Um segundo "a mais"

  • 5 Respostas
  • 4467 Visualizações
Um segundo "a mais"
« Online: 29 Dezembro 2008 às 02:35:15 »
Vejam amigos:

Relógios serão ajustados em 1 segundo na virada do ano
Washington, 28 dez (EFE).- O ano de 2009 começará oficialmente um segundo mais tarde, depois que os relógios do mundo forem ajustados à rotação cada vez mais lenta do eixo da Terra, anunciou hoje o Observatório Naval dos Estados Unidos.
Desta maneira, quando os relógios marcarem, na quarta-feira, as 23:59:59 do chamado "tempo universal", mais conhecido como meridiano de Greenwich, será somado um segundo.
O observatório, que tem a seu cargo a manutenção do "relógio mestre" do Pentágono, disse que o ritmo de variação da rotação da Terra "ocorre a taxas sempre em transformação afetadas pelas marés e outros fatores".
"Este é o 24º segundo adicional que se acrescenta ao horário universal, uma escala uniforme de medição do tempo mantida por relógios atômicos no mundo todo desde 1972", acrescentou o comunicado do Observatório.
"Historicamente, a medição horária do tempo se relacionou com a rotação média da Terra com relação a corpos celestiais e o segundo se definia neste marco de referência", explicou a instituição.
A invenção dos relógios atômicos definiu um "tempo atômico" de escala muito mais precisa e um segundo que é independente da rotação do planeta.
Em 1970, um acordo internacional estabeleceu duas escalas de medição do tempo: uma relacionada com a rotação da Terra e a outra no tempo atômico.
"O problema é que a rotação da Terra está se tornando mais lenta, de forma muito gradual, o qual requer a inserção periódica de um segundo adicional da escala de tempo atômica para manter ambas as escalas a um segundo uma da outra", assinalou o Observatório Naval.”

Fonte:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/12/28/relogios+serao+ajustados+em+1+segundo+na+virada+do+ano+3228209.html

Acesso em 29 Dez 08, às 02:32h


Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Um segundo "a mais"
« Resposta #1 Online: 29 Dezembro 2008 às 19:17:56 »
Salve!

Interessante.
Eu não sabia que iam fazer esta "correção" agora.


Mas, já que a nossa velha e boa Terra está diminuindo a velocidade de rotação, algumas "figuras" que "ïnfestam" e destroem esse nosso planetinha bem que poderiam aproveitar e pedir para,...

...desembarcar!
 ;)   :-\

Abraços, otimistas, a todos!
 :D

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Um segundo "a mais"
« Resposta #2 Online: 29 Dezembro 2008 às 19:44:03 »
O cuirioso é que acho que os dias estão cada vez mais curtos... ???
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Um segundo "a mais"
« Resposta #3 Online: 29 Dezembro 2008 às 21:10:21 »
Robson,

Eu também tenho esta impressão.....

Wadley
Wadley

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Um segundo "a mais"
« Resposta #4 Online: 29 Dezembro 2008 às 22:09:19 »
Putz ... eu achei que tava ficando louco quando percebí pela primeira vez que os dias estavam mais curtos  :(... agora vejo que existem outros loucos iguais a mim !! ;D

Abraços !!


Marcos Lima

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Um segundo "a mais"
« Resposta #5 Online: 29 Dezembro 2008 às 23:06:58 »
Êta!

Vou ter que atrasar 1 segundo em todos os meus relógios.....!!!!!!


Marcos Sá
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel