Menu principal

Uma dúvida para os especialistas

Iniciado por César-HT, 23 Dezembro 2008 às 01:36:59

tópico anterior - próximo tópico

César-HT

Olá para todos.

Eu tenho uma dúvida que se alguns colegas aquí do Fórum, como o Adriano, o mestre Gravina e tantos outros pudessem responder eu ficaria muito grato, é o seguinte: os relógios que mais gosto e são desse tipo a maioria dos meus, são os divers, mas tem divers e divers, eu reparei que em muitos modelos a rosca do tubo que fica na caixa está por fora, ou seja fica visível quando a coroa é desrosqueada, porém tem alguns modelos que quando a coroa está assim não é possível ver rosca, ou seja no tubo não tem rosca que se visível. Alguns exemplos desse tipo de diver são o Omega Seamaster, o Breitling Superocean entre outros.

Gostaria de saber como funciona o sistema desses relógios.

Certa vez estava lendo, de acordo com o meu perfeito "ingrêis", que a rosca fica por dentro do tubo e não por fora, é isso mesmo?

Será que teriam algum desenho ou um corte esquemático desse sistema?

Desde já eu agradeço a todos que puderem responder.
Até mais.

César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Adriano

Salve! É isso mesmo, existem roscas por fora e outras por dentro do tubo. Como bem notado, na maioria dos relógios japoneses a rosca é externa ao tubo. É assim também o clássico sistema da Rolex. Outros fabricantes suíços no entanto, em sua maioria usam rosca interna, como é o caso do Seamaster. A coroa então, ao invés de ter a rosca na parede interna dela mesma, tem a rosca externa ao tubo onde se fixa a tige. Não tem grandes segredos nem grandes diferenças.

A única coisa que eu levantaria a favor da rosca interna, por experiência com os dois tipos, é que ela fica mais protegida de sujeira, que ao se acumular com o tempo, dificulta o ato de rosquear, tornando-o áspero. É difícil de acontecer com um Seamaster por exemplo, enquanto é comum acontecer no Rolex ou no Seiko. Nada de se preocupar também: basta desrosquear a coroa de tempos em tempos e limpar a rosca exposta com um pequeno pincel e benzina, e relubrificar a rosca com silicone ou graxa.

Infelizmente não tenho à mão nenhum desenho esquemático sobre isso.

A tempo: tanto um sistema como o outro não tem influência melhor ou pior na vedação, lembrando que a rosca em si não veda nada. Sua função é meramente manter a coroa o mais fixa possível, sem se movimentar, e comprimir a junta de encosto, quando presente.

Abraços!

Adriano

Glauco GM

Aproveitando o conhecimento (e paciência) dos amigos.. ;)

a ação de dar corda pela coroa, nestes relógios com rosca, já é acionada
assim que se libera a coroa ? É necessário dar corda pela coroa, ou apenas
pelo movimento é suficiente ?
Ficar abrindo a coroa da rosca toda hora não seria prejudicial para a vedação ?

Todas estas dúvidas apareceram agora, com a minha útlima aquisição (Seiko
Alpinist que é meu primeiro automático com opção de corda pela coroa.... ???,
procurei alguma referência a este assunto mas não achei)

obrigado e abraço a todos !  :D






César-HT

Olá para todos.

Adriano, obrigado pelos esclarecimentos, eu até imaginava como funcionaria a rosca por dentro do tubo, na caixa, mas esse detalhe da posição de rosca na coroa eu não tinha me tocado.

Glauco, seu Alpinist é mesmo muito bonito, eu já tinha visto no outro tópico, e tem aquele movimento diferente da versão atual, como o Guilherme (se não me engano) havia comentado.

Eu gostaria de acrescentar alguns comentários sobre a coroa de rosca, por experiência própria:

A coroa de rosca, eu acho, é um detalhe bom para qualquer relógio, não só os divers, pode até ser um relógio mais social e até mesmo um vintage, que nem tem mais vedação adequada pela coroa, o fato de ser de rosca deixa a coroa e o eixo da coroa (tige  ???)  mais protegido.

Eu tenho e também já ví, em relógios que não são meus, a coroa, ou melhor dizendo, o eixo, um pouco torto, coisa mínima, mas estava lá e era perceptível ao girar a coroa com o dedo. Acho que isso pode ter ocorrido com alguma batida ou esbarrão.

Só o fato de saber que a coroa está presa, bem apoiada, isso já é muito bom.
Não quer dizer que eu não goste de relógios sem coroa de rosca, mas se tiver que escolher um com e outro sem, eu fico com aquele que tem esse detalhe.

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Adriano

De fato é mais raro encontrar tiges tortas em coroas de rosca. Por outro lado, na ocasião de uma impacto na coroa, o tubo pode ser danificado também, complicando e encarecendo o conserto.

Além disso, do ponto de vista da manutenção, coroas de rosca são consideravelmente mais caras que coroas comuns, no mínimo o dobro do preço e são peças fundamentais para a vedação. Infelizmente, a troca da coroa para fins de vedação é algo pouco compreendido entre as pessoas, que sempre acham que é um item desnecessário de ser substituido em uma manutenção. Que dirá então se todas fossem de rosca, ainda mais caras.

Além disso, as coroas de rosca são necessariamente maiores, seja no diâmetro ou no comprimento, ou em ambos, o que as tornam imcompatíveis com relógios mais sociais, por exemplo, um Constellation moderno.

Por isso, apesar de tecnicamente ser preferível que mais relógios tivessem coroa de rosca, é necessário levar em consideração esses contras que citei.

Sobre o ato de dar corda, depende do tipo da coroa: algumas coroas possuem um miolo com mola e perfil quadrado, que permite que ela gire independe da tige quando pressionada. Desse modo, nesse tipo de coroa, quando se pressiona ela para rosquear contra a caixa, ela se desegaja da tige e gira livre, sem dar corda. Já outras coroas não possuem o sistema e no momento de rosqueá-la, automaticamente já se dá um pouco de corda. Esta última é favorável aos que tem pouco hábito com relógios automáticos e não têm o hábito de dar corda auxiliar antes de usar o relógio parado. Desse modo, o usuário pega o relógio parado, ajusta as horas e ao rosquear a coroa novamente, já dá um pouco de corda.
Então há os dois tipos. É apenas questão de projeto e não há vantagem ou desvantagem que se possa levantar.

Abraços!

Adriano

Glauco GM

Adriano, obrigado pelos comentários.

lendo sua resposta, o meu Seiko é exatamente este segundo caso que vc mencionou.
Quando se rosqueia a coroa, ainda se percebe o funcionamento da corda, parece um
pouco com aquele som que faz aqueles carrinhos de fricção quando puxa para trás.
(caramba, sou ruim mesmo em dar exemplos... :-\ mas acho que conseguiram entender..)

abraços

Malima

Glauce, para o meu entendimento seu exemplo foi perfeito !!  Pois é extamente aquele som !! :D ;)

Abraços !!

Citação de: Glauco GM online 23 Dezembro 2008 às 10:33:06
Adriano, obrigado pelos comentários.

lendo sua resposta, o meu Seiko é exatamente este segundo caso que vc mencionou.
Quando se rosqueia a coroa, ainda se percebe o funcionamento da corda, parece um
pouco com aquele som que faz aqueles carrinhos de fricção quando puxa para trás.
(caramba, sou ruim mesmo em dar exemplos... :-\ mas acho que conseguiram entender..)

abraços


Marcos Lima

Malima

Prezado Glauco, desculpe-me mas errei seu nome na mensagem abaixo.

Já corrigí mas não tenho como alterar a mensagem anterior.

Abraços !


Citação de: Malima online 23 Dezembro 2008 às 13:20:56
Glauco, para o meu entendimento seu exemplo foi perfeito !!  Pois é extamente aquele som !! :D ;)

Abraços !!

Citação de: Glauco GM online 23 Dezembro 2008 às 10:33:06
Adriano, obrigado pelos comentários.

lendo sua resposta, o meu Seiko é exatamente este segundo caso que vc mencionou.
Quando se rosqueia a coroa, ainda se percebe o funcionamento da corda, parece um
pouco com aquele som que faz aqueles carrinhos de fricção quando puxa para trás.
(caramba, sou ruim mesmo em dar exemplos... :-\ mas acho que conseguiram entender..)

abraços


Marcos Lima

Glauco GM