Restauração do mostrador

  • 19 Respostas
  • 5312 Visualizações
*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Restauração do mostrador
« Online: 29 Maio 2014 às 11:56:55 »


Caros confrades,
Estou com esta relíquia, mas devido ao estado do mostrador não ser dos melhores, serei forçado a tentar uma restauração apenas no dial, pois, no mais o funcionamento é perfeito.

Gostaria de indicações.

Obrigado mais uma vez,

Mário Lobão

*

RÔMULO FÓZ

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #1 Online: 29 Maio 2014 às 12:18:59 »

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #2 Online: 29 Maio 2014 às 15:17:57 »
Serem querer desanimá-lo, tenho dúvidas sobre a restauração. O mostrador está muito castigado, várias partes apagadas.

E a menos que você deseje mantê-lo, para venda perderia muito valor. A restauração ficaria evidente.

Sobre o mecanismo, trata-se de uma Vênus 170. O Breitling que uso neste exato instante leva uma idêntica.

Dic

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #3 Online: 29 Maio 2014 às 15:59:00 »
Acho que nesse caso, dependendo do valor desse relógio (E não falo aqui somente em valor monetário)

Cabe sim a possibilidade de mandar reformar..!

Mandei um mostrador de um relógio meu ser reformado na Sarica e estou satisfeito com o resultado!

Como o mostrador estava:


Depois:


Abraços
« Última modificação: 29 Maio 2014 às 16:02:11 por shun »

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #4 Online: 29 Maio 2014 às 17:13:49 »
Excelente!

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #5 Online: 29 Maio 2014 às 18:26:12 »
Se o resultado for igual a do Shun, ou pelo menos próximo  vale a pena Mário. Boa sorte.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Alberto Ferreira

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #6 Online: 30 Maio 2014 às 01:50:38 »
Realmente, a restauração do LM ficou muito boa.

Embora como sempre (e sem críticas, muito bem o contrário, é claro!) sempre é uma restauração, e nós devemos ter isto bem em mente.
Em outras palavras uma restauração nunca é absolutamente igual ao original.

Mas este é mesmo um excelente exemplo, que contraria a tese (ou voz corrente) de que a Sarica não consegue fazer um bom trabalho.
Consegue. E a prova aí está.
Eu faria uma restauração em um caso semelhante, se soubesse que o resultado seria assim.


No caso do crono tema deste tópico eu creio que alguns pontos teriam que ser enfatizados.

1) Muito importante. Se a Sarica já dispõe, ou não, da matriz do exato modelo para fazer a restauração.
Usar o original (o espécimen em questão) como modelo seria inviável, dado o seu estado.
O que pode acabar na utilização de algo "similar" (com diferenças).

Esta é uma decisão que terá que ser tomada de antemão pelo interessado, com base em informações concretas do restaurador.

2) O fator custo. Ele aumenta muito caso uma matriz tenha que ser feita.
Verificar bem, antes de qualquer decisão, o chamado "custo x benefício".

3) Em qualquer hipótese, repito, em qualquer hipótese, se a decisão for mandar restaurar é muito importante manter um contato direto com o responsável pela restauração.
Contatar, da maneira mais direta possível, a pessoa que irá se responsabilizar pela operação, evitando terminantemente fazê-lo através de um atendente de balcão ou algo do tipo.
Na minha opinião, esta é uma premissa imprescindível a um bom resultado.

Bem,...
Estes são os meus "pitacos".

Isto posto, e longe de querer ser "pretencioso" nos conselhos aí acima, eu diria...
Se você decidir levar o projeto adiante, eu torço e lhe desejo boa sorte, Mario.

Alberto

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #7 Online: 30 Maio 2014 às 09:24:39 »
Alberto,
Entrei em contato com a Sarica, que me passou as seguintes informações:
A) eles não tem a matriz exatamente igual ao original deste meu relógio (mudaria escala taquigrafia, estilos dos números, etc, com cores ao meu gosto);
B) eles não fazem um projeto para se ter uma ideia do resultado final;
C) o custo do serviço foi orçado em r$180,00, desde que eu enviasse as peças desmontadas (mostrador e ponteiro); caso envie o relógio completo, seria me cobrado uma revisão ao valor de r$300,00;
D) os custos de envio seriam arcados por mim (moro em São Luís/MA);
E) prazo de finalização dos trabalhos na média de 30 dias.

*

Offline mario.lobao

  • ****
  • 453
  • Eu morro ontem. Nasço amanhã. Ando onde há espaço.
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #8 Online: 30 Maio 2014 às 09:25:07 »
Alguém indica algum outro local? Ou pessoa?

*

vinniearques

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #9 Online: 30 Maio 2014 às 09:26:06 »
Alguém indica algum outro local? Ou pessoa?

Esquece, não existe NINGUÉM no Brasil que restaure mostrador, só eles.

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #10 Online: 30 Maio 2014 às 09:33:03 »
Eu mandava o relógio todo para ser restaurado, uma revisão completa e a restauração do dial.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #11 Online: 30 Maio 2014 às 09:38:34 »
Eu mandava o relógio todo para ser restaurado, uma revisão completa e a restauração do dial.

Nesse caso, eu também!
Rafael.

*

Alberto Ferreira

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #12 Online: 30 Maio 2014 às 09:47:25 »
Mais uns conentários.

A Sarica não faz revisões.
O custo adicional seria para que eles mandem para um relojoeiro, que trabalha (lá) para eles (ou "terceirizado"), para desmontar e remontar.
Eu não usaria esta opção,...
 Opinião pessoal

Neste caso talvez seja preferível usar um relojoeiro de sua confiança para acompanhar pessoalmente as etapas do restauro.
Mas eu não me sinto à vontade para indicar um aqui, nem por MP.

Mas se alguém tiver condições de fazê-lo, eu sugiro que seja por MP.


Outra hipótese seria guardar o relógio para um (eventual) futuro "transplante", caso surgisse um exato mostrador em melhor estado (difícil... ...mas não impossível) ou um crono que use a mesma máquina e que esta esteja com problemas ou com falta de peças.

Alberto

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #13 Online: 30 Maio 2014 às 10:28:56 »
Alberto,
Entrei em contato com a Sarica, que me passou as seguintes informações:
A) eles não tem a matriz exatamente igual ao original deste meu relógio (mudaria escala taquigrafia, estilos dos números, etc, com cores ao meu gosto);
B) eles não fazem um projeto para se ter uma ideia do resultado final;
C) o custo do serviço foi orçado em r$180,00, desde que eu enviasse as peças desmontadas (mostrador e ponteiro); caso envie o relógio completo, seria me cobrado uma revisão ao valor de r$300,00;
D) os custos de envio seriam arcados por mim (moro em São Luís/MA);
E) prazo de finalização dos trabalhos na média de 30 dias.

Pegando carona na resposta ao Alberto,

1) Se não tem a matriz, esqueça. Ficaria um relógio que não esse. E se a intenção é restaurar o mostrador, refazê-lo de maneira a ficar outro é algo sem sentido, ao meu ver.
2) Jamais fizeram. Daí cometerem alguns erros que, no meu entendimento, desvalorizam o relógio (aconteceu com uma inscrição indevida no mostrador de um Seiko Sea Lion que tive).
3) A Sarica não faz revisão. Mandaria alguém fazer. O certo é levar ao seu relojoeiro de confiança e despachar o mostrador por ele.
4) Sim, nem poderia ser diferente.
5) 30 dias? Esqueça, é resposta padrão. O mesmo Seiko que citei acima levou um ano.

Para não dizerem que tenho má vontade com a Sarica: dou nota 8 ao trabalho deles.

Dic

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #14 Online: 30 Maio 2014 às 10:37:24 »
Se não tem a matriz acho que a hipótese levantada pelo Alberto deve ser considerada (Gaurdar o relógio e se embrenhar numa busca por outro mostrador.) se alterações do mostrador for problema pra você.

Eu mandaria restaurar. Colocaria o relógio "pra rodar" e, se não gostasse do resultado, adotaria a ideia acima.

Jmm

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #15 Online: 30 Maio 2014 às 10:44:40 »
A Sarica, lá no Centro de SP, acho que é a única que pode fazer essa restauração.
Mas, pedindo licença para o Alberto e, parafraseando-o: "restauração é para sempre, seja bem feita ou não".
Por isso o amigo deve ponderar tudo o que foi dito pelo Alberto e pelo Dic.
JRoberto.

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #16 Online: 30 Maio 2014 às 10:45:04 »
Se não tem a matriz acho que a hipótese levantada pelo Alberto deve ser considerada (Gaurdar o relógio e se embrenhar numa busca por outro mostrador.) se alterações do mostrador for problema pra você.

Eu mandaria restaurar. Colocaria o relógio "pra rodar" e, se não gostasse do resultado, adotaria a ideia acima.

Jmm

+1 e olhe que os conselhos aqui dados valem mais que o valor que vc vai gastar na sarica kkkkkkk, 30 dias é resposta automatica, duvido com todas as forças kkkkk, uma vez restaurei um mostrador com eles e veio errado umas 3x e de vez em vez eram quase 4 meses de novela.
Prepare to die kkkkkkk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #17 Online: 30 Maio 2014 às 15:04:35 »

Pegando carona na resposta ao Alberto,

1) Se não tem a matriz, esqueça. Ficaria um relógio que não esse. E se a intenção é restaurar o mostrador, refazê-lo de maneira a ficar outro é algo sem sentido, ao meu ver.
2) Jamais fizeram. Daí cometerem alguns erros que, no meu entendimento, desvalorizam o relógio (aconteceu com uma inscrição indevida no mostrador de um Seiko Sea Lion que tive).
3) A Sarica não faz revisão. Mandaria alguém fazer. O certo é levar ao seu relojoeiro de confiança e despachar o mostrador por ele.
4) Sim, nem poderia ser diferente.
5) 30 dias? Esqueça, é resposta padrão. O mesmo Seiko que citei acima levou um ano.

Para não dizerem que tenho má vontade com a Sarica: dou nota 8 ao trabalho deles.

Dic

+1.
Outro aspecto é que, restaurar ponteiros e mostrador sem restaurar o resto normalmente não fica legal. Aí a obra vai complicando...

Abraços, e parabéns pela peça!!

Re: Restauração do mostrador
« Resposta #18 Online: 30 Maio 2014 às 15:23:19 »
se a Sarica apresentar um desenho que seja ao menos semelhante eu também restauraria o mostrador e tb optaria por enviar apenas as peças a serem restauradas. Acho que mais vale um relógio restaurado no pulso do que um relógio ferrado no fundo da gaveta.  8)
sic transit gloria mundi

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Restauração do mostrador
« Resposta #19 Online: 30 Maio 2014 às 20:22:28 »
Exemplo prático de reforma de mostrador de um cronógrafo de época realizado pela Sarica:




O ideal, como já apontado pelos amigos, é ter um relojoeiro que acompanhe o serviço junto ao Alexandre da Sarica..

No caso do meu Seiko LM eu usei os serviços do José Carregalo..

E, também, concordo com os colegas.. Não se iluda com o prazo de 30 dias.. Geralmente o prazo é maior.

O que é possível também é voce reformar o mostrador e continuar procurando um NOS ou em melhor estado.. Uma vez que achar, troque pelo 'original' daí..!

Abraços!
« Última modificação: 30 Maio 2014 às 20:26:13 por shun »