Steinhart com movimento feito "em casa"

  • 30 Respostas
  • 5884 Visualizações
Steinhart com movimento feito "em casa"
« Online: 19 Novembro 2013 às 22:13:57 »
Pessoal

E não é que até as chamadas marcas "boutique" já tem seu próprio movimento:

http://www.steinhartwatches.de/en/steinhart-st5.html

E tantas tradicionais, centenárias, continuam sendo apenas montadoras...

Achei bacana, pois esta marca sempre me pareceu diferenciada, no universo de tantas tão parecidas.

Abs

Alfredo

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #1 Online: 19 Novembro 2013 às 22:51:59 »
Acho que é uma 2824 decorada, a semelhança é muito grande !


ST 5.


ST.5 Back.


2824.


2824 Back.
Abraços,
Cigano!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #2 Online: 19 Novembro 2013 às 22:54:47 »
É uma ETA 2824 fabricada por outra empresa, possivelmente chinesa e acrescida de "mais valia" para ser considerada suíça. Propaganda enganosa isso aí.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #3 Online: 19 Novembro 2013 às 23:15:32 »
Eu entrei no link bem empolgado esperando ver algo surpreendente, mas... é apenas um clone de 2824. Ok ok, a intenção é ótima, mas acho que isso traz mais problema que solução. Certamente a Steinhart não o fabrica; é feito por outrem. Mas quem? Não me lembro agora quem faz clones de 2824 fora a Sellita, na Suíça.

O problema é: quando você precisar de peça, recorre a quem? Pois não pode ser ETA, e com certeza não é Sellita. Um palpite? Feito na China com escapamento suíço montado na Suíça, e portanto, Swiss Made.

PS: comecei a escrever antes da postagem do Igor.

Abraços!

Adriano

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #4 Online: 19 Novembro 2013 às 23:28:18 »
Suspeitava desde o princípio, ia perguntar para os colegas já.
"All your base are belong to us"

Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #5 Online: 20 Novembro 2013 às 08:21:37 »
sendo assim, na minha opnião, isso piora a marca em vez de melhora-la...algumas marcas menores recorrem à China, pois se não me engano a Helson usa caixas feitas naquele país, será uma tendência devido aos menores preços? Será que issi prejudica a qualidade ou os chinas estão ficando bons? confesso que da minha parte rola um "preconceito". abs.
sic transit gloria mundi

*

flavio

Re:
« Resposta #6 Online: 20 Novembro 2013 às 08:59:54 »
Mas até a omega e várias outras fazem caixas na China. Flávio

Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #7 Online: 20 Novembro 2013 às 10:55:02 »
eu não sabia da Omega Flávio, bom mas em suma quase tudo hoje é feito china, os caras devem estar ficando bons em tudo, desde fazer porcarias até coisas boas...não sei se é preconceito, deve ser, mais ainda quando me dizem que algo é feito na china fico meio ressabiado....bom mas que tal peconceito existe, existe, pois se fosse bom dizer que foi feito na china, na caixa dos omegas e outros  viria escrito MADE IN CHINA.... ;D
sic transit gloria mundi

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #8 Online: 20 Novembro 2013 às 11:53:54 »
O Swatch Group tem fábricas no oriente (sobretudo Hong Kong) desde os anos 80. Aliás, no livro The History Of the Swiss Watch Industry, há dados dizendo que pelo menos 50% de toda produção de caixas e braceletes "suíços" é feita no oriente.

Como diz o Arnaldo, a regra é clara: swiss made significa 50% de valor agregado ao movimento e controle final feito na suíça. Esse conceito é elástico demais e já foi discutido aqui, a indústria prevê um aumento em breve para 60%, sendo que a FH queria 80%.

É difícil saber quem fabrica o que em cada biboca do mundo, mas quando fabricam, pode "botar fé", eles avisam. Exemplo? Meu Omega Speedy Auto 1998 é "swiss made". Tenho certeza absoluta, nem até pelo swiss made, que todo movimento é de fato suíço, 100%, eis que um ETA 2892 com módulo Depraz. Controle de qualidade suíço, claro. Caixa? Não sei se foi feita na Suíça... Braceletes? Tenho certeza que não, pois não há nada escrito.

Meu PO 2008, no entanto, tem swiss made escrito TAMBÉM no bracelete, portanto, é suíço. Se a caixa foi feita na Suíça, já não sei também.


Flávio

Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #9 Online: 20 Novembro 2013 às 11:59:09 »
eu não sabia da Omega Flávio, bom mas em suma quase tudo hoje é feito china, os caras devem estar ficando bons em tudo, desde fazer porcarias até coisas boas...não sei se é preconceito, deve ser, mais ainda quando me dizem que algo é feito na china fico meio ressabiado....bom mas que tal peconceito existe, existe, pois se fosse bom dizer que foi feito na china, na caixa dos omegas e outros  viria escrito MADE IN CHINA.... ;D

Existem "varias Chinas", só que as outras não interessam tanto quanto a "super barateira".

Embora as empresas mundiais tenham recorrido à China pelo aço barato e a mão de obra escrava, existe produção de qualidade como em qualquer parte do mundo.

O problema, é que essa parte não interessa ao lucro máximo tão desejado, porque embora os custos desta produção "melhorada" ainda sejam inferiores aos praticados nos EUA e UE, ela não é tão rentável como a da qualidade mínima.

Minha prima é química industrial na Irlanda e foi comprada "a peso de ouro", para justamente implementar esta parte desconhecida da China!
« Última modificação: 20 Novembro 2013 às 12:01:05 por TioWatch »
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #10 Online: 20 Novembro 2013 às 12:01:52 »
Não sei se é o mesmo caso, mas neste modelo (Marine Officer) a resenha garante que é um DD..

Eis o link: http://gearpatrol.com/2013/11/05/buyers-guide-bronze-watches/?read_single=1

Eu tenho minhas dúvidas.

Dic

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #11 Online: 20 Novembro 2013 às 12:20:29 »
Dic,

Este relógio já foi comentado sobre ele aqui no fórum:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=9110.0

Ele usa sim base eta + módulo DD.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:
« Resposta #12 Online: 20 Novembro 2013 às 17:50:59 »
Mas até a omega e várias outras fazem caixas na China. Flávio

Flávio, isso não procede de jeito nenhum. Onde você leu ou ouviu que a Omega faz caixas na China? Nunca fez. Existem raras caixas modernas de ouro que são feitas na Itália. China, jamais.

Pela idade do seu Reduced, pode não ser que o bracelete seja necessariamente chinês. Se não é Swiss Made, pode ser francês, alemão ou italiano, pelo menos dessa época.

Pelo contrário, a Omega tem aumentado o índice de peças suíças. Os braceletes hoje todos são.

Abraços!

Adriano

Re:
« Resposta #13 Online: 20 Novembro 2013 às 19:09:54 »
Mas até a omega e várias outras fazem caixas na China. Flávio

Flávio, isso não procede de jeito nenhum. Onde você leu ou ouviu que a Omega faz caixas na China? Nunca fez. Existem raras caixas modernas de ouro que são feitas na Itália. China, jamais.

Pela idade do seu Reduced, pode não ser que o bracelete seja necessariamente chinês. Se não é Swiss Made, pode ser francês, alemão ou italiano, pelo menos dessa época.

Pelo contrário, a Omega tem aumentado o índice de peças suíças. Os braceletes hoje todos são.

Abraços!

Adriano

nem tudo está perdido então  ;D 8) ;D
sic transit gloria mundi

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #14 Online: 20 Novembro 2013 às 19:31:53 »
Meu post ficou meio "exagerado" mesmo Adriano, melhor a segunda explicação, como disse: quando é Suíço, avisam, aliás, fazem questão de avisar; quando não é, só Deus sabe onde é fabricado.

Agora que estou em casa, alguns dados, a fonte é o livro citado.

Até meados dos anos 60, com o estatuto do relojoeiro em vigor, TUDO era fabricado na Suíça. Não tinha como fugir, a lei assim determinava.

Em 1977, menos de 10 anos depois, APENAS 228 mil braceletes metálicos foram fabricados na Suíça. No mesmo ano, 6.1 milhões de braceletes foram importados de Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul.

Em 1985 o Swatch Group abriu um fábrica na Tailândia, depois Malásia (1991), China (1996). Em 1998, 33% de TODOS os trabalhadores do Swatch Group estavam trabalhando na Ásia.

Ou seja, não apenas Omega, mas praticamente TODAS as fábricas suíças não mais faziam seus braceletes metálicos no país de origem, isso já desde meados dos anos 60.

A história se repete nas caixas. Até meados dos anos 60, a importação era proibida, MENOS DA ALEMANHA, por acordo comercial. Atualmente, 65% de TODAS as caixas de relógios "suiços" são de outros países (mas o livro não fala exatamente quanto é cada país). No entanto, o livro cita a Lascor italiana como produtora, desde 1996, de praticamente toda produção do Swatch Group.

Resumindo: de fato exagerei ao citar especificamente no meu post a Omega, mas creiam, raramente se encontra no mercado algo hoje de fato produzido inteiramente na suíça.

Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #15 Online: 20 Novembro 2013 às 20:11:01 »
Ah sim, isso sim. Well, acho que do SG,  tirando da Omega, Rado e Longines para baixo, ninguém usa caixa suíça, quando de aço.

Da Omega, caixa e praticamente todos os seus componentes são suíços. Coroa, vidro, pulsadores, mostradores, ponteiros, até juntas, tudo suíço, exceto por algumas juntas de borracha, que são japonesas.


Eu ainda tenho umas raras fivelas de aço da Omega Swiss Made... Mas posso falar? As atuais chinesas são bem mais bem acabadas.

Por isso que eu, em momento algum, falei sobre qualidade.

Abraços!

Adriano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:
« Resposta #16 Online: 20 Novembro 2013 às 23:25:42 »
...Flávio, isso não procede de jeito nenhum. Onde você leu ou ouviu que a Omega faz caixas na China? Nunca fez. Existem raras caixas modernas de ouro que são feitas na Itália. China, jamais....

Adriano, será que não acontece, considerando os 7 ou 10 passos para a confecção da caixa, que as etapas de prensa e corte sejam feitas em outra fábrica (ou país) e apenas a finalização na matriz? Já li que  outras empresas fazem isto (especificamente em caixas de relógios).
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #17 Online: 20 Novembro 2013 às 23:41:47 »
Falco, não sei responder, honestamente. Ah sim, é claro que a Omega não faz caixa nenhuma. Que seja uma caixa, digamos, da Louis Lang: os primeiros processos de corte e estampa me parecem ser os mais simples e baratos de se fazer. Será que faria sentido fazer isso fora?

Abraços!

Adriano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #18 Online: 21 Novembro 2013 às 00:02:36 »
Falco, não sei responder, honestamente. Ah sim, é claro que a Omega não faz caixa nenhuma. Que seja uma caixa, digamos, da Louis Lang: os primeiros processos de corte e estampa me parecem ser os mais simples e baratos de se fazer. Será que faria sentido fazer isso fora?

Adriano, infelizmente não serei capaz de achar onde li isto, mas pelo que havia entendido e aqui vale dizer que era uma marca de gama menor que a Omega e, principalmente, produção infinitamente menor, a motivação era receber as peças já semi-acabadas, dispensando a necessidade de possuir prensas de alta tonelagem e de receber o metal bruto, se me lembro corretamente das fotos, as caixas chegavam à Suíça já no formato correto, ainda que não nas proporções e acabamentos finais.
Repito, sem o link original, tudo o que estou dizendo é "de memória"... Mas, justamente por serem as etapas mas baratas e simples de serem feitas, talvez valha a pena acontecerem na origem do material, economizando no transporte e na controle de qualidade, sinceramente não sei nem opinar.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Steinhart com movimento feito "em casa"
« Resposta #19 Online: 21 Novembro 2013 às 09:16:43 »
Ah tá, o que você falou, no investimento do maquinário e espaço, faz todo o sentido do mundo. Ao passo que isso pode ser o passo mais barato, pode ser o que mais ocupa espaço, e etc. Se você é um fabricante pequeno, faz sentido. Mas será mesmo que o Swatch Group, com sei lá, 3 ou 4 fabricantes de caixas, e que fazem caixas no mesmo endereço há mais de meio século, não têm essa estrutura já toda montada? Sinceramente, como eu disse, não tenho essa informação assim tão "inside", e estou me baseando no meu palpite.

Mas isso que você leu é bacana, é algo que nunca li a respeito.

Abraços!

Adriano