Menu principal

Um segundo "a mais"

Iniciado por Paulo Sergio, 29 Dezembro 2008 às 02:35:15

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

Vejam amigos:

"Relógios serão ajustados em 1 segundo na virada do ano
Washington, 28 dez (EFE).- O ano de 2009 começará oficialmente um segundo mais tarde, depois que os relógios do mundo forem ajustados à rotação cada vez mais lenta do eixo da Terra, anunciou hoje o Observatório Naval dos Estados Unidos.
Desta maneira, quando os relógios marcarem, na quarta-feira, as 23:59:59 do chamado "tempo universal", mais conhecido como meridiano de Greenwich, será somado um segundo.
O observatório, que tem a seu cargo a manutenção do "relógio mestre" do Pentágono, disse que o ritmo de variação da rotação da Terra "ocorre a taxas sempre em transformação afetadas pelas marés e outros fatores".
"Este é o 24º segundo adicional que se acrescenta ao horário universal, uma escala uniforme de medição do tempo mantida por relógios atômicos no mundo todo desde 1972", acrescentou o comunicado do Observatório.
"Historicamente, a medição horária do tempo se relacionou com a rotação média da Terra com relação a corpos celestiais e o segundo se definia neste marco de referência", explicou a instituição.
A invenção dos relógios atômicos definiu um "tempo atômico" de escala muito mais precisa e um segundo que é independente da rotação do planeta.
Em 1970, um acordo internacional estabeleceu duas escalas de medição do tempo: uma relacionada com a rotação da Terra e a outra no tempo atômico.
"O problema é que a rotação da Terra está se tornando mais lenta, de forma muito gradual, o qual requer a inserção periódica de um segundo adicional da escala de tempo atômica para manter ambas as escalas a um segundo uma da outra", assinalou o Observatório Naval."

Fonte:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/12/28/relogios+serao+ajustados+em+1+segundo+na+virada+do+ano+3228209.html

Acesso em 29 Dez 08, às 02:32h

Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve!

Interessante.
Eu não sabia que iam fazer esta "correção" agora.

Mas, já que a nossa velha e boa Terra está diminuindo a velocidade de rotação, algumas "figuras" que "ïnfestam" e destroem esse nosso planetinha bem que poderiam aproveitar e pedir para,...

...desembarcar!
;)   :-\

Abraços, otimistas, a todos!
:D

Robson

O cuirioso é que acho que os dias estão cada vez mais curtos... ???
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Wadley

Robson,

Eu também tenho esta impressão.....

Wadley
Wadley

Malima

Putz ... eu achei que tava ficando louco quando percebí pela primeira vez que os dias estavam mais curtos  :(... agora vejo que existem outros loucos iguais a mim !! ;D

Abraços !!

Marcos Lima

Êta!

Vou ter que atrasar 1 segundo em todos os meus relógios.....!!!!!!

Marcos Sá
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel