Menu principal

Alternativas aos lubrificantes da Moebius?

Iniciado por Bernardo, 28 Junho 2011 às 19:32:11

tópico anterior - próximo tópico

Bernardo

Olá Pessoal,

Lendo os tópicos sobre lubrificação aqui do fórum e fazendo pesquisas na internet, vi que os lubrificantes da Moebius são muito bem recomendados. Entendo que os quatro lubrificantes abaixo poderiam ser considerados como básicos:  

Moebius 9010 – óleo fino,
Moebius D-5 ou Moebius HP 1300 – óleo grosso
Moebius 941 ou Moebius 9415 – graxa específica para levées
Moebius 9504 – graxa para uso geral

Acontece que os produtos acima não são encontrados com facilidade nas poucas fornituras que temos nas nossas cidades, restando a alternativa da importação e seus respectivos impostos e frete.

Pergunto: Para uso em relógios mecânicamente simples e de baixo custo, existem produtos alternativos aos Moebius, nacionais ou que se encontre com facilidade no mercado local, e que possibilitem um resultado satisfatório? A graxa Moebius 8200 poderia ser usada no lugar do óleo grosso e da graxa para uso geral?

Vi hoje, numa fornitura local, óleos da marca "Artidius", nos 1, 2 e 3. Entendo que o Artidius nº 1 seria um óleo fino, o nº 2 um óleo médio e o nº 3 um óleo grosso. Não encontrei na internet e nem nos frascos destes óleos as respectivas especificações. Vi também uma "graxa para relógio" (sem marca). Os colegas têm experiência com tais lubrificantes?

Abs,
Bernardo  

flávio

Olha, como sabem sou um teórico, não um prático. Só me enveredei pelo "desmonte" de relógios certa vez para compreender o que havia aprendido na teoria. Dito isso, não tenho conhecimento para afirmar com certeza o que vou dizer, mas pelo que sei, não há fabricantes nacionais de lubrificantes específicos de óleos para relógios.

Já no exterior, posso citar a Microtime (britânica. Eram os óleos que eu usava), a Nye, etc, todos fazem para relógios. A situação da "graxa" para levees é mais delicada: nem a Microtime e Nye a fabricavam.

Quanto à substituição, há um dado curioso, se pegar bibliografia específica sobre relógios até meados dos anos 60: o inverso era verdadeiro. O povo usava óleo grosso nos locais das graxas!

Flávio

Fernandogd

Conseguistes chegar a alguma conclusão mais acessível Bernardo?

Paulo Sergio

O tópico "original" já tem um certo tempo (9 anos)!!!
Será que o amigo Adriano poderia nos brindar com informações mais atuais sobre o tópico "Lubrificação"?  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Jefferson

É claro que os conhecimentos de Adriano seriam o ideal para informação e atualização neste assunto. Mas, trabalhando na industria, acho que um paralelo, considerando a aplicação de lubrificantes em máquinas, pode ser interessante.

Na industria lubrificação é função estratégica e fundamental para o bom funcionamento, vida útil e confiabilidade de equipamentos. No meu trabalho temos um contrato especifico de suporte técnico de um engenheiro de lubrificação. Acreditem, o cara só faz isso, e consegue mostrar seu valor.

Então, na minha área, economizar em lubrificação nunca é uma boa ideia, porque ela é a base e o alicerce principal para garantir o bom funcionamento de componentes mecânicos com movimento entre si. Tribologia, que é o trabalho realizado para redução do atrito, e nosso desafio constante.

Outro aspecto, que já devem saber, é nunca misturar lubrificantes de marcas diferentes sem antes confirmar sua compatibilidade, mas mesmo assim ainda tem o risco de misturas indesejadas entre aditivos e sempre evitar aplicação de lubrificante novo com os já aplicados (velho) nos componentes.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Saudações,

Jefferson.

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

flávio

Eu acho pouquíssimo provável que assistências técnicas autorizadas como as brasileiras se aventurem a procurar alternativas aos Moebius, não só porque acaba sendo mais difícil a importação, como se trata, também de "economia porca". Como já ressaltei alhures, um vidro de míseros 3 ml de lubrificante Moebius pode parecer pouco, mas é suficiente para revisão de centenas de relógios. E custa, sei lá, uns 30 dólares... Dentro do custo de uma oficina, isso parece-me risível... Já disse aqui que para o hobbista, o investimento em vários óleos, aí sim, torna-se caro. Mas a pessoa deve ponderar qual o nível do seu interesse... Falo isso porque, para o hobbista, eu acho que um óleo fino, um grosso e uma graxa (além do 941, se for mexer como alta frequência), está muito bem, obrigado.

Antes, porém, da Moebius dominar o mercado, a disputa ocorria entre ela e a Novostar. E em vários sites gringos eu via (e vejo) óleos Novostar sendo vendidos e pensava: eu nem sabia que a Novostar ainda estava no mercado. E para minha surpresa, está, ela é um dos ramos da AF, que compete no mercado com a Bergeon (e oferece a mesma coisa, quando possível, pela metade do preço).

Porém, ao entrar agora no site da AF, percebi que ela foi vendida para uma empresa, e parecem estar em fase de transição.

http://www.afswitzerland.com/index.php/en/news/66-very-important-information

Aliás, no catálogo é possível perceber que há os lubrificantes da Novostar, do qual eles são representantes (e fabricantes) e, pasme, da Moebius, que também são representantes!

A alternativa aos Moebius, pois, é a Novostar. Porém, acho que é mais fácil achar em Pindorama os produtos da Moebius do que Novostar. Aliás, em fornituras em São Paulo é fácil, ou pelo menos era, achar Moebius.

http://www.afswitzerland.com/pdf/Tools-2017AFCatalogue.pdf