Uma pergunta sobre as baterias...

  • 19 Respostas
  • 3856 Visualizações
*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Uma pergunta sobre as baterias...
« Online: 16 Janeiro 2015 às 18:43:28 »
 Amigos

 A médio prazo os sistemas de captação e armazenamento da energia solar vão acabar com as baterias dos relógios ?

 O que vocês acham ? Eu já fico meio " puto " em trocar a bateria de um relógio... :P

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #1 Online: 16 Janeiro 2015 às 19:44:56 »
Eu creio que vai acontecer...
Quem sabe...   Um dia...  ::)
Será?

Pois não somente estas, as dos relógios, sim, elas deveriam ser banidas (tecnologicamente, bem entendido)...

Aliás, se nós, os humanos, tivessemos juizo, já teriamos de muito aprofundado questões como esta (eu falo da poluição e não da simples praticidade de uso...) e parado de uma vez de sujar esta nossa nave azul desde há muito tempo.
Pena é que nós não temos "juizo" e as indústrias continuam fazendo (ou "justificando" fazer...  :P) o que fazem por razões várias, principalmente "econômicas".

E tudo vai como se, num prazo razoável, a humanidade tivesse algum outro lugar para ir além deste nosso planetinha aqui.  >:(

Mas,...
Nós já deixamos lixo até na Lua, oras.  ::)  :P
Então digamos que seja algo que nos é "inerente".  :'(

Logo, a mim parece que as perspectivas são, no mínimo, um tanto desanimadoras...

E o problema basicamente somos nós, que mais parecemos cupins, somos predadores ambientais natos...
E fingimos não saber que por perto, na nossa "floresta", não há nenhuma "árvore" parecida com aquela que nós estamos "devorando" aqui.

Alberto

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #2 Online: 16 Janeiro 2015 às 23:44:23 »
+1

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #3 Online: 17 Janeiro 2015 às 00:11:49 »
Amigos

 A médio prazo os sistemas de captação e armazenamento da energia solar vão acabar com as baterias dos relógios ?

 O que vocês acham ? Eu já fico meio " puto " em trocar a bateria de um relógio... :P

 Abs,

Solano,

Compartilho com o seu sentimento!
Fico puto qdo tenho q trocar bateria dos meu relógios antigos!
Isso foi uma das causas de nem "ver" uma provável aquisição se não for de movimento automático!
Abs

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #4 Online: 17 Janeiro 2015 às 08:24:14 »
 Davidd

 Eu gosto dos automáticos, mas não gosto ( $$$ ) das revisões. Já tive relógio danificado em uma dessas " aventuras " , então os eco-drive ficam como uma opção interessante! :D :D :D :D

 Abs
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #5 Online: 20 Janeiro 2015 às 12:26:16 »
Já ouvi algumas pessoas dizerem que o Eco-Drive não é bom pois para atingir a carga máxima o relógio tem que ficar mais de 24 horas exposto a forte luz solar e se a luz for artificial o tempo o tempo triplica.

Portanto, como é difícil a carga chegar ao máximo é só tirar o relógio do pulso que pouco tempo depois ele começa a atrasar ou mesmo parar de funcionar.
 
vizel

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #6 Online: 20 Janeiro 2015 às 12:39:43 »
Já ouvi algumas pessoas dizerem que o Eco-Drive não é bom pois para atingir a carga máxima o relógio tem que ficar mais de 24 horas exposto a forte luz solar e se a luz for artificial o tempo o tempo triplica.

Portanto, como é difícil a carga chegar ao máximo é só tirar o relógio do pulso que pouco tempo depois ele começa a atrasar ou mesmo parar de funcionar.
 

 Não concordo ! Tenho 2 que funcionam por muito tempo na gaveta ( um até para de funcionar... ) e colocando na luz voltam a normalidade ! ;)
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #7 Online: 20 Janeiro 2015 às 13:13:03 »
Já ouvi algumas pessoas dizerem que o Eco-Drive não é bom pois para atingir a carga máxima o relógio tem que ficar mais de 24 horas exposto a forte luz solar e se a luz for artificial o tempo o tempo triplica.

Portanto, como é difícil a carga chegar ao máximo é só tirar o relógio do pulso que pouco tempo depois ele começa a atrasar ou mesmo parar de funcionar.
 

Só se estiver com defeito.

Abraços!

Adriano

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #8 Online: 20 Janeiro 2015 às 14:49:35 »
Já ouvi algumas pessoas dizerem que o Eco-Drive não é bom pois para atingir a carga máxima o relógio tem que ficar mais de 24 horas exposto a forte luz solar e se a luz for artificial o tempo o tempo triplica.

Portanto, como é difícil a carga chegar ao máximo é só tirar o relógio do pulso que pouco tempo depois ele começa a atrasar ou mesmo parar de funcionar.
 

Oi, Vizel! Fizemos um debate até bem longo há pouco tempo atrás sobres os super-capacitores dos Eco-Drive. Se isso que vc falou acontecer, um dos dois (bateria ou relógio) está com defeito. Os fabricantes dessas células afirmam que elas podem durar até 40 anos, sendo que com 20 anos elas ainda terão 80% da carga.
A "reserva de marcha" padrão nos Citizens mais comuns é de 180 dias. Antes disso, mesmo com carga baixa, eles não devem atrasar. Normalmente, eles tem um indicador de carga crítica. No caso dos relógios que tem ponteiros de segundos, ele deve começar a saltar a cada dois segundos, enquanto que naqueles só com minutos, ele passará a se mover também em saltos de 1 min em lugar de um saltinho a cada 20 segundos.
Se o seu relógio descarregar totalmente, a maneira mais segura de recarregá-lo é usando uma lâmpada fluorescente (e não o sol ou outra lâmpada quente). Isso deve acontecer em alguns minutos - é só observar o funcionamento dos ponteiros, ou outro indicador que tenha o seu relógio. Se isso isso não acontecer, é só dar um reset no bicho. Se ainda assim, não der... Assistência Técnica.

Abs!

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #9 Online: 20 Janeiro 2015 às 18:17:36 »
 Guilherme, quanto custa um capacitor ?

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #10 Online: 20 Janeiro 2015 às 19:05:27 »
Puto com troca de bateria? Constitui um mistério para mim como efetivos colecionadores, como um Gravina, por exemplo, mantêm seus relógios em funcionamento razoável (eu disse apenas razoável...). Ora, eu tenho uns 15 relógios automáticos e pelo menos uns 3 já me deram dor de cabeça pouco tempo depois de revisados, por baixa amplitude, baixo carregamento, paradas sem motivos... Vejam, eu nem coloquei precisão na equação, porque se o fizesse, estaria fodido. É impossível um excelente relógio mecânico, quando muito um superdimensionado Rolex, ou um tecnologicamente avançado Omega Coaxial, manter precisão razoável por mais do que três anos. E tome revisão! Eu, se fosse colecionador de fato, com certeza investiria em ter pleno conhecimento de reparos.

Não tem condição gente, relógio mecânico não é coisa para amador, sobretudo os...BARATOS! Sim, porque quando um relógio caro arrega, você ainda pensa: ah, mas num relógio de 10 mil, uma revisão de 700 reais está de bom tamanho. E nos baratos? Você acaba descartando o troço numa gaveta só para não ter que mandar no relojoeiro!

Colecionar, vejam bem, colecionar relógios não é coisa para amadores simplesmente PORQUE É CARO PRACARALHO! É um hobby que, convenhamos, situa-se no mesmo patamar de um automobilismo, aviação, etc

Aliás, o Gravina poderia até lançar a luz aqui sobre essa questão. Como você faz titio? Você tem uns 50 relógios a ponto de bala e deixa os outros apenas funcionando, já que seguramente os usa pouco? Enfim...

É por essas e por outras que na época que acompanhava sites gringos, vi vários simplesmente colocando um limite pequeno na sua coleção (o Walt Odets é um exemplo), cerca de 6 relógios, mas que eram mantidos no ponto de bala. Outros, por sua vez, mantinham os mesmos seis mas continuavam colecionando, mas colocando os "demais" na gaveta.

Às vezes penso que deveria fazer isso. Digo isso porque, por exemplo, meu EBEL, revisado há uns cinco anos no máximo e pouquíssimo usado, já arregou de novo. Mas como ele funciona umas 15 horas, não vou revisá-lo, porque não quero gastar uns 1000 contos numa revisão de algo que, com muita fé, vale uns 3. Nem a porrete! E então nos passamos a usar os relógios em condição não ideal, porque simplesmente É CARO PRACARALHO a tal da manutenção de relógios.

Troca de baterias? Bah! Isso é café pequeno!


Flávio

*

Offline Guga Sport

  • *****
  • 561
  • Instagram: @art.watches
    • Ver perfil
    • Instagram: art.watches
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #11 Online: 20 Janeiro 2015 às 19:35:17 »
Guilherme, quanto custa um capacitor ?

 Abs,

Amigo... Essa semana me passaram um orçamento na faixa de R$ 70 de um capacitor pro eco drive.
Att
Membro do RedBarBrazil.

*

Alberto Ferreira

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #12 Online: 20 Janeiro 2015 às 19:44:59 »

...
Aliás, o Gravina poderia até lançar a luz aqui sobre essa questão. Como você faz titio? Você tem uns 50 relógios a ponto de bala e deixa os outros apenas funcionando, já que seguramente os usa pouco? Enfim...

...

Flávio


Boa pergunta, Flávio.
E o melhor é mesmo aguardarmos o Douglas nos dizer como ele faz.
Sem dúvida será interessante saber.
Na pior das hipóteses, ou "apenas", para que nós fiquemos sabendo, e diminuamos a nossa natural curiosidade.  ::)  ;)

Posto que eu acredito que na verdade nem vá servir (muito) de "conselho", ou mesmo orientação para os "colecionadores", que eventualmente nós pensamos ter por aqui (será que temos mesmo?), e que aliás, com exceção dele (não custa ressaltar), de fato estão em outra "divisão", outra "liga", longe do colecionismo sério (se é que posso dizer isto...  :-X) e bem mais perto do tal de ajuntamento.


Quanto às baterias...
Realmente, tal como os tais pinos, de que tanto falamos...  Pulseiras, etc...

Fichinha!
Ou talvez lembrando do tópico em que "criticamos" os anglicismos que usamos no nosso "jargão" dos relógios  ;)...

...Peanuts!
 8)

Alberto

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #13 Online: 20 Janeiro 2015 às 20:16:24 »
Alberto, e quanto aos seus relogios, como vc leva esta questão das revisões? Desculpe a pergunta, mas acredito que seu relato vale muito, principalmente pela experiência. Abraço.
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #14 Online: 20 Janeiro 2015 às 20:38:56 »
Carbonieri,...
 ::)

Antes, duas colocações, sérias, e nada jocosas como por vezes eu faço, ok?  ;)

1) Eu estou de fato naquela categoria do "ajuntador", um tanto "sério"  ;), eu admito, daqueles que até considera os fundamentos e tal e coisa...
Mas certamente um "ajuntador".

2) O meu interesse maior, como eu creio que todos sabem, são os chamados "vintages"
Aí, meu amigo, há os que eu mantenho em condição de uso com revisões adequadas, que como bem disse o Flávio (ou sugeriu, pois de fato ele não disse bem assim...  ;)) , com "sangue, suor, lágrimas", leia-se custos, sim, mas que valem o prazer de tê-los... ;)  :D

A premissa do Flávio é verdadeira...
Muito mais ainda no caso dos vintages.
Se a coisa for mesmo minimamente "séria", melhor investir, em conhecimento (curso de manutenção), tempo e equipamentos para (se dar ao prazer de) fazer as próprias revisões.

Eu já considerei isto, mas por enquanto são meros planos...  8)

Alberto

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #15 Online: 20 Janeiro 2015 às 21:09:14 »
Valeu pelo relato Alberto. Abraço.
sic transit gloria mundi

*

Offline Guga Sport

  • *****
  • 561
  • Instagram: @art.watches
    • Ver perfil
    • Instagram: art.watches
Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #16 Online: 20 Janeiro 2015 às 21:25:06 »
Valeu pelo relato Alberto. Abraço.

Muito bom mesmo  8)
Membro do RedBarBrazil.

*

flavio

Re: Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #17 Online: 20 Janeiro 2015 às 21:44:07 »
O odets, nos primórdios da Internet, seguramente foi o cara mais influente do mundo no colecionismo. Tinha milhares de relógios, todos de alto nível. Olhem um depoimento recente dele contido no livro the watch. Hoje ele tem seis, porque as revisões o tiravam do sério. Detalhe é que ele tem uma oficina melhor do que a watch time e faz suas revisões! Se ele ficou puto com revisões e relógios não funcionando perfeitamente, imagine eu! Não dá. Sei que temos às vezes compulsão por ter muitos, mas meus quinze já me dão trabalho demais. Não quero perder o tesão por conta de necessidade de revisões.

« Última modificação: 20 Janeiro 2015 às 21:46:50 por flavio »

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #18 Online: 20 Janeiro 2015 às 22:20:52 »
Guilherme, quanto custa um capacitor ?

 Abs,
Não faço ideia

Re: Uma pergunta sobre as baterias...
« Resposta #19 Online: 21 Janeiro 2015 às 00:20:51 »
Amigos

 A médio prazo os sistemas de captação e armazenamento da energia solar vão acabar com as baterias dos relógios ?

 O que vocês acham ? Eu já fico meio " puto " em trocar a bateria de um relógio... :P

 Abs,

A médio prazo acho difícil, mas a longo prazo acredito que sim.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!