OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??

  • 34 Respostas
  • 7998 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Ou será que eles são "História", ou talvez até parte dela?  ::)


Bem,...
Antes eu faço um alerta e um pedido. Sério, sem "sarcásmos".

Se você não gosta ou até mesmo pensa que os chamados "vintages" (assim tratados pelos "românticos" e "saudosistas" ;)  :D) são (quase) lixo, ou algo que já era, etc, etc, etc...
Por favor, nem continue lendo aqui, pois neste tópico eu pretendo levantar algumas questões neste estrito tema, os "vintages".
Estamos combinados?
 ;)


Então, meus caros "vintageiros" sobreviventes...  ;)

Vejam as imagens aí abaixo, mas não se preocupem pois eu não vou tecer loas a este relógio em específico, não.
Claro! E nem podia, né?
Ele é meramente ilustrativo, digamos, "motivacional" para o assunto, ok?  :D

Então eu vou começar o tópico apenas tentando levantar alguns pontos, que podem interessar não somente aos "vintageiros", mas também, quem sabe, aos que curtem a História em si, seja ela a referente à Horologia, ou não.

Vamos lá...





Observemos três aspectos neste relógio ilustrativo.
A) Os pinos (ou barras) de fixação da pulseira são fixos.
B) As garras em estilo característico e "rebuscado".
C) O material da caixa.

Então, aí vai a primeira dúvida, ou provocação para o debate.

Quando foi, se é que se tem registro disso, que os pinos (ou alças) fixos saíram de cena deram lugar aos chamados "pinos expansíveis", os chamados "pinos-mola"?

Pois é...
Eu não sei, e por isso pergunto.
Vamos pesquisar?

Alberto
PS:  Para não atropelar, muito  ;), vamos falar dos pontos B) e C) depois, ok?



*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #1 Online: 11 Janeiro 2015 às 17:42:28 »
Bem,...
Ainda aguardando a opinião e os possíveis comentários dos eventuais "pesquisadores", eu vou fazer mais uma consideração, digamos, eu vou tentar dar mais um "empurrãozinho"... Ok?


Vamos lá...
Por que eu fiz aquelas 3 perguntas?
Bem,...
A princípio porque elas talvez sirvam para de alguma forma ajudar na determinação da história, ou da chamada "datação" de um relógio antigo.

Pois bem,...
Como eu disse, eu não sei a resposta de quando (exatamente) os primeiros pinos-mola foram adotados (ou usados) pelos fabricantes de forma generalizada...

Mas,...
Vejam esta patente.



Ela é americana e foi publicada em janeiro de 1943,...

http://www.google.com/patents/US2308505

Mas,...
Será que antes disso todos os relógios de pulso usavam mesmo somente pinos, barras ou alças fixos para prendê-los às suas pulseiras?
Será que na Europa houve algo antes?
 ::)

Alberto

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #2 Online: 11 Janeiro 2015 às 17:56:46 »
Não conheço nada de relógios vintage , mas tenho fascínio , acho que marcam a história da relojoaria no mundo , claro que dentro devem ter alguns modelos mais importantes que outros , mas eu queria é tirar uma dúvida , quando em relógios é que se torna considerado antiguidade ? 25 , 30 ou 50 anos ? Desde já muito obrigado

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #3 Online: 11 Janeiro 2015 às 18:12:52 »
Também não tenho ideia de quando começaram a ser usadas as "spring bars", mas a partir de meados dos anos 50 já se observa um uso generalizado delas.

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #4 Online: 11 Janeiro 2015 às 18:31:26 »
Olá, Pedro!
Grato por participar do tópico com a sua dúvida que, aliás, eu diria que é recorente a muitos de nós.

Eu não sei se haveria uma definição precisa (em termos de idade) para o termo "vintage".

Para começar, um pequeno comentário, a palavra em si é francesa, veio do universo dos vinhos, e significa (neste contexto) simplesmente uma safra, depois passou a ser tratada como uma safra especial (já então mais notadamente tratada como millésime), ou seja, um determinado ano de produção de vinhos de qualidade, consensualmente, muito acima da média.


Mas a palavra vintage extrapolou esta definição, de algo excepcional, e passou a ser usada para algo com características especiais (interessantes ou marcantes) e já com uma certa "idade", sem precisar exatamente quantos anos deveria ter, embora não seja algo muito recente (digamos com mais de uns 20/30 anos).


Pois bem,
No sentido de tentar ajudar e talvez para estimular as suas pesquisas, eu vou quotar estas "definições", provenientes do Merriam Webster, obtidas na NET.
Mas certamente há definições melhores...  ;)

<QUOTE>
What is antique?
According to Merriam Webster, an antique is "a relic or object of ancient times" or "a work of art, piece of furniture, or decorative object made at an earlier period and according to various customs laws at least 100 years ago." Ruby Lane, an online marketplace of independent antique and collectible shops, offers a similar definition, explaining, "Most authorities consider the actual definition of the term 'antique' to mean an age of at least 100 years. If an item is not definitively datable to 100 or more years in age, it should not be directly referred to as an antique."

What is vintage?
If antiques are things that are 100 years old or older, what are vintage pieces? The defnition of vintage is trickier. According to Merriam Webster, the term vintage relates primarily to wine and is an altered form of the French word vendage, meaning "the grapes picked during a season." One of its secondary definitions is "a period of origin or manufacture" (e.g., a vintage 1960s Mercedes) or "length of existence: age." Ruby Lane provides a much more helpful explanation, noting that "an item described as 'vintage' should speak of the era in which it was produced. Vintage can mean an item is of a certain period of time, as in "vintage 1950's" but it can also mean (and probably always should) that the item exhibits the best of a certain quality, or qualities, associated with or belonging to that specific era. In other words, for the term vintage to accurately apply to it, an item should be somewhat representational and recognizable as belonging to the era in which it was made." Ruby Lane also suggests that 'vintage' should not be used in reference to objects less than 20 years old.

What is retro?
According to Merriam Webster, retro is "relating to, reviving, or being the styles and especially the fashions of the past : fashionably nostalgic or old-fashioned." Retro furniture may not actually be old but it references styles of the recent past. Retro can also mean something that is not very old but is old enough to be more than just "so last season".

<UNQUOTE>

Desculpem por citar algo em inglês.

Alberto

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #5 Online: 11 Janeiro 2015 às 18:58:07 »
Minha dúvida é a seguinte:

Aproveitando a explicação supra, os vintages são como os vinhos (Quanto mais velho melhor)?  No caso da horologia quanto mais velho mais valor se agrega a peça?

Talvez a resposta não seja precisa, pois acredito que envolva modelo, fabricante, histórico do relógio que esteja em questão etc...

Mas uma breve luz fico satisfeito.

Abraços!!!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #6 Online: 11 Janeiro 2015 às 19:08:42 »
...os vintages são como os vinhos (Quanto mais velho melhor)?  No caso da horologia quanto mais velho mais valor se agrega a peça?
...

Não, Edson, definitivamente não.
Nada de quanto mais velho melhor... Nem sempre a idade, por si só, é o fator mais importante.
Como, aliás, também ocorre com os vinhos, diga-se.


Citar
...
Talvez a resposta não seja precisa, pois acredito que envolva modelo, fabricante, histórico do relógio que esteja em questão etc...
...


Sim.
Como vê, você mesmo já respondeu.
É basicamente isto mesmo.

Abraço!
Alberto

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #7 Online: 11 Janeiro 2015 às 19:13:24 »
Não tenho nenhum relógio vintage, tive uma oportunidade de comprar um, mais fiquei com receio de não achar peças, não ter quem conserte no RJ quando precisasse.

Na ocasião não conhecia este maravilhoso fórum para tirar as dúvidas.

Mas agora quem sabe adquiro um, vou acompanhar de perto o tópico, gostei bastante.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #8 Online: 11 Janeiro 2015 às 19:28:16 »
O amante ou interessado pelos "vintages" tem sobretudo ter algo em mente.

Não esperar, em termos de precisão e até alguns detalhes estéticos, que o relógio mantenha, ou possa voltar a ter, aquelas características que ele já teve um dia, na sua "juventude".
Manter certa atenção (talvez redobrada) com a manutenção e com o uso, como por exemplo evitar certos riscos (tipo sair na chuva...  ;))

Mas, qual é a novidade aqui?
Eu não sei a sua idade, mas pense no seguinte...
Mesmo nós mesmos, a cada dia que passa, portanto ao ficarmos mais velhos, já não somos o que fomos...

Se por exemplo nós "perdemos" alguma coisa em agilidade, se nós até temos que ir ao médico com mais freqüencia, por outro lado nós podemos ter ganho (e muito) em história de vida, conhecimento, valores.

Eu creio que este, sem querer dar uma de "filósofo" (como talvez eu pareça ser para alguns...  :D), é um dos "segredos, não secretos, da coisa.

Um abraço.
Alberto

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #9 Online: 11 Janeiro 2015 às 19:45:21 »
Entendi o recado, tenho 43, será que já sou um vintage? :D :D

Na ocasião foi um eterna matic .

Hoje me arrependo um pouquinho, mas em uma próxima ocasião terei mais base para analisar.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #10 Online: 11 Janeiro 2015 às 20:57:56 »
Edson se vc for de uma safra boa talvez kkkkk  ;D
falando sobre vintage, a pronúncia correta seria VINTÁGE e não VÍNTEIGE confere?
sic transit gloria mundi

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #11 Online: 11 Janeiro 2015 às 21:15:50 »
Como o Alberto "falou" acima a palavra é de origem francesa e nada sei sobre esse idioma, por isso não tenho base para responder, mas algum colega desse saber.

Agora quanto a safra?  Minha amada mãe diz que é uma das melhores, eu acredito, quanto a vocês.... 8) 8)

Abraços!!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #12 Online: 11 Janeiro 2015 às 21:44:36 »
Eu particularmente não gosto! Prefiro coisas novas, etc..

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #13 Online: 11 Janeiro 2015 às 22:06:27 »
Eu particularmente não gosto! Prefiro coisas novas, etc..


 ;D ;D ;D
Só para saber, zenetto.
Leu aquele meu "toque" (quase um pedido...  :D), lá na mensagem inicial do tópico?

 ;D ;D ;D

Mas,...
De qualquer forma, foi importante sabermos a sua opinião.
 :D

Abraços!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #14 Online: 11 Janeiro 2015 às 22:16:03 »
...
falando sobre vintage, a pronúncia correta seria VINTÁGE e não VÍNTEIGE confere?

Dentre outras coisas, as diferentes pronúncias estão sempre um tanto quanto sujeitas aos diferentes sotaques regionais. Não há como fugir disso.

Se nós formos estritamente "franceses" e talvez um já tanto internacionalizados...  ;)
http://translate.google.com/translate_tts?tl=fr&q=vintage

Mas lá no Porto, na terra do vinho do Porto, eu diria que nós  podemos dizer...
Pois eu já os ouvi pronunciar assim...
 
Víntage, com a tônica no i.

Então, eu também digo assim para o caso dos relógios.
 ;)

Alberto
 8)

PS:
Como parece que o link com a pronúncia, pretensamente francesa, quebrou...
Eu vou colocar outra vez.

https://translate.google.com/?hl=pt-PT#en/fr/vintage
« Última modificação: 12 Janeiro 2015 às 17:48:21 por Alberto Ferreira »

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #15 Online: 11 Janeiro 2015 às 23:50:53 »
Não é que tenho um vintage.  :D

Casio g-shock DW 5600 série ouro.

Depois posto uma foto dele.

Esse está valendo? ;D
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #16 Online: 12 Janeiro 2015 às 00:44:25 »
Já que a discussão saiu dos pinos fixos e foi para a própria definição de Vintage, nada é tão claro e definido assim, dependendo do olhar de cada um. Eu que vi milhares de Wingman e G-Shocks no pulso de amigos e nas vitrines não os acho ainda vintage, os mais jovens talvez os vejam assim.

Mas se o negócio é encontrar uma definição, talvez a do Ebay caiba bem, qual seja:
Antique - pré-1920;
Vintages - 1920-1970 / 1971-1983;
Retro - 1984-2000;
Modern - 2000-2015

O que acham?

Há, last but not least, os meus são todos (ou quase, não os que ganhei de presente e o primeiro que saiu do meu salário, um Seiko Chronograph 7T32) vintage, com concentração nos anos 70.

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #17 Online: 12 Janeiro 2015 às 08:18:05 »
Cals quero ver quem escreveu essas definições informar a fonte para essas conclusões que ele chegou kkkkkk
« Última modificação: 12 Janeiro 2015 às 09:24:51 por Carbonieri »
sic transit gloria mundi

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #18 Online: 12 Janeiro 2015 às 09:43:44 »
Eu pensava que vintage eram os com mais de vinte ::) . Agora no ebay vc aprende sim que relógio com menos de 20 e poucos anos não é vintage, e que os gringos não dão valor para eles, talvez o quarentage ou cinquentage (como eu)  ;D. Outra coisa que aprendi que curiosamente tem muita sucata de marca que vale mais que um bom restauro, afinal tem muita marca em que a unica forma de se identificar um relógio é o mostrador (breitlings mais antigos por exemplo) e que muitos marcadores as vezes são fabricados para iludir. Que existem montagens de raridades feitas a partir de modelos originais caixa de um, calibre de outro, um polimento bacana.....pqp como tem montagem frankstaien vintage rodando por ai, no fim um VINTAGE inteiro e real acaba valendo tanto quando um zero, e dependendo do estado e raridade até mais. Aprendi ainda que o que é bom não vira ruim, o que é ruim não vira raro e que nem tudo que é caro hoje tem seu valor sustentado com o tempo (pode ser moda passageira, tks Lobo).
Aprendi ainda que o que manda é MEU gosto e não o dos outros, afinal compro para eu usar e da mesma forma que tem muita coisa nova existem vintages maravilhosos (e que são cada vez mais difíceis de encontrar com qualidade) e que gostar deles dá trabalho.
[]s

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #19 Online: 12 Janeiro 2015 às 09:53:06 »


Mas se o negócio é encontrar uma definição, talvez a do Ebay caiba bem, qual seja:
Antique - pré-1920;
Vintages - 1920-1970 / 1971-1983;
Retro - 1984-2000;
Modern - 2000-2015



Interessante esse conceito, não sabia que existia essa divisão bem detalhada!