Menu principal

Calibres 11-12, transição?

Iniciado por Luiz Eduardo, 17 Maio 2009 às 21:55:28

tópico anterior - próximo tópico

Luiz Eduardo

Amigos,
possuo 2 relógios Heuer Carrera idênticos. Seus movimentos no entanto, apesar de idênticos apresentam uma peculiaridade. Num deles está marcado "calibre 11" enquanto o outro, apresenta um reprint "calibre 12".

A marca claramente cobre o número anterior substituindo o 11 pelo 12.

Alguém tem uma explicação para isso? Seria uma transição? Não há qualquer diferença aparente em todo o relógio que justifique a remarcação.

Abs
Luiz Eduardo

O relógio

Calibre 11

Calibre 12

Gravina

Caracas Luiz!!!! ???....................... ;D

Cada uma..................... :P

Sabemos que a diferença visual entre o calibre 11, e o 12.......................está na coloração do movimento, ou seja, branco para aquele, e dourado para este!

Até aqui não resolveu o nosso problema, não é mesmo? :'(.........ambos tem a coloração do 11 ::)

Então vamos fazer o seguinte: Naquele que está marcando calibre 12 (visivelmente uma marcação posterior)...........proceda o teste que demandará de exata 1 hora!

Cronomometre este tempo (1 hora), e verifique se ele bate 21.600 vezes (altenâncias do balanço).........se bater este número de vezes, é um calibre 12 que escapou da cabine de pintura ;D (ou não deu tempo para pintá-lo)

O calibre 11 (branco).......bate 19.800 por hora ( na verdade, alternâncias)
O calibre 12 (dourado).....bate 21.600 por hora

Por favor, informe a(s) referência(s) destes Carrera (entre garras)............................1153?

Nunca tinha visto isso antes!!!, mas tenha a máxima certeza que chegaremos a um bom termo! ;)...........à exata resposta! (nem que for para mobilizar o mundo maravilhoso dos Heuer's

Abs

Gravina

Enéias

Esse tópico vai dar o que falar... ;D

Luiz Eduardo

Citação de: Gravina online 17 Maio 2009 às 22:28:11
Caracas Luiz!!!! ???....................... ;D

Cada uma..................... :P

Sabemos que a diferença visual entre o calibre 11, e o 12.......................está na coloração do movimento, ou seja, branco para aquele, e dourado para este!

Até aqui não resolveu o nosso problema, não é mesmo? :'(.........ambos tem a coloração do 11 ::)

Então vamos fazer o seguinte: Naquele que está marcando calibre 12 (visivelmente uma marcação posterior)...........proceda o teste que demandará de exata 1 hora!

Cronomometre este tempo (1 hora), e verifique se ele bate 21.600 vezes (altenâncias do balanço).........se bater este número de vezes, é um calibre 12 que escapou da cabine de pintura ;D (ou não deu tempo para pintá-lo)

O calibre 11 (branco).......bate 19.800 por hora ( na verdade, alternâncias)
O calibre 12 (dourado).....bate 21.600 por hora

Por favor, informe a(s) referência(s) destes Carrera (entre garras)............................1153?

Nunca tinha visto isso antes!!!, mas tenha a máxima certeza que chegaremos a um bom termo! ;)...........à exata resposta! (nem que for para mobilizar o mundo maravilhoso dos Heuer's

Abs

Gravina

Sim Gravina, ambos 1153, eu e Carrégalo olhamos o relógio no sábado e sãpo realmente idênticos.

Abraço
Luiz

Gravina

Grande Luiz,

Bom..................neste caso, permita-me utilizar destas fotos para o livro que estou escrevendo

"Colecionador de Relógios, nunca pense que vc. já viu tudo" (Titulo provisório)

Um forte abraço

Gravina

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Amigo Luiz Eduardo,
Se me permite,... e, por favor, entenda que eu faço a pergunta aqui apenas como uma dúvida mesmo, que eu pessoalmente tenho. ok?
A minha duvida é genérica, nada diretamente relacionado com o amigo ou com a sua própria dúvida, certo?

Eu pergunto, portanto, aos amigos que conhecem bem a coisa.

Na "visão" de um "leigo" (ou mesmo dos comerciantes da área de "vintages"), qual movimento tem maior "valor"?

Mas, por favor, notem que eu não estou falando em "valor" para conhecedores, colecionadores, etc., ok?

...mas, sim, de quem simplesmente "ouviu falar" em Heuer,... calibre 11..., calibre 12,... Heuer-Tag Heuer..., etc...
E talvez possa "misturar" um pouco as coisas...  ::)
:-\

Abraços a todos!

Luiz Eduardo

Citação de: Gravina online 19 Maio 2009 às 08:14:49
Grande Luiz,

Bom..................neste caso, permita-me utilizar destas fotos para o livro que estou escrevendo

"Colecionador de Relógios, nunca pense que vc. já viu tudo" (Titulo provisório)

Um forte abraço

Gravina

Caro Gravina,
As fotos estão  sua diposição. Será um prazer colaborar com o amigo. Como se trata de um livro, vou enviar novas fotos com melhor resolução direto para o seu e-mail.

Abração,
Luiz

Luiz Eduardo

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Maio 2009 às 12:39:34
Salve, amigos!

Amigo Luiz Eduardo,
Se me permite,... e, por favor, entenda que eu faço a pergunta aqui apenas como uma dúvida mesmo, que eu pessoalmente tenho. ok?
A minha duvida é genérica, nada diretamente relacionado com o amigo ou com a sua própria dúvida, certo?

Eu pergunto, portanto, aos amigos que conhecem bem a coisa.

Na "visão" de um "leigo" (ou mesmo dos comerciantes da área de "vintages"), qual movimento tem maior "valor"?

Mas, por favor, notem que eu não estou falando em "valor" para conhecedores, colecionadores, etc., ok?

...mas, sim, de quem simplesmente "ouviu falar" em Heuer,... calibre 11..., calibre 12,... Heuer-Tag Heuer..., etc...
E talvez possa "misturar" um pouco as coisas...  ::)
:-\

Abraços a todos!

Caro Alberto,
eu vejo a coisa da seguinte forma: Para colecionadores especializados em alguma temática (neste caso, Heuers) talvez uma peça de excessão valha mais, afinal os calibres 11 e 12 equiparam vários modelos. Para os que seguem determinada temática de coleção, falta sempre alguma coisa que os complete.

No meu caso, postei o tema por uma curiosidade e se considerarmos os poucos comentários dos colegas, a minha dúvida deverá perdurar por mais algum tempo . Qual a razão da remarcação?

A busca por raridades(não acho que seja o caso) também ativa os valores, mas se queres saber sob o ponto de vista do leigo, do não especializado, acho que não vale muito, mesmo porque a maioria deles se interessará por um vintage em razão de seu aspecto externo, precisão da máquina, etc mas chegar a este nível de detalhamento para valorar uma peça, acho difícil.

Não sei se me fiz claro ao responder a sua pergunta. Seguimos no debate.

Um forte abraço,

Luiz Eduardo

Mais do que o valor, neste momento me interessa a razão para tal mudança, que me parece claro ter acontecido na fábrica.

Gravina

Grande Luiz,

Por favor, envie-me as fotos dos dois movimentos 800x600, bem como do relógio........que nós iremos  matar esta charada!

Abração

Gravina

FALCO

É curioso, ontem cientistas revelaram um monte de coisa sobre um fóssil de 47 milhões de anos (sabiam até o que a criatura tinha comido) e nós aqui sofrendo tanto com peças de 50 anos...
Baseado em nada vou chutar...
A Heuer tinha divulgado este modelo com o calibre 12 em algum mercado e o mesmo foi montado com o 11 (ou porque havia alguma sobra ou porque neste mercado os executivos da Heuer queriam o movimento "atual") remarcaram e venderam. Talvez o material já estivesse impresso com o "12" escrito e quando as peças chegaram eram com o "11"...
Nesta época o mundo era "muito" diferente...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Citação de: Luiz Eduardo online 20 Maio 2009 às 13:54:45
...
Qual a razão da remarcação?
...
Mais do que o valor, neste momento me interessa a razão para tal mudança, que me parece claro ter acontecido na fábrica.

Salve, Luiz Eduardo!
Exatamente. Esse é o ponto.

A minha pergunta, no fundo, se prendeu ao seguinte raciocínio...

Havia um certo calibre 11 e um belo dia a Heuer o modificou. Duas verdades. Eu creio.

E de que consistiu, grosso modo, a tal modificação (evolução)?
Dentre outras coisas (eu creio, não sei se houve outras relevantes) ela aumentou a freqüência e deu novo acabamento às platinas (a cor do banho, digamos assim),... Certo?

Ok. Mas repare que eu estou tentando me ater apenas aos dois pontos que (talvez) um leigo típico "percebesse", sem maiores "aprofundamentos" técnicos.

Mas, tudo bem, por que então houve a mudança?
...
Fazendo jus ao seu nível de conhecimentos, o tal "leigo" poderia (ou deveria) ter pensado... e respondido à minha pergunta aí acima.
Porque ficou melhor, oras!

Mas,...
Aí, aparentemente, aparece uma remarcação de uma platina feita pela fábrica (estamos assumindo isto).
OK.
Então, a Heuer deve tê-lo feito porque lhe sobraram platinas do 11 (mais provável, eu creio) ou porque faltaram das do 12 (menos provável em um "lançamento", mas não impossível...).

Bem, se tudo isso tiver alguma "lógica", o seu calibre 12, embora remarcado e com as platinas "brancas", deve ser (tecnicamente) o modelo 12 mesmo, ou seja, já com a freqüência aumentada. Posto que se assim não fosse, ficaria difícil entender a lógica, ou até mesmo a seriedade do fabricante.

Foi exatamente por isso que eu perguntei aos amigos qual seria a visão de um "leigo".
No meu entender, leigo mesmo, deveria sempre achar que o calibre 12 "vale" mais.

Saindo disso e entrando na área dos colecionadores, eu concordo, que a coisa pode se inverter.
E que fica muito mais difícil estabelecer um parâmetro (lógico) de real "valor".
Pois, dentre outras coisas, para o colecionador entram em cena a "raridade" de uma transição, o "desvio" daquilo que seria o "padrão", o erro raro, um protótipo, etc. etc. etc.

Ou seja, neste campo, o seu calibre 12 poderia ser uma "mosca branca",...
...ou, no mínimo, com platinas brancas.
;)

Será mesmo interessante acompanhar a evolução do assunto e as "descobertas" que certamente virão.

Abraços a todos!
8)

igorschutz

Alberto,

Pelo contar dos dentes e pelo tamanho do balanço, aparentemente ambos os movimentos mostrador tem a mesma freqüência.
Se der pra ver movimento-base, aí dá pra dizer com certeza se são a mesma freqüência (é só contar o número de raios das rodas).

Mas há sim algumas ligeiras diferenças entre ambos os movimentos, mas são diferenças superficiais, que, certamente, por si só não justificam uma mudança no nome do calibre. Veja (compare com o "calibre 11").

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

igorschutz

Olha, comparando estas fotos do Luiz Eduardo com as fotos do Jeff Stein, o calibre 12 do Luiz é calibre 12 de verdade mesmo, e não um calibre 11 disfarçado.

Vejam (compare com a imagem destacada que postei acima):

Calibre 11

Calibre 12

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

ACPavanato

Lendo todo o tópico e me "metendo" onde não fui chamado, concluo o seguinte:

- Creio que houve sim uma "transição/evolução", onde peças que estariam "sobrando" em estoque foram utilizadas na "construção" do calibre 12 postado pelo Luiz.

Note que o aproveitamente de peças na construção do calibre 12 são facilmente identificadas. Pois existe muita "cumplicidade" entre ambos.

Desculpe-me pela minha ignorância, mas esta é a conclusão que cheguei.

Abraços!

ACPavanato

Alberto Ferreira

Citação de: igorschutz online 20 Maio 2009 às 17:32:03
...
Pelo contar dos dentes e pelo tamanho do balanço, aparentemente ambos os movimentos mostrador tem a mesma freqüência.
Se der pra ver movimento-base, aí dá pra dizer com certeza se são a mesma freqüência (é só contar o número de raios das rodas).

Mas há sim algumas ligeiras diferenças entre ambos os movimentos, mas são diferenças superficiais, que, certamente, por si só não justificam uma mudança no nome do calibre. Veja (compare com o "calibre 11").
...

Citação de: igorschutz online 20 Maio 2009 às 17:39:43
Olha, comparando estas fotos do Luiz Eduardo com as fotos do Jeff Stein, o calibre 12 do Luiz é calibre 12 de verdade mesmo, e não um calibre 11 disfarçado.
...

Pois é!

Foi a "conclusão" a que, salvo erro, eu também cheguei...

Seria então um modelo de "transição"?
Ou, melhor dizendo, um calibre 12, mas com a platina do 11 (devidamente?  ::)) remarcada pela própria fábrica.

Se for mesmo isto, seria o que eu havia pensado em primeiro lugar.

Mas, vamos aguardar o retorno nosso "jedai" (brincadeira, viu, amigo Douglas!  8)) que tem ligações firmes com o lado bom Força dos Heuer´s.

Abraços a todos!
8)

Gravina

Repassando

Douglas:

my apology for the delay in responding to your message.  I have been out of town, and only rarely on the computer.

These Carreras both look OK to me.  The easy way to see the difference from the Cal 11 to the Cal 12 is the jumper springs (which look like levers with triangles on the ends).  Cal 11 has heavier springs, which required more power to move the needles.  Cal 12 has the lighter springs, so that it requires less power to move the needles.  Of course, I am not able to understand the discussions; I only look at the photos, and these look OK to me.  Here is a page that I have started, to show differences from Cal 11, to Cal 11-I to Cal 12. 

http://www.onthedash.com/docs/CompareCal11s.html

Unfortunately, right now it only shows the Cal 11 and the Cal 11-I, but soon it will show more. 

I hope that this is helpful!!

Cheers,

Jeff

Jeff Stein é o idealizador do site onthdash