Menu principal

Resistencia à agua

Iniciado por bnuno, 05 Julho 2009 às 16:51:08

tópico anterior - próximo tópico

bnuno

Ola mais uma vez....

Gostava que me explicassem o que na realidade quer dizer quando um relogio diz Water Resistent 200M. Isso que dizer que o relogio pode ir a 200 metros de profundidade? A maioria diz 50 Metros mas ouvi dizer que esses nem sequer devem mergulhar na piscina.

Gostava de ouvir as vossas opiniões!!

Nuno

Daniel

Olá Nuno !!

Sim se a especificação é essa, o relógio é resistente a essa profundidade, porém, isso não quer dizer que ele deve ser utilizado na água, pois depende da situação em que se encontra o material de vedeção, se é um relógio novo, acredito que você possa utilizar sem problemas, mas se é um relógio digamos, com mais de 5 anos de uso é melhor levar ao relojoeiro para dar uma olhada na situação.  ;)

Esses outros com especificação de 50 metros, acredito que podem ser utilizados na piscina ... eu mesmo já fiz isso com relógios com esta especificação, mas lembrando que também, depende do estado das vedações.

Abraço,

Daniel

LUW

Basicamente isso.

PORÉM, isso varia de fabricante à fabricante.

Por exemplo, em relógios japoneses (Seiko, Citizen, Orient e Casio) resistentes a 200 m, isso significa que o relógio é restente a água pelo menos até 200 m. Já para a maioria das marcas suiças um relógio resistente a 200 m significa que ele é resistente até a 200 m.

Fora isso existe uma polêmica desgramada de grande sobre o que significa a estanquiedade em termos práticos. Para vc ter uma idéia, tem gente que não lava a mão com o relógio independente da estanquiedade por medo de estragar. Eu particularmente acho isso uma bobagem sem tamanho; um relógio moderno (= não é vintage) resistente a 50 m que não agüenta um simples lavar de mãos no punho na minha opinião não presta e não vale o valor da etiqueta, independente da marca. Se é resistente a pelo menos 30 m tem de agüentar um lavar de mãos e banho também. Não vou mergulhar com ele, mas no dia-a-dia pode ser usado sem restrição.

Tem gente que diz que lavar a mão pode mas tomar banho não, pois o banheiro é quente e úmido . Sou da opinião que se seu corpo aguenta a temperatura e o vapor do banho, o seu relógio (com anéis de vedação em bom estado e coroa rosqueda) tem de aguentar também. É claro que estou me referindo a relógios com pulseiras metálicas, pois se for de couro aí sim a conversa é outra - mas por causa da pulseira, e não do relógio.

Eu tiro o relógio para tomar banho porque não gosto da sensação dele ficar molhado no punho depois, mas fora isso só tiro para situações que eu tenho medo dele tomar pancada ou raspar em alguma coisa.
[ ]s
Luciano

igorschutz

Nuno, seja bem vindo!

A questão da resistência a água é bem controversa, por causa do método utilizado para aferi-la.

Já discutimos muitas vezes sobre esse assunto.
Sugiro que leia as mensagens a partir deste post do nosso amigo Alberto para que compreenda melhor como a indústria trabalha com esta informação.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

LUW

Para quem quiser ler um pouquinho mais sobre o assunto, existe esse excelente post no fórum WUS, porém infelizmente está em inglês. É comprido, mas vale a pena ler, pois até se explica de forma bem didática porque a falada "pressão dinâmica" não se aplica a relógios usados em mergulho.
[ ]s
Luciano