Menu principal

A faquinha do Flávio

Iniciado por paulorocha, 14 Maio 2009 às 10:05:28

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Como comentamos no outro tópico, eu fiz uma faquinha para presentear o Flávio, e no momento da entrega fizemos umas fotos. Só que tive um probleminha no leitor de cartões do meu computador e não tive como postar antes.

Agora, com o problema resolvido, seguem as fotos:

As mãos ai são do próprio Flávio (as minhas são cheias de cicatrizes e normalmente estão bem sujas ;D)

A faca foi forjada em aço 5160 e seu formato é uma releitura do desenho "sendero" criado pelo cuteleiro americano Jerry Fisk. A empunhadura é de chifre de búfalo e a bainha é de couro de porco (sem gripe...)

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

igorschutz

Ficou linda! Rivaliza com a minha em beleza, ehehehe...

Muito legal a idéia de fazer uma faca diferente para cada (li no seu blog). Só espero que não cause ciúmes uns no outros. ;D ;D

Abraço e parabéns aos dois.

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Bem, minhas mãos não estão sempre sujas, mas depois do encontro, ficaram, pois inventei de lavar minha bicicleta e nem com querosene a graxa saiu das minhas unhas! kkkkkk! Bela faquinha!

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Putz, muito legal!
Parabéns a ambos!
8)

Abraços a todos!

sat

Rapaz, ainda vou ter grana para comprar uma faca sua. Quero ainda poder comprar uma boa faca para churrasco, em cabo de chifre, madeira torneada ou osso, talvez, rabo de tatu.
Você tem um baita talento!
Quanto tempo você leva para fazer uma faca?
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Obrigado pelos elogios Sandro, mas ainda estou longe de me considerar mediano... E não é falsa modéstia não. Ainda peco muito no acabamento. Mas estou melhorando... Aos pouquinhos, mas estou melhorando...

O tempo de confecção varia muito, dependendo do modelo da faca. Uma faca grande, como a que estou fazendo para o vulpino, pode levar perto de 70 ou 80 horas para ficar pronta. Uma faca menor, pode ficar pronta em menos de 30 horas. E algumas miniaturas podem levar até mesmo perto de 100 horas, pois são bem mais detalhadas.

Para você ter uma idéia, estou fazendo uma adaga medieval, que terá perto de 60 cm quando estiver pronta. Comecei ela já tem uns 3 anos, e ainda não está nem na metade do trabalho... Imagino que vai consumir perto de 400 horas de trabalho...

Lembrando que estes tempos são os que eu levo para fazer. Um cuteleiro profissional provavelmente leve menos de 1/3 do tempo que eu preciso (ou ainda menos...). Já vi um cara fazendo uma faca absurdamente linda em menos de 10 horas de trabalho.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Wadley

Wadley

sat

Citação de: paulorocha online 14 Maio 2009 às 16:03:42
Obrigado pelos elogios Sandro, mas ainda estou longe de me considerar mediano... E não é falsa modéstia não. Ainda peco muito no acabamento. Mas estou melhorando... Aos pouquinhos, mas estou melhorando...

O tempo de confecção varia muito, dependendo do modelo da faca. Uma faca grande, como a que estou fazendo para o vulpino, pode levar perto de 70 ou 80 horas para ficar pronta. Uma faca menor, pode ficar pronta em menos de 30 horas. E algumas miniaturas podem levar até mesmo perto de 100 horas, pois são bem mais detalhadas.

Para você ter uma idéia, estou fazendo uma adaga medieval, que terá perto de 60 cm quando estiver pronta. Comecei ela já tem uns 3 anos, e ainda não está nem na metade do trabalho... Imagino que vai consumir perto de 400 horas de trabalho...

Lembrando que estes tempos são os que eu levo para fazer. Um cuteleiro profissional provavelmente leve menos de 1/3 do tempo que eu preciso (ou ainda menos...). Já vi um cara fazendo uma faca absurdamente linda em menos de 10 horas de trabalho.

Um abraço

Você peca no acabamento? ;D ;D
Como disse para você, por MP, ganhei uma faca artesanal, forjada em Santa Maria - RS, com disco de arado. Mas, nem se compara com as que você faz. A faca, segundo profissionais que levei para afiá-la, é muito boa, mas, em termos de acabamento, nem se compara com as suas.
Um dia, vou encomendar uma para você.
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Sandro, acabamento perfeito pra mim é que nem esta faca, feita por um grande amigo meu, o Nagib. Repare no detalhe da finalização da empunhadura, com o aço acompanhando as nervuras do chifre de cervo:

E ele faz uma faca destas em um único final de semana... Vantagens de ter a oficina em casa! Um dia eu ainda vou ter a minha...  ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

FSV

Citação de: paulorocha online 14 Maio 2009 às 17:00:19
Sandro, acabamento perfeito pra mim é que nem esta faca, feita por um grande amigo meu, o Nagib. Repare no detalhe da finalização da empunhadura, com o aço acompanhando as nervuras do chifre de cervo:

E ele faz uma faca destas em um único final de semana... Vantagens de ter a oficina em casa! Um dia eu ainda vou ter a minha...  ;D

Mas bah, tchê, sou um ignorante ou essa é uma full tang também ???

Olha as minhas 80 horas de trabalho aí...  ;D ;D

Paulo, meu caro amigo, parabéns, mais uma vez, e um forte e fraternal abraço, Flávio (o da "facona"...)  8).
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

paulorocha

Citação de: vulpino online 14 Maio 2009 às 17:06:58

Mas bah, tchê, sou um ignorante ou essa é uma full tang também ???

Olha as minhas 80 horas de trabalho aí...  ;D ;D

Paulo, meu caro amigo, parabéns, mais uma vez, e um forte e fraternal abraço, Flávio (o da "facona"...)  8).

Não, não Flávio, esta é uma integral hidden tang, com pomo em aço.

E não te preocupa, a tua demora, mas sai!

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Bruno Recchia

Oi pessoal !

Legal, vai todo o mundo acabar tendo uma faca do Paulo ! Assim, ninguém tem ciumes...

A minha ja esta a caminho, mas vocês ja conhecem :

Inicialmente nao era prevista pra ser minha, mas o destino acabou fazendo que...

Tô achando muito legal essa série de facas "FRM"... Achei a do Igor um mimo !

1 grande abraço,

Bruno

sat

Citação de: Bruno Recchia online 14 Maio 2009 às 19:12:27
Oi pessoal !

Legal, vai todo o mundo acabar tendo uma faca do Paulo ! Assim, ninguém tem ciumes...

A minha ja esta a caminho, mas vocês ja conhecem :

Inicialmente nao era prevista pra ser minha, mas o destino acabou fazendo que...

Tô achando muito legal essa série de facas "FRM"... Achei a do Igor um mimo !

1 grande abraço,

Bruno

Se eu fosse escolher um modelo, esse seria uma das opções. Linda! Parabéns, Bruno, o proprietário e Paulo, o cuteleiro que construiu essa jóia.
Abraços,

SANDRO

Daniel Eira

Amigos,

Voto para o próximo projeto uma faca RM feita pelo Paulo !!!  ;D ;D ;D
Paulo, suas facas são demais ! Um dia entrarei no time dos que possuem facas feitas por você !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

paulorocha

Muito obrigado meus amigos.

Bruno, eu quero te fazer um pedido especial: quando a faca estiver em tuas mãos, faça uma foto dela com Paris ao fundo. Acho que vai ficar genial!

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha