Menu principal

O RELACIONAMENTO ENTRE AS MARCAS. VIVENDO, PARTICIPANDO AQUI E APRENDENDO...

Iniciado por Alberto Ferreira, 14 Junho 2009 às 11:06:44

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve amigos!

Bem,...
Após esta solicitação do nosso amigo Igor,...

Citação de: igorschutz online 14 Junho 2009 às 00:26:42
Pô, será que os moderadores conseguiriam mover estas nossas mensagens para um tópico separado e específico sobre este assunto?

Posteriormente seria melhor para consulta e referência, sem medo de se perder nesse mundaréu de páginas deste tópico!

A conversa tá boa! Interessante mesmo falar sobre esse "jogo de negócios" entre as marcas!

Abraço,

Igor

Eu tomo a liberdade de transferir algumas das mensagens para cá (para não perder o sentido no tópico original, as mensagens continuarão lá também).

Citação de: jothata online 13 Junho 2009 às 19:30:53

Hoje este Zenith.

Thadeu

Citação de: Gravina online 13 Junho 2009 às 20:02:44

:o :o :o :-* :-* :-* :o :o :o

Thadeu,

Saberia informar qual coração bate neste magnífico Zenith ???

Universal Genéve, ou Excelsior Park??

Abs

Gravina

Abraços!
Alberto

Segue....

Alberto Ferreira

Citação de: igorschutz online 13 Junho 2009 às 20:23:17
Mestre Gravina,

Com vista à esta sua pergunta, referente ao belíssimo Zenith do amigo Thadeu (aliás, parabéns ao Thadeu pela magnífica peça), responda-me uma coisa:

A Zenith possuía um cronógrafo in house anterior ao El Primero, o calibre 146/156. Este movimento é de criação própria da Manufatura Zenith, ou era um projeto/calibre já existente na Martel e a Zenith apenas incorporou-o para si e lançou como um "Zenith in house"?

Sendo o caso desse movimento já existir em nome da Martel, ele tinha outra denominação, quando a Martel pertencia à Universal Genève?

É por conta disso que você pergunta ao Thadeu se o movimento é Universal (Martel) ou Excelsior?

Abraço,

Igor

Citação de: jothata online 13 Junho 2009 às 22:45:11
...
Douglas,

Calibre 146d..derivado do movimento da universal. ok??

Thadeu

Citação de: Gravina online 13 Junho 2009 às 23:41:08
Citação de: igorschutz online 13 Junho 2009 às 20:23:17

...........................quando a Martel pertencia à Universal Genève?

Igor

Oi Igor,

Você foi direto no ninho (acima)

Certa vez, um conhecido colecionador de cronógrafos , divulgou uma informação na rede mundial,  mais ou menos assim: "A Zenith fabricou os movimentos de cronógrafo para a Universal Genéve".................Putz!!!!..........confusão geral, muitos foram neste gancho :-\

Depois...estudam ali, pesquisam acolá..............e começaram a dizer que a Martel é quem realmente fabricava os movimentos para a UG!!!...........Sim!!! correto!!!, mas a Martel foi criada pela a UG em 1941 (salvo engano, quanto ao ano)
A Zenith compra a Martel nos anos 60 (antes utilizava Excelsior Park em seus cronógrafos de pulso), e do fiável 285 (Universal Genéve), faz este 146 sob sua assinatura (peças intercambiáveis entre si).
A Zenith comprou a Martel, já pensando no cronógrafo automático, pois como não tinha tradição neste tipo de complicação...........acabou por utilizar a experiência daqueles profissionais da Martel ;)......................ela não foi na onda do cronógrafo por  "módulo", como a Heuer, Breitling, Hamilton, Buren.
A Zenith é uma das manufaturas da minha  preferência :-* :-* :-*, mas antes do El Pimero....nada!!!!!
Vou procurar uma propaganda antiga que tenho, muito interessante...............antiga, e com os dois nomes (Universal - Zenith).........
É bom ressaltar que nesta dúvida dos movimentos cronógrafos UG-Zenith-Matel, dá para lembrar o que ocorre no Direito.................algumas "correntes".....................a que informo neste momento, é a de um pesquisador Tupiniquim ::)..........é a que sigo! (Já recebi consultas sobre o assunto de colecionadores de várias partes do mundo.......alguns a divulgaram em bom inglês).

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: Gravina online 13 Junho 2009 às 23:42:41
Citação de: jothata online 13 Junho 2009 às 22:45:11

Thadeu,

Saberia informar qual coração bate neste magnífico Zenith ???

Universal Genéve, ou Excelsior Park??

Abs

Gravina

Douglas,

Calibre 146d..derivado do movimento da universal. ok??

Thadeu

Thadeu,

Grato pela resposta!!! :D
Corretíssimo, de um UG 285 :-* :-*.......

Abração

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: igorschutz online 13 Junho 2009 às 23:51:13
Entendi Mestre. Então, didadicamente, foi mais ou menos assim:

1-) A UG fabricava seus próprios cronógrafos (UG 285/287);
2-) Em 1941 ela criou a Martel, que ficou com a propriedade intelectual e produção destes movimentos;
3-) Na década de 60 a Zenith compra a Martel e leva os movimentos junto;
4-) A Zenith continua a produção dos movimentos sob sua própria denominação (Zenith 146/156).

É isso?

Muito obrigado pela explicação!

Um abraço,

Igor

Citação de: Gravina online 14 Junho 2009 às 00:06:36
...
Oi Igor,

1) A UG cria a Martel para produzir os seus movimentos de cronógrafo (281, 283, 285, 287, 481...).uma nova fábrica para atender a demanda.
2) depois desta data...........tudo Martel
3) E a UG começa a se utilizar de Venus (num só modelo), e Valjoux....vários modelos com Valjoux 72
4) Sim, mas penso que logo no inicio (talvez fruto de algum acordo ???.......ou estoque antigo mesmo ???) a UG também utiliza os movimentos da Martel (diga-se..dela própria)

Abs

Gravina

Ps. Não existe, até onde eu sei, nenhuma informação oficial....nem de Zenith, nem de UG.........

Citação de: Gravina online 14 Junho 2009 às 00:20:25
Por aqui, daria para presumir  ??? ??? ??? que a Zenith seria a proprietária da Martel, e fabricava os movimentos da UG (Pô, é um UG Compur que está na propaganda.........velho pacas)
Uma associação???

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: Gravina online 14 Junho 2009 às 10:05:25
Hoje um famoso "ninguém".......um ilustre desconhecido, mas dotado de fabuloso coração!

Livaco Geneve? :-\ calibre "Berthoud ;) 385" ???...............nada mais é, que um Universal Genéve cal 285

Vejam como a tampa é característica de um UG daquela época (anos 40)

Ps. Há anos, quando comprei este cronógrafo................na net que hoje tem de tudo, não existia nada sobre o assunto................tinha que aprender, escutando os mais velhos, pesquisando em catálogos técnicos, e deduzindo o que bem entendesse.
Por isso recebo com grande alegria informações novas e corretas, do que antes eu não sabia..........ou sabia de forma incorreta!!!.............ninguém sabe tudo!!!...........só aquele Papai do seriado gringo ;D

Abraços, meus amigos!
Alberto Ferreira
8)

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES