Menu principal

Swatch com mostrador giratório

Iniciado por Clélio, 21 Outubro 2013 às 09:37:21

tópico anterior - próximo tópico

Clélio

Bom dia a todos.

Ontem consegui um Swatch um pouco ... " diferente" trata-se de um modelo automático com caixa de aço com ponteiro de segundos em forma de peixe.

Quando peguei nas mãos notei que o mostrador estava "torto", como era um modelo automático e estava em bom estado argumentei com o vendedor esse problema e pedi um desconto pois teria de arruma-lo, ai fechamos um acordo....

Bem, guardei o relógio no bolso e continuei minha caminhada... ai resolvi usa-lo para verificar o funcionamento, depois de uma meia hora no pulso notei que o mostrador havia se movido, a assim esta desde ontem, hora o calendário esta as 3 horas, hora as 6 horas sem prejudicar o funcionamento... :o :o

Apesar de saber que Swatch não é uma marca muito comentada por aqui pergunto aos amigos se conhecem algum modelo com esta caracteristica ou se é defeito mesmo... ???

Abs a todos

igorschutz

Clélio, há a possibilidade de fotografar o relógio e postar aqui pra gente ver?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Olá Clélio!
Como vai?

Bem,...
Eu imagino que seja este aqui.

O POISON ROUGE - YAS400

Fonte da imagem e mais informação aqui ---> http://www.squiggly.com.br/br/pt/swatch/irony/irony-automatic/poisson-rouge-yas400.htm

Bem,...
Eu tenho um deles e o mostrador não gira, não.
Trata-se de um modelo automático, da linha Irony com caixa de aço e fundo transparente.

Portanto, em sendo assim, o que você relatou é mesmo um defeito. O mostrador deve estar "solto" do movimento e girando.

Alberto

Clélio

Olá amigos,

Igor vou tentar tirar um foto...mas como digo minhas fotos são péssimas, meus amigos acham que meus filhos não tem cabeça kkkk.

Alberto, o modelo é este da foto, eu estou usando o relógio  e o funcionamento esta ok, porém notei que o  balanço do mostrador se limita entre 05 e 01 hora.  Porém o giro não é percebido a olho nú , pelo menos não consegui flagra-lo....

Agora cabe uma ressalva, ao contrario que de disse antes o  calendário muda sim, ou seja é DEFEITO  :-X :-X.        Mas sabem que eu gostei  ;D ;D ;D vai entender.

Bom, vamos ver como fica a precisão, um dos motivos que me levou a compra-lo foi o fato de no mostrador ter grafado 1996, ano em me meu filho nasceu,  gosto disso.... cheguei em casa mostrei o relógio pra ele que usou por 1 hora de deixou de lado, ou seja o relógio vai ficar para mim mesmo, então se continuar trabalhando bem vou deixa-lo  com este "defeito".

Além deste relógio consegui também um Paketa ( ??) muito esquisito... se conseguir posto fotos.

Abs a todos.

Alberto Ferreira

Clélio...

Como a tige "prende" o movimento, impedindo o seu deslocamento, ou seja, o seu giro, o que deve estar ocorrendo é que os chamados "pezinhos", aqueles pinos que fixam o mostrador no movimento, se quebraram, ou foram removidos.
E como o mostrador ao girar (ou se deslocar) coloca a janela em outra posição, você verá uma "mudança" na data...
De qualquer forma, o giro do mostrador não afeta e nem desloca os ponteiros.

Bem,...
Eu levaria o relógio para uma revisão.
Afinal, algo (algum dos tais pinos) pode estar solto lá dentro e daí poderia, a qualquer momento, vir a travar e/ou danificar o movimento.

Alberto

Ah!
Eu ia esquecendo...
A Swatch costuma(va) grafar na base do mostrador de alguns modelos uma indicação do ano de lançamento do modelo, portanto, no caso deste está escrito AG 1996, correto?

Adriano

Os Swatch não usam pinos de mostrador, os mostradores são apenas apoiados sobre as máquinas. A montagem (com vidro original) faz com que não haja jogo entre o mostrador e a máquina, mantendo-o no lugar e um pequeno recesso o impede dele girar contra um encaixe no aro da máquina. Logo, se está girando é porque foi montado errado (não colocaram o recesso no encaixe) ou o vidro errado, ou com aro interno errado, ou algo assim, permite que ele levante e saia do encaixe, e comece a girar.

Sobre a data no mostrador, ela indica a data de registro daquele desenho de mostrador e ponteiros. O modelo entra na coleção no ano seguinte. Então um modelo escrito 1997 entrou na coleção de 1998 (e é assim que se procura por um Swatch no catálogo oficial).

Não dá para deduzir a data de fabricação. A maioria dos modelos, principalmente os de plástico, são produzidos aos zilhões só na coleção de lançamento. Porém outros que fazer sucesso continuam por anos ou são relançados. Um famoso é o Irony Chrono ref. YCS410GX. Foi relançado quase uma década depois. Basicamente não há como diferenciar um da época e um novo. Então a data do mostrador não serve de base absoluta para saber a data de fabricação.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Legal!

Muito grato pelas correções, amigo Adriano!

Quanto à data, eu sabia, mas creio que me expressei mal.
;)

A dos pinos, eu nem fazia ideia, pois eu nunca desmontei um Swatch.
Chutei, ou se preferirem, digamos que eu me atrevi a "inferir", o que quase sempre é um perigo...  8)  :-[

Mais uma vez, grato pelas correções, o importante é que nós não passemos informações erradas adiante, não aqui..
Por mais simples que sejam as tais informações, e o foco aqui no FRM é mesmo a informação, o conhecimento, mas sempre, e na medida do possível, da forma mais clara e correta.

Alberto
8)

Clélio

Amigos, boa tarde.

Lendo os comentários e olhando o relógio mais atentamente notei dois detalhes:
  1- O vidro tem um pequeno trincado e parece e comparando com um Swatch a quartzo parece ser um pouco mais baixo, então creio possa ter sido trocado.
  2- A altura do numero 06 a um pequeno "entalhe" que não é percebido no modelo a quartzo, creio que sirva para encaixar o mostrador mantendo o fixo.
   Conjecturando, acho o relógio sofreu uma pancada deslocando o mostrador e deixando o trincado no vidro.

Bem, agradeço a todos a ajuda todas as observações foram de grande valia.... Achei o fato o mostrador giratório "sui generis" fiquei até pensando no conceito do artista ao criar essa "OBRA"  Sério, mesmo... que significava aquilo...
  Nossa atemporalidade ??  ???
  Um tempo que pode ser revertido ??  ::)
  Teria sido uma série especial do genial Nicolas Hayek  ??

Não , não... um cabeçudo que meteu o braço numa quina da mesa.... ;D ;D ;D

Obrigado e Abraços a todos.

Adriano

Na verdade minha intenção foi mais pela curiosidade que pela correção. Muita coisa sobre Swatch é particular dele, especialmente no que tange método de fabricação. Colocar pés no mostrador adiciona um processo a mais e um custo a mais. A idéia do Swatch é o oposto, essa é a principal razão por utilizar um método mais simples de montagem do mostrador. Muita coisa é diferente quando o assunto é Swatch. Vide o processo de fabricação das caixas de aço, que são moldadas como num processo de sinterização, e não usinadas.

Abraços!

Adriano

elpeixe

Olá amigo Clério gostei muito do modelo ainda mais falando em "peixe" quando puder posta uma foto
Abraços ELpeixe