as oscilações do balanço.

Abs.,

Adriano

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #17 Online: 28 Junho 2019 às 19:04:51 »
Tem texto bom do IGOR (eu acho) sobre o coaxial e as tentativas do Daniels em emplacar antes de o fazer com a omega.. vale a pena!!

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #18 Online: 28 Junho 2019 às 19:09:11 »
Não é exatamente uma questão de eficiência. É apenas uma característica. Um arranque mais difícil não faz de um escapamento pior ou menos eficiente.

As vantagens do co-axial dariam um livro, mas muito resumidamente, a maneira como ele promove impulso é menos - ou nada, em teoria - dependente de atrito, o que faz com que a eficiência desse impulso independa da lubrificação ou sua condição. A princípio, inclusive, ele não necessitaria de lubrificação nos dentes. Segundo, ele é um escapamento mais destacado, ou seja, tem menos contato (em graus de giro) com o balanço e por isso é mais eficiente, tem menos desperdício de energia e perturba menos as oscilações do balanço.

Abs.,

Adriano

Entendi. Obrigado!

Vou procurar, Alex. Valeu!

Re:Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera
« Resposta #19 Online: 28 Junho 2019 às 19:11:07 »
É o quanto de tensão de corda o relógio precisa para conseguir começar a funcionar sem nenhuma outra influência externa, como um "chacoalhão". Seja carregado pela coroa ou pelo automático, não importa, a força vem do mesmo lugar.

Abs.,

Adriano
Perfeito Adriano, como imaginei, vindo do mesmo lugar, a tensão pra iniciar depende de cada projeto.. mas eu imaginava q este arranque deveria sempre ser averiguado com corda pela coroa, pra diferenciar de problemas exclusivamente no automático.. não sei se expliquei.. até pq nem sei se entendi,rsrs