Menu principal

Novidades na indústria? QUal é a visão de vocês?

Iniciado por GuilhermeLago, 13 Janeiro 2014 às 17:13:46

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeLago

Em um preview da SIHH 2014 vi uma matéria sobre o Ralph Loren RL67 nas versões Chronometer e Tourbillion. Além disso, a marca tem a linha Slim Classique, com mostradores em guilloché feitos artesanalmente que são, na minha opinião, lindos.
Também os Van Cleef & Appels estão com relógios sofisticadíssimos, na dos cem mil U$$, com tudo o que tem direito - mostradores em esmalte, mosaicos de pedras e preciosas e até os autômatos da linha Poetic Complications.
Ok, os relógios são feitos pela Richemont, que não é proprietária da marca RL, mas que contrala Vacheron, JLC, Piaget e tal e, claro, a Roger Dubuis - de onde devem vir os movimentos.
O que me parece é que o mundo da moda está buscando projeção na altíssima relojoaria - o que acham? O mercado de alto valor passa a reconhecer essas grifes, meio que "deixando de lado" a pura heritage?

Em outro movimento, em um nível bem diferente, também a Fossil está botando uma grana preta na Suíça, fabricando um movimento 100% in-house (tá bom, provavelmente um clone do ETA 2824...)! Nesse caso, o grupo de US$800 MILHÕES em 2013, patrocinou a STP - Swiss Technology Production - para a P&D e montou uma fábricaem Glovelier que, segundo eles, já é capas de 400 mil unidades ano.
Mais uma vez, a questão é que o grupo já possuía a Zodiac - com alguma tradição suíça - e decidiu apostar sua fabricação suíça na marca Fossil (os Zodiac foram prá China...). Por quê?

Abraços

flávio

Lago, esses movimentos sofisticados da RL, acredite, normalmente são da Frederic Piguet. Eh...

Se eu, que acho simplesmente FANTÁSTICOS e com preços justos (pelo que são) os Montblanc Minerva, mas não compraria nenhum pela ligação do nome de uma marca de relógios com uma de... Bem, originalmente canetas, imagine.

Eu acho que cada macaco deve estar no seu galho. Eu não compraria e não recomendo nenhum relógio de marcas de luxo que não tenham "background" na indústria relojoeira. Dirão: mas a Bulgari é originalmente uma joalheria. Sim, mas ela galgou seu espaço no mercado da relojoaria com seus modelos extremamente singulares.

Caras, eu sou tão suspeito nessa discussão que nem um Tiffany by Patek eu indicaria. E olha que a Patek possui uma ligação com a marca notória!

Enfim...

Flávio

igorschutz

Patrón, os relógios Ralph Lauren são fabricados pelo Grupo Richemont, então não utilizam movimento F. Piguet, que é do Swatch Group, e sim movimentos JLC, Piaget e outros do Grupo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Correto. Le Coultre, confundi-me! A maioria é da Le Coultre.

Flávio

GuilhermeLago

O site da RL fala explicitamente em uma parceria com o grupo Richemont na fabricação dos movimentos e mostradores. Como a Frederique Piguet está associada ao SG, acho difícil a ligação, mas...

Entendo sua opinião, sobre se compraria ou não essas marcas, mas você é um "relogista" de carteirinha. A questão está sobre o mercado comprador em geral. A Richemont tem um monte de marcas de altíssima tradição e resolve comercializar a "créme-de-la-créme" sob a marca Van Cleef + Appels?! A Fossil compra a Zodiac e joga ela lá na China e lança cronógrafos Swiss Made com a marca Fossil? Será que esse público que valoriza a tradição, como você e eu, está em extinção e os novos ricos dominarão - tipo combinando abotoaduras, caneta, carteira e relógio com a marca da montanha nevada vista de cima?

Adriano

A Van Cleef tem uns complicados com automações no mostrador, muito bacanas, mas... é para outro tipo de público. Esse tipo de jóia não concorre com a indústria tradicional de relojoaria. Eu diria que é quase uma coincidência compartilhares tantos elementos, componentes, funções... mas é para outro público.

Abraços!

Adriano

Dicbetts

Citação de: GuilhermeLago online 13 Janeiro 2014 às 17:41:55
O site da RL fala explicitamente em uma parceria com o grupo Richemont na fabricação dos movimentos e mostradores. Como a Frederique Piguet está associada ao SG, acho difícil a ligação, mas...

Entendo sua opinião, sobre se compraria ou não essas marcas, mas você é um "relogista" de carteirinha. A questão está sobre o mercado comprador em geral. A Richemont tem um monte de marcas de altíssima tradição e resolve comercializar a "créme-de-la-créme" sob a marca Van Cleef + Appels?! A Fossil compra a Zodiac e joga ela lá na China e lança cronógrafos Swiss Made com a marca Fossil? Será que esse público que valoriza a tradição, como você e eu, está em extinção e os novos ricos dominarão - tipo combinando abotoaduras, caneta, carteira e relógio com a marca da montanha nevada vista de cima?

Acho essa migração de marcas/grifes para a indústria relojoeira uma manobra natural.

Outro dia, Flavio mesmo estava comentando que, na loja da Omega, quase adquiriu uma carteira que faz parte da linha a fábrica. Os executivos já perceberam que têm de oferecer uma linha mais ampla de produtos. A ideia é aproveitar que o cara está ali, alegrão, disposto a torrar, e fazê-lo aumentar a conta do cartão de crédito.

O cara que entra na loja da Louis Vuitton para ver uma bolsa para a mulher "tem que correr o risco" de levar um óculos de sol, um relógio... É a máxima do supermercado, da compra por impulso: na fila até o caixa, você não é cercado por produtos aparentemente fora do lugar por acaso. De repente, você bate o olho e pensa: "Poxa, o café está barato" ou "esse azeite aqui é excelente" - e põe no carrinho.

Vê se na C&A (não estou comparando com a VC&A, é bom que se diga) não se encontra perfume, roupa, oclinhos, reloginhos e coisa do gênero?

E por que o mesmo princípio não pode valer (ao menos em parte) para a Omega?

Isso vem de longe: "Vanitas, vanitatum et omnia vanitas".

Dic

MRL

Olha aí a novidade, Calendário Perpétuo da Montblanc em aço por US$ 13 mil.

http://www.hodinkee.com/blog/introducing-the-montblanc-meisterstck-heritage-perpetal-calendar

Eu tendo a pensar como o Flavio, gosto muito dos relógios, acho o Nicolas Rieussec Rising Hours maravilhoso e agora os caras saem com um calendário perpétuo muito bonito a este preço...

Será que a Montblanc vai conseguir mudar a imagem de empresa/marca de canetas?

igorschutz

Estes acumuladores estão muito próximos dos ponteiros centrais, deixando muito espaço livre até a borda da caixa. Relógio desequilibrado, apesar de não ser grande (39mm). Não gostei.

CHICO

Citação de: igorschutz online 22 Janeiro 2014 às 13:56:56
Estes acumuladores estão muito próximos dos ponteiros centrais, deixando muito espaço livre até a borda da caixa. Relógio desequilibrado, apesar de não ser grande (39mm). Não gostei.

A mesma coisa que várias pessoas disseram no Instagram do Hodinkee.
Fora que é uma marca que comprou uma relojoaria (minerva) para de repente ter know How. Essas atitudes estão sendo discutidas aqui, mas eu não tenho opinião formada, sobre o que vai dar isso no futuro.

Pra ter um calendário perpétuo zero, por esse preço, iria de Glashutte Senator Perpetual; mesmo preço, acho o mostrador mais agradável, e não é "rebranded"

Chico

Alberto Ferreira

Quanto à imagem da marca ser, ainda, "historicamente" ou não, estritamente muito ligada às canetas, talvez...
Mas, já nem tanto.  ::)

Então, eu creio que daria uma "chance" (melhor dizendo, um "crédito"...  8)) para ver como a marca evolui neste campo.
Se ela prossegue em um processo "sério" de ganhar "credibilidade, nos relógios.

Pois qualidade eles têm.    8)

Mas, quanto à estética, eu definitivamente penso da mesma forma que o Igor...
Aliás, este é um problema que é até bastante recorrente em certos relógios, diga-se.

E disto, independente da marca, eu também não gosto.

Alberto

flávio

A argumentação do DIC é perfeita. Os grupos de luxo buscam ter em seu pool produtos que agradem aos gregos e troianos. Quando uma pessoa entra na loja da Montblanc, ela busca um produto de luxo que vai muito além de simples canetas. No caso da relojoaria de luxo mas médio preço, a Montblanc sempre esteve presente, assim como as demais. Mas vejam: parece-me que a pessoa que compra um Montblanc - para citar um exemplo - de preço médio (até 5 mil euros) é completamente diferente do cara que também compra um Montblanc, mas desta vez um dos MARAVILHOSOS cronógrafos com apenas um acionador que eles fazem, baseado em projeto velho da Minerva. Pode acontecer que este mesmo cliente de artigos de luxo de marca "fashion" até não saiba muita coisa sobre relojoaria, mas esteja comprando seu "segundo" Montblanc, desta vez caríssimo, como se fosse o cabra que passa de uma BMW 320 para uma série 5. Mas as marcas têm buscado também legitimidade em velhas parcerias para atrair também os puristas.

Eu, como já disse aqui, não sou atraído por marcas cuja descendência não é relojoeira, em que pese a beleza dos produtos. No caso da Montblanc, eu fico até meio ressabiado com isso, porque de fato estão apresentando cronógrafos e relógios com um preço abaixo dos similares de marcas ultra mega famosas da relojoaria. Não precisa ir longe. O crono deles lançado recentemente tem acabamento padrão AP ou VC, mas custa em ouro 30 mil dólares. Um similar das marcas citadas não sairia por menos de 50 mil dólares. Patek então? 100 mil.

Flávio

Adriano

É esse "desespero" que faz acontecerem coisas como o tal Cartier de mergulho. É querer entrar em todas as brechas do mercado.

Quer mais que a TAG, que fabrica desde os F-1 com ETA G10 até o Mikrogirder?

Confuso fico eu: se você me perguntar o que acho da TAG Heuer, para eu responder, a gente vai ter que ir para um bar, mandar "descer" uma garrafa de uísque e acender uns charutos - double corona ainda por cima - para eu conseguir responder com alguma precisão.

Abraços!

Adriano

igorschutz

GuilhermeLago

Já aceitando o convite do Adriano pro debate etílico-tabagista-horológico, essa pergunta de "o que eu acho" tem que levar em conta se a opinião é de relojoeiro, colecionador/proprietário ou analista de marketing e branding. Mas pode ficar certo, não tem desespero nenhum na estratégia desses caras. O valor de mercado da TAG Heuer e da Cartier estão subindo vertiginosamente.

Abraços!
PS. O Cartier diver é horrível!

Mcjesuss

Depois que aprendi olhar bunda de relógio pra ver movimento...a marca estampada no dial só faz sentido se tiver tradição horologica de fato!

Da mesma forma que eu não compraria uma pasta de couro da Rolex nem uma camisa polo com o Omega bordado no peito!

Quanto a diversificação por parte das empresas, nada contra , após terem desenvolvido o canal de comercialização e natural que queiram explorar todo seu potencial sem ter que investir tanto mais.

Abcs!

TUZ40

O que vocês acharam deste aqui, acabei de ver. Gostaria de ler mais a respeito dele.

[youtube=425,350]VjFuqVU2iK4[/youtube]

Fiquei impressionado.
"All your base are belong to us"

CHICO

Citação de: Schütz online 23 Janeiro 2014 às 09:38:33
O que vocês acharam deste aqui, acabei de ver. Gostaria de ler mais a respeito dele.

Fiquei impressionado.

Esse é fudêncio! Fiquei de cara também!

Ví a pouco tempo, um relógio planetário, que tinha inclusive a lua (um ponto de ouro branco) girando pela terra.