Menu principal

tirar riscos

Iniciado por junior, 30 Outubro 2013 às 01:25:14

tópico anterior - próximo tópico

junior

pessoal ,alguem sabe como tirar pequenos riscos do acrilico de um citizen eco-drive  obrigado

Alberto Ferreira

Nós já falamos deste assunto aqui no FRM, pesquise.

Mas, há quem use pasta de dentes, daquelas brancas e levemente abrasivas.

Porém, para riscos leves, como você disse, um dos produtos mais indicados é o polyWatch, da Swatch.

Alberto

junior

obrigado Alberto, vc esta certo .ontem de noite navegando pelo forum então fui olhar a hora e percebi os riscos no meu guerreiro de todos os dias (trabalho) e sem pensar muito criei o topico   :-\ ,vc esta muito certo teria que ter pesquisado antes ,obrigado pela dica (as duas)

vizel

Citação de: Alberto Ferreira online 30 Outubro 2013 às 07:39:46
Nós já falamos deste assunto aqui no FRM, pesquise.

Mas, há quem use pasta de dentes, daquelas brancas e levemente abrasivas.

Porém, para riscos leves, como você disse, um dos produtos mais indicados é o polyWatch, da Swatch.

Alberto

Olá Alberto

Esse produto da polywatch se aplica manualmente?

Pode ser usado no aço ou só no acrilico?

Abraços
vizel

Alberto Ferreira

Sim, tanto o polyWatch quanto a "expedita" pasta de dentes, são aplicados manualmente, apenas esfregando (em círculos) com um algodão, aos poucos até que seque na área aplicada.
Depois esfregar (também em círculos) um algodão seco e sem o material de polimento.
Fica muito bom.
Para riscos leves, funcionam perfeitamente.

Mas,...
Se o visor não for de acrílico, se for de cristal (vidro ou afins) não tem como fazer em casa, ou é muito difícil, pois exige equipamentos e materiais de polimento específicos.
Neste caso o polimento tem que ser profissional ou, em muitos casos, é até melhor (mais barato) trocar.

Alberto

TioWatch

Citação de: Alberto Ferreira online 30 Outubro 2013 às 12:36:43
Sim, tanto o polyWatch quanto a "expedita" pasta de dentes, são aplicados manualmente, apenas esfregando (em círculos) com um algodão, aos poucos até que seque na área aplicada.
Depois esfregar (também em círculos) um algodão seco e sem o material de polimento.
Fica muito bom.
Para riscos leves, funcionam perfeitamente.

Mas,...
Se o visor não for de acrílico, se for de cristal (vidro ou afins) não tem como fazer em casa, ou é muito difícil, pois exige equipamentos e materiais de polimento específicos.
Neste caso o polimento tem que ser profissional ou, em muitos casos, é até melhor (mais barato) trocar.

Alberto

Albertão!!

Onde compra isso???

Tem nas lojas da Swatch?
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

Alberto Ferreira

Tio,...
Os que eu tenho aqui eu trouxe da Suíça, mas eu acho que os representantes no Brasil podem ter o polyWatch, sim.
Mas eu não tenho certeza.

O amigo Adriano certamente poderá confirmar.

Você pode também comprar (on line) no Squiggly...
http://www.squiggly.com.br/?gclid=CLWQ1tuJv7oCFUyk4AodG00AAg

Mas, como eu disse, se não achar, uma pasta de dentes, daquelas brancas (levemente abrasiva) também faz o serviço, na boa.
Eu já usei a pasta muitas vezes.

Alberto

renato155

so uso pasta de dentes, e se o pollywatch for melhor nao sei o que ele fará de tao bom, porque a pasta de dentes é perfeita para a funçao....
;D
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

vizel

Citação de: renato155 online 30 Outubro 2013 às 22:36:53
so uso pasta de dentes, e se o pollywatch for melhor nao sei o que ele fará de tao bom, porque a pasta de dentes é perfeita para a funçao....
;D

Renato.. Vou tentar fazer um teste usando pasta de dente.. Por favor, poderia dizer se existe uma pasta especifica?

Qual você usa? .. Faz o polimento com algodão?

Abraços
vizel

Neme

Passa fio dental tbm ou é loucura...
Abs.
Neme!

Carbonieri

Citação de: Neme online 30 Outubro 2013 às 23:41:00
Passa fio dental tbm ou é loucura...

pô mas aí vai manchar o biquini ;D
sic transit gloria mundi

Octávio Augusto

Senhores,

No antigo fórum eu publiquei uma experiência de tirar riscos do acrílico com um produto chamado Silvio.

Aqui vão algumas fotos do processo:

Antes:

O conjunto pronto para o processo:

Agitar o produto e aplicar um pouco em um pedaço de algodão, fazendo movimentos circulares, abrangendo todo o acrílico e mantendo a mesma pressão. Isso é importante pois todo polimento desgasta o material que está sendo polido, e isso faz com que o desgaste dseja uniforme e não deforme o acrílico:

Após alguns instantes polinedo, deixo o produto secar o que o transforma em um fina camada de pó. Depois disso, repito o polimento:

Com o produto seco(em forma de pó) fica fácil sua remoção, que deverá ser feita com outra peça de algodão seca, repetindo os movimentos circulares:

E o resultado final é este:

O mesmo serve para pasta de dentes e outros.

ATENÇÂO: tem que tomar cuidado para que o produto não derrame no relógio, pois pode prejudicar juntas de vedação! O uso é controlado e deve ser feito exclusivamente no acrílico!

Espero ter ajudado.
Abraço,

Octávio Augusto

Carbonieri

Octavio ficou muito bom, mas me diga como se tira o bezel do relógio? o processo da retida é semelhante em todos os divers? obrigado
sic transit gloria mundi

mestreaudi

Muito bom Octávio!

Imagino que o processo com o Silvo deva ser feito com muito mais cuidado do que o com PolyWatch.
Esse produto é bem mais abrasivo, não?
Ou viajei?

Abs!
Rafael.

Alberto Ferreira

O Silvo é bem mais abrasivo.

Mas, um cuidado adicional, importante, em especial com materiais "improvisados" (adaptados, etc), alguns podem conter solventes agressivos.

Caso não seja possível desmontar, deixando só a caixa e o acrílico, usar o material de forma bem "seca".
Depois de polir o acrílico, é recomendável lavar bem a área, para minimizar o risco de ficar algum resíduo corrosivo entre o acrílico e a caixa.

Maior cuidado ainda com o bezel, pois se tudo não for muito bem limpo, vai acumular algo indesejável sob o aro.

Alberto

Adriano

Como já dito antes, nada substitui o polimento profissional, na politriz, pois é o que melhor mantém a regularidade da superfície, evitando reflexos deformados.

Mas se estamos falando de maneiras caseiras de fazer isso, o melhor resultado é o do Polywatch. Se forem leves riscos, basta ele. Se forem mais profundos, pode precisar lixar com lixar mais grossas até mais finas e depois o Polywatch. Se for muito profundo, ou em grande número, aí realmente não há muito o que fazer de maneira caseira.

O Polywatch nada mais é que um abrasivo aquoso. Inofensivo, não contem solvente. A pasta de dente... bem, funciona, mas não deixa uma superfície tão polida, pois a "gramatura" dela é um pouco demais para essa função. E deixa muito resíduo, precisa limpar bem para evitar o acúmulo de sujeita.

Polidores de metal, bem, eu particularmente não recomendo por conterem solventes. Já vi acrílico trincar inteiro, como se ressecasse 50 anos em 5 segundos, de cara, só de entrar em contato com esse tipo de química. Eu pessoalmente recomendo que jamais se use esse tipo de produto em relógio, para nenhuma finalidade. Os restos, se não forem bem limpos, e ficarem em frestas e coisas assim, podem promover corrosão com o tempo. E esses restos podem dar uma alergia danada no contato com a pele.

Até porque o solvente desses produtos, que age ativamente nos metais, é irrelevante para o polimento nos plásticos.

É óbvio que sei que nosso amigo Octávio sabe o que está fazendo, e fez isso em um relógio de mergulho que pode ser lavado abundantemente. Se feito com cuidado, sim, funciona. Mas eu prefiro usar aqui, publicamente, daquele cuidado que todo médico tem. Sabem aquela história de que não pode tomar uma cervejinha com antibiótico, que mulher grávida não pode tomar uma tacinha de vinho, e coisas assim? Eles sabem que pode, com responsabilidade e cuidado. Mas se um médico aparecer na TV dizendo que pode, mesmo com toda orientação, vai ter nego tomando uma caixa de Amoxil com um litro de uísque, vai passar mal, parar no hospital e vai dizer que o médico da TV falou que podia. Idem para a mulher grávida, que vai virar alcoólatra enquanto grávida e dizer que foi fulano que falou que não tinha problema.

Abraços!

Adriano

vinniearques

E pasta de polir numero 2?

Sempre deu certo quando usei.

Adriano

Citação de: Vinnie online 31 Outubro 2013 às 13:42:19

Você diz aquela própria para acrílico, que vende em fornituras?

Pode funcionar, mas ocorre que pastas de polir são produzidas/projetadas não só para terem uma gramatura específica para o tipo de serviço, mas para o tipo de ferramenta. Elas são feitas para usar em rodas de algodão em politrizes profissionais, em velocidades específicas. Se você usar "na mão" é pode riscar mais do que polir.

Se funciona, melhor ainda, mas normalmente não funciona. É que nem pasta de polir carros: são feitas para serem usadas com politrizes. Se for polir (polir mesmo, e não encerar, que são coisas diferentes) na mão, fica um lixo, fica mais riscado ainda. Na verdade, até encerar o carro na mão fica um resultado "duvidoso", quanto mais polir. Bem, você manja disso com certeza melhor que eu.

Ah, uma pergunta que pode surgir: e usar um Dremel ou outro tipo de micro-retífica? Sim, funciona mas precisa de bastante habilidade por duas razões: no polimento profissional a politriz é fixa, é você quem leva o objeto em direção à politriz, e assim tem muito mais controle da pressão aplicada e tudo mais. Com o Dremel você tem que levar ele contra a superfície, é mais difícil manusear ela com perfeição, até pelo peso dela, pelo cabo, e pela força giroscópica. E o segundo problema é o diâmetro da rodinha de polir da Dremel: é muito pequena e acaba "atacando" o vidro com uma superfície de contato menor, deixando a superfície irregular.

Mas funciona. O truque é habilidade, usar uma roda maior possível, e se tiver uma bancada para ficar a ferramenta, melhor.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Citação de: Adriano online 31 Outubro 2013 às 14:11:15
Citação de: Vinnie online 31 Outubro 2013 às 13:42:19

Você diz aquela própria para acrílico, que vende em fornituras?

Puts Adriano uso aquelas de pedreiro mesmo da suvinil............

imagino a cagada que to fazendo  :-[ :-[ :-[ :-[

Uso lixa d'gua e depois passo essa massa (Pasta) de polir numero 2 com algodão e depois tiro todo o excesso com flanela úmida. 

Adriano

Na verdade, a massa de polir de acrílico, própria para isso, não tem segredo nenhum, é apenas uma massa em forma de pedra impregnada com abrasivo de gramatura fina.

Eu não conheço essa massa da Suvinil, mas diria que, desde que não contenha solvente e não seja um troço melequento que impregna em todo canto, e se funciona, beleza.

Abraços!

Adriano