AJUDA COM UM SICURA DIVER

  • 7 Respostas
  • 6178 Visualizações
AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Online: 12 Novembro 2008 às 10:06:06 »
 ;D OLÁ AMIGOS.

Estou num empolgante trabalho de restauração de um relógio Sicura Diver calibre EB 8021N, que já está na fase final, mas, estou tendo dificuldade para encontrar um eixo do balanço. A caixa e o mostrador estão bonitos, a pulseira original já está sendo restaurdada (inclusive com os elos presos por pinos rebitados - um charme). Mas, o relógio ainda não está funcionando por causa do eixo quebrado, que precisa ser substituído. Se os amigos souberem de alguma fornitura que me possa fornecer o eixo e também uma tige nova, seria de grande valia. A máquina é esta:

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&0&2uswk&EB_8021N

Re: AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Resposta #1 Online: 12 Novembro 2008 às 10:12:36 »
O Sicura é muito bonito e embora seja a corda manual ele é à prova d´á gua e tem uma aparência esportiva. O meu é muito parecido com este:


*

Alberto Ferreira

Re: AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Resposta #2 Online: 12 Novembro 2008 às 10:38:51 »
Salve!

Amigo Advogado,

Esses Sicura´s são mesmo um charme.
Eu tenho um que esperei bastante tempo para conseguir.

O fato é que eu tinha um, muitos anos atrás, que se "perdeu" em uma mudança.
Eu nunca me conformei, pois gostava muito dele, que me fazia lembrar de outras épocas.
  >:(

Existem muitas variantes (pequenas diferenças nos mostradores, caixas e fundos) desses relógios.
Como eu queria um exatamente igual ao meu antigo, mas que estivesse em estado "impecável", custou um pouco, mas eu consegui.
Eu pesquisei e comparei vários, do ML às "feirinhas".
Em épocas "normais", tem montes deles à disposição.



Bom,...

Eu lhe contei essa história para dizer o seguinte.

1) Achar uma tige nova, ou mesmo um balanço, pode não ser impossível...
Pivotar o eixo do balanço, também não é...

A questão é, será que o custo "compensa"?
Eu creio que não.

2) Uma alternativa seria comprar uma (ou duas) boa sucata e fazer os devidos "transplantes".
Por que?
Porque não é difícil encontrar, por bom preço, um Sicura desses com a sua caixa (cromada) feia, mas com o movimento ainda impecável.
A vantagem disso seria ficar com uma "fornitura" das peças, as não usadas no transplante.

Agora o problema.
Aqui em Sampa não é muito difícil, mas aí na sua cidade talvez a "opção" seja mesmo o ML, ou algum amigo daqui que possa ajudar.

Um grande abraço!

Ah!
Conseguir um com a pulseira de aço original, já está bem difícil.

Re: AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Resposta #3 Online: 12 Novembro 2008 às 23:26:57 »
Olá Alberto.
Sim, concordo plenamente com você, e, foi justamente adquirindo sucatas no ML que eu consegui avançar no processo de restauração do meu Sicura. Arrematei duas no ML por um preço realmente bem atrativo, e, uma delas veio com uns 80% da pulseira original, que não está sendo difícil restaurar com peças de outras pulseiras. Mas estou entusiasmado por que estou prestes a atingir meu objetivo. Só falta mesmo o eixo do balanço. A propósito, na fornitura campinas encontrei o calibre EB 8121. A problemática é que o meu é EB 8121 N, razão pela qual estou esperando a resposta deles quanto a existência de alguma diferença nos calibres.  ;D :)

*

ACPavanato

Re: AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Resposta #4 Online: 13 Novembro 2008 às 18:18:53 »
Caro amigo Advogado, estive hoje no meu relojoeiro e perguntei sobre o calibre EB8021N, o qual você cita no inicio do post, porém na sua última postagem, é mencionado EB8121N, veja qual é o correto, pois acho que se for o EB8021N talvez eu tenha o que vc esta procurando.

Veja aí o meu Sicura, com o exato calibre EB8021N ainda em plena forma:



Abraços!

ACPavanato

Re: AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Resposta #5 Online: 14 Novembro 2008 às 01:27:37 »
Caro amigo e colega Advogado, seus problemas acabaram!  ;D ;D ;D disponho de um Sicura idêntico ao seu, neste ato estou lhe presenteando-o  para fins de "capar"  :P as peças que necessitas. Mande-me um e-mail para ladab@via-rs.net para fins de contato e obtenção de endereço.

Forte Abraço!

Laércio

Re: AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Resposta #6 Online: 13 Dezembro 2008 às 19:36:28 »
Ficou pronto Advogado?
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Resposta #7 Online: 13 Dezembro 2008 às 22:18:12 »
 O Sicura marcou época nos anos 60 !!! Na escola os meninos mais " abastados "  tinha um... Lindo relógio, mas não GUENTA agua não ! :'(

 Abs
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana