E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?

  • 80 Respostas
  • 19047 Visualizações
*

Alberto Ferreira

E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Online: 09 Janeiro 2015 às 11:29:08 »
Pois é, meus caros (ou seria "baratos"?  ;D) "vintageiros"...
Ou talvez eu até diria "sobreviventes" vintageiros...  :D

Depois daquele Bell-Matic de ontem, eu resolvi dar uma "chance" para este.  ::)



Mas não...
Não é o que poderia parecer a um olhar pouco atento.


Não é um coroado...   ::)
...mas é do coroa.


 ;D

A marca?
É THUSSY...
Pois é...  Eu também nunca tinha ouvido falar dela, até encontrar este, tempos atrás.

Alguém já a conhecia?

Abraços.
Alberto

Vintages, só os melhores chegam lá...
Os outros,...
...se não se tratarem na juventude, podem até morrer mais cedo.  ;)
 8)




*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #1 Online: 09 Janeiro 2015 às 11:36:47 »
Muito bonito.

Eu adoro os vintages!

Atualmente tenho 2 que quero restaurar.

Um é esse relotex com segundeiro central, a corda:


E também este omeguinha constelation auto, que já está com passagem comprada para o dia 12. vai pousar no colo do José Carregalo  ;D

Membro do RedBarBrazil

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #2 Online: 09 Janeiro 2015 às 12:06:27 »
Legal RC!
Quando ficarem prontos, envie fotos - aí vc poderá ajustar o foco!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abraços!

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #3 Online: 09 Janeiro 2015 às 13:30:51 »
Haha! segue com menos parkinson, então  8)

Membro do RedBarBrazil

*

Jefferson

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #4 Online: 10 Janeiro 2015 às 15:35:29 »
Olá pessoal,

Por aqui, firmes e fortes, embora eu esteja passando por aquela situação que muitos já devem ter sofrido: vários funcionais que estão na hora da revisão, e outros muito desejados na fila para restauração.

O que atacar primeiro?  :-\

Para 2015, pretendo revitalizar estes dois 6138.





Mas os relógios atualmente estão sofrendo a concorrência de minha BSA M20. Estou buscando umas peças fora, e pretendo manter o ritmo no processo de restauração da moto.  :-\ :-\

Abraços,

Jefferson

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #5 Online: 10 Janeiro 2015 às 17:17:15 »
Os meu velhinhos !! Atualmente a parte da coleção que mais tenho usado !!!
Alguns deles tem gosto de infância !!! (Os únicos Quartz "velhinhos" que tenho usado!)

Classic, corda


omega bolso


Omega seamaster 200




Omega Speedmaster (será que já poder ser considerado ???)


Omega Speedmaster



Technos Starchief



Technos Skydiver (2 formatos de caixa diferentes!)




Technos "Tank", corda (antes e depois)





Casio MQ550, ex-Pepsi



Casio Gshock, DW5000


Mondaine, corda



Da falecida Natan


"Bubble Back"


Sandoz, ETA2824


Seiko Speedtimer



Tag F1



Tissot PR 516



*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #6 Online: 10 Janeiro 2015 às 17:28:45 »
                  Dall , seus Omegas estão bem bonitos.
                 ... (Editado, comentário removido, em atenção às regras) ...

                          Abs

« Última modificação: 11 Janeiro 2015 às 11:08:43 por Alberto Ferreira »

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #7 Online: 11 Janeiro 2015 às 23:43:34 »
Relógios bonitos e interessantes, também tenho um casio DW 500 que precisa da capa protetora mais funciona perfeitamente.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #8 Online: 12 Janeiro 2015 às 00:55:59 »
Este Mido Multifort Datometer (calendário periférico) com movimento 917 bumper é o mais velhinho da turma. Inclusive tô atrás duma referência de datação pelo nr. de série. O dele é 1958, contudo acho muito na cara para ser uma marcação de ano, está gravado na lateral da caixa, entre um dos pares de garras.

*

Alberto Ferreira

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #9 Online: 12 Janeiro 2015 às 08:44:16 »
Bom dia, CALS!
Grato por nos mostrar o seu Datometer.

Realmente, o 1958 gravado entre as garras pode não ser (mas eu não posso afirmar isto) o ano de fabricação do relógio.

Nós, os que curtimos estas "buscas" pela "datação" de um relógio  ;), temos sempre que considerar alguns pontos básicos.

- Nem sempre o período de fabricação do movimento corresponde (coincide) ao da montagem do relógio. Muitos são montados posteriormente, etc.

- Da mesma maneira, o mesmo pode ocorrer com a fabricação das caixas, que além do mais pode ter sido fabricada por terceiros, etc.

- Nem sempre os fabricantes, do relógio, disponibilizam dados claros e concretos, de forma sistemática. Apenas alguns o fazem.


Então, uma dica (eu repito, para quem curte ter este "trabalho"  ;)) é cruzar e ponderar algumas informações disponíveis de forma esparsa.

Por exemplo, algo que pode ajudar (eu disse ajudar...) é pesquisar pelo movimento em sites especializados como o do Dr. Ranfft.

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Mido_0917

Abraço!
Alberto

ão
« Resposta #10 Online: 12 Janeiro 2015 às 15:05:11 »
Senhores,

Belas peças apresentadas por aqui. Confesso que comecei a frequentar este fórum por causa dos antigos/velhinhos. Fiz duas tentativas de restauração e parei por um tempo e agora comprei dois velhinhos para tentar me divertir. Ainda estou em dúvidas para onde enviar meus brinquedos novos para fazer a manutenção.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #11 Online: 12 Janeiro 2015 às 15:21:30 »
CALS, belo relógio. Parabéns!!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #12 Online: 12 Janeiro 2015 às 18:03:03 »
nao sou fan de vintages, mas tem uns que sao lindos aii

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #13 Online: 13 Janeiro 2015 às 00:00:01 »
Edson, muito obrigado, foi o primeiro do ajuntamento (na verdade comprei junto com um Seiko 6139 pelo ML de um conhecido e benquisto forista do FRM).

Alberto, como fiquei feliz quando você, como missão de início de ano, abriu logo dois tópicos sobre os vintage. Confesso que estava meio cansado de ler sempre sobre os lançamentos da última Baselworld e ver tão pouco os velhinhos que pesquiso nos antigos posts seus, do Gravina e do Meneguetti.

Os Datometer tem informações bem restritas na Web, tirei o movimento 917 de algumas fotos que vi como esta que forneço o link, http://s233.photobucket.com/user/noohin99/media/chatewatch/Datometer3_6.jpg.html
Porém, o que vem marcado é um 917B, sweep second e calendário periférico, combinação que não encontro no citado Ranfft Watches.
A caixa é pequenina, 34mm, e um forista recentemente me jurou que ele pega corda pela coroa. Como não consigo nem achar como mudo a data no periférico pela coroa (no pouco forçar só consegui deslocar a coroa um estágio, o da hora) não tento muita coisa nele não.
Embora use e abuse dos meus vintage (hoje estou com um Seiko 4006-6021 marrom), esse eu deixo guardado esperando ocasiões muito especiais.

 

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #14 Online: 13 Janeiro 2015 às 08:25:23 »
Eu adoro os vintage, por vários fatores, por serem “exclusivos” de certa forma, visto que um vintage com 30, 40, 50 ou mais anos de idade não se acha em qualquer esquina, e tem outra, normalmente os relógios vintage são atemporais. Também acho que esses relógios são mais honestos que os que são fabricados hoje em dia, vou explicar melhor, um vintage suíço ou japonês você pega na mão e tem certeza que foi 100% fabricado lá, o inverso de hoje em dia, me refiro a Lei Swiss Made onde infelizmente pouca coisa no relógio é Suíço (ainda existem relógios totalmente fabricados na Suíça só que custam muito mais caro).
O único porém na minha opinião com vintage é o seu estado de conservação e originalidade, já comprei alguns vintage que praticamente foram restaurados e confesso que isso é uma fria, é muito melhor pagar mais caro por um em perfeito estado.

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

*

Alberto Ferreira

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #15 Online: 13 Janeiro 2015 às 09:28:19 »


Alberto, como fiquei feliz quando você, como missão de início de ano, abriu logo dois tópicos sobre os vintage. Confesso que estava meio cansado de ler sempre sobre os lançamentos da última Baselworld e ver tão pouco os velhinhos ...
...

:D
Mais ou menos isso, CALS...  ::)
Mas sem missão... Só um (ainda) meio que "missionário".  8)

Ou, talvez parafraseando o Sinatra e o Lenon...

"Let´s try again..."
"Give vintages a chance..."
  ;D


Citar

Os Datometer tem informações bem restritas na Web, ...
...
... o que vem marcado é um 917B, sweep second e calendário periférico, combinação que não encontro no citado Ranfft Watches.
...

Pois é...
Parte do "carma" que tem que ser encarado (e até curtido  ;)) pelos "vintageiros".



Citar
... um forista recentemente me jurou que ele pega corda pela coroa.
...

Realmente, como o movimento é suíço, provavelmente pode carregar a corda pela coroa.



Citar
...
Como não consigo nem achar como mudo a data no periférico pela coroa (no pouco forçar só consegui deslocar a coroa um estágio, o da hora) não tento muita coisa nele não.
...

Não forçar nada é sempre a regra de ouro. Seja o relógio novo ou, em especial, "velhinho".
E se me permite lhe dar um conselho, nem use, não antes de mandar para algum competente técnico relojoeiro fazer uma revisão e lubrificação.

Usar, mesmo que pouco, pode estar causando danos em algumas peças, talvez quase irreversíveis.

Abraços!
Alberto

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #16 Online: 13 Janeiro 2015 às 17:26:04 »
No outro tópico postei eles, e neste postarei as máquinas.  Vã muito bem, todos funcionando.





























Grande abraço.

Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #17 Online: 13 Janeiro 2015 às 17:57:05 »
Olá a todos sou um grande fã dos vintage, gostaria de saber mais sobre essa peça que encontrei com a minha sogra, se alguém tiver algo a acrescentar agradeço!



Gosto muito dos tópicos sobre vintages e restaurados, parabéns ao Alberto pela iniciativa, com certeza vou acompanhar o tópico! E quantos assim tiver!!!
Abraço a todos.

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #18 Online: 13 Janeiro 2015 às 18:02:01 »
Bela peça Filipemoreira.r.....mas não sei nada sobre ela.  Um dos meus Omegas tem essa gravação:



Diz meu pai que essa gravação foi feita pela própria Omega....mas aí também já não sei a fonte dele...

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: E OS VINTAGES, HEIN? Como vão indo?
« Resposta #19 Online: 13 Janeiro 2015 às 22:47:39 »
Qual o outro tópico Moriel, fiquei curioso