Olá pessoal:
Não tenho certeza se este material já havia sido disponibilizado anteriormente. De qualquer modo, como eu estava lendo sobre o tema, tomei a liberdade de disponibilizar aos demais.
Criação do COSC
Fundada em 1973 na sua atual estrutura, o COSC é uma associação sem fins lucrativos. Foi criado por cinco cantões da relojoaria (Berna, Genebra, Neuchâtel, Solothurn e Vaud), bem como a Federação das Indústrias Swiss Watch. Ela abrange os laboratórios que tinham sido estabelecidos independentemente um do outro a partir do final do século 19.
(http://www.picpanda.com/images/89x198cob1los0zr4xpi.jpg)
O que exatamente é um cronômetro?
O termo cronômetro é muitas vezes erroneamente aplicados a instrumentos de relojoaria equipado com um mecanismo adicional que pode ser acionado por botões de pressão para permitir a medição da duração de um evento.
Tal instrumento é, de facto, um cronógrafo ou chronoscope. Pode, obviamente, ser certificado cronómetro, desde que cumpra os critérios estabelecidos para o padrão.
Em seus regulamentos técnicos, o COSC incluiu uma condição adicional, ou seja, mostrar a permanente dos segundos.
Um cronômetro pode ser definida como segue:
Um cronômetro é um relógio de alta precisão, capaz de mostrar os segundos e possuir um movimento que foi testado durante vários dias, em diferentes posições e em diferentes temperaturas, por um organismo oficial neutro (COSC).
Cada cronômetro é único, identificado por um número gravado em seu movimento e um número de certificação dada pelo COSC.
Cada movimento é testado individualmente durante vários dias consecutivos, em 5 posições e em três temperaturas.
Cada movimento é medido individualmente. Qualquer ver com o "cronômetro" denominação é fornecido com um movimento certificada.
Cronômetro mecânico
ISO 3159 fornece a definição de um pulso com cronômetro oscilador de equilíbrio da mola.
Apenas os movimentos que preencherem os critérios de precisão estabelecidas pela norma ISO 3159 é concedido um certificado de cronômetro oficial.
Os movimentos são testados por 16 dias consecutivos, de acordo com um painel de testes.
(http://www.picpanda.com/images/zh22e61482iog1m731b.jpg)
• Todos os dias, incluindo sábados e domingos, os movimentos são medidos e rebobinado.
• Com base nestas medições, 7 critérios eliminatórios são calculados.
• Se e somente se todos estes critérios estão preenchidos, o movimento está devidamente "certificado cronómetro".
Por favor, consulte a tabela somando-se esses critérios e seus graus de tolerância.
(http://www.picpanda.com/images/wlxtb9wf10bunn7e2lem.jpg)
Cronómetro de quartzo
Não há padrão internacional até agora tem sido emitidos sobre relógios de quartzo eletrônico.
Com base na norma ISO 3159, o COSC elaborou um conjunto de prescrições de ensaio aplicáveis aos cronómetros de quartzo que regem os seus desempenhos na mesma forma que para cronômetros mecânicos.
Tendo em conta as especificidades tecnológicas dos produtos, o COSC adaptou os testes e os requisitos de precisão.
Este chamado para o desenvolvimento de movimentos especiais de quartzo, a fim de atender a essas novas exigências. Tornou-se obrigatória para que possam ser equipados com um sistema eletrônico para compensar a variação na freqüência do quartzo de acordo com mudanças na temperatura.
Um cronômetro de quartzo da nova geração é, portanto, 10 vezes mais preciso do que um relógio de quartzo convencional. Além disso, é um produto muito exclusivo fabricado em escala reduzida.
Cada cronógrafo de quartzo é testado por 11 dias, em uma posição e em três temperaturas, como mostrado na tabela na próxima página.
(http://www.picpanda.com/images/dmnzeiahgz98vyinwq3v.jpg)
Além disso, durante um dia inteiro, ele é submetido a rotações 3-dimensional que faz com que repetidamente assumir todas as posições espaciais.
Finalmente, é submetido a choques 200 equivalente a 100 g (100 vezes mais forte que a gravidade).
Com base nessas medições, 8 critérios eliminatórios são calculados. Se e somente se estes 8 critérios estão preenchidos, o movimento está devidamente "certificado cronómetro".
Por favor, consulte a tabela somando-se esses critérios e seus graus de tolerância.
(http://www.picpanda.com/images/6na68tb7zxr7tjlzger.jpg)
Métodos
Para nosso conhecimento, o BOs são os únicos laboratórios do mundo a aplicar esse padrão em uma escala industrial e entregar mais de 1.000.000 certificados de cronômetro oficial por ano. No entanto, o que representa apenas 3% da produção relojoeira suíça, uma proporção que sublinha o carácter excepcional de um cronômetro.
Ao fazer isso, eles devem aplicar rigorosamente as condições de ensaio estabelecidas pela norma.
É vital lembrar o fato de que esses testes não guardam absolutamente nenhuma relação com uma simulação do comportamento de assistir e desempenho quando em uso.
Estes são testes estáticos aplicados em condições de laboratório para os movimentos e não relógios acabados.
Os resultados fornecem uma imagem "fotográfica" da taxa de um movimento em um determinado momento e certificar a sua posição intrínseca.
No entanto, devido à sua gravidade, estes testes são muito selectivas e apenas movimentos extremamente alta qualidade pode esperar passar.
Este é, portanto, um exame baseado na excelência, mesmo que o comportamento dos movimentos que são concedidas a certificação ainda é diretamente dependente dos portadores si.
Para ganhar a certificação cronómetro, um movimento não só deve ser feita a partir de componentes da mais alta qualidade, mas também o objeto de cuidados especiais por parte dos melhores fabricantes de relógios e cronômetros durante a montagem.
É, portanto, um produto com altíssimo valor agregado e, portanto, destaca-se claramente de produção padrão de qualidade do relógio.
O que é medido pelos laboratórios COSC?
A medição diária tomadas pelo COSC em cada movimento que lhe foi apresentado consiste na determinação de um estado (tempo apresentado pelo movimento) em relação a um tempo de referência.
Ao contrário do que uma medida de classificação instantâneas usando um calendário de máquina (um instrumento de medição usado por relojoeiros que indica um comportamento previsível ao longo do tempo, mas não leva em conta a variação da força motriz e da consequente perda de amplitude, bem como os distúrbios ligados às falhas pequenas na geometria das artes de pesca), medindo pela diferenciação dos estados torna possível integrar o comportamento do movimento ao longo do tempo.
O COSC agora testa os movimentos que lhe são confiadas por testes de visão industrial alimentado por sistemas de manejo do robô.
O sensor utilizado é uma célula CCD acoplada com um sensor óptico que detecta a posição do ponteiro de segundos (preto) sobre a divisão de discagem (branco). Um sistema de pontos de referência permite a centralização absoluta da imagem (de translação e rotação dos eixos) e torna a medição insensível à tolerância de posição no âmbito do movimento da câmera.
Cada BO utiliza uma base de tempo formado por dois relógios atómicos sincronizados no tempo do GPS.
Gravação de dados e cálculo são totalmente automatizado, usando o software de computador.
FAQ
- Que tipo de informação pode um comprador de um relógio cronômetro começa a partir do certificado COSC?
Nada mesmo. O COSC é o depositante dos resultados da análise que pertencem a seus clientes. Ele não está autorizado a comunicar estes resultados a ninguém mais do que os proprietários legais.
O comprador deve dirigir-se directamente para a sede do seu nome cronômetro marca.
- Será que algum cronômetro no mercado têm um certificado COSC?
Documentos n º emitido pelo COSC são opcionais. Somente os fabricantes podem decidir se querem ou não revelar os resultados obtidos durante o processo de certificação do movimento pelo COSC.
- O que há para ser feito se um certificado COSC se perde?
Um certificado COSC é considerado como um valor de documento. O COSC só pode emitir uma cópia de uma certidão, que terá a menção "duplicado". Se um duplicado se perde, assim, a única maneira de obter um novo documento é de apresentar novamente a assistir a um processo novo teste. Neste caso, somente o nome da marca pode perguntar para ele. Tem de se candidatar à sede da marca de seu cronômetro.
- O que há para ser feito se um certificado COSC fica danificado?
O documento danificado deve ser enviado de volta para o fabricante. Somente em nome do fabricante e desde que o documento está restaurado para o COSC, um novo certificado original pode ser emitido (sem a menção "duplicado").
- Pode ser um cronômetro medida várias vezes em sua vida?
Sim, um cronômetro pode ser submetido a tantos controles como necessários, especialmente se os componentes principais foram alterados. No entanto, só a marca é susceptível de perguntar para ele.
- Quanto tempo é um título válido cronômetro?
O título do cronômetro pode ser comparado a um diploma de uma escola especializada. Em um dado momento de sua vida, um candidato tem comprovado, graças a um exame, que se reuniu com os critérios de desempenho fornecendo-lhe esse título.
Da mesma forma que para uma pós-graduação, este título foi concedido a ele por toda sua vida, embora seu desempenho pode ficar ligeiramente alterada no ano.
- Quanto tempo a COSC guarda os resultados de suas análises?
Resultados ligado a um cronômetro são armazenados por cinco anos, a partir do final dos testes em diante. Após este período de tempo, nenhuma informação adicional pode ser entregue.
- Por que é um cronômetro mais caro do que um relógio não certificada?
O controle em si praticados pelo COSC é moderado. No entanto, como para a carta de condução, não é o próprio exame que prova a ser caro, mas tudo o que foi investido nele para success.Concerning o cronômetro, a produção de movimento, reunião para se reunir com os critérios de precisão pré-requisito exige mais cuidado e tempo. Portanto, a qualidade do produto se justifica o seu preço.
- Pode um relógio não-certificadas satisfazem os critérios de precisão de um cronômetro?
Não, como os componentes de um cronômetro são de melhor qualidade e cuidado concedida a sua montagem ea sua configuração não podem ser comparados.
- Os laboratórios COSC são SCS credenciados, o que significa isso?
Os laboratórios estão COSC até um Manual da Qualidade (de acordo com a norma ISO 17025) que o conteúdo ea aplicação são supervisionadas pela SAS (Swiss Accreditation Service). Elas são regularmente submetidos a auditorias de controle.
Source: www.cosc.ch (http://www.cosc.ch)
Traduzido por: translate.google.com.br/#en|pt| (http://translate.google.com.br/#en%7Cpt%7C)
Abraços,
Hessel
Amigo!!! :o :o :o
Uma verdadeira aula!!! :o :o :o
Obrigado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Dizem as más linguas que o COSC foi criado para 'excluir' os relógios não-suiços que estavam dando um show de precisão nas competições de cronometria. Verdade ou não, é uma bela coincidência.
Excelentes informações!
Digno dos clássicos!! ;)
Salve!
Muito bom, Hessel!
Grato por compartilhar.
Abraços,
Alberto
Beleza ! :D :D :D :D :D
Abs,
Amigo, muito obrigado por compartilhar a informação.... gravado no meu rardi disqui.. ;D
abs
romulofoz
Citação de: hessel online 12 Setembro 2010 às 12:06:27
Cada movimento é testado individualmente durante vários dias consecutivos, em 5 posições e em três temperaturas.
Este, uma exceção, é o famoso Kama-Sutra - 8
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/DSC03574a.jpg)
Grato Hessel por compartilhar!
Abs
Gravina
A Rolex diz ter (e escreve isso em cada um dos seus relógios) o Superlative Chronometer Officially Certified. Uma espécie de COSC melhorado. Mas ela envia seus relógios para o COSC, não é? Então a empresa submete seus movimentos a outros testes na própria fábrica, além dos elaborados pelo COSC?
Mostrador de um Rolex, indicando o Superlative Chronometer Officially Certified:
(http://peskyhumans.blogs.com/photos/painting_retrospective/rolex_final_1.jpg)
Fonte da imagem (http://peskyhumans.blogs.com/photos/painting_retrospective/rolex_final_1.html)
Excelente! Obrigado, Hessel!
Shun, acho que não é verdade.
Quando os Observatórios pararam de certificar os cronômetros (perdeu-se o sentido disso com a chegada dos quartzo), a Federação precisava de alguém que continuasse este trabalho, daí criou-se o COSC.
A França tem sua autoridade certificadora, e agora a Alemanha também.
Se o Japão quisesse, poderia criar uma para si. Não tem porque não quer.
Humberto,
Antigamente, os Observatórios diferenciavam os cronômetros por classes: haviam os "superlativos" e os "normais", dentre outros. Hoje em dia, essa diferenciação não existe mais, e cada um adota a nomeclatura que desejar.
Um abraço,
Igor
Muito bom! Obrigado Hessel!
Citação de: Gravina online 13 Setembro 2010 às 06:23:35
Citação de: hessel online 12 Setembro 2010 às 12:06:27
Cada movimento é testado individualmente durante vários dias consecutivos, em 5 posições e em três temperaturas.
Este, uma exceção, é o famoso Kama-Sutra - 8
...
Salve!
Para variar, mais uma que eu aprendo...
Oito posições.
Legal!
Grato por compartilhar mais esta informação, Douglas! 8)
Abraços,
Alberto
Saquei Igor, tanto é que eu nem coloquei essa informação como um fato, mais como um 'boato'; e isso propagado por aficionados em relógios não-suiços..! ( SCWF ;) )
Agora, um Omeguinha ajustado em 8 posições... U-lá-lá ein!? Só poderia estar nas mãos do Mestre..!
Abração!
Muito bom o artigo caro Hessel, valeu por compartilhar !!
Hessel,
muito legal o post... parabéns pela pesquisa e pela iniciativa!
Obrigado!
Abração!
Fab´s
Um dado: em 2005, o preço de cada teste - ao contrário do que já foi dito por aí em outros carnavais - girava apenas em torno de 3 dólares! Algo fantástico, considerada a logística do troço. A emissão do certificado em si custava mais caro, não sei quanto. Na verdade, apenas um relógio meu poderia ter vindo com o boletim completo, o Tissot Janeiro. Mas o FDP que me vendeu o relógio não quis me dar a caixa nem certificado completo (de qualquer modo, pelo que paguei por ele, salvo engano 1100 pilas, não podia pedir muito...).
Flávio
Citação de: flavio online 13 Setembro 2010 às 22:00:38
Na verdade, apenas um relógio meu poderia ter vindo com o boletim completo, o Tissot Janeiro. Mas o FDP que me vendeu o relógio não quis me dar a caixa nem certificado completo (de qualquer modo, pelo que paguei por ele, salvo engano 1100 pilas, não podia pedir muito...).
Flávio
FDP (sorry a todos ::)) em letras garrafais............catso!!!......qual a utilidade desta informação para ele vendedor que já descartou o treco?
Tenho tido conhecimento de fatos (casos) similares...........então que fique: FDP mesmo!!!... doido varrido!!!............. >:(
Estude a possibilidade de requisitar da segunda via pelo número do movimento (duplicata).........creio que dá........ ;)
Barato, ou não......considero o Certificado um acessório.........e como tal, deveria seguir o principal ;D ;D ;D (Por vezes a teoria pesa nos meus valores pessoais ;D)
Abs
Gravina
Citação de: Gravina online 13 Setembro 2010 às 23:15:39
Estude a possibilidade de requisitar da segunda via pelo número do movimento (duplicata).........creio que dá........ ;)
Na teoria é possível sim, o COSC emite outras vias de certificados, mas dependemos da boa vontade da Tissot, pois só ela tem poderes para pedir a emissão.
O COSC não atende consumidores diretamente, é por isso que ninguém nunca consegue um certificado de um Rolex, por exemplo.
Um abraço,
Igor
Citação de: igorschutz online 13 Setembro 2010 às 23:19:21
Citação de: Gravina online 13 Setembro 2010 às 23:15:39
Estude a possibilidade de requisitar da segunda via pelo número do movimento (duplicata).........creio que dá........ ;)
Na teoria é possível sim, o COSC emite outras vias de certificados, mas dependemos da boa vontade da Tissot, pois só ela tem poderes para pedir a emissão.
O COSC não atende consumidores diretamente, é por isso que ninguém nunca consegue um certificado de um Rolex, por exemplo.
Um abraço,
Igor
Grato Igor!!!
Desconhecia esta informação, mesmo porque nunca coloquei em prática este meu entendimento(sugestão, suposição) sobre o assunto (se está registrado na instituição, e você é o proprietário.deveria gozar do direito originário,,,,,,,,proprietário, é proprietário ;D (detentor??)........ mas a sua informação, tem lá os seus fundamentos, concordo!!!!(A Suíça não gosta da casa da tia Rosa)
Porém, o patrão, até por profissão..........tem extinto provocador ;D ;D no bom sentido, turma! profissional!!!........estes caras do Parquet.......conseguem coisas das quais duvidamos (ainda bem.....é o que esperamos deles).....tá no sangue.......nascem com isso!!!! ;D ;D ;D ;D
Não há quem possa (povo algum......munido de exagêro agora ;)) , com um bom argumento pátrio!!!
Tentar não custa.........tenho alguns causos ;D, com sucesso, para contar.........um dia!
Abs
Gravina
É...Mas essa aí eu deixo passar. Nunca fiz questão de ter o certificado em mãos, já a caixa...Apesar de que caixas acabam sendo uma tranqueira para guardar. Como disse, pelo preço que paguei no relógio, não exigi nada. Na verdade, como já comprei aqui, vi ele no pulso do cara e comentei: que relógio diferente, é antigo? Ele disse: não, é novo, quer comprar? E peguei e paguei na hora!
Quanto à Rolex, existe fábrica mais pau no toba do que ela (e olha que tenho dois relógios da marca). O troço não tem nem e mail disponível no site! Busca por dados? Facbook? hahaha Faz me rir! A Rolex fez sua imagem, mas de dependesse de fazê-la hoje, estava no sal, é como se não houvesse departamento de comunicação na marca.
Flávio
Filosofia "Compre e cala a boca!"...
Um abraço,
Igor
A "filosofia" da Rolex se extende inclusive para a imprensa e a seleção de quem entra no estande dele na feira de Basel. Não é como qualquer estande que você pode ir entrando numa boa... Pode dar uma olhadinha na vitrine do lado de fora e basta. Transparece um bocado de antipatia.
Abraços!
Adriano
Olá pessoal:
Complementando as informações que, tão brilhantemente, alguns colegas já postaram.
Tenho um Eterna (este aqui:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4.msg81214.html#msg81214 (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4.msg81214.html#msg81214) que comprei de um amigo do fórum (que parece que não tem mais postado no fórum). OK, relógio comprado, o certificado COSC não acompanhou o relógio. Entrei em contato com o vendedor, que informou que quando adquiriu o relógio também não veio o certificado COSC.
Bem, passado algum tempo (alguns anos), hoje entrei hoje em contato com a ETERNA, sem muita expectativa de um retorno breve (até por conta de experiência anteriores). Meu email para a ETERNA (hoje, cedo pela manhã):
Citação de: email original de rhessel@.....
Dear Sir or Madam:
I bought about some years ago a watch model 200m Eterna Kontiki 1400.41.42. However, the COSC certificate has been misplaced (lost? Or stolen?).
What are the steps to obtain a new copy of the COSC certified? What are the necessary information that I have to provide the ETERNA to get a new copy of the certified COSC?
Thank you very much.
Qual foi minha surpresa, que ao retornar do almoço, a resposta da ETERNA já estava em minha caixa de entrada:
Citação de: email de resposta de ETERNA SA
Dear Mr. Hessel,
Thank you for having taken time to contact us.
To be able to ask a copy to the COSC, we would need the movement number (inside the watch). The COSC will charge the copy.
Could you send us a copy of the warranty (perhaps the COSC is noticed) ?
We will try to help you in this matter.
Kind regards
Eterna SA
Porsche Design Timepieces
Laurent Lehmann
Head of Customer Service
Schützengasse 46
CH-2540 Granges
Phone: +41 (0)32 654 72 75
Fax: +41 (0)32 654 72 12
E-Mail: l.lehmann@eterna.com
www.eterna.com
www.porsche-design.com
Become a fan on facebook: www.facebook.com/EternaSA
Follow us on twitter: www.twitter.com/Eternawatches
Bem, terei que abrir a caixa do ETERNA para pegar o número de série do movimento... depois, é só esperar quanto eles irão querer ($$$) para produzir uma cópia do certificado COSC.
Abraços,
Hessel
Caro hessel, apesar de tanto tempo deste post, deu certo a historia com o cosc?
Abracos
Caro Cesar,
Infelizmente, o nosso grande colega e amigo, Hessel, embora continue nos visitando de tempos em tempos ("na coruja" ;)) esteve por aqui pela última vez (logado) no início de maio.
Abraços a ambos!
Alberto
Citação de: Adriano online 14 Setembro 2010 às 10:12:17
A "filosofia" da Rolex se extende inclusive para a imprensa e a seleção de quem entra no estande dele na feira de Basel. Não é como qualquer estande que você pode ir entrando numa boa... Pode dar uma olhadinha na vitrine do lado de fora e basta. Transparece um bocado de antipatia.
Abraços!
Adriano
Meu caro Adriano, é verdade. Aqui não é diferente! Não só na boutique da Rolex como na autorizada o tratamento é frio, impessoal! Hoje eles pensam ser 'profissionais'.
No passado, no tempo em que o sr. Walter era o representante da Rolex , já falecido, infelizmente, o tratamento aos clientes era bem diferente, era bem cordial. Em razão dessa atenção que sempre obtive por parte dele e dos funcionários, desde os tempos da Vieira de Carvalho, é que me tornei fã da Rolex. Hoje, não mais. Pontos para a Omega concorrente direta dessa manufatura. O atendimento da boutique Omega em São Paulo é completamente outro, muito cortês e amigável mesmo por telefone!
Pelo jeito a Omega vai tomar certamente conta desse mercado pelo bom tratamento dispensado aos clientes como também pela qualidade de seus relógios.
Abraços do Veiga.
Nota:
Editado (separando os textos) apenas para maior clareza na leitura.
Alberto Ferreira - Equipe de moderação.
Prezados,
Bom dia.
Ressuscitando um tópico já morto...
Entrei em contato com a Eterna, conforme nosso amigo sumido Hessel, e rapidamente me solicitaram o número de série do movimento para localizarem o boletim de marcha do meu relógio.
Demorei uns 10 dias para informar. ;D
Eles levaram outros 10 dias para me retornar, mas o fizeram.
Me enviaram uma cópia em PDF do original. :D
Se eu quiser uma segunda via eu terei de pagar CHF 106,50 + CHF 50 (FEDEX). Achei o preço super salgado. :-\
Agradeci, foram super atenciosos, e ficarei apenas com o PDF. Pra quem nem isso tinha, está bom demais. :D
(http://i230.photobucket.com/albums/ee275/primonjunior/EternaKonTikiGMTPiscina.jpg) (http://s230.photobucket.com/user/primonjunior/media/EternaKonTikiGMTPiscina.jpg.html)
(http://i230.photobucket.com/albums/ee275/primonjunior/BoletimdeMarcha.png) (http://s230.photobucket.com/user/primonjunior/media/BoletimdeMarcha.png.html)
Abraços,
Márcio Primon
Muito legal Engenheiro, obrigado por compartilhar! ;)
Citação de: Alberto Ferreira online 26 Julho 2013 às 12:04:47
Caro Cesar,
Infelizmente, o nosso grande colega e amigo, Hessel, embora continue nos visitando de tempos em tempos ("na coruja" ;)) esteve por aqui pela última vez (logado) no início de maio.
Grande amigo Alberto:
...por acaso lês pensamentos... ou tens bola de cristal...?
Citação de: Alberto Ferreira online 26 Julho 2013 às 12:04:47
Abraços a ambos!
Alberto
Um saudoso, fraterno e sincero abraço ao grande amigo!!!
Hessel
Segue novamente o boletim de marcha. Deletei a imagem do post anterior sem querer.
(http://i230.photobucket.com/albums/ee275/primonjunior/BoletimdeMarcha.jpg) (http://s230.photobucket.com/user/primonjunior/media/BoletimdeMarcha.jpg.html)
Feliz 2014.
Gostaria de compartilhar a surpresa de hoje...
No dia que a Eterna me enviou o PDF do boletim de marcha acima, eu informei que no ato da compra, Janeiro de 2011, não me entregaram o certificado de garantia e que só faltava isso pro meu relógio ficar completo. Eles nem me deram mais retorno. Pensei: - Estou enchendo muito os caras. Vou parar de amola-los.
Eis que ao chegar no prédio o porteiro me chama dizendo que havia uma correspondência do"estrangeiro" para mim. :)
Surge isso:
(http://i230.photobucket.com/albums/ee275/primonjunior/Mobile%20Uploads/20140106_181404.jpg)
Achei muito legal, mesmo que não tenha validade alguma.
O pós venda Eterna era péssimo, mas agora as coisas estão mudando.
Obrigado Eterna.
Muito legal Engenheiro.
Vamos ver se consigo com a Jaeger-LeCoultre.
Abs.
Que barato! Parabens para a eterna e para vc por ter conseguido! Dorotheo tenta la com os caras da jlc, os caras sao bem legais... O certificado é o que vale, a caixa so ocupa espaço rsrsrs...
Abracos
Citação de: cesar online 06 Janeiro 2014 às 20:17:23
Que barato! Parabens para a eterna e para vc por ter conseguido! Dorotheo tenta la com os caras da jlc, os caras sao bem legais... O certificado é o que vale, a caixa so ocupa espaço rsrsrs...
Abracos
Tenho um truque na manga.....e ele se chama Sá. ...kkkk
Vou pessoalmente na JLC de SP, tomara que dê certo.
Com uma série numerada, não deve ser tão difícil conseguir uma cópia do certificado.
Se precisar escrever para matriz espero contar com a sua ajuda para suprir a deficiência do meu inglês hot dog.
Abs.
Sera um prazer! Mas acredito que na loja com o sá junto principalmente de tudo certo...
Abracos
Otima atitude da Eterna, queria ver se fosse um Rolex kkkk, ficava sem resposta nenhuma.
Dorotheu acho que vc consegue junto a JLC aqui em SP mesmo, caso contrario pede p Flavio te ajudar que ele consegue tudo com esses Suiços.
Mas quando fala em JLC, refere-se a quê? Ao certificado do Master Control? Pois os JLC não vão para o COSC.
Nem sei se a JLC tem um boletim dos resultados do MC. Vale lembrar também (acho que já falei), o COSC mantém o boletim por 5 anos só.
Abraços!
Adriano
Citação de: Adriano online 06 Janeiro 2014 às 21:39:46
Mas quando fala em JLC, refere-se a quê? Ao certificado do Master Control? Pois os JLC não vão para o COSC.
Nem sei se a JLC tem um boletim dos resultados do MC. Vale lembrar também (acho que já falei), o COSC mantém o boletim por 5 anos só.
Abraços!
Adriano
Obrigado Adriano.
Caixa e documentos do meu NavySeal se extraviaram, queria pelo menos uma cópia.
Grande abraço.
Ah tá, entendi. Eu é que comi mosca no meio do assunto e achei que estavam falando do boletim do COSC ainda.
Realmente fiquei surpreso com a reemissão do certificado de garantia. Nunca vi marca fazer isso.
Abraços!
Adriano
Dorotheo, os manuais são bem dificeis de conseguir, digo or experiencia propria, já tentei e nada, alegaram que cada relogio vem com um e eles produzem somente 1 pra cada relogio, falei com o gerente da JLC o Marcelo e com a Adriana e por email tambem com a suiça.
Estrela, digamos que a indústria está ficando "industrializada" demais. Eu já não consigo esses troços e quando conseguia, era por pura cara de pau e respeito. Já arrumei até peça na Ulysse Nardin de graça, com carta assinada pelo Schinieder! Mas naquela época eles não deviam receber tantas indagações técnicas de um interessado na marca. Hoje devem receber aos milhões. Talvez por isso ainda continue, PARADOXALMENTE, muito mais fácil conseguir coisas com os verdadeiros barões da indústria (estou falando em preços) aos grande barões da produção, como Rolex, Omega, etc.
flávio
Eu tenho exatamente a mesma opinião. Não interessa o preço, o luxo, mas o tamanho: se você entra em contato contato com uma manufatura pequena, recebe respostas quase que imediatamente e consegue tudo ou quase tudo que solicitar. Com as grandes, o que recebe é uma resposta automática de um "robô" que redireciona seu email para todo o mundo e de certa forma te "desliga" deles.
Abraços!
Adriano
Citação de: Adriano online 07 Janeiro 2014 às 09:19:48
Eu tenho exatamente a mesma opinião. Não interessa o preço, o luxo, mas o tamanho: se você entra em contato contato com uma manufatura pequena, recebe respostas quase que imediatamente e consegue tudo ou quase tudo que solicitar. Com as grandes, o que recebe é uma resposta automática de um "robô" que redireciona seu email para todo o mundo e de certa forma te "desliga" deles.
Abraços!
Adriano
kkkkkkkkkkkkk realmente Adriano, uma vez tentei contato com a Rolex e são obtive NENHUMA resposta e olhe que tentei por todos os e-mails que me eram passados, e NADA, agora já vimos alguns casos aqui mesmo de confrades que conseguiram certificados, estojos, etc... com um simples e-mail , Hublot é um exemplo, acho que essa deveria ser a postura de todas as manufaturas, mas quem se importa com o que EU acho hehehhe
as vezes que eu entrei em contato com a jlc la de fora eu fui muito bem atendido. antes de abrirem a boutique em sp. depois que abriram me redirecionaram para a boutique. tinha uma menina muito simpatica la chamada simone, mas saiu. os caras da iwc do shopping jk tambem sao bem prestativos.
abracos
Para ter uma noção Estrela, olha como se perde o tesão com uma marca rapidinho... Mandei um e mail para a Zenith há umas 3 semanas dizendo que eu tenho um modelo da marca E QUERO COMPRAR OUTRO PORRA! E outro caro! Perguntei se pensavam voltando ao Brasil, quando voltam, como compro... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ! Sem resposta. Vou comprar de outra marca.
Flávio
Citação de: flavio online 07 Janeiro 2014 às 17:20:46
Para ter uma noção Estrela, olha como se perde o tesão com uma marca rapidinho... Mandei um e mail para a Zenith há umas 3 semanas dizendo que eu tenho um modelo da marca E QUERO COMPRAR OUTRO PORRA! E outro caro! Perguntei se pensavam voltando ao Brasil, quando voltam, como compro... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ! Sem resposta. Vou comprar de outra marca.
Flávio
Kkkkkkkkkk zzzzzzzzzzz massa
Citação de: flavio online 07 Janeiro 2014 às 17:20:46
Para ter uma noção Estrela, olha como se perde o tesão com uma marca rapidinho... Mandei um e mail para a Zenith há umas 3 semanas dizendo que eu tenho um modelo da marca E QUERO COMPRAR OUTRO PORRA! E outro caro! Perguntei se pensavam voltando ao Brasil, quando voltam, como compro... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ! Sem resposta. Vou comprar de outra marca.
Flávio
kkkkkkkkkkk! Os caras tem AD no Alaska, no Peru e em Madagascar, mas estão kgnd prá nóis!
Aposto que vc estava de olho no Captain Dual Time...
Abraços!
Patrão é fissurado no El Primeiro Tricolor. ;)
No Alaska me fizeram uma excelente proposta em dois modelos da Zenith.O AD la é o mesmo do Caribe a Diamond International.
Citação de: cesar online 07 Janeiro 2014 às 14:39:11
as vezes que eu entrei em contato com a jlc la de fora eu fui muito bem atendido. antes de abrirem a boutique em sp. depois que abriram me redirecionaram para a boutique. tinha uma menina muito simpatica la chamada simone, mas saiu. os caras da iwc do shopping jk tambem sao bem prestativos.
abracos
Há esperança.
Citação de: ThiagoDF online 08 Janeiro 2014 às 00:25:52
Patrão é fissurado no El Primeiro Tricolor. ;)
Este é um dos meus relógios favoritos no mercado hoje, ainda não vi um ao vivo, mas babo nas fotos tem uns 2 anos já.
(http://static.squarespace.com/static/4fa14d3ce4b08a53fa26468e/t/51f13dc2e4b0f1d54ada5e44/1374764489940/ZenithElPrimero-2.jpg?format=750w)
Schütz, vi um no AD em Orlando o maior acho que 42mm, lindo cara, lindo, agora que ando todo dia com um Speed moon no pulso to gostando cada vez mais desse estilo de relógio.
Acho que para mim e para o Flávio o de 38 fica melhor, devo viajar agora em fevereiro e vou procurar conhecer um, mas é só para namorar mesmo, comprar agora não vai rolar. ;D
Também acho que o 38 cai melhor em mim, mas o problema do 42 e, aliás, de vários modelos maiores da Zenith, não é nem esse. O El Primero e o Elite são movimentos pequenos em diâmetro e ficam desproporcionais na caixa, olhando por trás. No El Primero eles fizeram uma "ilusão de ótica" abaulando a caixa que ficou passável. Nos Elite? Não só ficou ruim como os relógios atuais que usam tal movimento estão com os mostradores desequilibrados, com o segundeiro muito distante da borda. Meu Elite "antigo" é diminuto... Minto, na verdade ele é fino demais, mas não é desequilibrado.
By the way: ter autorizada no Alaska, que deve ter uns 560 habitantes humanos e milhões de focas e não ter aqui é FODA!
Flávio
Citação de: flavio online 08 Janeiro 2014 às 10:59:03
By the way: ter autorizada no Alaska, que deve ter uns 560 habitantes humanos e milhões de focas e não ter aqui é FODA!
;D
Flávio,
Não sei dizer quais são os critérios da Zenith, bem como não tenho nenhum Zenith deste para venda, mas se você quiser um casal apaixonado de focas, eu tenho aqui na Mooca ;)
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/eterna/focas_zpscb2343f4.jpeg~original) (http://s27.photobucket.com/user/Gravina123/media/eterna/focas_zpscb2343f4.jpeg.html)
O amor é lindo :-*
Abs
Gravina
As focas não roubam como os brasileiros.. Vide assaltos às lojas da Rolex, etc..
:-\ :-\
Para dar fim ao Off Topic hoje fui na JLC do JK e há a possibilidade de obter a segunda via dos documentos, histórico do relógio, manual, master control, pela bagatela de $600,00 dólares.
A pulseira articulada de borracha e titânio sai por R$6.800,00 e a de couro R $870,00.
Bem, falei que ia dar uma pensada ... ::)
Agradecimento especial ao amigo Sá, que vai batalhar um desconto na documentação e na pulseira de couro.
Abs.
Podia ser pior, o preço ser 600 euros ou libras. ;D
Dorotheo eu não compraria esses documentos A não ser que vc pense em guardar o relógio em sua coleção, ai SIM acho que você estaria agregando mais valor ao bem, agora se for pensando em uma futura venda ou troca eu não gastaria essa grana com isso e sim com a pulseira de couro que para um possível comprador vai ter mais valor do que esses documentos, bom, se bem que dependendo com comprador ehehhe.
Esse preço da pulseira de borracha plus titânio é isso mesmo? pelo amor de deus, preço de muito relógio bom anunciado por aqui.
Citação de: jfestrelabr online 20 Janeiro 2014 às 10:06:52Esse preço da pulseira de borracha plus titânio é isso mesmo? pelo amor de deus, preço de muito relógio bom anunciado por aqui.
:o :o :o
Parafraseando um confrade nosso...esse post deveria estar no tópico "Fui assaltado"...
É por isso que tenho medo de relógios com pulseiras de design proprietário...
Flávio
flavio, neste caso especifico nao precisa da pulseira original, qualquer uma serve nele... inclusive se eu fosse o dorotheo colocaria uma nato neste relogio que fica lindo. uma azul e preta ou preta mesmo. nao curto a pulseira original dele. a do meu eu tirei logo que chegou fiquei usando uma pulseira carbon da panerai ate cair na burrada de entrar na boutique jlc em paris e pedir para ver o bracelete borracaha+titaneo...... mas paguei mais barato que isso 2.000 dolares +/- com o tax refund.
abracos
Ah bom!
Flávio
É agora da pra dizer fui assaltado mas foi com carinho kkkkkkk
Citação de: cesar online 20 Janeiro 2014 às 10:33:34
flavio, neste caso especifico nao precisa da pulseira original, qualquer uma serve nele... inclusive se eu fosse o dorotheo colocaria uma nato neste relogio que fica lindo. uma azul e preta ou preta mesmo. nao curto a pulseira original dele. a do meu eu tirei logo que chegou fiquei usando uma pulseira carbon da panerai ate cair na burrada de entrar na boutique jlc em paris e pedir para ver o bracelete borracaha+titaneo...... mas paguei mais barato que isso 2.000 dolares +/- com o tax refund.
abracos
Eu estou usando a Carbon da Hirsch.
Não vou comprar ela, sem condições.
Quanto aos documentos, "nunca diga nunca", mas vou esperar o resultado das habilidades negociaisdo Sá....o mesmo com a pulseira de couro.
Agora cesar, vi seu relogio, o Navy Seals chrono,.... Que coisa mais linda. Parabéns. É top.
Abração.
Não falei nunca, ate condicionei vc viu hehehe, agora a pulseira NUNCA. Kkkkkk
Citação de: jfestrelabr online 20 Janeiro 2014 às 11:17:04
Não falei nunca, ate condicionei vc viu hehehe, agora a pulseira NUNCA. Kkkkkk
8) kkkkk
A pulseira tem que ser muito troxa para comprar mesmo rsrsrs...
Abracos
Citação de: cesar online 20 Janeiro 2014 às 12:46:14
A pulseira tem que ser muito troxa para comprar mesmo rsrsrs...
Abracos
Ou comprar fora.
O seu modelo combina muito com ela.
Sério. Fiquei apaixonado por ele.
Top.
2k dolar em uma pulseira é loucura, da quase pegar um PO semi la fora, ou muita coisa zero, continuo achando loucura.
Eu tb acho..... Serio, acho mesmo. Foram os ares parisienses e o vinho do almoco....rsrsrs
Divulgaram os números dos últimos 20 anos, não lembro se os discutimos, mas apenas os do ano passado. É interessante notar que o número de certificados da Rolex nos dá uma noção de quantos relógios fabricavam ano a ano, uma vez que quase todos (que eu lembre apenas os calibre 3000 que equipavam os "antigos" Explorer e Air King não eram) seus movimentos são cronômetros (hoje todos, menos os de corda manual).
A Omega, nos tempos difíceis, não estava certificando quase nada, retornou há alguns anos.
A Breitling, como ressaltei recentemente, passou a certificar todos os seus relógios a partir do ano 2000 (enviando, claro, os movimentos no ano anterior à venda) para certificação. E como certifica todos os seus relógios (inclusive os quartz), também é possível ter uma noção de quantos relógios fabricam por ano.
http://www.watch-insider.com/economy/the-controle-officiel-suisse-des-chronometres-swiss-official-chronometer-testing-institute-cosc-figures-of-the-big-ten-from-1993-to-2013/#
Flávio
impressionante a constancia da rolex e o salto da quantidade da omega.......
abracos
juntando as marcas da SG, ja estão chegando proximo aos rolex
Desenterrando tópico, um vídeo com os bastidores do COSC
http://www.thewatches.tv/en/editorial/the-cosc-certification-chronometry-saga-n5/
FLávio
Que show esse vídeo