Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - ferabreu

Páginas: [1]
1
Fórum principal / Soldagem/colagem de bisel de inox...é viável?
« Online: 08 Dezembro 2019 às 14:57:57 »
Saudações!

Fiz buscas no Google a respeito do que perguntarei, e não achei nada conclusivo...

O último relógio antigo que comprei sofreu um acidente inoportuno. Ele não estava funcionando, por isso foi para uma revisão e reparo - um Citizen Leopard. Apesar de não estar funcionando, tem uma aparência impecável.

Bom, infelizmente, na hora de montar o relógio de volta, o bisel de aço inoxidável quebrou. O relojoeiro, então, fez a montagem com cola. Me disse que o aro estava muito corroído por dentro, e que, por isso, não aguentara a pressão na hora da montagem.

Já em casa, infelizmente, o aro se soltou da caixa do relógio. Retirei-o e vi que, na parte interna, não havia corrosão alguma - o aro de inox parecia novo, sem nenhuma imperfeição (fora o quebrado). Perguntei ao relojoeiro a respeito, e ele insistiu que o aro estava, sim, corroído, mas havia sido limpo e polido. Não quis discutir mais, mas acho que, se fosse corrosão no aro, ele estaria irregular por dentro, com falhas. E não tem absolutamente nada ali.

A solução proposta pelo relojoeiro, agora, é produzir um novo bisel em aço, idêntico ao original quebrado. O profissional em questão tem minha confiança e é muito competente, acredito que ele possa fazer o que propõe. Entretanto, fico pensando se não haveria uma forma de soldar ou colar esse bisel, e usá-lo. O relojoeiro disse que já averiguara essa possibilidade, mas que não há como.

Pergunto, então: alguém sabe se é viável soldar o bisel? Ou se há algum tipo de cola capaz de aguentar a pressão da montagem? Encontrei à venda na Web algumas colas epóxi que se dizem "steel weld", mas não sei se são realmente isso tudo...

Alguém já passou por algo parecido? Desde já, agradeço por qualquer informação.

Páginas: [1]