Parabéns Big Ben!

  • 15 Respostas
  • 5687 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Parabéns Big Ben!
« Online: 28 Maio 2009 às 09:16:42 »
Amigos,

No próximo domingo, dia 31 de maio, o relógio da torre do Parlamento, em Westminster, Londres, que comum e equivocadamente é chamado de "Big Ben", fará 150 anos!



Desenhado e construído por Edward John Dent e seus sucessores, o relógio foi instalado na torre em abril de 1859, porém, por um erro de projeto (os ponteiros eram demasiado pesados), só começou a funcionar em 31 de maio daquele ano. O famoso sino só soou sua conhecida badalada a partir de agosto de 1859.

O Big Ben é uma maravilha da mecânica, com uma precisão incrível para um relógio que sofre com diversas intempéries como ventos fortes, chuva e neve em seus ponteiros com centenas de quilos!

O site do Parlamento britânico disponibilizou uma seção especial comemorativa do centésimo quinquagésimo aniversário do relógio, com muitos fatos, fotos e curiosidades sobre.
Visitem em: http://www.bigben.parliament.uk/

Para quem se interessou, vale a pena também visitar o artigo relacionado na Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Clock_Tower,_Palace_of_Westminster e também uma pequena coleção de fotos no site da BBC: http://news.bbc.co.uk/2/shared/spl/hi/pop_ups/07/in_pictures_the_great_westminster_clock/html/1.stm

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #1 Online: 28 Maio 2009 às 14:07:07 »
Citar

... equivocadamente é chamado de "Big Ben"


E qual o correto então, se até o site é http://www.bigben.parliament.uk/?
Um abraço
Fábio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #2 Online: 28 Maio 2009 às 14:14:51 »
O certo, em português seria o "Grande Relógio da Torre de Westminster", pois Big Ben é o apelido do sino que badala as horas.
No entanto, por associação o relógio começou a ser chamado de Big Ben também e assim ficou.

Que é errado chamar o relógio assim, isso é, mas ninguém liga...

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #3 Online: 28 Maio 2009 às 14:25:54 »
Salve!

Sim.  :D

E, havendo interesse, leiam um pouco mais

AQUI
, em tradução automática ("macarrônica"  :P) da NET.

Ou
AQUI
, no original em inglês.

Um abraço a todos!
 8)

Alberto
« Última modificação: 28 Maio 2009 às 18:41:22 por Alberto Ferreira »

*

Enéias

Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #4 Online: 28 Maio 2009 às 16:43:14 »
O ajuste dele é feito de que forma? Refiro-me aos ajustes diários ou semanais ou mensais ou anuais? Como é a precisão dele?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #5 Online: 28 Maio 2009 às 16:57:50 »
Por incrível que pareça, e você pode ler isto nos links postados, o ajuste é feito colocando-se moedas de libras esterlinas (pesadas!) sobre seu pêndulo!
Cada moeda de libra adiciona +0,4 segundos ao dia ao relógio.

Bacana, né?

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #6 Online: 28 Maio 2009 às 19:40:32 »
Alguns dados.

O escapamento usado no relógio é singular e foi criado pelo astrônomo real da época, Bidel Airy. Eu achava que o relógio em si era algo toscão, um simples relógio de torre, mas não, foi construído para precisão e usa um escapamento nada, absolutamente nada convencional. Tentem imaginar...(meu Deus, já estou pensando aqui em não escrever demais, prometo que o farei...).

O escapamento Dead Beat, criado por Graham (mentira, hoje sei que Graham apenas o aperfeiçoou, pois o efetivo criador foi seu mestre, Tompion), é assim conhecido por não ter recuo. Que recuo? Todo escapamento de vareta, que era o padrão anterior, tinha recuo, ou seja, até o balanço (no caso de relógios de parede o pêndulo) parar no ápice da sua posição e invertê-la, o trem de rodagens voltava um pouco (imaginem vocês alterando a direção de um ventilador de teto...Ele não para repentinamente, ele dá uma "derrapada" até virar de direção! Boys, don´t try it at home, please!). Acho que deu para sacarem. E acho que deu para sacarem que isto não era bom para precisão.

No escapamento Dead Beat, as palhetas...bem, "morriam" (kkk), em virtude da concepção e ângulos do sistema, dentro da roda de escape, sem recuo, o que aumentava a precisão (e o troço é realmente preciso, pois usado até hoje em reguladores de precisão).

Porém, lembram-se de qual sempre foi a busca dos relojoeiros na história da relojoaria? Sim, se pensaram no ápice, o escapamento de cronômetro, pensaram corretamente: separar, de preferência totalmente, o trem de rodagem do órgão regulador.

No escapamento Dead Beat, o pêndulo ainda era fixo no eixo das palhetas (pêndulo para cá, palheta para cá também). Sacaram? Usem a imaginação! E, vejam essa foto tosca que procurei rapidamente na net (kkk)

http://vcs.abdn.ac.uk/~nph126/selected.php?id=49

Graham não se preocupava em separar o órgão regulador (pêndulo) do eixo, nem com atrito (confiava na boa lubrificação), ao contrário, por exemplo, de Harrison, que aceitava um pequeno recuo ( e o escapamento gafanhoto recua, até mesmo porque ele chuta a roda para receber um impulso e recua, mas, em compensação, como chuta, não há atrito), em prol da ausência de lubrificação.

Ok, pare de enrolar. No escapamento de cronômetro, a grande sacada foi a colocação de uma mola para fazer com que a palheta voltasse ao lugar e o órgão regulador (no caso o balanço) girasse livremente a maior parte do tempo. Vale a pena reler o meu texto sobre o assunto.

E se os caras passassem o conceito do escapamento de cronômetro para os relógios de pêndulo? Surgiram, então, os escapamentos "gravitacionais" (essa tradução ainda não está boa, vou arrumar outra melhor. O termo é gravity escapements). Nestes escapamentos, o pêndulo não ficava conectado por eixo à roda de escape, e recebia impulso e ocorria a liberação da roda de escape quando o mesmo batia em molas situadas uma de cada lado do pêndulo (que o impulsionavam, e, de quebra, também travavam tudo). Muito bom, achei uma animação, aí fica fácil, saquem:

http://www.geocities.com/mvhw/gravity.html

Perfeição! Como num escapamento de cronômetro marítimo, o pêndulo girava livre, não ligado à rodagem, só liberando e travando todo o conjunto ao bater em molas laterais, que faziam todo o trabalho. Simples (bem...Nem tanto!) e eficaz.

Pois bem, o escapamento usado no Big Ben foi uma das primeiras, senão a primeira aplicação de um gravity escapement num relógio de torre e o lance é muito preciso, considerando-se as dimensões do troço. Me perdi...Ah!

Onde chegamos? Chegamos nos relógios Shortt, abordados pelo Igor no seu texto. E se, ao invés de molas, fôssemos mais adiante ainda, separando totalmente o pêndulo da rodagem, e usando um outro relógio - o escravo - este sim para marcar as horas?

Estavam criados os primeiros pêndulos efetivamente livres de interferência, já que o "horário" deste era transmitido ao relógio que o marcaria efetivamente não por contato mecânico, mas elétrico.

Para finalizar, uma estória de "chorar" (mais uma). Na mesma viagem que fiz a Greenwich, havia ocorrido os atentados em Londres apenas há uma semana. A cidade estava uma zona, Polícia para tudo quanto é lado, etc. Lá pelas tantas, eu e minha "ex noiva" (kkkk. Casamento, noivado, etc, é igual cana de barraquinha de festa junina, você sabe que irá te dar dor de cabeça, mas mesmo assim entra no esquema. Eu aprendi: só tomo Jim Beam!) caminhávamos pelo centro de Londres e vimos todo mundo descendo dos prédios, os ônibus parando no meio da rua, os carros, sinal abrindo e fechando e todo mundo parado. Eu pensei: ôpa, vamos parar aqui pois alguma coisa está acontecendo...E ficamos parados. A cidade de 7 milhões de habitantes literamente parou caras, não dá para explicar! Algo impressionante, carros atravessados no meio da rua, milhares de pessoas nestas, parados como estátuas...Lá pelas tantas: tâ tâ tâ tâ, tôin tôin tôin tôin TÃAAAAA, TÃAAAAAAAAA, TÃAAAAAAAAA, TÃAAAAAAAA etc. O BIG BEN, que nesta hora deve ter sido ouvido na escócia, tocou as 12 badaladas do meio dia, a cidade parada, completamente parada. Um minuto depois, como se nada tivesse acontecido, todos voltaram às suas vidas, etc. Fiquei emocionado: depois fiquei sabendo que durante toda a semana estava sendo divulgado na TV (e eu estava em Paris...) que ao meio dia, depois de uma semana dos atentados, a cidade faria um minuto de silêncio. A cidade não fez um minuto de silêncio, ela parou! Impressionante! Coisas de pessoas unidas, que já passaram por guerras...Enfim, até hoje digo que Londres foi o pior e o melhor lugar que já visitei na Europa, melhor por essas coisas.

Dito, não escrevo mais, agora tenho que juntar este tanto de coisas que falo, criar vergonha na cara e sistematizar num artigo. Um dia sai! kkkk



Flávio


« Última modificação: 29 Maio 2009 às 00:59:32 por flavio »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #7 Online: 28 Maio 2009 às 21:04:11 »
Flávio,

Segue umas animações para ilustrar seu belíssimo tópico (aja força de vontade pra escrever tanta coisa!):

Escapamento de vareta (verge). Reparem no recuo citado pelo Flávio:


Fonte: Simeon Lapinbleu


Escapamento dead beat de Graham. Observem a curvatura das levées, que impedem o recuo:


Fonte: Mark Headrick


Escapamento gafanhoto (Grasshopper), de John Harrison. Notem o pequeníssimo recuo:


Fonte: Wikicommons


E, por fim, o Double Three-Legged Gravity Escapement, utilizado no Big Ben.
A animação do escapamento pode ser vista neste link, na quinta etapa. Vale a pena visitar esta animação, que detalha a fundo o relógio.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #8 Online: 28 Maio 2009 às 21:27:52 »
Agora sim! Imagens dizem mais do que palavras!


Flávio

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #9 Online: 28 Maio 2009 às 21:31:47 »
Igor, fantástico este link!

Valeu!!!!!!!


Grande abraço!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Alberto Ferreira

Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #10 Online: 28 Maio 2009 às 21:42:34 »
Salve!

Muito bom mesmo!
Parabéns a todos, os que estão ensinando e os que estamos aprendendo!
 ;) :D

Inclusive, lá na ilustração animada do "chime", dá para se ver o Big Ben, o que deu o apelido ao relógio, o sino maior, o que "bate" as horas.

Um abraço a todos!
Alberto

*

Enéias

Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #11 Online: 28 Maio 2009 às 23:10:11 »
O link está pegando fogo!

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #12 Online: 29 Maio 2009 às 00:21:34 »
Depois de tanta informação técnica, uma pequena observação amadora:  Que mostrador lindo....Ponteiros maravilhosos.

Seria fantástico ter um relógio de pulso com um mostrador e ponteiros assim...

Wadley
Wadley

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #13 Online: 29 Maio 2009 às 01:07:21 »
Vou tomar a liberdade de indicar o link mestre das fotos do Igor, que ele já indicou, mas não conhecia, e vale a pena visitar:

http://simeonlapinbleu.googlepages.com/clockescapements


E aviso aos navegantes: vou trazer um relojinho de algibeira da Herlme para mim nesta próxima viagem daqui a 10 dias! kkk! O troço não me torrando o saco à noite. Diz o vendedor que ele só bate uma vez a cada hora e não é tão alto (tenho insônia, senão será guardado não na sala, mas no quarto que fica de porta fechada). Com diria o Silvio Santos: aguardem! kkkk! Queria um de parede com pêndulo Gridiron, mas como trago um trambolho destes dos EUA. Abortei...


Flávio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #14 Online: 29 Maio 2009 às 08:29:35 »
Muitos anos de vida!!!! :D :D :D :D

E parabéns para vc. também, sr. Dent ..............por ter sido um ótimo relojoeiro! :D........e por ter "causado" neste mundo!!!......................até algumas falsificações, sob a sua assinatura,  temos neste mundo até hoje!!!.........é quiçá,  o preço da fama!!!......................Ninguém falsifica um relógio do relojoeiro Caveira, por exemplo, , mesmo porque este, nunca criou qualquer um :-\

Abs

Gravina

Re: Parabéns Big Ben!
« Resposta #15 Online: 29 Maio 2009 às 23:18:23 »
Parabéns também para este tópico !!! Muito legal !!!

abraços