Alternativas aos lubrificantes da Moebius?

  • 6 Respostas
  • 5824 Visualizações
Alternativas aos lubrificantes da Moebius?
« Online: 28 Junho 2011 às 19:32:11 »
Olá Pessoal,

Lendo os tópicos sobre lubrificação aqui do fórum e fazendo pesquisas na internet, vi que os lubrificantes da Moebius são muito bem recomendados. Entendo que os quatro lubrificantes abaixo poderiam ser considerados como básicos:  

Moebius 9010 – óleo fino,
Moebius D-5 ou Moebius HP 1300 – óleo grosso
Moebius 941 ou Moebius 9415 – graxa específica para levées
Moebius 9504 – graxa para uso geral

Acontece que os produtos acima não são encontrados com facilidade nas poucas fornituras que temos nas nossas cidades, restando a alternativa da importação e seus respectivos impostos e frete.

Pergunto: Para uso em relógios mecânicamente simples e de baixo custo, existem produtos alternativos aos Moebius, nacionais ou que se encontre com facilidade no mercado local, e que possibilitem um resultado satisfatório? A graxa Moebius 8200 poderia ser usada no lugar do óleo grosso e da graxa para uso geral?

Vi hoje, numa fornitura local, óleos da marca “Artidius”, nos 1, 2 e 3. Entendo que o Artidius nº 1 seria um óleo fino, o nº 2 um óleo médio e o nº 3 um óleo grosso. Não encontrei na internet e nem nos frascos destes óleos as respectivas especificações. Vi também uma “graxa para relógio” (sem marca). Os colegas têm experiência com tais lubrificantes?

Abs,
Bernardo  
« Última modificação: 28 Junho 2011 às 20:01:20 por Bernardo »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Alternativas aos lubrificantes da Moebius?
« Resposta #1 Online: 28 Junho 2011 às 20:19:59 »
Olha, como sabem sou um teórico, não um prático. Só me enveredei pelo "desmonte" de relógios certa vez para compreender o que havia aprendido na teoria. Dito isso, não tenho conhecimento para afirmar com certeza o que vou dizer, mas pelo que sei, não há fabricantes nacionais de lubrificantes específicos de óleos para relógios.

Já no exterior, posso citar a Microtime (britânica. Eram os óleos que eu usava), a Nye, etc, todos fazem para relógios. A situação da "graxa" para levees é mais delicada: nem a Microtime e Nye a fabricavam.

Quanto à substituição, há um dado curioso, se pegar bibliografia específica sobre relógios até meados dos anos 60: o inverso era verdadeiro. O povo usava óleo grosso nos locais das graxas!



Flávio

*

Fernandogd

Re:Alternativas aos lubrificantes da Moebius?
« Resposta #2 Online: 24 Julho 2020 às 09:40:15 »
Conseguistes chegar a alguma conclusão mais acessível Bernardo?

Re:Alternativas aos lubrificantes da Moebius?
« Resposta #3 Online: 24 Julho 2020 às 15:30:21 »
O tópico "original" já tem um certo tempo (9 anos)!!!
Será que o amigo Adriano poderia nos brindar com informações mais atuais sobre o tópico "Lubrificação"?  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Re:Alternativas aos lubrificantes da Moebius?
« Resposta #4 Online: 31 Julho 2020 às 21:37:49 »
É claro que os conhecimentos de Adriano seriam o ideal para informação e atualização neste assunto. Mas, trabalhando na industria, acho que um paralelo, considerando a aplicação de lubrificantes em máquinas, pode ser interessante.

Na industria lubrificação é função estratégica e fundamental para o bom funcionamento, vida útil e confiabilidade de equipamentos. No meu trabalho temos um contrato especifico de suporte técnico de um engenheiro de lubrificação. Acreditem, o cara só faz isso, e consegue mostrar seu valor.

Então, na minha área, economizar em lubrificação nunca é uma boa ideia, porque ela é a base e o alicerce principal para garantir o bom funcionamento de componentes mecânicos com movimento entre si. Tribologia, que é o trabalho realizado para redução do atrito, e nosso desafio constante.

Outro aspecto, que já devem saber, é nunca misturar lubrificantes de marcas diferentes sem antes confirmar sua compatibilidade, mas mesmo assim ainda tem o risco de misturas indesejadas entre aditivos e sempre evitar aplicação de lubrificante novo com os já aplicados (velho) nos componentes.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Saudações,

Jefferson.

Re:Alternativas aos lubrificantes da Moebius?
« Resposta #5 Online: 03 Agosto 2020 às 17:12:08 »
E o amigo Adriano???  :-[ :-[ :-[
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Alternativas aos lubrificantes da Moebius?
« Resposta #6 Online: 03 Agosto 2020 às 17:59:18 »
Eu acho pouquíssimo provável que assistências técnicas autorizadas como as brasileiras se aventurem a procurar alternativas aos Moebius, não só porque acaba sendo mais difícil a importação, como se trata, também de "economia porca". Como já ressaltei alhures, um vidro de míseros 3 ml de lubrificante Moebius pode parecer pouco, mas é suficiente para revisão de centenas de relógios. E custa, sei lá, uns 30 dólares... Dentro do custo de uma oficina, isso parece-me risível... Já disse aqui que para o hobbista, o investimento em vários óleos, aí sim, torna-se caro. Mas a pessoa deve ponderar qual o nível do seu interesse... Falo isso porque, para o hobbista, eu acho que um óleo fino, um grosso e uma graxa (além do 941, se for mexer como alta frequência), está muito bem, obrigado.

Antes, porém, da Moebius dominar o mercado, a disputa ocorria entre ela e a Novostar. E em vários sites gringos eu via (e vejo) óleos Novostar sendo vendidos e pensava: eu nem sabia que a Novostar ainda estava no mercado. E para minha surpresa, está, ela é um dos ramos da AF, que compete no mercado com a Bergeon (e oferece a mesma coisa, quando possível, pela metade do preço).

Porém, ao entrar agora no site da AF, percebi que ela foi vendida para uma empresa, e parecem estar em fase de transição.

http://www.afswitzerland.com/index.php/en/news/66-very-important-information


Aliás, no catálogo é possível perceber que há os lubrificantes da Novostar, do qual eles são representantes (e fabricantes) e, pasme, da Moebius, que também são representantes!

A alternativa aos Moebius, pois, é a Novostar. Porém, acho que é mais fácil achar em Pindorama os produtos da Moebius do que Novostar. Aliás, em fornituras em São Paulo é fácil, ou pelo menos era, achar Moebius.

http://www.afswitzerland.com/pdf/Tools-2017AFCatalogue.pdf