Menu principal

Acionamento do Cronógrafo- Dúvida

Iniciado por Neme, 26 Julho 2012 às 12:30:03

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Citação de: GuilhermeLago online 29 Novembro 2013 às 01:34:37

...
O seu relógio vai te avisar que precisa de revisão, pois o sintoma imediato é a perda de precisão.
...

Abraços!

Nem sempre, e se for um cronômetro, e com bom isocronismo, quase nunca. A amplitude é que é o indicativo real da condição da lubrificação. Um relógio bem preciso perde amplitude, muita amplitude, antes de sua marcha começar a variar. Já vi Rolex funcionando com menos de 200º e com marcha acima de qualquer suspeita.

Abraços!

Adriano

Carbonieri

Adriano a amplitude seria a duração da da carga do relógio?
sic transit gloria mundi

igorschutz

Amplitude é o arco, em graus, que a roda do balanço percorre. Cada movimento tem uma amplitude normal, que deve ser verificada depois de decorrido X tempo após carga completa do tambor.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Carbonieri

é então só um relojoeiro poderá verificar isso, pelo que entendi, ou o relógio da algum sinal de que isto esta ocorrendo?
sic transit gloria mundi

Adriano

Você só consegue avaliar a amplitude com um aparelho. A olho nú, você pode até conseguir ver a diferença entre 300º e 170º num relógio de 18.000 a/h, mas num relógio "médio" de 28.800 a/h, se alguém conseguir medir a olho nú a diferença entre 310º e 260º (que pode ser a diferença entre precisar ou não de revisão), provavelmente está mentindo.

Abraços!

Adriano

igorschutz

O método confiável é verificar com máquinas de medição (tipo Witschi), ou seja, pode ser no relojoeiro, ou então, se você tiver grana e interesse, comprar uma máquina dessas, tipo um ChronoCube, e ter em casa.

Tem gente que, por experiência, consegue ver a olho nu e dizer mais ou menos se a amplitude está legal ou não, mas isso, na minha opinião, é um tremendo achismo (50% de chance de acerto), pois, penso, se você consegue perceber no olho que a amplitude está baixa, é porque ela está baixa num nível que já passou da hora da revisão há muito tempo.

Carbonieri

sic transit gloria mundi

Neme

Citação de: GuilhermeLago online 29 Novembro 2013 às 01:48:30
Citação de: Neme online 28 Novembro 2013 às 23:50:14
Vejam só !

Os cronógrafos automáticos tbm sofrem variações quanto ao adiantamento ou atraso? Fiquei encucado agora...

Automáticos ou manuais sofrem igualmente. O "automático" é um mecanismo que aproveita os movimentos do seu pulso para dar corda no relógio. Daí prá frente, é tudo igual.
Agora fiquei com dúvida na sua pergunta. Quando vc fala em "cronógrafo", está se referindo especificamente à função de cronógrafo do relógio? Bom, na totalidade dos relógios usados por nós, mortais,  os cronógrafos usam o mesmo mecanismo de regulagem do relógio. Aí, vão adiantar ou atrasar na mesma medida. Como, normalmente, usamos a função cronógrafo por pouco tempo - partindo do princípio que vc não vai usar seu suíço no seu próximo iron man - é difícil perceber alguma imprecisão.

Abraços!

Ok, era mais ou menos isso que imaginava...
Abs.
Neme!

Octávio Augusto

Nos aparelhos a amplitude aparece em graus, como na foto abaixo:

Após o "0s/d" poderas ver o valor de 227º. Este é referente a amplitude do relógio.

Quanto ao uso do cronógrafo, costumo deixá-los funcionando por 24 horas 1 vez ao mês.
Abraço,

Octávio Augusto

CSM

Po quero comprar umaparada destas... Quanto custa?

Abracos
Membro do RedBarBrazil

flávio

Só um detalhe: no timer acima a frequência está ajustada para um parâmetro incorreto, já que o Sub bate a 28800.

Quanto custa? Chinês uns 500 dólares. Suíço? 1500 a 2000. Isso lá!

Flávio

Octávio Augusto

Citação de: igorschutz online 29 Novembro 2013 às 11:21:21
Na postagem acima, em lugar de "frequência", leia-se "amplitude".

Caro Igor,

Desculpe a falha. Já alterei a postagem.

Caro Flávio,

Quanto a frequência, este é um Rolex 1680, calibre 1570 de 1979, cuja frequência é de 19800. ;)

Caro Cesar,

Este é chinês e comprei no eBay. Tem vários modelos e este é um dos mais simples. Ele custa entre 200 e 300 dolares.
Abraço,

Octávio Augusto

flávio

Olhei tão rápido que só agora voltando na foto vi! haha Falha nossa.

Flávio

Octávio Augusto

Citação de: flavio online 29 Novembro 2013 às 12:08:34
Olhei tão rápido que só agora voltando na foto vi! haha Falha nossa.

Flávio

Acontece! Rsrsrsrs. A foto ajuda a confundir pelo ângulo em que o relógio aparece.

Eu acabei metendo um "frequência" no lugar de "amplitude", mas já alterei a postagem. Rsrsrsrs
Abraço,

Octávio Augusto

flávio

Posso te contar um segredo? Não conte para ninguém: na verdade eu nem sabia que esse Rolex vibrava nessa frequência.  8)

Flávio

igorschutz

Octávio, não tem o que desculpar. Na verdade, só fiz a retificação pois, como estávamos abordando o assunto, essa confusão nos termos poderia encher ainda mais de minhoca a cabeça dos colegas.

Neme

Abs.
Neme!