Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: EngFernando em 09 Junho 2012 às 19:03:13

Título: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: EngFernando em 09 Junho 2012 às 19:03:13
Olá Colegas, sou novo aqui no RM e peço desculpas se disser alguma bobagem, OK? Gostaria de abrir novamente a questão do Watch Winder, mas de uma forma bem ampla. Já fucei todos os Fóruns a respeito e permaneço com a dúvida que segue:

É melhor deixar o Relógio totalmente parado, da corda manual eventualmente, ou mantê-lo em um Watch Winder?

- Já li que a corda manual deve ser usada apenas para partida, na proporção de 10 a 15 voltas e quando o Relógio estiver totalmente parado. E que parado a corda fica toda na posição mais solta e isso poderia prejudicar a reserva futuramente (isso indicaria que o melhor seria o Watch Winder);

- E vi que, em alguns casos, a ideia de menos manutenção que o Relógio parado passa, nem sempre é verdeira (às vezes ele para de vez, perde a precisão e até a reserva, como disse antes), ou seja, numa eventual Revisão haveria trocas e gastos até maiores que em funcionamento contínuo);

- Agora contra o Watch Winder, tem a questão óbvia do uso ininterrupto do Movimento e do tempo de ciclo imposto (alguns falam que deveria servir só para manter a reserva e que o Watch Winder força a corda ao máximo, o que também não seria bom, mas não sei se isso é realmente possível);

- Gostaria de saber até o tempo de ciclo diário ideal e o sentido, pois isso eu realmente não consegui descobrir na maioria dos casos. Uso apenas horário (6min por 30min stop) nos meus: Omega Semaster (Cal. 2500), Baume Riviera (Cal. 7751), Breitling Superocean (Cal. B17) e TAG Carrera (Cal. 16);

- E também contra o Watch Winder, li que alguns podem magnetizar os Relógios, o que seria péssimo (acho improvável). Estranhamente meu Seamaster (Co-axial), parou de funcionar num Wach Winder. Coincidência ou não, estava usando um ciclo pesado (10min horário, 10min anti-horário, 20min stop);

- Meus Relógios são de uso contínuo e revesado, não de Colecionadores. Então, deixá-los sempre em condições para uso é o ideal. Porém, muitas vezes o tempo de troca supera a reserva. Se o Watch Winder for uma solução ideal e o ciclo ainda pesado (que provoque qualquer dano), penso em adicionar um timer e reduzir ao mínimo o tempo de funcionamento diário, mantendo sempre pronto o Relógio (sem necessidade de ajuste).

Sei que foi bem extenso tudo que postei, mas é um apanhado de tudo que já li e gostaria da opinião de quem tem experiência. Muito obrigado.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Adriano em 09 Junho 2012 às 21:40:49
Eu já discuti o assunto diversas vezes aqui então vou tentar resumir. Votei em usar o watchwinder eventualmente.

- Sim, use a corda auxiliar somente quando o relógio estiver parado. Mas manter a corda totalmente relaxada não reduz a reserva de marcha. Nada a ver. O máximo que pode acontecer é deformação da corda se ela ficar anos e anos e anos na mesma posição. Seja qual for.

- Sim, usar demais ou deixar parado demais, ambas as situações são prejudiciais. Uso constante causa desgaste e deterioração dos lubrificantes. Uso de menos preserva o desgaste mas promove deslocamento e deterioração dos lubrificantes.

- não sei responder sobre qual é o ciclo ideal para cada calibre. O fabricante do watchwinder é que deveria fornecer isso.

- acho que um watchwinder tem que ser muito vagabundo para oferecer risco de magnetização ao relógio.

- sobre deixar o relógio sempre em condição de uso, é gosto pessoal. Há quem não se importe, ou até goste de ter que pegar um relógio parado, dar corda, ajustar horas, calendário... eu sou um que não me importo com isso.

Sobre minha opinião, preciso deixar os relógios parados, desde que não por muito tempo. Nada que ultrapasse uns 2 ou 3 meses. Além disso, acho importante deixar a corda desenrolar completamente às vezes. Por fim, deixar um relógio no watchwinder comparo a deixar o carro ligado na garagem: está causando desgaste sem estar usando o relógio.

Por isso recomendo parcimônia no uso do watchwinder. Recomendo o uso dele em prol da praticidade caso vá usar um relógio em breve. Mas não recomendo que se guarde o relógio no watchwinder. Guardar, só parado.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: automatic em 10 Junho 2012 às 20:50:11
Concordo com o Adriano e eu uso 2 watch winders duplos (total para 4 relógios).
Sempre fico revezando, uso um dia o relógio depois deixo no ww para manter o horário durante alguns dias.

Quanto ao calendário, eu nunca ajusto. Neste ponto ocorre muito desgaste mecânico em puxar a coroa, só acerto o horário.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: jokr82 em 11 Junho 2012 às 12:22:11
Já no meu caso eu faço assim.

Eu tenho 2 ww!

total então 4 relógios!

Dou corda nos 4 relógios automáticos que eu tenho.

3 tag heuer, 1 Aquarecer 500m cronógrafo calibre 16, Carrera 1887, Tag link calibre 16.

1-Longines Ceramic Conquest.

Ai então eu nunca paro, o meu ww, quer dizer já desliguei algumas vezes, e os amigos disseram, então pra que voce tem o ww, se vc o mantem desligado  ??? :P

ps: Seja bem vindo.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Desotti em 11 Junho 2012 às 15:19:33
Johnny, como bem já afirmou o Adriano, deixar um relógio que não se esteja usando no dia-a-dia direto no winder ligado equivale a deixar um carro funcionando guardado na garagem, ou seja, promove a longo prazo um desgaste mecânico e de lubrificantes totalmente desnecessário.

Eu tenho um winder fechado para 4 relógios (mais 6 em nichos estáticos) mas ele é utilizado muito mais como caixa para guardar minhas peças, pois só o aciono eventualmente quando alterno o uso de mais do que duas peças que normalmente uso numa mesma semana, ou seja, sempre alternando os relógios entre aqueles que realmente pretendo utilizar.

Os que não são usados ficam parados, recebendo uma corda completa a cada 3 meses para evitar a dispersão dos lubrificantes, novamente conforme recomendação do Adriano... sugiro que faça o mesmo! ;)

[[]]'s
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: hessel em 12 Junho 2012 às 08:32:07
Prezado EngFernando:

Seja muito bem-vindo. O Fórum é de todos nós.  :D

(http://www.picpanda.com/images/j0q9srjyqj15h7w88q.gif)

Pois eu votei em "Usar um Watch Winder Eventualmente", pelo motivos já, exemplarmente e pedagogicamente, explicados pelo Adriano.  8)

Abraços,
Hessel
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: BigPaul em 12 Junho 2012 às 08:59:22
Seja bem vindo colega, bom, esta é uma questão que não me estressa, eu uso os meus relogios de forma alternada e nao possuo WW e nem quero gastar dinheiro com isso, eu acho que, como qualquer máquina pois os relógios são máquinas tem o seu desgaste natural por uso, o melhor é desfrutar dos relógios sem ficar preocupado, pois os desgates irão acontecer e use-os e abuse, seja feliz e curta os com saúde

Paul
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: jokr82 em 12 Junho 2012 às 13:56:46
Obrigado amigo Desotti!

Hoje a noite chegando em casa irei fazer isso!

É que encheu o saco ficar toda hora dando cordas, nos 4 automáticos que eu tenho, quer dizer 5 com o RM3, mas esse faz tempão que não uso e não dou corda!

Bem a questão é, eu uso os 4 automáticos durante 1 semana, intercalando 1x por dia de cada um, portanto por isso que eu deixo os 4 no ww.

Mas já que eu não quero que eles se desgastem irei fazer isso que os Caros Lordes Desotti e Adriano sugeriram.

Abs

 ;D :D
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: EngFernando em 15 Junho 2012 às 15:29:41
Seja bem vindo colega, bom, esta é uma questão que não me estressa, eu uso os meus relogios de forma alternada e nao possuo WW e nem quero gastar dinheiro com isso, eu acho que, como qualquer máquina pois os relógios são máquinas tem o seu desgaste natural por uso, o melhor é desfrutar dos relógios sem ficar preocupado, pois os desgates irão acontecer e use-os e abuse, seja feliz e curta os com saúde

Paul

Caro Paul, sua resposta à minha dúvida foi determinante. Sou Engº Mecânico e nesse sentido tenho uma vocação para soluções tecnicistas, por outro lado sou filho de Professores, de onde vem um lado mais psicopedagógico. Então nas minha inquietações, como é o caso, sempre vivo o dilema em conciliar tudo sem me sentir em falta com algum dos lados. Acredito que você tem toda razão, tenho que desfrutar dos Relógios, pois o desgaste e as revisões virão, parados ou em uso contínuo. Ou seja, no meu e, acredito no seu caso, os Relógios são de uso contínuo, não peças de Coleção (dessas que são mesmo preservadas de qualquer uso desnecessário), certo?

Assim, apresento ao Colegas minha solução: Procurei na página da Orbit a quantidade necessária de Revoluções por dia (TPD) para cada Movimento e os sentidos de giro (650-800 TPD em ambos os sentidos para Omega 2500 e Breitling B17; 800 TPD no sentido horário para TAG 16 e Baume Riviera). Voltei aos meus Watch Winder's e descobri que ambos giram muito mais que isso, ou seja, "carregavam". Já li em outros Fóruns que o Watch Winder não deve carregar, mas apenas manter a Reserva do Relógio no caso do uso ininterrupto. Faço uma pausa aqui, antes de continuar, pois gostaria que comentassem essa afirmação sobre carregamento no Watch Winder...

Para reduzir o TPD dos Watch Winder's comprei um simples timer digital (R$40), limitando o tempo de operação dos Aparelhos. Com o timer é possível ajustar como quiser o TPD. Mas fiquei com outras dúvidas, que talvez sejam complementos da questão sobre carregamento acima: a tabela da Orbit mostra os valores que são típicos de manutenção de Reserva ou carregamento (tendo em vista a Orbit ser uma marca de referência)? Ou seja, se aplicar exatamente os ciclos propostos, há carregamento ou manutenção? Pretendia aplicar TPD's menores (500 Omega/Breitling e 700 TAG/Baume), anulando possível carregamento, mas mantendo a Reserva. Que acham? 
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Paulistano em 15 Junho 2012 às 16:24:20
Seja bem vindo colega, bom, esta é uma questão que não me estressa, eu uso os meus relogios de forma alternada e nao possuo WW e nem quero gastar dinheiro com isso, eu acho que, como qualquer máquina pois os relógios são máquinas tem o seu desgaste natural por uso, o melhor é desfrutar dos relógios sem ficar preocupado, pois os desgates irão acontecer e use-os e abuse, seja feliz e curta os com saúde
Paul

concordo integralmente com o Paul.

deixo uma perguntinha: VOCÊS GUARDAM SEUS CARROS LIGADOS NA GARAGEM?..............GENTEM, É A MESMA COISA!

abraços.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Cosentino em 15 Junho 2012 às 19:07:53
Uso todos os meus automáticos dentro do mês. Os mais caros aos finais de semana, e os com um valor nao tão expressivo no dia a dia. Deixo todos  parados, e a cada vez que vou utiliza-los, dou dez ou doze voltas na corda. Abs.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Pandolfi em 16 Junho 2012 às 11:15:38
Meus amigos, só não tenho um WW porque é caro demais...mas eu preciso de um.
É que trabalho com planilhas e o meu braço esquerdo uso para segurar os processos e ir fazendo as planilhas de cálculo, lógico que ele fica muito tempo parado.
Como é o movimento do braço que dá corda nos automáticos, todo dia cedo tenho que acertar o relógio e dar um pouco de corda manual.
Eu uso cada relógio uma semana.
Assim, preciso de um WW ou dar uma boa corda manual na volta do dia.
Na minha opinião, o WW serve para dar corda nos relógios eventual e periodicamente, 1 mes parados acho até muito tempo.
Grande abraço.
Pandolfi
Quem quiser vender um WW bem barato...
 

Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: - STR - em 18 Junho 2012 às 07:14:47
Meus amigos, só não tenho um WW porque é caro demais...mas eu preciso de um.
É que trabalho com planilhas e o meu braço esquerdo uso para segurar os processos e ir fazendo as planilhas de cálculo, lógico que ele fica muito tempo parado.
Como é o movimento do braço que dá corda nos automáticos, todo dia cedo tenho que acertar o relógio e dar um pouco de corda manual.
Eu uso cada relógio uma semana.
Assim, preciso de um WW ou dar uma boa corda manual na volta do dia.
Na minha opinião, o WW serve para dar corda nos relógios eventual e periodicamente, 1 mes parados acho até muito tempo.
Grande abraço.
Pandolfi
Quem quiser vender um WW bem barato...
 



Pandolfi!!!!

Põe o relogio no braço direito!!! Que vc usa pra comer aquele kibe bão demais que tem ai na sua cidade!!!

Problema resolvido!!

Grande abraço!!!
Fique na espreita, talvez eu vá para essas banda no final de semana do dia 30, se eu for, como de costume te aviso!!

Grande abraço

Rodrigo STR
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: flávio em 18 Junho 2012 às 11:42:44
Sobre o tema:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5857.0



Flávio
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Adriano em 19 Junho 2012 às 17:37:26
Ah, respondendo às últimas perguntas:

- sim, o watchwinder deve manter a corda, e não carregar ativamente. Só os aparelhos de testes devem fazer isso.

- não sei dizer que os dados da Orbita são para manutenção da corda, mas creio que sim, visto ser uma empresa especializada.

- o ideal é que o ciclo deixe a corda desenrolar, e não mantenha ela sob tensão máxima ou quase máxima o tempo todo.


Abraços!

Adriano
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Pandolfi em 20 Junho 2012 às 10:48:43
Meus amigos, só não tenho um WW porque é caro demais...mas eu preciso de um.
Quem quiser vender um WW bem barato...
Pandolfi!!!!

Põe o relogio no braço direito!!! Que vc usa pra comer aquele kibe bão demais que tem ai na sua cidade!!!
Problema resolvido!!
Grande abraço!!!
Fique na espreita, talvez eu vá para essas banda no final de semana do dia 30, se eu for, como de costume te aviso!!
Grande abraço
Rodrigo STR

Olá, STR, vou tentar me acostumar usando o relógio no braço direito.
Ontem mesmo comi três kibes recheados com Catupiry quentinho, daqueles que o Lessa vidrou no lendário encontro do interior...
Estou te aguardando no final de semana, meu grande amigo...inauguraram um restaurante com rodízio de picanha e carneiro lá em São Joaquim, nota 10...já fui lá domingo passado...
Abração.
Pandolfi
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: rtakami em 20 Junho 2012 às 14:25:35
Pelo pouco que entendi, um ww mantém a corda do automático com uma carga média, e o ciclo é alternando horário, anti-horário e pausa, com regulagem dos tempos, mas qual a velocidade de rotação?
Uma vez vi em um vídeo, e me pareceu coisa do tipo 1/3 de Hz aproximadamente, ou seja mais ou menos 1 ciclo a cada 3 segundos, seria mais ou menos isso,
eu pretendo construir uma.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Pandolfi em 20 Junho 2012 às 22:03:58
rtakami, pretendo construir um WW também, estou procurando o bendito motor de baixa rotação, já tenho um bom marceneiro pra bolar a caixa...
Grande abraço.
Pandolfi
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Alberto Ferreira em 20 Junho 2012 às 22:15:36
Salve!

Procurem, em uma oficina de reparos, por motores de fornos de micro-ondas.
E prefiram os que tenham eixos de aço (para maior resistência mecânica).

Abraços,
Alberto
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: rtakami em 20 Junho 2012 às 22:26:48
O motor também se acha muito fácil em ferros velhos,  e já vem com redutor, se possível com motor dc brusheless e rolamentado para durar muito, com relação a rotação ou temporização, pode ser utilizado os temporizadores comercialmente prontos ou mesmo montando um circuito eletrônico usando o simples ci555, pode também regular a velocidade adaptando uma polia ou ainda utilizando um dimmer eletrônico a base de chaveamento com transisto, esse é mais fácil montar a placa eletrônica, acha-se o esquema em revistas de eletrônica, ou para quem entende não deve ser difícil. Eu pretendo montar a minha placa e apenas achar um motor já com redutor, tenho um amigo que tem umas 10 peças desse motor pronto, eu ganhei um motor de limpador de pára brisa e fiz um ball mil ele já vem com redutor, tive apenas que adaptar o corpo, pena que o ball mil que montei gira muito rápido, e além do alto consumo, faz muito barulho, pretendo usar um mais econômico e silencioso.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Alberto Ferreira em 20 Junho 2012 às 22:28:47
E não custa um "alerta"...
Verifiquem a blindagem magnética do motor, para que o eventual campo não interfira nos movimentos dos relógios.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Neme em 11 Novembro 2012 às 01:43:18
Desculpe pela ignorância, mas sempre leio ess negócio de magnetização do relógio! O que é magnetização do relógio?
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Marcos David em 11 Novembro 2012 às 14:22:08
Dúvidas sobre WW sanadas.

Um dia desses quase comprava um de 2 posições, mas como estou sempre usando os relógios, deixei de gastar esse dinheiro.

Quanto à construção é bem simples mesmo. Acho que o ângulo do motor é em torno de 45º...


Desculpe pela ignorância, mas sempre leio ess negócio de magnetização do relógio! O que é magnetização do relógio?

Isso também é dúvida!

Abraços.
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Carbonieri em 11 Novembro 2012 às 19:23:14
tenho alguns relógios a corda e também 1 automatico que estão parados há mais de um ano. O que seria melhor, passar a dar corda a cada dois ou tres meses, ou manda-los revisar por estarem muito tempo parado ???
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Alberto Ferreira em 12 Novembro 2012 às 02:53:33
Desculpe pela ignorância, mas sempre leio ess negócio de magnetização do relógio! O que é magnetização do relógio?

Salve!
Não há porque se desculpar...
A pergunta é oportuna, pois nem todos conhecem o conceito.

O termo magnetização se refere aqui à característica de alguns materiais (ferro ou ligas ferrosas) se transformarem imãs permanentes (serem, portanto, “imantados”) quando submetidos, mesmo que temporariamente, à ação das linhas de força de um campo magnético de intensidade suficiente.
Este campo magnético, se não for devidamente “blindado” (bloqueado, desviado ou impedido de penetrar no movimento), pode acarretar em danos temporários ou imprecisões no funcionamento do mesmo, podendo eventualmente alterar o comportamento do balanço, que pela dita imantação e alteração temporária das características físicas da espiral, que poderá ter a sua elasticidade modificada (posto que algumas espiras da mola podem, por exemplo, ser aglutinadas, ou como que “coladas” umas às outras) alterando a sua frequência de oscilação.

Abraços,
Alberto
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: jokr82 em 12 Novembro 2012 às 11:05:44
Bom lendo esse tópico Ontem, Domingo!

Guardei meus relógios na caixa de relógios, e guardei meus watchwinders!

Agora a dúvida!

1- Como eu deixo minhas caixas de relógios guardadas no cofre, tem algum problema de pegar mofo?? Antes que me perguntem deixo gurdada no cofre, para me sentir mais seguro, e para minha empregada não ver´.

Se a resposta for sim, o que eu devo fazer?

Outra pergunta: Então seria melhor deixar meus relógios automáticos, no WW??

2- Então, o que eu fiz, gostaria de deixar todos os automáticos acaberam a corda, pois quase nunca deixei acabar e sim, sempre quando acabava já dava corda, e colocava no WW!

3- E nunca fiz o WW funcionar, anti-horário e sim sempre horário, tem algum problema de ter feito isso?

Pois o que eu aprendi na hora de dar corda nos meus relógios, seria melhor, dar corda no vai-e-vem certo? pois eu só dava corda pra frente, agora estou dando um pouco pra trás e pra frente!

Obrigado

Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: vinniearques em 12 Novembro 2012 às 11:14:34


Pois o que eu aprendi na hora de dar corda nos meus relógios, seria melhor, dar corda no vai-e-vem certo? pois eu só dava corda pra frente, agora estou dando um pouco pra trás e pra frente!

Obrigado



Johny ao contrario johny, num topico aqui chegou-se a conclusão de que corda só pra FRENTE, é a melhor forma de dar corda!
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: jokr82 em 12 Novembro 2012 às 12:08:57


Pois o que eu aprendi na hora de dar corda nos meus relógios, seria melhor, dar corda no vai-e-vem certo? pois eu só dava corda pra frente, agora estou dando um pouco pra trás e pra frente!

Obrigado



Johny ao contrario johny, num topico aqui chegou-se a conclusão de que corda só pra FRENTE, é a melhor forma de dar corda!

Então caro amigo Vinnie, eu dava carda só pra frente, mas ai o Adriano e o amigo Alberto se não me engano, disseram num outro tópico que o melhor jeito é o vai-e-vem, ou eu me confundi todo, outra vez????

Abraços
Título: Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Alberto Ferreira em 12 Novembro 2012 às 12:20:54
Salve!

Bem,...
Não é bem assim...
E eu não vou falar das cordas de carregamento manual, mas sim especificamente dos "watchwinders"...
O que é uma outra questão, portanto, por favor, não confundam...
Ok?



Lá vai...

Num “watchwinder”, o carregamento vai depender do movimento (do mecanismo) do relógio.

Por isso alguns modelos ou têm uma chave para a "seleção" da direção de giro, ou são "automáticos", ou seja, eles invertem o giro automaticamente.

Cada movimento (se automático) pode carregar num sentido (seja horário ou anti-horário), ou até em ambos...

Há um site (da Órbita) em que pode ser vista uma tabela a este respeito...

E,...
Para os que eventualmente pretendam ver a coisa com um pouco mais mais de "profundidade"...
O artigo deste site aí abaixo é antigo...

http://people.timezone.com/msandler/Articles/ArnsteinWinder/Winder1.html (http://people.timezone.com/msandler/Articles/ArnsteinWinder/Winder1.html)

Mas nele são apresentados alguns conceitos interessantes para o entendimento do funcionamento de um bom "watchwinder".

Abraços!
Alberto
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: flávio em 26 Setembro 2018 às 14:46:13
Faz anos esse tópico, mas voltou em um artigo do Fratello, vejam:

https://www.fratellowatches.com/you-asked-us-should-i-keep-my-watches-running/


Os caras perguntados são "medalhões" e dois disseram categoricamente que não faz sentido colocar algo em movimento para não desgastar, e dois disseram que deve-se colocar, mas não por isso, mas porque em relógios complicados, quanto menos o usuário mexer no relógio, menor a probabilidade de quebra. Minha opinião: já usei watchwinders e hoje estão todos parados na gaveta, para mim não faz o mínimo sentido usá-los, melhor "ciclar" os relógios no pulso.


https://www.fratellowatches.com/you-asked-us-should-i-keep-my-watches-running/
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: AlexandreMed em 26 Setembro 2018 às 17:27:25
Acho inclusive q as marcas deviam fornecer bons winders junto de seis modelos ultra complicados como os anuais e perpétuos
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: otavio Cocciadiferro em 30 Outubro 2018 às 13:50:05
Tenho 32 relógios , dos quais 8 mecânicos , assim começou a preocupação com os relógios parados na gaveta . Relógios mecânicos possuem uma fina lubrificação, diferente para cada conjunto de movimento, que funcionam por capilaridade , então precisam de movimento para não escorrer e perder sua função.
Esta dificuldade me levou a desenvolver um W.W , estudando os  melhores conceitos das grandes marcas .
Foram 2 anos de desenvolvimento e testes  e ficou tão  bom que resolvi fabricar, mesmo de forma semi industrial.
O1o modelo é para 01 relógio , com caixa em acrilico Cast /motor Mabuchi 3V , alimentado por fonte DC12V/ possui 8 programas (4 direcionais e 4 bidirecionais) acionado  por controle remoto.
Logo terei modelos sofisticados e inusitados , como um modelo quase pronto para 2 relógios que funcionará dentro de um cofre eletrônico.
Abraço á todos.   
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: igorschutz em 30 Outubro 2018 às 15:19:20
(...) Relógios mecânicos possuem uma fina lubrificação, diferente para cada conjunto de movimento, que funcionam por capilaridade , então precisam de movimento para não escorrer e perder sua função.

Os óleos não são tão finos assim, para "escorrerem" se ficarem parados.

Já debatemos um monte sobre watch-winders por aqui, e a conclusão mais aceita é de que, se o relógio for ficar muito tempo sem uso (e, por muito tempo, leia-se "anos"), então melhor manter o relógio sem lubrificação; se for ficar sem uso por pouco tempo (semanas ou meses), então não há problema algum em mantê-los armazenados em ambientes escuros e secos, como uma gaveta.

Por outro lado, manter um relógio em constante uso, como ele ficaria se armazenado em um watch-winder, também não é saudável para o relógio. O uso constante acarreta desgastes (e leva à necessidade de revisões periódicas) que não acometem relógios que são usados moderadamente, em rodízio.

Resumindo: a não ser que você tenha um relógio mecânico com calendário perpétuo que seja difícil de ajustar, é melhor guardar um relógio na gaveta do que em um watch-winder.
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Dicbetts em 30 Outubro 2018 às 16:50:09
Tenho 32 relógios , dos quais 8 mecânicos , assim começou a preocupação com os relógios parados na gaveta . Relógios mecânicos possuem uma fina lubrificação, diferente para cada conjunto de movimento, que funcionam por capilaridade , então precisam de movimento para não escorrer e perder sua função.
Esta dificuldade me levou a desenvolver um W.W , estudando os  melhores conceitos das grandes marcas .
Foram 2 anos de desenvolvimento e testes  e ficou tão  bom que resolvi fabricar, mesmo de forma semi industrial.
O1o modelo é para 01 relógio , com caixa em acrilico Cast /motor Mabuchi 3V , alimentado por fonte DC12V/ possui 8 programas (4 direcionais e 4 bidirecionais) acionado  por controle remoto.
Logo terei modelos sofisticados e inusitados , como um modelo quase pronto para 2 relógios que funcionará dentro de um cofre eletrônico.
Abraço á todos.

Entendi errado ou você está usando este espaço para vender seu WW?

Dic
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Enéias em 30 Outubro 2018 às 21:20:01
Eu tinha dois, comprados do Alberto. Simples e eficientes. Eu os doei. Não fazem a menor diferença para mim.

Outro dia observei algo curioso (não é a primeira vez): o relógio estava adiantando quase cinco minutos por dia. No dia seguinte caiu para três e (...). Estou testando há 48 horas. Está preciso. Ele esteve engavetado por quase um ano.

Já aconteceu algo parecido antes ou várias vezes.
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: zE_ em 30 Outubro 2018 às 22:14:33

Outro dia observei algo curioso (não é a primeira vez): o relógio estava adiantando quase cinco minutos por dia. No dia seguinte caiu para três e (...). Estou testando há 48 horas. Está preciso. Ele esteve engavetado por quase um ano.


Já aconteceu comigo tambem.
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Cosentino em 31 Outubro 2018 às 10:41:21
Sempre dou quinze voltas na corda ao iniciar o uso de um relógio parado, e uso em média cada relógio a cada 15 ou 20 dias. Caso não use o relógio em um período de 30 dias, coloco no WW por uma noite.
Normalmente uso todos os relógios por dois dias cada, e giro a coleção em torno de 30 dias. Só troco a data se o relógio for câmbio rápido, ou se o dia estiver próximo.
Abs
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: GuilhermeAzeredo em 31 Outubro 2018 às 15:15:10
Ok, pessoal... A pergunta é meio besta, mas o que seria o uso severo do relógio? 2 meses no pulso? 5? Um ano? Meu pai fica com o mesmo por vários meses!! Até esquece dos demais..

Abraços!
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: igorschutz em 31 Outubro 2018 às 16:13:51
Uso severo do relógio é utilizá-lo como martelo para bater prego.

Fora isso, não existe "uso severo" (e ninguém utilizou essa terminologia aqui), o que existe é uso constante.
Todo relógio é feito para ser usado constantemente, como se fosse o único relógio do dono. Relógio não precisa de descanso.

Porém, obviamente, um relógio usado constantemente sofre desgastes que relógios menos usados não sofrem. O movimento de um relógio é como qualquer outra máquina, que, se colocada a funcionar ininterruptamente, precisará passar por manutenções (preventivas ou corretivas) com mais frequência do que a máquina daquele relógio que é menos utilizado.

Então, falando assim de forma "leiga", um relógio utilizado todo santo dia, o dia inteiro, deveria receber manutenções preventivas a cada X anos; já um relógio que é utilizado só algumas poucas semanas por ano, pode conviver bem com revisões efetuadas no dobro desse tempo, e por assim vai...
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: GuilhermeAzeredo em 31 Outubro 2018 às 20:52:48
Obrigado pelos esclarecimentos, Igor!

Abraços!
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: Enéias em 31 Outubro 2018 às 21:38:20
O que o Igor escreveu pode ser comprovado na prática. Os relógios que me deram problemas quando ficaram parados foram os cronos landeron. Não exatamente o motivo. Quanto menos se usa, mais piora quando se tenta zerar o crono. Outro detalhe irritante: os calendários day-date dos japoneses costumam ter problemas quando pouco usados. Não o porquê.

Relógios com máquina como a ETA 2824 são espetaculares. Usando muito ou usando pouco eu NUNCA tive problemas.
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: LucianoOliveira79 em 31 Outubro 2018 às 23:52:52
Vejo algumas pessoas recomendando fazer manutenção quando o relógio apresenta algum defeito, mais ou menos assim, se não está quebrado não conserte. Usando a Rolex como exemplo, ao levar um relógio com 10 ou 15 de uso sem manutenção e que apresenta um atraso acentuado que pode estar relacionado a desgaste de peças, o valor da revisão é diferente como se fosse uma revisão recomendada (preventiva), a troca de engrenagens e peças eleva o preço dessa revisão ou é valor padrão.
Título: Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
Enviado por: AlexandreMed em 01 Novembro 2018 às 18:52:42
A revisão preventiva ou corretiva tem valor padrão e inclui troca de alguns componentes (corda por exemplo, ponteiros às vezes, etc), desmontagem, lavagem, montagem, lubrificação, vedação adequada e testagem. Se qq coisa além do q falei precisar ser feito será cobrado por fora.. e se este extra comprometer o q não for extra e não for autorizado a revisão não eh possível de ser feita pq não poderá ser garantida, ou seja, o extra torna-se meio q obrigatório