Menu principal

Acionamento do Cronógrafo- Dúvida

Iniciado por Neme, 26 Julho 2012 às 12:30:03

tópico anterior - próximo tópico

Neme

Olá pessoal.
Tenho uma dúvida:
Como sabemos, nos relógios automáticos ou mecânicos, devemos mante-los em funcionamento com ao menos 3 meses de intervalo parados( me corrigam se eu estiver errado).
Pois bem, nos modelos que possuem cronógrafos, o acionamento dos mesmos deveria ser feito sempre uma vez pelo menos quando estamos usando o relógio, devido à lubrificação, ou isto é indiferente em relação ao bom funcionamento do relógio??
Agradeço à todos...
Abs   Felipe.
Abs.
Neme!

Adriano

Correto, não deixe um relógio parado por muito mais que uns 3 meses. Vale o mesmo para um cronógrafo, mas sendo um, quando for botar para funcionar, é conveniente botar o crono para rodar também, por pelo menos 12 horas.

Abraços!

Adriano

Neme

Obrigado caro Adriano, a resposta não poderia ter vindo de alguém mais preparado.
Crono acionado.
ABS....Felipe.
Abs.
Neme!

ThiagoDF

Boa pergunta, também tinha essa dúvida!

Valeu pela resposta Adriano.
Membro do RedBarBrazil

TUZ40

"All your base are belong to us"

rasbrito

Citação de: Adriano online 26 Julho 2012 às 12:44:51
Correto, não deixe um relógio parado por muito mais que uns 3 meses. Vale o mesmo para um cronógrafo, mas sendo um, quando for botar para funcionar, é conveniente botar o crono para rodar também, por pelo menos 12 horas.

Abraços!

Adriano
Uma dúvida: essas doze horas de funcionamento, são para os cronos automáticos ou quartz tb?
Valeu...

F355

Citação de: rasbrito online 26 Julho 2012 às 13:40:13
Citação de: Adriano online 26 Julho 2012 às 12:44:51

Abraços!

Adriano
Uma dúvida: essas doze horas de funcionamento, são para os cronos automáticos ou quartz tb?
Valeu...

Essa também e minha duvida tenho um crono quartz e quase não aciono ele posso ter problemas??

Adriano

Nos quartz não precisa. Só vai fazer gastar mais bateria.

Abraços!

Adriano

rasbrito

Citação de: Adriano online 26 Julho 2012 às 14:23:08

Abraços!

Adriano
Obrigado... ;D

F355

Citação de: Adriano online 26 Julho 2012 às 14:23:08

Abraços!

Adriano

Ok Adriano obrigado.

Neme

Dúvida besta, ou não.
Pode-se acionar o cronógrafo logo em seguida em que a corda do relógio foi iniciada ou é mais aconselhável faze-lo depois de um certo tempo de carga?
Abs.
Neme!

Adriano

Nada a ver uma coisa com a outra. Logo, tanto faz.

Isso, considerando-se que eu tenha entendido a pergunta (o que não tenho certeza).

O que quer dizer com iniciar a corda? O que eu quero dizer é que pode-se acionar ou para ou zerar o crono independente se o relógio está parado, sem corda, ou com pouca corda, ou com média corda, ou com corda total.

Abraços!

Adriano

Neme

Era isso mesmo Adriano. Obrigado por esclarecer.
Abs.
Neme!

Rafaexp

Acredito que a resposta seja óbvia....mas vou perguntar...hehehe :-\

Pq não deve passar muito de 3 meses parado??? Tem a ver com a lubrificação das peças??  ???

vinniearques

Isso mesmo, com mais de 3 meses a lubrificação pode deslocar e o atrito das peças vai mudar!

Pelo menos é o que sei!

Adriano

Sim, é isso. O relógio é projetado para manter a lubrifricação no lugar certo enquanto funciona. Se for mantido parado, a lubrificação pode se deslocar e naturalmente isso é prejudicial.

Que fique claro que três meses é uma média que costumo adotar. Não é regra pois é impossível dizer. Há pontos que podem manter a lubrificação no lugar por anos. Outros não. Logo, penso que três meses é um número confortável e que permite um bom descando para o relógio também. Botar para funcionar toda semana sem que se vá usar, é um exagero, mas manter parado por mais de seis meses é tampouco bom.

Abraços!

Adriano

Rafaexp

UHmmmm da série dúvidas básicas....pensando nesse lance de não deixar mais de 3 meses parado, me veio a dúvida ao contrário.... tem um limite de tempo para uso??vamo supor...

a cada 1 ano de uso, é bom deixar uns 3 meses parados, ou algo do tipo???

ou seria justamente o contrário, quanto mais o relógio ficar em uso, melhor para ele, ou o tempo de uso direto seria indiferente???

vi em algum tópico alguém recomendando uma revisão a cada 5 anos, ou 3....enfim...acredito que essas belezinhas da engenharia não possuam regras absolutas, mas de qq forma, fiquei com essa pulga atrás da "oreia"! ??? ??? ??? ???

abraço 8) 8) 8)

Rafa

Neme

Vejam só !

Os cronógrafos automáticos tbm sofrem variações quanto ao adiantamento ou atraso? Fiquei encucado agora...
Abs.
Neme!

GuilhermeLago

Citação de: Rafaexp online 09 Abril 2013 às 13:50:58
UHmmmm da série dúvidas básicas....pensando nesse lance de não deixar mais de 3 meses parado, me veio a dúvida ao contrário.... tem um limite de tempo para uso??vamo supor...

a cada 1 ano de uso, é bom deixar uns 3 meses parados, ou algo do tipo???

ou seria justamente o contrário, quanto mais o relógio ficar em uso, melhor para ele, ou o tempo de uso direto seria indiferente???

vi em algum tópico alguém recomendando uma revisão a cada 5 anos, ou 3....enfim...acredito que essas belezinhas da engenharia não possuam regras absolutas, mas de qq forma, fiquei com essa pulga atrás da "oreia"! ??? ??? ??? ???
e
abraço 8) 8) 8)

Rafa

Bom, relógios são máquinas. Quanto mais usar, maior será o desgaste. Inexoravelmente. Porém, relógios de qualidade são feitos para durar. Essa é a função dos materiais como os rubis - minerais de dureza incrível que servem de mancais aos eixos do relógio e também estão presentes na âncora e outras partes de grandes mobilidade.
A âncora de um relógio com ETA 7750 vai "clicar" cerca de 250 milhões de vezes se funcionar direto por um ano. Imagina aquela mola finíssima enrolando e desenrolando 250 milhões vezes por ano. E elas vão aguentar isso por muitos anos. Essa é a beleza da engenharia dos relógios mecânicos.
As condições de uso (choques, umidade, exposição a campos magnéticos, temperaturas muito altas ou muito baixas) também vão afetar em muito esse desgaste - eu diria que muito mais do que o simples funcionamento do mecanismo em condições normais.
Por tudo isso, é preciso revisar o relógio mecânico periodicamente. Se usa direto, porque esse uso vai provocar eventuais perdas de regulagem. Se fica muito tempo sem usar, pelas razões de lubrificação debatidas antes.

O seu relógio vai te avisar que precisa de revisão, pois o sintoma imediato é a perda de precisão. No caso de ficar muuuuito tempo parado, aconselho levar no relojoeiro antes mesmo de tentar fazê-lo funcionar, mas é, talvez, excesso de zelo. Os amigos relojoeiros aqui podem dar mais segurança.

Acho que não é preciso grande preocupação com isso. Use a máquina sempre que quiser - foram feitas prá isso. E não as abandonem por muito tempo, de vez em quando passem um ou dois dias com cada uma delas. Estou falando de relógios...

Abraços!

GuilhermeLago

Citação de: Neme online 28 Novembro 2013 às 23:50:14
Vejam só !

Os cronógrafos automáticos tbm sofrem variações quanto ao adiantamento ou atraso? Fiquei encucado agora...

Automáticos ou manuais sofrem igualmente. O "automático" é um mecanismo que aproveita os movimentos do seu pulso para dar corda no relógio. Daí prá frente, é tudo igual.
Agora fiquei com dúvida na sua pergunta. Quando vc fala em "cronógrafo", está se referindo especificamente à função de cronógrafo do relógio? Bom, na totalidade dos relógios usados por nós, mortais,  os cronógrafos usam o mesmo mecanismo de regulagem do relógio. Aí, vão adiantar ou atrasar na mesma medida. Como, normalmente, usamos a função cronógrafo por pouco tempo - partindo do princípio que vc não vai usar seu suíço no seu próximo iron man - é difícil perceber alguma imprecisão.

Abraços!