Menu principal

Aço X Titânio

Iniciado por pontual, 02 Novembro 2013 às 11:07:04

tópico anterior - próximo tópico

pontual

Olá pessoal. Alguém sabe qual a vantagem de um relógio ser construído em titânio e não em aço? Antecipadamente agradeço. Pontual.

ThiagoDF

Acho que a maior vantagem é o menor peso do titânio. ;)

Não sei se é a única vantagem. ;D

Membro do RedBarBrazil

FPiccinin

Bom dia

O titanio é mais leve, com menor potencial de oxidação e pode ser uma opção para quem tem alergia ao inox. É importante lembrar que como no aço inox ha diferentes tipos de titanio.

Se nao estou enganado o titanio risca mais facil que o inox e é um material mais dificil de polir.

Abraco

Adriano

A única vantagem prática é ser mais leve. E/ou ser uma alternativa para quem é muito alérgico ao níquel presente no inox.

Claro, existe a vantagem subjetiva de ser um material de alta tecnologia, ou a vantagem estética, mas em ambos os casos é da cabeça de cada um.

Na prática, tirando o peso, ele apenas é mais caro (assim como as peças de reposição), mais fácil de riscar (a não ser que possua tratamento especial como o Duratect da Citizen), mais difícil de polir (ou impossível, se tiver o tratamento especial), e sofre mais desgaste no caso de peças de bracelete. Um bracelete de titânio, se abusado e negligenciado quanto à sujeira, tem vida útil bem menor que um de aço.

Abraços!

Adriano

Robson xavier

Citação de: Adriano online 02 Novembro 2013 às 14:34:15
A única vantagem prática é ser mais leve. E/ou ser uma alternativa para quem é muito alérgico ao níquel presente no inox.

Claro, existe a vantagem subjetiva de ser um material de alta tecnologia, ou a vantagem estética, mas em ambos os casos é da cabeça de cada um.

Na prática, tirando o peso, ele apenas é mais caro (assim como as peças de reposição), mais fácil de riscar (a não ser que possua tratamento especial como o Duratect da Citizen), mais difícil de polir (ou impossível, se tiver o tratamento especial), e sofre mais desgaste no caso de peças de bracelete. Um bracelete de titânio, se abusado e negligenciado quanto à sujeira, tem vida útil bem menor que um de aço.

Abraços!

Adriano

Oi Adriano, será mesmo que ele tem vida útil menor que o aço? desculpe levantar a dúvida, porém até onde sei, os terminais e braços de suspensão dos (pasmem!) Land Rovers são todos em titânio, e como excelências que são no off-road, não creio que escolheriam um material que pudesse sofrer desgastes prematuros ou problemas de resistência (até porque não existe lugar mais sujo que a parte de baixo de qualquer carro não é?). E para poder dar testemunho por experiência própria, tenho a primeira versão comercializada pela citizen dos eco-drives, que eram todos em titânio, o relógio têm 17 anos, foi por muito tempo o meu workhorse e o material continua quase com o mesmo aspecto de quando comprei, inclusive com muito poucos riscos, conforme imagem abaixo, que acabei de tirar.

Em tempo, odeio relógios em titânio...hehehe, parece que você não está usando nada no pulso! Prefiro relógios mais pesados, no caso o bom e velho aço inox...gosto é gosto!

Abraço a todos,

Robson Xavier.

Alberto Ferreira

Mas nós temos que relembrar um ponto.

Quando nós falamos de titânio ou de aço, nós estamos falando de ligas.

E elas, sejam de titânio ou aço têm composições e consequentes características diferentes.

Alberto

FPiccinin

Bom dia

Robson uma determinada peça em aço com capacidade de carga X e pego Ykg se contruida em TI pesará Y-45%.
O TI conduz menos calor e possui excelente resistencia a corrosão.
Mas como já escrito como no aço, aluminio, fibra de carbono existe o titanio e O TITANIO.

Ha um item muito forte sobre o TI o marketing....em ciclismo por exemplo, falam da fibra de carbono como se fossem todas iguais...existem quadro de bicicleta em carbono por ai que se construidas com um bom aluminio ficariam mais leves, devida a baixa qualidade da materia-prima e da trama do carbono. Mas...o usuario gaba-se em dizer meu quadro é em carbono.

Sobre a land rover...o carro é otimo mas não é o tanque de guerra que pintam.

Abraço

Adriano

Sim, a questão básica é que, como dito até antes de mim, existem titânios e titânios. Para relógios, raramente se usa na forma de liga, mas sim o titânio comercialmente puro.

Tenho experiência do dia-a-dia. É muito raro pulseiras de aço (decentes) terem que ir para o lixo porque não têm recuperação. Já de titânio... há modelos que quando entram na assistência, sem nem ver o relógio, já sabemos com quase certeza de que é a pulseira que "acabou" de maneira irremediável.

O mesmo ocorre quando há pulseiras idênticas, mas com versões em aço e em titânio. Relógios da mesma idade, a pulseira de aço está inteira mesmo com muito abuso, enquanto a de titânio está no bico do corvo.

Abraços!

Adriano

pontual

Então por que fazem tanta propaganda do titânio? pagar mais caro por isso?  Eu, heim????????? Vou de aço.

Adriano

Bem, a constatação se vale a pena ou não é pessoal de cada um. O que eu falei sobre a durabilidade, acho que ficou claro, tange exclusivamente os braceletes, por causa do atrito entre as peças. Nas caixas, isso normalmente não é problema.

Eu, conhecendo as limitações do material e os cuidados necessários, continuo gostando bastante do titânio. Tenho três relógios (que me lembre...) nesse material e não tenho do que reclamar. Acho a aparência bem legal.

Abraços!

Adriano

ogum777

eu tenho um ny0054 em TI. adoro. levinho, e muito gostoso de usar.

concordo coo adriano: ti émelhor com outras pulseiras que não bracelte de ti.

mas é um material ótimo pra caixas. sem falar que a corrosão será zero!

TUZ40

Land Rover não é de titânio, é alumínio, e no caso seria o Defender.

Edit. Agora que li direito, entendi que estava comentando da carroceria do carro ser do material, my bad. ;D

"All your base are belong to us"