Realmente esses modelos mais baratos eu não sei como fazem. Quando sondei alguns orçamentos com eles e perguntei sobre a fabricação e movimentos eles disseram que usam somente movimentos suíços e alemães, mas não entraram em detalhes técnicos e como eu estava só sondando, nem perguntei muito, estava mais interessado na produção da caixa e mostradores e eles disseram que eles que fabricam... Se terceirizam ou não, eu realmente não sei... Até pq há muitas fábricas na China e em Hong Kong que produzem com excelente qualidade industrial, e em teoria os preços são bem mais competitivos. Mas, pelos preços que me passaram só dos protótipos eles devem ser feitos em ouro... Achei caríssimo e não entrei mais em contato. Talvez uma nova marca que deseja ter uma boa qualidade de manufatura e acabamento e tivesse um marketing para se inserir num mercado um pouco mais caro até poderia ser uma aposta, mas acho que há opções de fabricação mais baratas.
Quanto a tradição eu não sou tão radical, obviamente que no mundo da horologia ela é valorizadíssima, mas pelo menos pra mim, não é imprescindível. Veja a Frederique Constant por exemplo. A primeira coleção foi apresentada em 1992, o que neste mercado ela pode ser considerada uma criança nas fraldas, mas apresentam um marketing bem equilibrado e produtos com excelente manufatura e movimentos próprios atualmente. Mas, se comparar com as marcas com quem eles concorrem, os preços da FC estão posicionados um pouco abaixo talvez pelo fato de não ter essa tradição histórica, ainda... Mas, nem por isso é uma marca a ser desconsiderada. Já no caso da Montblanc eles se valem de uma tradição adquirida em outro segmento de luxo e então "agregam" aos seus relógios, mas se produzissem o próprio movimento com certeza cobrariam ainda mais caro, pois essa tradição pesaria ainda mais, ao contrário da Frederique e da Raymond Weil, por exemplo. Mas daqui a uns cem anos, quem sabe estas duas, já centenárias não irão ter um posicionamento de mercado mais alto e cobrar (e entregar) mais caro.
Digamos que nós aqui do FRM fizéssemos um projeto para lançar a marca FRM no mercado, e escolhessemos o fabricante, movimentos, acessórios e tivessémos um produto pronto... Como se apresentar ao mercado? Como mostrar que o produto corresponde ao preço que é pedido? Concorrendo contra quem? Num mercado onde tradição, história e envolvimento contam muito uma marca recém-nascida precisa gastar muito mais em RP, marketing e publicidade para viabilizar seus produtos. Enquanto isso a história vai sendo feita... E anos depois você passa a cobrar por ela...