Menu principal

Por falar na Nomos, lançaram sua linha de luxo

Iniciado por admin, 25 Outubro 2013 às 10:07:16

tópico anterior - próximo tópico

flavio

Mas na verdade eu acho que o encanto está aí. O movimento base atual deles, conquanto bastante aprimorado, é descendente direto dos gub da Alemanha oriental. Na verdade, ao contrário do que pode ter parecido na minha resposta, achei isso mérito, não demérito. Flávio

CHICO

chip

Citação de: CHICO online 19 Novembro 2013 às 00:12:27
É verdade, seria algo com raízes fortes!

Ainda não há muito tempo, revisionei um primitivo calibre 75... Algo complicados, mas sim!! Este era mesmo made in house (totalmente GUB) :)

Saude
Aquele abraço

flávio

Por falar em Peseux 7001, vejam até onde um acabamento de um movimento "simples" pode chegar.

http://ninanet.net/watches/others12/Mediums/mbp.html

E repito: fui "sorteado" com um Nomos cuja listra da platina 3/4 não se alinha ao balanço (no que comprei para meu pai alinha-se), algo que já expliquei aqui: não é defeito, mas falta de "esmero" da Nomos ao fazer o acabamento não de forma integral, mas balanço separado do resto.

Não fosse por isso, consideraria o movimento extremamente bem acabado, num padrão superior para o preço do relógio.

Flávio

CHICO

Nesse Blancpain, o sunburst é frosted nas rodas da corda? qual seria a forma correta pra designar esse acabamento e essas "rodas"?

Obrigado
Chico

flávio

Uma página que mostra todos os tipos de acabamento:

http://www.circuitousroot.com/artifice/machine-shop/surface-finishing/

Quanto ao Blancpain, não sei. Gostaria de ver ao vivo, porque não sei se esses "raios de Sol" da rochet são mero reflexo ou há o acabamento mesmo. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Para fazer o sunburst, seja o clássico alemão que parece uma "hélice" ou o suíço, com vários círculos, usa-se um cinzel de torno. O acabamento que se dá a superfície são outros 500. Essa superfície aí me parece "circular graining", sei lá como se chama isso em português, mas é o desgaste feito com lixa rotatória. A lixa aí é normal, lixa mesmo. No "frosted" usa-se uma escova com cerdas metálicas.

No final das contas, que se busca é a mesma coisa, "arranhar" o metal, mas os métodos são diferentes.

Quem usa exclusivamente frosted hoje é o Roger Smith.

Flávio

Alberto Ferreira

O aspecto do acabamento "frosted", realmente de algo, por assim dizer, como que "congelado", é mesmo muito legal!

Principalmente nas platinas, como as de alguns tradicionais.

Beleza pura.

Alberto
8)

FALCO

Este ano, naqueles mostradores azuis dos sub aço/ouro, a Rolex mudou o azul de liso para sunburst.
Só uma curiosidade no tema...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Falco, pode parecer a mesma coisa, mas sei ao que se refere, na verdade, aí são sunrays, raios de sol. Neste acabamento, os traços saem paralelos do centro para fora; no sunburst, como disse, o cinzel tira materia do centro para fora, num movimento circular do torno. O efeito, pois é de uma "hélice".

Ah! Fuçando na net achei FOTOS EXCELENTES da Lange e os diversos acabamentos que ela usa, ÀS VEZES NO MESMO relógio!

Vejam:

http://professionalwatches.com/2011/08/watchmaking-a-lange-sohne-fini.html

Flávio

FALCO

Citação de: flavio online 20 Novembro 2013 às 23:37:53Falco, pode parecer a mesma coisa, mas sei ao que se refere, na verdade, aí são sunrays, raios de sol. Neste acabamento, os traços saem paralelos do centro para fora; no sunburst, como disse, o cisel tira materia do centro para fora, num movimento circular do torno. O efeito, pois é de uma "hélice".

Flavio, entendi a diferença, de fato deveriam ser chamados de sunrays, são raios que partem do mesmo ponto central, e não círculos concêntricos, mas a Rolex chama de sunburst. Vai saber...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

CHICO

chip

Aquele abraço