Menu principal

Mais um restaurado - Casio diver

Iniciado por paulorocha, 14 Maio 2009 às 09:09:43

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Olá amigos

Ontem a noite eu terminei mais uma restauração. Desta vez foi um Casio diver. Na verdade eu tenho dois, um preto e um branco, mas como o preto está BEM detonado, ele foi oficialmente declarado como doador de peças para o branco (quando e se for necessário...)

São estes:

Utilizei a caixa do preto (menos o bezel) e o restante do branco. Estou agora testando a precisão usando como parâmetro o meu Bulova Marine Star que tem variação de menos de 1 segundo ao mês e está acertado pelo Observatório Nacional.

Depois que já estava com o branco fechado e funcionando, resolvi desmontar completamente o mecanismo do preto, para conhecê-lo melhor. Muito interessante, mas remontar a rodagem foi um trabalho terrível! Uma das rodas (imagino pela disposição, que seja a que leva o impulso do motor para as demais rodas) é fortemente magnetizada. Colocar ela no lugar foi um parto...

Em tempo: a máquina do branco não foi desmontada, apenas lubrifiquei o único rubi e três pontos de apoio de eixos da rodagem (seguindo a dica de um amigo que já havia me alertado da encrenca que é desmontar a rodagem deste relógio...)

Outra hora vou tirar umas fotos internas para mostrar os pontos exatos de lubrificação.

Vou agora aguardar chegar a pulseira Zulu que ganhei do amigo Zé. Acho que vai ficar bem legal neste relógio  :D

Quando estiver no pulso tirarei mais fotos.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

igorschutz

Pô, sacanagem!
Dizer que fez a restauração e não pôr fotos de um antes e depois não vale! >:(

Aguardo as imagens para então dar meus parabéns... ;D ;D ;D

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

paulorocha

Citação de: paulorocha online 14 Maio 2009 às 09:09:43

Vou agora aguardar chegar a pulseira Zulu que ganhei do amigo Zé. Acho que vai ficar bem legal neste relógio  :D

Quando estiver no pulso tirarei mais fotos.

;D ;D ;D

Mas hoje a noite ou amanhã de manhã eu tiro algumas fotos do depois (ainda sem a pulseira...)

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Wadley

Wadley

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

Boa, Wadley!

Ajoelhou,... e não rezou,...

Nóis cobra, né?
;)  :D

Um abração a ambos!
8)

paulorocha

Rapaz... Vocês são fogo na roupa...  :o :o :o

Não se preocupem... As fotos virão...

8) 8)
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Tomas

Muito bom Paulo é um modelo que eu não sabia que a Casio fez, deve ser daí que surgiram varios anadigi de varias marcas.

abraços, Tomas
abraços Tomas.

Advogado

Olá Paulo.
Sobre lubrificar os rubis e os pontos de apoio dos eixos das engrenagens, eu aprendi (na prática, como você), que o óleo "Moebius 8000/4 Swiss", que é aquele que todo relojoeiro utiliza nas manutenções dos relógios mecânicos, não é o mais adequado para máquinas quartz. Tais máquinas pedem oleos menos densos a serem dosados com "pica oleo" também adequados, pois a gotinha que vai é minúscula (sob pena de escorrer). Na minha montagem (máquina Myota 2035) o Moebius 8000 fez é segurar as engrenagens em vez de lubrificar. 

paulorocha

Advogado, eu utilizei o óleo mais fino de que dispunha para efetuar a lubrificação. E tens razão: o mecanismo é realmente bem mais delicado que em um mecânico.

Tirei umas fotos ontem à noite. Vocês irão notar que alguns riscos ficaram na caixa, um deles MUITO visível (no fundo). Este relógio era utilizado realmente em mergulho e o estado geral era deplorável (o preto está ainda pior...).

Não ficou 100%, mas já está plenamente utilizável.

As fotos:

Outra hora irei fazer mais uma sessão de polimento para tentar remover os riscos que ficaram, embora aquele mais fundo, que imagino tenha sido criado numa desastrada tentativa de abrir o fundo usando ferramentas inadequadas, será bastante difícil de desaparecer...

Estou preparando este relógio para ser o do meu uso diário. A umas 2 ou 3 semanas atrás eu tive uma experiência desagradável: bati o braço esquerdo no batente de uma porta de aço. O problema e que eu estava utilizando o 6119 preto que eu restaurei estes tempos atrás... Resultado: um belo de um risco no acrílico...

Já removi o risco fazendo um polimento com massa rouge, mas de agora em diante vou evitar usar relógios mais "frágeis" no dia a dia.

E pro "batidão", este Casio me parece que será a escolha perfeita.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Salve!

Muito bom, amigo Paulo!

Bom,...
Ele já voltou lá do seu mergulho nas "profundezas" das mãos pouco cuidadosas... Não é?
E agora a coisa é outra.
8)

Parabéns!

Eu também acho que ele vale, ou valerá, o esforço.

Abraços!
8)