Compras em Istambul e Atenas

  • 6 Respostas
  • 3089 Visualizações
*

Offline edumaroja

  • ***
  • 196
  • Apenas mais um em risco de divórcio
    • Ver perfil
Compras em Istambul e Atenas
« Online: 04 Setembro 2013 às 23:00:50 »
Pessoal,
Dia 15 deste mês viajarei para Istambul (4 noites), várias cidades da Turquia e terminarei em Atenas (4 noites). Agradeceria, se possível, que colegas foristas que já visitaram me passassem dicas para essas duas capitais, o que vale a pena visitar, segurança nas ruas, etc. Se tiverem dicas de compras de relógios e ouro em Istambul também agradeço.
Abraços, Maroja

*

Alberto Ferreira

Re: Compras em Istambul e Atenas
« Resposta #1 Online: 05 Setembro 2013 às 09:54:11 »
Maroja,...

Conhecer Istambul é um dos meus "sonhos" ainda não realizados...

Além de toda a "aura" e da milenar história da cidade em si, muito me atrai a ideia de poder ver um dia as suas obras arquitetônicas, sejam (principalmente) da época do Império Otomano, ou não.

As obras primas de Sinan, então nem se fala!

Curta muito a sua viagem!

Alberto
 8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Compras em Istambul e Atenas
« Resposta #2 Online: 05 Setembro 2013 às 23:30:01 »
Bem, sei que esse não é o foco da pergunta, e nem sei se gosta ou não, mas procure por sabonetes de óleo de oliva feitos a mão. Até o popular Dalan, na versão Antik Pirina, é muito bom e muito barato.

A tempo: para quem não conhece, "sabonete de óleo de oliva" parece viadagem, mas é o oposto: são os sabonetes mais brutos que há (só perde, na verdade, para os de alcatrão de pinho). E tem efeito oposto ao que se deve esperar por dedução: não são oleosos, pelo contrário, removem a oleosidade da pele mais que sabonetes comuns.

O clássico não tem perfume artificial. Aí é que o bicho pega: é ame ou odeie. Ou melhor, é goste um pouco ou odeie, pois o cheiro deles é um misto de óleo de cárter bem usado com estopa de mecânico que foi embebida em gasolina e secou há dias. Mas o  cheiro na pele não fica assim. É refrescante e dá uma sensação de limpeza superior ao dos sabonetes perfumados que temos costume.

É este aqui: http://www.dalan.com.tr/en/products/dalan-antique-pirina-soap-1000g-115.html

Abraços!

Adriano

Re: Compras em Istambul e Atenas
« Resposta #3 Online: 06 Setembro 2013 às 09:45:16 »
Estive na Grécia há 5 anos atrás.

Atenas era uma cidade muito segura em que você poderia tranquilamente passear pelo centro, de madrugada com um Rolex no pulso, máquina fotográfica na mão e o passaporte guardado lá no hotel.
Os preços de relógios eram, obviamente melhores que aqui, na época até compensava trazer um pra casa após as contas finais, mas não o fiz.

Hoje sinceramente não sei como andam as coisas, fui antes dessa crise e um período de vacas magras altera o comportamento da população... não faço a menor ideia mesmo se a cidade ainda continua segura. Espero que sim, pois é um lugar delicioso!

Se gosta de vinhos, experimente alguns gregos! São muito bons!!! Sem mencionar as azeitonas, comia até no café da manhã!!!  ;)

abs!
Rafael.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Compras em Istambul e Atenas
« Resposta #4 Online: 10 Setembro 2013 às 15:40:20 »
Pessoal,
Dia 15 deste mês viajarei para Istambul (4 noites), várias cidades da Turquia e terminarei em Atenas (4 noites). Agradeceria, se possível, que colegas foristas que já visitaram me passassem dicas para essas duas capitais, o que vale a pena visitar, segurança nas ruas, etc. Se tiverem dicas de compras de relógios e ouro em Istambul também agradeço.
Abraços, Maroja


Prezado,

Estive em Istambul no começo do ano e constatei que os preços de lá equivalem aos daqui, em todos os sentidos.

No que tange a ouro, no chamado "Bazar dos Egípcios" tem várias lojas. Mas seguem a cotação internacional. Se puder, negocie em lira turca, jamais em euro ou dólar (que é a preferência deles, pois fazem uma conta que - claro - é contra o turista).

No Grande Bazar vi muito comércio de prata, mas admito que uma tarde foi insuficiente para conhece-lo. Vi somente uma loja de relógios antigos (vintages), cujos preços estavam acima do que valiam (pelo menos a meu conceito).

Relógios novos e de grandes marcas vi apenas no hotel em Éfeso e no aeroporto. E os preços estavam tão salgados quanto os daqui.

Sobre segurança, fique tranquilo: não se vê batedores de carteiras, trombadinhas ou coisas do gênero. Como o país é muçulmano, crime é severamente punido - embora o governo conservador seja, em tese, laico. Mas, claro, não vá dar moleza.

Na Turquia, negociar é esporte nacional. A queda de braço, se você tiver saco, é interessante e dá para obter bons descontos em algumas coisas. Eu não tenho paciência para esse cabo de guerra; deixei a tarefa para minha mulher, que conseguiu boas economias.

E se você gostar de bebidas, aproveite. Há vinhos de muito boa qualidade da Capadócia (mas certifique-se que o preço está em lira turca, pois colocam na carta o símbolo da moeda de maneira que o T parece E - e te cobram em euro!). E se sua preferência for cerveja, prefira as Efes às Marmara. As Gusta, de trigo, também valem à pena.

Se fores fumante, prepare-se: o cigarro é caro (equivalente a uns R$ 10 por aqui).

Por fim, divirta-se. Istambul e a Turquia são lindos.

*

Offline edumaroja

  • ***
  • 196
  • Apenas mais um em risco de divórcio
    • Ver perfil
Re: Compras em Istambul e Atenas
« Resposta #5 Online: 14 Setembro 2013 às 21:59:41 »
Alberto, Adriano, mestreaudi e Dicbets agradeço as informações. Amanhã já estarei a caminho e já achei uma boa loja de usados em Atenas, estoque bem variado e achei alguns relogios que me interessaram. Creio que traga um Oris Regulateur de 44mm e um Tag Carrera com mostrador prata, por ambos vou gastar menos do que os 3000,00 euros que reservei para essa aquisição  (isso se ainda estiverem na loja quando eu chegar). Vou comprar o tal sabonete de oliva para experimentar esse cheiro de estopa de oficina com gasolina velha rsrs.

Re: Compras em Istambul e Atenas
« Resposta #6 Online: 14 Setembro 2013 às 22:02:56 »
Boa viagem Edu!! Aproveite!!  ;)
Rafael.