Orient 300m - "Primeiras impressões"

  • 53 Respostas
  • 37847 Visualizações
Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Online: 10 Junho 2009 às 01:36:39 »
Salve amigos do RM!

Foi quando da minha última aquisição que tive a idéia de postar um tópico como este, já que eu mesmo procurei por um para me ajudar na minha decisão e não encontrei.

Só para esclarecer, estava na dúvida entre um Seiko Atlas e um Orient diver 300m, como os amigos do ML não quiseram baixar o preço do atlas mesmo o dólar estando em queda eu decidi pelo Orient mesmo, pelo preço e pelas características que vou detalhar nesse meu “Primeiras impressões” ou “unboxing” como os americanos chamam!

1º - Quero deixar claro que estas impressões são as opiniões de um leigo iniciante no mundo dos relógios. Apaixonado faz tempo, mas só agora tendo verdadeiro interesse pela horologia, principalmente pelos mecânicos.
2º - Queria também pedir desculpas por alguma gafe que venha a cometer e deixar bem claro que vou procurar ser o mais imparcial e preciso possível na minha análise pois sei que existem membros no fórum que são ligados ao fabricante desse produto. Apesar de achar que os mesmos gostarão desse pequeno feedback.
3º - Se alguém perceber que estou “vendendo demais o produto”, também me perdoe e me corrija, pois sou foto-publicitário, e minha formação em publicidade às vezes acaba por tolir minha capacidade textual de enumerar características negativas a qualquer produto que seja... hehehe!

Vamos lá então:

O Relógio em questão é um Orient, modelo 469SS 023, Diver resistente até 300m ou 30ATM. Já vi amigos chamando-lo de “king diver” que sei ser a nomenclatura de alguns modelos mais antigos da Orient, mas não sei se é realmente utilizado para esse modelo (se alguém quiser contribuir...).

A Caixa:



Essa é a caixa em que veio o relógio, é de material bem resistente, acho que madeira ou um cartonado muito grosso, acolchoada e forrada com um material sintético, parecendo um tecido cinza. Por dentro, tem a tradicional almofadinha, só que de um material parecido com napa ou corvin branco. Achei no geral, de boa qualidade, pois só para comparar, comprei um J.Springs mês passado e a caixa é toda de papelão, e muito fininho, bem “fubeca”mesmo.






Dentro, veio obviamente o relógio, o manual de instruções e garantia devidamente preenchido e acompanhado da nota fiscal da loja (que é o que o valida perante a assistência técnica) e os gomos da pulseira que restaram após o ajuste feito na hora.

Manual:



O manual é um modelo padrão para todos os modelos automáticos e anadigi, femininos e masculinos da linha Orient Nacional, achei um pouco estranho pois poderia ser mais aprofundado nas particularidades do modelo (por exemplo a tabela de utilização só compreende até 20ATM e o modelo é para 30) mas, como nem tudo é como a gente quer..., por outro lado achei legal existir uma folha com espaço para as “revisões” nas autorizadas, assim como os manuais de um carro zero KM!

O relógio:



A peça em si, é muito bela e impõe respeito com seus aprox. 46 mm de largura incluindo a Coroa rosqueada. De altura tem aprox. 13 mm formando um bonito bojo lateral dando uma impressão de robustez ainda maior. A pulseira é um show à parte com elos sólidos interligados e com um fecho deployant com trava de botão lateral e sobre-trava, devidamente assinada e passando uma solidez poderosa com seus 24 mm de largura e acabada em aço escovado.

O mostrador lembra (acho que com alguma inspiração) modelos da Oris, mas sem perder a identidade da marca.  Bezel de metal insertado e com luminoso às 12h, fundo do mostrador preto e com marcadores cromados (com filetes luminosos), ponteiros típicos de um Diver, com uma generosa camada de luminoso e ponteiro de segundos central vermelho. Assinatura, com o devido “Automatic" e a referência WR de 300m (o Seiko atlas que estava concorrendo era 200m). Outro ponto que pesou a favor do Orient foi o calendário duplo, com a grata surpresa de apresentar o dia da semana em inglês e, vejam só, Português! Fiquei feliz com isso, achei um diferencial.


No acabamento geral,  acho que o relógio merece uma nota de distinção pois, apesar de não ser um grande conhecedor e já ter tido a oportunidade de manusear Rolex, Breitiling, Omega e algumas outras marcas que agora não me lembro, o modelo em questão não fica nada a dever (guardadas as devidas proporções) a modelos de fabricação de outros países, e entre os modelos que são vendidos aqui mesmo no Brasil em sua faixa de preço não achei nada igual.
Quanto ao maquinário, é um 469SS que dispensa apresentações, tem boa precisão e comprovada durabilidade.
A única ressalva que faço é em relação à rosca da Coroa, que toda vez parece que vai entrar atravessada tamanha resistência que encontro para rosqueá-la, não sei se isso é uma característica ou se é assim mesmo, pois não tive nenhum parâmetro ainda para comparar (se alguém quiser contribuir...).

Foto do Oris que mencionei ser possível alvo de inspiração para o design desse Orient:




Detalhe da coroa rosqueada, usinada e assinada com o “O” da marca.



Detalhe da pulseira de 24 mm com fecho deployant de botão lateral e sobre-trava, também assinada.



Detalhe do fundo rosqueado, eu adoro relógios com fundo tipo transparente, porém são difíceis de serem encontrados em relógios com WR acima de 100m, obviamente a fim de resguardar a estanqueidade. Esse, seguindo a regra, é sólido e com o “O” estilizado no centro.



E aqui, um detalhe dos luminosos realçados com “luz negra” a fim de proporcionar uma foto com mais nitidez do que uma com “longa exposição” para captar a luz.



Enfim, é isso, o relógio é muito confortável no uso diário, e é um deleite para quem gosta de caixas grandes e robustas (pesa aprox. 200g.). Quanto à beleza, é um critério subjetivo para cada um (se assim não o fosse, só existiria um único fabricante de relógios no planeta), me agradou bastante desde que o vi pela primeira vez, e acabei comparando-o com os Seiko da linha Skx, o Atlas, o Map Meter, Technos skydiver, alguns Invicta, tauchmeister, Wenger, e até Timex. Todos automáticos e em uma faixa de preço que variava de R$500,00 até RS700,00.
Por ser um relógio muito honesto e entregar o que descrevi acima por um preço justo, além de ser um diver (categoria que adoro), acabei por elegê-lo ao meu pulso... e olha que sou chato pra caramba para escolher minhas coisas.

Espero que o post seja de alguma valia para quem, assim como eu está com dúvidas em sua próxima aquisição ou, simplesmente satisfaça a curiosidade dos viventes que gostam de relógios como eu.

Humildemente,

Robson Xavier.
Ps.: fotos próprias, menos a do ORIS, que é da internet (ainda não tenho um...hehehe).












*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #1 Online: 10 Junho 2009 às 01:50:28 »
Belíssimo relógio Robson.

Eu estou querendo um Dive, estive com um Orient usado na mão no sábado, mas não consegui um acerto com o vendedor então deixei passar, mas era 100M só.

Se não me engano existe esse Orient Sub 300M com caixa em menor tamanho (38 ou 40mm) ou estou enganado?
Eu cogito a compra de um relógio desses e vendo seu review fico até mais animado.

Um abraço e seja feliz com seu novo dive.
Um abraço
Fábio

*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #2 Online: 10 Junho 2009 às 07:13:55 »
Primeiro parabéns pela excelente compra, depois pelo seu belo review, e, por último, pelas belas fotos!

É isso aí! Keep Rocking!

[]`s Jean.
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #3 Online: 10 Junho 2009 às 07:39:59 »

Belas fotos !
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #4 Online: 10 Junho 2009 às 07:57:31 »
Robson Xavier,

PARABÉNS!!!.......pela excelente apresentação!!!!........................verdadeiramente "excelente".

Abs

Gravina

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #5 Online: 10 Junho 2009 às 08:32:38 »
Robson,

Belo review !

Tenho um desses com pulseira de borracha e gosto muito.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #6 Online: 10 Junho 2009 às 08:42:05 »
Robson,

parabéns pela apresentação, coisa de profissional realmente.
Também sou o feliz proprietário de um e estou muito satisfeito,
apenas uso frequentemente com uma Nato 24mm, pois acho
que fica mais confortável (mais leve).

abs

Glauco

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #7 Online: 10 Junho 2009 às 08:45:32 »
Gostei da resenha!
Obrigado por compartilhar suas opiniões conosco.

Eu tenho certeza que este Orient foi inspirado no Oris, mas isto não diminui em nada o valor do relógio.
Este é um dos raros modelos em que acho que a Orient acertou a mão (eu modificaria apenas a cor dos discos do calendário, para preto com letras brancas). É bonito mesmo, e com preço imbatível!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #8 Online: 10 Junho 2009 às 08:59:43 »
Excelente resenha, Robson
Sou novo aqui e talvez por este motivo um dos menos autorizados para dar esta sugestão, mas a criação de um espaço só para resenhas aqui no fórum é uma idéia que me parece bastante legal.
Com relação ao Diver 300M da Orient, um detalhe me chama muito a atenção: a pulseira.
É exatamente igual (inclusive o fecho) às utilizadas nos Orient montados no exterior. De excelente qualidade.

Um abraço

Garcia

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #9 Online: 10 Junho 2009 às 09:14:51 »
Robson,

Excelente review!  Parabéns!

Abraços,
Jose A.



Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #10 Online: 10 Junho 2009 às 09:58:10 »
Robson,

Tenho dois Orient 300, um "Pepsi"  com pulseira de borracha e outro igual ao seu, em ambos não percebi o problema que você reportou abaixo (a rosca da coroa).  É um excelente relógio, extremamente honesto e acredito que uma das melhores relações custo/beneficio em termos de Divers.
Parabéns pela aquisição.



...
A única ressalva que faço é em relação à rosca da Coroa, que toda vez parece que vai entrar atravessada tamanha resistência que encontro para rosqueá-la, não sei se isso é uma característica ou se é assim mesmo, pois não tive nenhum parâmetro ainda para comparar (se alguém quiser contribuir...).

"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #11 Online: 10 Junho 2009 às 10:28:36 »
Olá Robson! Esse relógio é realmente muito bom e muitos participantes do fórum fizeram uma compra conjunta desse modêlo!

Parabéns pelo relógio e pelas impressões!

Belas fotos hein!!  ;)

Abs

Marcelo

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #12 Online: 10 Junho 2009 às 11:04:33 »
Gostei muito da sua "postagem-avaliação", fazia muito tempo que não ficava com vontade de comprar um relógio apenas por ler um tópico.
O texto está ótimo e as fotos também, parabéns e obrigado

...O manual é um modelo padrão para todos os modelos automáticos e anadigi, femininos e masculinos da linha Orient Nacional, achei um pouco estranho pois poderia ser mais aprofundado nas particularidades do modelo (por exemplo a tabela de utilização só compreende até 20ATM e o modelo é para 30) mas, como nem tudo é como a gente quer..., por outro lado achei legal existir uma folha com espaço para as “revisões” nas autorizadas, assim como os manuais de um carro zero KM!...

Sobre os manuais depende muito da filosofia das marcas. Por exemplo, a rolex manda junto de seus relógios um livrinho de poucas páginas sem nada de muito relevante, a omega manda um livro gigante, mas que, pelo menos no meu caso, tinha 1 folha que falava do relógio que havia comprado, já a Tissot manda uma biblioteca, com história e tudo mais, isto me lembra de um amigo que comprou um Aston Martin e recebeu um cabo de eletricidade junto, ao questionar para que servia o vendedor explicou que, como não é um carro de "dia-dia" e muitos não utilizam o carro no inverno, você poderia ligá-lo na tomada e a bateria ficaria mantida assim como todas as configurações do carro, o diabo está nos detalhes...

...O mostrador lembra (acho que com alguma inspiração) modelos da Oris, mas sem perder a identidade da marca...
Vejo semelhança apenas nos marcadores e ponteiros principais, no resto acho até bastante diferente, suficiente para não incomodar - diferentemente dos antigos sub da Orient...

Outro ponto que pesou a favor do Orient foi o calendário duplo, com a grata surpresa de apresentar o dia da semana em inglês e, vejam só, Português!
Nota 1.000

A única ressalva que faço é em relação à rosca da Coroa, que toda vez parece que vai entrar atravessada tamanha resistência que encontro para rosqueá-la, não sei se isso é uma característica...
Acho que você deveria ver isto, não é normal e com o tempo pode comprometer o conjunto coroa/rosca e a resistência à água.

...comparando-o com os Seiko da linha Skx, o Atlas, o Map Meter, Technos skydiver, alguns Invicta, tauchmeister, Wenger, e até Timex.
Parece realmente que por tudo dito aqui este orient está na frente dos modelos acima...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #13 Online: 10 Junho 2009 às 11:42:25 »
Robson parabéns pela resenha, fotos e pelo relógio né  ;D ;D.
Também tenho um Orient e digo: "se é Orient é bom".

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

*

Enéias

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #14 Online: 10 Junho 2009 às 12:25:35 »
Apresentação formidável! :D

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #15 Online: 10 Junho 2009 às 14:38:47 »

Se não me engano existe esse Orient Sub 300M com caixa em menor tamanho (38 ou 40mm) ou estou enganado?



Olá Fábio, eu realmente não sei lhe dizer se este modelo é oferecido em outros tamanhos de caixa, pois como eu estava procurando algo maior pode ser que tenha passado despercebido, nas relojoarias locais eu tenho certeza de que não vi nada parecido, mas no site já não posso dizer pois tem muuuuuitos modelos e o link na página específico para "king diver" nunca abriu.

Creio que os amigos mais especializados na marca aqui do fórum poderão dar melhor resposta que eu.

Ah! e obrigado, que bom que gostou do post!

Abraço,

Robson Xavier.

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #16 Online: 10 Junho 2009 às 14:44:41 »


Sobre os manuais depende muito da filosofia das marcas. Por exemplo, a rolex manda junto de seus relógios um livrinho de poucas páginas sem nada de muito relevante, a omega manda um livro gigante, mas que, pelo menos no meu caso, tinha 1 folha que falava do relógio que havia comprado, já a Tissot manda uma biblioteca, com história e tudo mais, isto me lembra de um amigo que comprou um Aston Martin e recebeu um cabo de eletricidade junto, ao questionar para que servia o vendedor explicou que, como não é um carro de "dia-dia" e muitos não utilizam o carro no inverno, você poderia ligá-lo na tomada e a bateria ficaria mantida assim como todas as configurações do carro, o diabo está nos detalhes...



Fala Broker!

Ótima essa do Aston Martin, trabalhei com automóveis VW e Audi durante 10 anos e nunca tinha ouvido falar desse acessório tão "essencial"... rs!


Valeu,

Abraço,

Robson Xavier.

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #17 Online: 10 Junho 2009 às 14:51:30 »
No mais,

Agradeço a todos que dispensaram um pouco de seu tempo nesse post e o registraram de forma tão simpática.

Acho que o espírito desse fórum é esse mesmo: O de podermos receber e também dar um pouco de nós!

Abraços a todos e obrigado,

Robson Xavier.

*

Alberto Ferreira

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #18 Online: 10 Junho 2009 às 15:25:11 »
Salve!

Parabéns pelo tópico, Robson!
Excelente! Da idéia à execução.  8)

E certamente você pegou mesmo o espírito que reina por aqui.

Um grande abraço!
Alberto
 8)

Re: Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Resposta #19 Online: 10 Junho 2009 às 15:40:37 »
Robson,

Interessante vc ter achado a caixa de ótima qualidade.

comprei o meu há mais ou menos 1 ano atras e a caixa que veio nele era ainda mais luxuosa: de couro (ou imitação) com feicho e tudo.

Sinal que a Orient Brasil importa o relógio mas tá economizando nas caixinhas made in China...