Menu principal
Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Tópicos - Bernardo

#1
Numa esquina do primeiro andar, contornando a escadaria de mármore, a modorra dos dias cobre as prateleiras e as vitrines da Forniquartz, loja de peças e assistência técnica de relógios do Nelson Kakuda. É tanta poeira.... - Veja mais em https://tab.uol.com.br/colunas/trombadas/2021/05/20/a-contagem-regressiva-de-nelson.htm?cmpid=copiaecola



#2
Matéria sobre a reforma do relógio do prédio da Central do Brasil, no Rio de Janeiro:

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/07/5560032-aos-75-anos-um-senhor-relogio-na-central.html




Abs,
#7
De acordo com a reportagem, o ladrão estava em uma moto e ameaçou o jogador com uma arma de fogo:

http://www.elmundo.es/madrid/2017/04/07/58e75ed7468aeb01358b4629.html

http://www.gazetaesportiva.com/atletico-madrid/koke-e-assaltado-a-mao-armada-ao-sair-de-estacionamento-em-madri/

Não achei que essas coisas aconteciam por lá.

Abs,
#8
Fórum principal / Registro de Relógio em Cartório
12 Dezembro 2015 às 10:53:32
Olá,

Por algumas vezes, aqui no fórum, surgiram relatos de colegas que registraram seus relógios em cartórios de títulos e documentos. Pergunto: Como é exatamente o procedimento para se fazer esse registro? Tem de levar algum papel no cartório, ou basta ir lá com a identificação do relógio?

Abs,
#9
Fórum principal / "Watchesdb - Online Museum"
28 Agosto 2015 às 18:18:37
Achei muito bacana o site, ótimo para identificar modelos de marcas diversas:

http://timerecs.com/

Reparem que a busca pode ser feita por marca, época, tipo de movimento, etc.

Abs,
#10
Encontrei hoje uma reportagem, de 2012, sobre dois profissionais da relojoaria - Roberto Arbolea e Alberto "Pivotador", a qual achei muito interessante. Como não lembro de terem postado aqui antes, estou compartilhando o link com os amigos do FRM:

http://www.estradadosaber.com.br/?p=241

Abs,
#11
Os antigos Casio G-Shock DW-5000C, DW-5200C e DW-5600C, todos de fundo de rosca e caixa de aço, possuem pequenos parafusos que prendem o bezel. É comum que tais parafusos se quebrem quando se deseja retirá-los, ficando presos dentro da caixa:


fonte:http://forums.watchuseek.com/f17/broken-screw-blues-189428.html


fonte:http://forums.watchuseek.com/f43/casio-dw-5600c-restoration-broken-bezel-screw-encouragement-879664.html


Vi também no watchuseek um tópico mostrando a restauração de um G-Shock DW-5600C, no qual se usou uma broca de 0,5mm para retirar o parafuso quebrado. Entendo que está sendo usada uma parafusadeira:


fonte:http://forums.watchuseek.com/f43/casio-dw-5600c-restoration-broken-bezel-screw-encouragement-879664.html


Pergunto: Algum dos colegas passou por tal problema, retirando o parafuso quebrado sem danificar a rosca que prende o parafuso? Como fazer?


Abs,




#12
Fórum principal / Versões atuais do Atmos
22 Fevereiro 2015 às 10:09:19
Inspirado no tópico "Quero um relogio de mesa", fui dar uma olhada no site da Jaeger-LeCoultre, e vi que há várias versões atuais do Atmos. Fiz uma "compilação" com as imagens, de modo a compartilhar aqui no fórum uma visão rápida de todas elas:










Abs,
#13
Entrevista com Jan Josef Drabek, restaurador de relógios de São Paulo, filho e neto de mestres relojoeiros europeus, feita no Programa do Jô Soares, em 09/10/2013:

http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/jan-josef-drabek-e-de-uma-familia-de-mestres-relojoeiros-da-alemanha/2879059/

Não lembro de ter sido postada aqui - achei muito legal.

Abs,
#14
Não lembro de terem postado aqui, então segue o link da reportagem acerca de um novo mecanismo de relógio mecânico:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=suicos-eliminam-tique-taque-relogios&id=010170140925#.VMfe2NhOWxA

O artigo detalhado do novo mecanismo está no link abaixo:

http://infoscience.epfl.ch/record/201790/files/SCC-ISOSPRING_PUBLISHED.pdf

Abs,
#15
Há tempos atrás adquiri um relógio de um vendedor japonês. Tal relógio veio com uma pulseira Nato que gostei muito. Ela é mais curta (tem cerca de 26cm, incluindo a fivela), mais macia e mais espessa do que umas que adquiri na Nato Strap Co. A característica que talvez melhor possibilite a identificação é o logo "+" na fivela.







Abs,

#16
De acordo com a reportagem do link abaixo, está sendo desenvolvido um novo sistema que vai automatizar a fiscalização:

http://www.baboo.com.br/corporativo/mercado-corporativo/dificultar-importacoes-via-web/

Ainda, de acordo com a reportagem, é possível que o novo sistema leve a uma liberação mais rápida das encomendas.

Abs,
#17
Prezados amigos,

Num passado relativamente recente, as compras que eu fazia através do eBay chegavam num prazo bem menor do que o atual. Tudo seguia da forma prevista:  eu fazia a compra, o vendedor enviava, eu recebia e fazia a qualificação. Numa única vez, precisei abrir uma "disputa" (o item veio incompleto e o vendedor não respondeu aos e-mails que enviei), e tudo se resolveu bem.

Atualmente, salvo raras exceções, qualquer coisa que compro no eBay demora muito para ser entregue, a não ser para envio via EMS. Como consequência, não tenho qualificado os vendedores, pois o prazo para qualificação têm se encerrado antes do recebimento do item. Também, como consequência, não vejo como abrir uma "disputa" para um item não recebido. Como exemplo, fiz uma compra no final de novembro, o vendedor foi muito bacana (a princípio, ele não enviava para o Brasil), mas o item ainda não chegou. Sendo assim, não fiz a qualificação e se houver algo de errado com o produto, perdi o prazo para reclamar/abrir uma "disputa".

Lembro que certa vez, naquele passado em que a entrega era mais rápida, houve uma ocasião em que demorou um pouco mais do que o esperado. Após certo tempo, a vendedora começou a me enviar e-mails quase que diários, insistindo para que eu fizesse a qualificação, mesmo sem ter recebido a mercadoria. Não lembro o motivo da insistência, mas será que existe, nas compras feitas via eBay e PayPal, alguma política de somente liberar o pagamento para o vendedor após a qualificação (ou após o prazo máximo para qualificar), tal como acontece em compras no MercadoLivre pagas com o MercadoPago? Se existir, tendo em vista a demora na entrega, pode ser algo mais a ser considerado pelos vendedores (honestos e desonestos), antes de enviarem para o Brasil.

Abs,
#18
Prezados amigos,

Como funciona o sistema de "hacking" (parada do segundeiro) nos relógios mecânicos que possuem tal recurso? E nos relógios a quartzo?

Há alguma diferença entre os sistemas usados pelas diversas marcas ou todos funcionam mais ou menos da mesma maneira?

É possível explicar como funciona a partir de alguma das fotos do link abaixo?

http://www.network54.com/Forum/621197/thread/1219264111/last-1219264111/Inside+the+Seiko+Caliber+5606

Abs,
#19
Fórum principal / Movimento do Tissot PR 100 P663/763
11 Novembro 2013 às 08:35:43
Amigos,

O Tissot PR 100 P663/763 possui como calendário apenas o dia do mês. Entretanto, pelo que sei, o movimento utilizado é o ETA 2836-2, o qual possui, além do dia do mês, também o dia da semana. Entendo então que a complicação do dia da semana está lá no movimento utilizado, entretanto inoperante e sem o disco que marca o dia da semana. Seria isso mesmo? Qual seria o motivo para não se utilizar o ETA 2824-2, que possui apenas o dia do mês, para equipar tal modelo?

Abs,
#20
Fórum principal / Seiko raro no eBay (VFA)
20 Maio 2013 às 15:47:01
Pessoal,

Para aqueles que gostam dos Seiko, surgiu para venda no eBay um Seiko VFA 6186-8000. Como é um relógio raro, estou compartilhando o link aqui, pois acho que vale a pena dar uma olhada:

http://www.ebay.co.uk/itm/Vintage-JAPAN-GRAND-SEIKO-GS-VFA-25-Jewels-Automatic-Mens-Watch-6186-8000-/230936364517?pt=Wristwatches&hash=item35c4e145e5

Abs,
#22
Fórum principal / Ferramentas e livros em Genebra
14 Junho 2012 às 22:41:55
Um amigo meu estará indo a Genebra na próxima semana. Estou pensando em pedir para que ele traga alguma tipo de ferramenta, como por exemplo um jogo de chave de fendas ou uma pinça, ou algum livro sobre relojoaria.

Alguém saberia dar dicas/endereços onde ele poderia encontrar tal material?

Abs,
#23
No domingo, fui ligar o computador e descobri que o meu monitor LCD não estava mais funcionando. O aparelho é de uma marca bastante conhecida, que vem se destacando na venda de smartphones, e tem 19 polegadas.

A história que quero contar se inicia em 15.01.2007. Neste dia, no final do expediente, um colega que falou que ia numa determinada loja, adquirir um novo monitor, muito moderno, etc. Fui junto com ele, gostei do monitor e também comprei um, de maneira que saímos os dois da loja, cada um carregando uma caixa, com o seu monitor.

O curioso é que o meu colega me telefonou hoje, contando que o monitor dele parou de funcionar ontem, quarta-feira, isto é, 3 dias depois do meu... Achamos muita coincidência.

O que vocês acham do ocorrido?

Um abraço,
#25
Alguém já fez compras na "Editions Simonin" - http://www.booksimonin.ch/accueil.asp? Recomendam?

Desejo fazer a compra de um livro lá. Solicitam que eu envie o número do cartão de crédito via fax ou e-mail. O que acham?

Abs,
#26
Fórum principal / Literatura sobre relógios Seiko
18 Janeiro 2012 às 18:30:44
Prezados amigos,

Estive pesquisando, há algum tempo atrás, sobre livros que tratassem de relógios Seiko. Nesta busca, achei um artigo intitulado "The Seiko Library", de martback, postado no site GMT+9, o qual trazia uma lista de livros disponíveis sobre os relógios da marca.

Tempos depois da pesquisa inicial, fui procurar novamente aquele artigo e descobri que o mesmo não estava mais disponível na internet. Entretanto, consegui visualizá-lo novamente, por intermédio do "Wayback Machine".

Como achei o artigo muito bacana, estou reproduzindo aqui a lista de livros recomendados, de modo que a informação não se perca. Estou incluindo fotos de alguns dos livros que tenho comigo, observando-se que no artigo original há uma foto parecida com a primeira que posto abaixo:





Foram citados no artigo do martback os seguintes livros:

- Elektriek am Handgelenk
  Autor: Claus-Ulrich Bielefeld
  Editora: Engelsdorfer Verlag (2007)
  Idioma: alemão
  ISBN-10: 3867034761
  Número de paginas: 636 (cerca de 50 páginas sobre Seikos)
  Conteúdo: Relógios movidos à bateria, produzidos entre 1956-2006.


- Chronograph Wristwatches - To Stop Time
  Autores: Gerd-R Lang e Reinhard Meis
  Editora: Schiffer Pub Ltd (1997)
  Idioma: Inglês (também disponível em alemão)   
  ISBN-10: 0887405029
  Número de páginas: 246 (cerca de 5 páginas sobre Seikos)

 
- Automatic Wristwatches: From Germany, England, France, Japan, Russia and the USA   
  Autor: Heinz Hampel
  Editora: Schiffer Pub Ltd (1997)
  Idioma: inglês (também disponível em alemão)
  ISBN-10: 0764303791
  Número de páginas: 216 (cerca de 40 páginas sobre Seikos)
  Conteúdo: Traz um breve resumo do desenvolvimento da indústria de relógios na Alemanha, Inglaterra, França, Japão, Rússia e Estados Unidos, e também de algumas marcas locais. Informações e fotografias sobre diversos calibres produzidos pela Seiko.






- The Alarm Wristwatch: The History of an Undervalued Feature
  Autor: Michael Philip Horlbeck
  Editora: Schiffer Publishing (2006)
  Idioma: Inglês
  ISBN-10: 0764326449
  Número de páginas: 232 (cerca de 3 páginas sobre Seikos Bellmatic)
  Conteúdo: Relógios de pulso mecânicos, com alarme.


- The Seiko Book - The Real History of Seiko Watches
  Autor: Nabata Masaharu
  Editora: Town Mook, Tokuma Shoten (1999)
  Idioma: Japonês
  ISBN-10: 4197100566
  Número de páginas: 194
  Conteúdo: História da Seiko com capítulos sobre os Grand Seiko, Marvel, Cronos, Seiko Quartz, etc.






- Museum of Japanese made Watches
  Editora: World Photo Press (2000)
  Idioma: Japonês
  ISBN-10: 4846520277
  Número de páginas: 224 (cerca de 80 páginas sobre Seikos)
  Conteúdo: Cerca de 300 relógios japoneses, com figuras.








- Domestic Watch Series
  Autores: Nagao Yoshio ET AL
  Editora: Tombow Shuppan
  Idioma: Japonês
  ISBN-10: 4887160976 (volume 1)
  ISBN-10: 4887160992 (volume 3)
  ISBN-10: 4887161018 (volume 5)
  ISBN-10: 4887161034 (volume 7)
  ISBN-10: 4887161050 (volume 9)
  ISBN-10: 4887161085 (volume 12)
  Número de páginas: 56-72
  Conteúdo: Crown, Grand Seiko, Liner, Skyliner e outros (vol. 1)
                    Cronos, King Seiko, Goldfeather, Champion, Laurel e outros (vol. 3)
                    Gyro Marvel, Seikomatic, Sportsmatic, SilverWave e outros (vol. 5)
                    Super, Marvel, Lord Marvel, Sportsman, Harmony, Disney e outros (vol. 7)         
                    Lord Marvel, KS, GS, Presmatic, Speed-Timer, Bell-Matic e outros (vol. 9)
                    Seikos produzidos até os anos 50 (vol. 12)




















- The Story of Evolution on the Special Watches of Seiko
  Autor: Ikuo Tokunaga
  Editora: Worls Mook (2009)
  Idioma: Japonês
  ISBN-10: 4846527638
  Número de páginas: 184
  Conteúdo: Landmaster, Fieldmaster, Scubamaster, Flightmaster,                     Professional Divers, etc.






- A Journey in Time, The Remarkable Story of Seiko
  Autor: John Goodall
  Editora: Seiko Watch Corporation (2003)
  Idioma: Inglês
  Número de páginas: 114
  Conteúdo: Versão oficial da história da Seiko.










Um livro que não foi citado no artigo do martback, mas que também acho interessante, é o "Seiko/Takano Post-War Domestic Watches" (deve haver melhor tradução para o título): 

- Seiko/Takano Post-War Domestic Watches
   Editora: Tombow Shuppan
   Autores: Yoshio Kimura e Yoshitaka Nagao
   Idioma: Japonês
   ISBN-10: 4887160895
   Número de páginas: 253 (cerca de 140 páginas sobre Seikos)
   Conteúdo: Super, Unique, Marvel, Cronos, Lord Marvel, Laurel, Crown, Sportsman, etc.
                     








Alguns links sobre literatura de relógios Seiko:

http://www.harrybishop.ca/?p=2198

http://www.thewatchsite.com/index.php?topic=15005.0


Um grande abraços a todos,

Bernardo


#27
Buscando por informações sobre modelos antigos da Omega, encontrei um site com diversos folhetos, catálogos, anúncios e manuais de Omegas vintage, o qual achei de grande valia:

http://www.old-omegas.com/

Abs,
#28
Tenho um relógio da marca "Jean Perret" e gostaria da opinião dos amigos sobre se valeria a pena ou não tentar recuperá-lo.

O relógio funciona com relativa precisão mas para quando se aproxima o instante da mudança do calendário.

Parece ter entrado água no passado. Na tampa está escrito, entre outras coisas, "Tested at 20 atm 600 feet".











Abs,
#29
Olá Pessoal,

Lendo os tópicos sobre lubrificação aqui do fórum e fazendo pesquisas na internet, vi que os lubrificantes da Moebius são muito bem recomendados. Entendo que os quatro lubrificantes abaixo poderiam ser considerados como básicos:  

Moebius 9010 – óleo fino,
Moebius D-5 ou Moebius HP 1300 – óleo grosso
Moebius 941 ou Moebius 9415 – graxa específica para levées
Moebius 9504 – graxa para uso geral

Acontece que os produtos acima não são encontrados com facilidade nas poucas fornituras que temos nas nossas cidades, restando a alternativa da importação e seus respectivos impostos e frete.

Pergunto: Para uso em relógios mecânicamente simples e de baixo custo, existem produtos alternativos aos Moebius, nacionais ou que se encontre com facilidade no mercado local, e que possibilitem um resultado satisfatório? A graxa Moebius 8200 poderia ser usada no lugar do óleo grosso e da graxa para uso geral?

Vi hoje, numa fornitura local, óleos da marca "Artidius", nos 1, 2 e 3. Entendo que o Artidius nº 1 seria um óleo fino, o nº 2 um óleo médio e o nº 3 um óleo grosso. Não encontrei na internet e nem nos frascos destes óleos as respectivas especificações. Vi também uma "graxa para relógio" (sem marca). Os colegas têm experiência com tais lubrificantes?

Abs,
Bernardo  
#30
Vi que entre os livros do Dimas de Melo Pimenta há o "Manual do Aprendiz de Relojoeiro" (94 páginas) e o "Manual do Relojoeiro" (156 páginas). Quais são as diferenças entre um livro e outro?

Abs,
Bernardo
#31
Olá,

Tenho um Seiko com movimento 6602B, o qual está muito maltratado. Gostaria de retirar o conjunto tige/coroa, mas está havendo muita dificuldade.

Entendo que teria de puxar a coroa para a posição onde se acerta as horas e pressionar algo no furo abaixo indicado. Entretanto, não há nada que seja pressionável no tal furo:





Abs,
Bernardo
#32
Olá,

Achei muito interessante o livro "Mechanical Watches – An Annotated Bibliography of Publications since 1800", de Richard Watkins. Trata-se de um trabalho bibliográfico que reúne 2823 itens/livros/livretos relacionados com relógios mecânicos, e que foram publicados desde o ano de 1800 até o presente. É disponibilizado pelo autor, gratuitamente, para download:

http://watkinsr.id.au/watkins.html

Há ainda, no mesmo site, uma série de livros/artigos sobre relógios mecânicos, que já estão em domínio público e/ou que tenham divulgação autorizada pelo autor:

http://watkinsr.id.au/

Abs,
Bernardo
#33
Olá,

Nas minhas "andanças" pela internet descobri um livro chamado "The Watch Repairer's Manual", de Henry B. Fried.

Alguém conhece o livro? Pelo que entendi, seria uma boa leitura para iniciantes no reparo de relógios mecânicos.

Sim... há o tradicional livro do Donald De Carle sobre o assunto, o qual tenho comigo. Entretanto, procuro algo que seja de uma leitura mais "amigável"/didática e que pudesse ser complementar ao "Mechanical and Quartz Watch Repair", de Mick Watters e ao próprio livro do Donald De Carle.

Abs,
Bernardo
#34
Estava ouvindo uma música da Banda Chimarruts e achei bacana a forma como o compositor descreveu o sentimento dele, usando termos relacionados com o nosso hobby. Vejam só:

"Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
e o tempo tic taca devagar"
  ("Do Lado de Cá" - Composição: Fabrício Gambogi e Gisele De Santi)

Lembrei então de outra música, bem antiga, onde o autor também fez uso de termos relacionados com o nosso hobby:

"O tic tic tic tac do meu coração
marca o compasso do meu grande amor"
  ("Tic Tac do Meu Coração" - Composição: Alcir Pires Vermelho e Valfrido Silva) 

Os amigos lembram de outras músicas assim?

Abraço a todos,
Bernardo
#35
Olá,

Estive semana passada na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Lá, na Igreja Matriz de Santo Antônio, há um interessante relógio de sol, datado de 1785. Trouxe algumas fotos para compartilhar com os amigos.


Indo para Tiradentes, de trem, saindo de São João Del Rei:




Meu Seiko GS, recém revisado pelo Mauro, foi junto no passeio:




Aqui, o meu meio de transporte na cidade de Tiradentes, cuja força motriz parece em ótima forma física e cheio de disposição:







A Matriz de Santo Antônio:






O relógio de sol:








Parte da frente do relógio, onde é marcada a hora nesta época do ano:




Parte de trás do relógio:




Foto de um cachorro, no pátio de outra igreja, ainda em Tiradentes. Aparentemente, bem menos estressado do que eu...




Abraço a todos,

Bernardo
#36
Para a compra de bens via remessa postal, quando o valor da importação for maior do que US$ 500.00 e menor ou igual a US$ 3000.00, o destinatário deverá apresentar Declaração Simplificada de Importação (DSI).

A Pergunta é: Como exatamente isto funciona? Como se apresenta tal declaração?

Abraço a todos,

Bernardo