OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??

  • 34 Respostas
  • 7997 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #20 Online: 12 Janeiro 2015 às 10:04:54 »
Bom dia, amigos "vintageiros" de plantão!
 ;)


Bem,...
Enquanto nós esperamos mais alguma contribuição (na linha dos pinos  :D) e antes que saiamos dos "pinos" da minha proposta inicial...  ::)
 ;D

Eu vou tentar fazer mais uma "consideração", agora me aproximando dos pontos B) e C) que eu mencionei lá no início.

É o seguinte...
Os relógios, como não poderia deixar de ser, estão (em especial esteticamente) sempre inseridos no contexto de suas épocas, na chamada "moda" dirão alguns.

Então eu foco numa pergunta, voltando a lembrar que nós não estaremos discutido aqui aquele exemplo em específico, que como eu disse é meramente ilustrativo.

Aquele estilo de garras, "rebuscadas" (fancy, talvez prefiram dizer alguns) tem alguma relação com determinada época e suas manifestações (ou até as ditas "escolas" ou correntes) artísticas?
No nosso jargão, e em especial nos leilões virtuais, num certo simplismo cultural (se é que vocês me entendem...), é comum nós vermos termos como "pata disso", "pata daquilo", etc.
Mas não é disso que eu quero falar, ok?

A minha pergunta seria proposta num conceito mais "histórico".

Seriam elas no estilo "Art Déco", Art Nouveau", ou não seria nada disso? De que época (período cronológico) nós estaríamos falando?

Será que eu viajei? Talvez não.  ::)  ;)

Alberto

PS:
Sem pedantismos, o FRM pode também ser um pouco de "cultura geral",...  ::)
...ou não?
 ;D
« Última modificação: 12 Janeiro 2015 às 10:07:49 por Alberto Ferreira »

*

Jefferson

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #21 Online: 12 Janeiro 2015 às 11:30:32 »
Amigo Alberto, belo tópico.

Afinal, dentre os elementos que nos fazem gostar ou não de um relógio, para todos, há um momento de origem, em termos de solução técnica e estética.

É interessante resgatar essa história.

Sobre os pinos, não fazia ideia do período de origem, mas um debate interessante é como se tornou uma proposta dominante. A solução do pino rosqueado, só surgiu muito mais tarde?

Sobre as garras, eu chutaria uma influencia maior do Art Nuveau, que é um movimento estético anterior, do final do século XIX e primeira década do XX, com. Há muitos elementos curvilíneos, inspirados nas formas orgânicas.

No Art Déco, há maior influência de elementos geométricos, linhas retas. O JLC Reverso seria um exemplo de relógio sob essa influência, ao menos me parece.

Abraços,

Jefferson


*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #22 Online: 12 Janeiro 2015 às 13:27:01 »
...
É interessante resgatar essa história.
...

Sem dúvidas, e grato por participar e opinar, amigo Jefferson.


Citar
...
Sobre os pinos, não fazia ideia do período de origem, mas um debate interessante é como se tornou uma proposta dominante. A solução do pino rosqueado, só surgiu muito mais tarde?
...

Boa pergunta...
Bem, eu também acredito que os pinos rosqueados surgiram depois, sim. Eu só não saberia dizer exatamente quando.  ::)


Citar
...
Sobre as garras, eu chutaria uma influencia maior do Art Nuveau, que é um movimento estético anterior, do final do século XIX e primeira década do XX, com. Há muitos elementos curvilíneos, inspirados nas formas orgânicas.

No Art Déco, há maior influência de elementos geométricos, linhas retas. O JLC Reverso seria um exemplo de relógio sob essa influência, ao menos me parece.
...


Sim, eu concordo.
A influência (maior) parece ser mesmo do Art Nouveau...
O que, de qualquer forma, e em sendo assim, nos remeteria às primeiras décadas do século passado (falando apenas do estilo deste tipo de garras, bem entendido) .  ::)


Alguém confirma, concorda, ou discorda?  ::)

Abraços!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #23 Online: 12 Janeiro 2015 às 13:56:40 »


Mas se o negócio é encontrar uma definição, talvez a do Ebay caiba bem, qual seja:
Antique - pré-1920;
Vintages - 1920-1970 / 1971-1983;
Retro - 1984-2000;
Modern - 2000-2015



Interessante esse conceito, não sabia que existia essa divisão bem detalhada!




Pois é...
Mas eu não veria isso de maneira tão estrita e confiável, não.

Na verdade, eu veria esta "classificação" meramente como uma iniciativa (unilateral, diga-se) do site de leilões para tentar "organizar" os produtos lá ofertados por grupos.
E com isso facilitando as buscas por lá, tanto para os vendedores quanto para os compradores.

Eu não creio que seja algo mais do que isto.
Não é uma "classificação" muito fundamentada, ou seja, eu não vejo muita base (necessariamente) histórica nesta forma de separar as coisas.

Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #24 Online: 12 Janeiro 2015 às 16:54:53 »
Ok!
 ::)

Pelo que foi discutido até aqui, nós talvez até possamos fazer um pequeno resumo com relação ao tal vintage que ilustra o tópico...

Se não vejamos.
- Seus pinos fixos e garras no estilo (até prova em contrário) inspirado na "Art Nouveau" (será mesmo?  ::)) parecem nos remeter ao início do século passado...
Anos 1910-1930?  ::)

Ou seria posterior? Digamos lá pelos anos 1940?  ::)


Então, que tal colocarmos mais um componente na panela, ou talvez fosse melhor dizer no cadinho.  ;)
OK!
Então vamos ao ponto C)...  O material da caixa do relógio mostrado.

O material tem uma cor cinza (meio azulada) e parece ser uma liga, fundida.
Aparenta ter uma resistência mecânica à flexão relativamente baixa (ou em termos mais populares aparenta ser um tanto "quebradiço").

Seria ZAMAK (ou ZAMAC)?

Mais uma vez...
Eu já vi por aí este material (generica e leigamente) até ser chamado de "antimônio", sendo este não uma liga, mas um semi-metal...
Bem,... Eu até que me provem o contrário, não acredito muito que seja.


Mas por que usar o zamak?
Bem,...
Uma teoria seria que devido à escassez de alguns metais, notadamente o cobre, para as ligas de latão e bronze, mais necessárias ao chamado "esforço de guerra".
E isto possivelmente seria aplicado em relógios mais "populares" ou baratos.
O que, sendo mesmo isto, nos remeteria aos períodos das grandes guerras.  ::)

Será que isto procede?
Bem, para ser bem franco, eu não sei...

Então vamos pesquisar, e/ou ouvir quem sabe mais?

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 12 Janeiro 2015 às 17:10:13 por Alberto Ferreira »

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #25 Online: 13 Janeiro 2015 às 00:12:11 »


Mas se o negócio é encontrar uma definição, talvez a do Ebay caiba bem, qual seja:
Antique - pré-1920;
Vintages - 1920-1970 / 1971-1983;
Retro - 1984-2000;
Modern - 2000-2015



Interessante esse conceito, não sabia que existia essa divisão bem detalhada!




Pois é...
Mas eu não veria isso de maneira tão estrita e confiável, não.

Na verdade, eu veria esta "classificação" meramente como uma iniciativa (unilateral, diga-se) do site de leilões para tentar "organizar" os produtos lá ofertados por grupos.
E com isso facilitando as buscas por lá, tanto para os vendedores quanto para os compradores.

Eu não creio que seja algo mais do que isto.
Não é uma "classificação" muito fundamentada, ou seja, eu não vejo muita base (necessariamente) histórica nesta forma de separar as coisas.

Alberto

Carbonieri e Alberto,

Mas isso é só uma divisão "unilateral" do Ebay, uma proposta de classificação que se adequa (penso eu) aos vendedores que oferecem seus modelos e a compradores que procuram um relógio diferente dos cebolões (ainda há esse termo?) de hoje em dia.
O que mais me intriga é o que deu neles na separação de vintage e retro no ano de 1984, além de Indiana Jones no Templo da Perdição o que aconteceu de importante em 84 para criar tal divisão?

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #26 Online: 13 Janeiro 2015 às 16:19:11 »


Mas se o negócio é encontrar uma definição, talvez a do Ebay caiba bem, qual seja:
Antique - pré-1920;
Vintages - 1920-1970 / 1971-1983;
Retro - 1984-2000;
Modern - 2000-2015



Interessante esse conceito, não sabia que existia essa divisão bem detalhada!




Pois é...
Mas eu não veria isso de maneira tão estrita e confiável, não.

Na verdade, eu veria esta "classificação" meramente como uma iniciativa (unilateral, diga-se) do site de leilões para tentar "organizar" os produtos lá ofertados por grupos.
E com isso facilitando as buscas por lá, tanto para os vendedores quanto para os compradores.

Eu não creio que seja algo mais do que isto.
Não é uma "classificação" muito fundamentada, ou seja, eu não vejo muita base (necessariamente) histórica nesta forma de separar as coisas.

Alberto

Carbonieri e Alberto,

Mas isso é só uma divisão "unilateral" do Ebay, uma proposta de classificação que se adequa (penso eu) aos vendedores que oferecem seus modelos e a compradores que procuram um relógio diferente dos cebolões (ainda há esse termo?) de hoje em dia.
O que mais me intriga é o que deu neles na separação de vintage e retro no ano de 1984, além de Indiana Jones no Templo da Perdição o que aconteceu de importante em 84 para criar tal divisão?

O que aconteceu de Importante em 84? DW-5600 O mais icônico de todos relógios da Casio.  :D
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #27 Online: 13 Janeiro 2015 às 17:04:12 »
Não considero vintage velharias. Tenho por concepção própria vintage como algo que transcende o tempo, independente da época de fabricação.  Acredito que "retro" seja apenas algo novo inspirado em algo antigo, nada mais.  Uma Mercedes SL 300 de 1954 é vintage na minha opinião, mesmo havendo reedições modernas.  Salvo a tecnologia, se lançada hoje, seu design manter-se-ia um grande atrativo.  As lançadas agora, considero retro.  Não sei se estou certo, mas é no que acredito.  Não tenho relógios retro, apenas vintage (segundo minhas crenças).

Abraços.































ps: Desculpem-me pelo post exagerado, foi empolgaçao. kkkkkkk

Abraços

Moriel


*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #28 Online: 13 Janeiro 2015 às 23:30:07 »
Belíssimos, Moriel. Os Constelation então...
 

*

Jefferson

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #29 Online: 13 Janeiro 2015 às 23:42:33 »
Olá pessoal,

Belas fotos e belos exemplares.  ;)

Mas vou convidá-los a retomar o assunto proposto pelo nosso nobre colega Alberto. Estamos curtindo uma espécie de dissecação, analisando os elementos de um vintage.

Sobre o Zamac: fui dar uma pesquisada sobre o material. Por sinal, já havia ouvido falar dele, como material empregado em alguns acessórios para motos, peças decorativas.

Pelo que li, as vantagens do uso do Zamac seriam a facilidade de revestimento por eletrodeposição (banhos de cromo, níquel, cobre e outro), e o baixo ponto de fusão.

Essa última característica é bem interessante do ponto de vista dos custos de produção, pois o tal baixo ponto de fusão permite maior durabilidade do molde.

Abraço!

Jefferson


Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #30 Online: 14 Janeiro 2015 às 10:14:59 »
Jefferson,

Conheço a utilização do zamac no modelismo porque tem um custo de produção mais baixo e pela robustez maior que o plástico, mas tem limitações para captar detalhes e exige muito trabalho para se obter bom acabamento (por ser poroso e não ser bem coberta pela tinta).

Imagino que estas características dificultem obter caixas de relogios com bom nível de detalhes.

Abs
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #31 Online: 14 Janeiro 2015 às 10:39:30 »
Bom dia, amigos!
Há várias classificações do zamak (nomenclatura proveniente do alemão - por uma sítese de sílabas e letras), ou zamac (a mesma coisa em inglês).

http://en.wikipedia.org/wiki/Zamak

Sempre tendo em mente que este tipo de informação aí acima, da "tia Wiki", pode ser em parte imprecisa.  ;)



Ok.
Mas a proposta, a ser ou não confirmada pelas informaçõse que encontrássemos em nossas pesquisas, seria o seu eventual uso em um período de "escacês" do latão e do bronze, devido às guerras.

Então,...
Se isto for verdade, e não uma daquelas tantas "lendas horológicas", nós poderíamos ter mais um elemento para tentar datar um vintage (pelo menos enquadrando-o em determinada década).

Mas no caso do relógio ilustrado pode não ser propriamente esta liga e sim uma espécie de sucedâneo mais barato, pois eu não lembro de ver este material, cinza azulado e aparentemente "quebradiço", em relógios mais caros.  ::)


Ou seja, a pergunta principal, a ser retomada, talvez seja...
De que forma os períodos das Guerras influenciaram (e assim "dataram") os relógios de pulso, seja em material(is), método(s) de fabricação, ou outra coisa?

Ou em suma, qual seria a ligação da História com estes pontos?


Abraços!
Alberto

*

Jefferson

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #32 Online: 14 Janeiro 2015 às 21:34:05 »
Olá pessoal,

Alberto, eu estava justamente pensando nisso lá no início do tópico, a respeito do pino fixo e das garras. Juntando alguns elementos, é possível uma datação razoável, na falta de informações mais precisas sobre o fabricante.

Sobre a restrição do material, eu creio sim haver uma relação com as situações de guerra. Uma das explicações para a acelerada expansão da economia dos Estados Unidos no pós II guerra, seria justamente a demanda reprimida pelas restrições à certas matérias-primas para a indústria não diretamente ligada ao esforço de guerra. O aço obviamente encabeçava a lista.

Agora me veio uma lembrança: como professor, uma das coisas que curto é usar em determinadas aulas um relógio que possa ser inserido no tema do dia. Como a gurizada já me conhece como "o professor que gosta de relógios", eles já sabem que dá pra tirar muito assunto de uma simples objeto de ver as horas.  8) :D

Abraços,

Jefferson

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #33 Online: 14 Janeiro 2015 às 22:22:30 »
Senhores,

Datar relógios através de materiais empregados na sua construção comparando com o contexto histórico (guerras) e características de suas peças, neste caso o pino, é uma idéia muito interessante. Sei que no automobilismo isto é mais fácil ao mapear o uso de material exótico na construção de carros para data-los, mas não havia imagina algo parecido para os relógios.

abs
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re: OS VINTAGES SÃO MERAS VELHARIAS, ALGO FORA DE USO E SEM INTERESSE MAIOR??
« Resposta #34 Online: 14 Janeiro 2015 às 22:54:45 »
Sim.
Mas no caso dos nossos vintages há também uma outra consideração.

As lendas, as versões...
Eu vou dar uns exemplos,...
...que o relógio de pulso masculino foi "inventado" pelo Santos Dumont, aquele "speedy" que voltou da Lua sem o aro, etc.
E estes são apenas dois exemplos que eu citei sem pensar muito. Mas há vários outros.

E aí?
Fatos, histórias ou meras versões parciais ou interpretações livres da verdade?

Pois é...
Eu vou dizer mais, seja uma coisa ou outra, isto pode ser mais um ponto de interesse para os vintages.
Por que?

Porque a dúvida estimula a curiosidade (dos interessados, logicamente) e com elas a pesquisa...
...e com a pesquisa o aprendizado.  Ou seja, a curtição do durante.  ;) 8)


Ah!
<Modo gozador ligado>
E aqui vai uma "cutucada" nos modernos, que sinceramente, fora do tom de brincadeira, eu não posso desprezar (eu não sou louco) pois são brilhantes em sua evolução e ponto final.

Mas...
Como diria o Douglas, "um novo e cheiroso"...
Basta ir na loja e, se tiver grana ou cartão de crédito, comprar.

Já os dados e demais informações...
Bem para isto basta ler o manual e frequentar os sites de adeptos.  ;)  :D
<modo gozador desligado>

Abraços!
Alberto
 8)