Menu principal

Grand Seiko Kodo SLGT003

Iniciado por Devenalme Sousa, 31 Março 2022 às 18:15:36

tópico anterior - próximo tópico

Devenalme Sousa

Saudações!

E aí,  já viram o lançamento da Grand Seiko? O Kodo, com turbilhão e força constante.
Acho que a repercussão dos relógios de plástico foi tão grande que ofuscou  o lançamento dessa obra-prima.

Olhem o vídeo da Grand Seiko.

https://youtu.be/0LS5KEhm9gw

PS: se alguém puder me explicar como funciona essa força constante, agradeço!

flávio

Na verdade, na verdade mesmo, o "lançamento" não é novo, pois a Seiko já havia antecipado isso há dois anos e o discutimos aqui:

https://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,16040.msg322618.html#msg322618

Sobre os mecanismos de força constante com "remontoire", que é o caso, eu salvei nos meus stories favoritos, sob o título "remontoire", uma explicação do sistema (no caso o usado no Romain Gauthier).

Basicamente, todo sistema de força constante utiliza para imprimir impulso ao balanço não a "força" que vem da mola principal, grandona e com variação de torque, mas uma molinha intermediária que se carrega de tempos em tempos. Ou seja, utiliza-se uma molinha pequenina que não varia sua "força" ao invés da mola principal.

A "novidade" da Seiko foi ter colocado o remontoire dentro do turbilhão (mentira deles no sentido de isso ser novidade, pois Derek Pratt já havia feito isso uns 30 anos atrás), e coaxial à gaiola (tecnicamente é a primeira vez que se faz isso mas... É uma meia verdade também, pois o mesmo Derek Pratt já havia colocado o remontoire DENTRO do turbilhão e coaxial à roda de escape).

Sobre o relógio, conquanto seja algo tecnicamente muito legal, eu sinceramente não gostei, porque acabou parecendo (visualmente falando), muita coisa que existe por aí, como Richard Milles e Hublots. Eu sinceramente esperava que o troço, por ser japonês, possuísse uma cara mais japonesa, saca (coisa que os Eichi possuem na face)?

A impressão que tenho é que os GS, mesmo com seus mostradores muito singulares, pelo menos na parte dos movimentos, estão cada vez mais se aproximando dos suíços. Entenda-se: você VÊ um movimento da Lange, da Grossman, etc, e percebe que não são suíços. Os movimentos GS, por outro lado, estão cada vez mais parecidos com algo suíço, se me fiz entender.

E, claro, achei inacreditavelmente caro o preço. Tenha dó gente, 350 mil dólares é dinheiro PRA CARALHO, mesmo para um super rico. É mais do que a Richard Mille tem AUDÁCIA ( a palavra é essa...) de cobrar nos seus relógios que, convenhamos, pelo menos para meu gosto, são horríveis.

Flávio

Devenalme Sousa

Flávio,  eu suspeitei que essa força constante fosse proporcionada pelo remontoire. Mas não tinha certeza.

Então,  resumindo,  a Grand Seiko fez uma pequena inovação e a está reputando como grande novidade. Que coisa feia! Kkkk

Em relação ao visual,  concordo com vc: está pouco japonês. Mas, ainda assim,  achei muito bonito. O preço ñ vou nem comentar.

Obrigado pela explicação.