Rolex Explorer I 36mm

  • 61 Respostas
  • 16027 Visualizações
*

GuilhermeAzeredo

Rolex Explorer I 36mm
« Online: 23 Janeiro 2015 às 21:12:10 »
  Boa noite pessoal! Bem, ano passado realizei meu sonho de consumo, ganhei um Speedy Moon sapphire Sandwich, presente de formatura dado a mim pelo meu pai! Mass, sabem como é né... nunca estamos satisfeitos...  ;DE. Agora estou focado em um Rolex Explorer I, mas o de 36mm. Acho que a Rolex não o faz mais neste diâmetro, pois no site só aparece o de 39mm.

   Entretanto, digamos que não tenho a bala na agulha como alguns Papadock, se é que me entendem, e pretendo comprar um usado mesmo, e, como sou recém formado em direito, a grana anda curta. ::)

   Assim sendo, alguém saberia me informar o valor de um Rolex destes usado no mercado? Existiria muita diferença técnica entre os calibres 3000 e o 3132 que equipam os mais velhos e os mais modernos? A partir de que ano o calibre 3132 passou a ser usado neste modelo da Rolex?
 
Desculpem-me a quantidade de dúvidas e qualquer outras coisas, pois, como se pode ver, sou novo neste espaço!! :D

PS: Sempre que o Flávio (patrão) e o Vinie postam os deles eu BABO de mais aqui  :-\

Obrigado, desde já, pelas respostas!!

 

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #1 Online: 23 Janeiro 2015 às 21:18:03 »
Guilherme,

Não entendo nada de Rolex (espero que por enquanto), mas ao ler seu post não podia deixar de parabenizá-lo pela formatura e pelo Speedy.

Boa sorte no seu novo objetivo.

Abraços.

PS: E este papadock virou lenda no fórum mesmo....   ;D
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #2 Online: 23 Janeiro 2015 às 21:26:02 »
Guilherme,
Seja bem-vindo e parabéns pelo Moon!

Quanto às perguntas...
Sim, perguntar é preciso.  ;)   E esta é uma das propostas aqui do nosso FRM.

Então,...  
Aguarde, pois logo-logo você terá alguns comentários e opiniões abalizadas.
 ;)

Abraços!
Alberto

*

GuilhermeAzeredo

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #3 Online: 23 Janeiro 2015 às 21:33:50 »
Mestre Alberto e Carretera! Obrigado pela receptividade!!


Abraços!!


Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #4 Online: 24 Janeiro 2015 às 11:29:27 »
Bem vindo.

Duas boas reviews para voce dar uma pesquisada ok.

http://people.timezone.com/library/horologium/horologium0036

http://wristreview.com/?p=4484
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #5 Online: 24 Janeiro 2015 às 11:59:07 »
Não sei em qual ano pararam de fabricar os calibres 3000 e passaram a equipar os Explorer com os 3130. Mas é fácil perceber qual é qual: os equipados com calibre 3000 não são certificados como cronômetros e, portanto, não há no mostrador o "certified chronometer".

Sobre as diferenças entre os calibres, o 3130 é mais aprimorado que o 3000, que não possuía espiral de Breguet, ponte de balanço com dois apoios e um sistema de ajuste de momento de inércia do balanço mais complexo.

Vale uma pena ler o artigo do Walt Odets indicado pelo Estrela, que seguramente está entre os mais "bombásticos" da internet. Esse texto causou, na época, uma discussão tremenda.

Passados mais de 10 anos, ainda é discutido, porque o Walt simplesmente esculhambou o Rolex Explorer e seu calibre 3000. Mas há explicação para isso. É que o Walt analisava muitos Pateks e Blancpains e, na época, não teve o discernimento necessário para não usá-los como parâmetro de acabamento ao fazer uma review de Rolex. Deu no que deu. Na época, até mesmo a Rolex o procurou para, dizem, processá-lo.

Enfim...

Eu tenho um Rolex Explorer de 2008, calibre 3130, certificado e gosto muito do relógio, bastante equilibrado, apesar do seu bracelete DE MERDA, como já ressaltei aqui. Muito funcional em virtude do micro ajuste, mas tosquérrimo, para dizer o mínimo.

Mas acredito que o Explorer seja a essência da Rolex. Muitos consideram o Datejust o Rolex icônico, até mesmo pelo ciclope característico de data. Eu não... Para mim o Rolex icônico, apesar de um tanto quanto "mosca branca" justamente por ser super "low profile", é o Explorer. E só isso já diz muito.


Flávio

*

vinniearques

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #6 Online: 24 Janeiro 2015 às 12:10:12 »
Sobre os calibres o Flavio já explicou, vamos aos preços então.

Não ê bem o costume do FRM avaliar preço mas vou te falar o que vejo por ai ( lembrando que relogio usado nego pede quanto quer ou quanto precisa no momento) então voce pode achar por ai um muito caro ou muito barato, desconfiei.

O explorer se for calibre 3130, vejo por ai na faixa de 9 mil, variando entre 8 e 10, 10 mil sendo COMPLETO.

Os com calibre 3000 já vi entre 7k até 8k

Claro que isso é preço anunciado, dependendo do rolo sai mais barato ou mais caro.

Eu particularmente nunca vi Exp1 por menos de 7k

E tbm tem a questão de ter procedencia, docs, caixa, nota, etc que podem influenciar no preço.

E se for Vintage ai o preço vai do quanto pagarem.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #7 Online: 24 Janeiro 2015 às 12:28:11 »
Quando os Rolex com calibre 3000 ainda estavam em produção (Rolex Explorer I e Sub no date), estes custavam facilmente uns 30% mais baratos do que seus similares certificados. O calibre 3000 é tecnicamente inferior, isso é fato. Mas eu particularmente não me importo com isso, mas sim como o ano do relógio. Utilizando os preços que o Vinnie lançou como padrões, eu não pensaria duas vezes em pagar 9 mil num Explorer 2010, ao invés de 8 num equipado com 3000, do ano 2000. Nem pensaria! Se a diferença de preço é tão pequena como ressaltado acima, já pegue com os 3130.


Flávio

*

GuilhermeAzeredo

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #8 Online: 24 Janeiro 2015 às 13:53:48 »
Obrigado pelo feedback pessoal! Concordo com o Flávio, apesar de o Sub ser o sonho de consumo do pessoal quando o assunto é Rolex, eu sempre preferi o Explorer I. Seu mostrador é super equilibrado e sóbrio! Uma pena que não o façam mais com 36mm!

Eu já havia lido essa review do Walt, mas não a dei qualquer valor, pois não se pode buscar a excelência de um Patek em um Rolex, até mesmo pelo fato de, ao meu ver, esse nunca ter sido o objetivo dos coroados, e sim aliar a maior funcionalidade e resistência possível à qualidade superior em sua faixa de preços.

Pelo que o Vinnie disse, não estou tão longe dos 10k e, pelo visto, o problema mesmo será encontrar um com uma boa procedência!

Obrigado a todos, mais uma vez, pelo retorno!

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #9 Online: 24 Janeiro 2015 às 16:02:20 »
ja tive um e um dia o terei novamente... relogio excelente!! o relogio q indico normalmente pra quem quer ter UM relogio bom pro resto da vida..
mas aqui segue minha observacao: omo no explorer eu nunca (nunca mesmo) tiraria o bracelete.. (e olhe q eu ja gosto de trocar pulseira viu.. deve ser o trauma de nao ter tido um champion quando criança) eu juntaria um pouco mais (acho q acha na faixa dos 13-14k) e iria no novo 39mm... a diferença no tamanho não aparenta estas coisas todas.. os 39mm vestem excepcionalmente bem e a diferença no bracelete eh infinita..

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #10 Online: 24 Janeiro 2015 às 20:58:42 »
Eu acho o Explorer 1, muito legal e concordo com o Flavio sobre a importância do modelo. Quando me interessei pelo modelo ponderei a compra do 36 e 39mm e acabei indo no 39mm. Eu só acho que o ponteiro do minuto poderia ser um pouco mais longo.


Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #11 Online: 24 Janeiro 2015 às 23:08:41 »
vc e o resto do mundo todo piccinin.. realmente derraparam aí mas este detalhe nao me incomoda tanto.. as vantagens pra mim compensam

*

GuilhermeAzeredo

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #12 Online: 25 Janeiro 2015 às 10:22:02 »
Parabéns pelo lindo exemplar Piccinin!! Realmente o de 39mm ficou em harmonia com seu pulso!! Acho que o que mais me encanta no Explorer I é a sensação de que, ao mesmo tempo que passa a impressão de ser social, tem um toque de esportividade!, sendo perfeito para qualquer ocasião!! Espero estar com o meu o mais breve possível ;D

Abraços e bom domingo a todos!!

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #13 Online: 26 Janeiro 2015 às 12:01:03 »
eu iria no 39, nem minha mulher usa mais relogio com 36 mm...... rsrsrs

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

vinniearques

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #14 Online: 26 Janeiro 2015 às 12:04:47 »
Outra coisa que não foi abordada nas diferenças é que se muito me engano, nos com calibre 3000 o material luminoso do mostrador é tritium, já no 3130 é o material mais moderno da Rolex.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #15 Online: 26 Janeiro 2015 às 12:14:30 »
Relógios pequenos, não valem nada mesmo ;D ;D ;D





Ps. A mão não é minha, infelizmente!
O "1016", é um dos mais belos modelos da Rolex já fabricados.......na minha opinião.
O que aparecer desta referência, estando original, compro ;)

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #16 Online: 26 Janeiro 2015 às 12:42:41 »
Caraco o maluco comprou no atacado estes ai?

Abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #17 Online: 26 Janeiro 2015 às 13:15:01 »
Caray! Eu queria muito um deste. :)

Acho este relógio MUITO mais legal sem apliques no dial.
"All your base are belong to us"

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #18 Online: 26 Janeiro 2015 às 13:55:02 »
E todos desta pessoa são os "Tiffany & Co." ! rs

Quem pode, pode!  ;D ;D ;D

*

GuilhermeAzeredo

Re: Rolex Explorer I 36mm
« Resposta #19 Online: 26 Janeiro 2015 às 14:21:00 »
Nossa senhora!! Que bela mão!!! Um deste e não preciso de mais nd em matéria de relógio!!! (eu acho :-\) Mas, apesar da preferência pelos  "cebolões" ser o futuro, eu fico com os menores (36~38mm). Além de melhores no meu pulso, acho que ficam mais charmosos!!

Abraços!!